Sample de Piano Motif no Kontat sem peso

    Autor Mensagem
    rviolin
    Veterano
    # jun/11


    Estou usando os samples do Motif ES com o Kontakt e os pianos parece não ter peso. Os demais samples de strings, orgaõs são muito bons, mas os pianos ficam muito a desejar, principalmente nas notas mais graves.
    Será que o problema pode ser com a placa de som ou o controlador?
    Uso o Kontakt num notebook com placa onboard e não dá nenhum atraso. Como controlador uso um psr e-323.
    Para testar já baixei outros samples de piano, e todos me parecem muito fracos de som. Alguem teria uma amostra em mp3 gravanda rodando o kontakt para eu poder comparar com o meu?

    Tambem usei o sample Maestro Concert Grand http://sonimusicae.free.fr/matshelgesson-maestro-en.html e tambem ficou meio fraco o som, principalmente quando comparado com o demo que tem site.

    Edson Caetano
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    rviolin
    Mas está cheganda a conclusão meio obvia não é mesmo, como poderia imaginar, a qualidade final do VST não depende somente da qualidade do Sample (obviamente tem amostragens que são muito ruins mesmo), mas tambem depende da saída de audio, os famosos conversores analogico/digitais

    Ou se acha que teclados tops de linha tem todo aquele peso de graça?? e ainda tem gente que acha que a saída P2 do seu notebook positivo ligado a um PSR é a solução para ter o super teclado, que Kronos que nada, o negócio é VST... (já ouvi isso dezenas de vezes)

    E outra o finalmente ainda fica dependente do sistema de som externo, ou seja um equipamento de amplificação competente e de qualidade, coisa que poucos conseguem ter, já vi nego achar que caixinha de home para pc é melhor, e ainda bater nesta tecla, do que combos dedicados a função

    ps.1 = Pianos são instrumentos acústicos, que precisam ser extremamente fiéis para aceitarmos, por isso que synths e orgãos muitas vezes passa batido

    ps.2 = Demos na internet, muitas vezes são gravações cheias de efeitos e masterizada, engana mesmo

    Ps.3 = sempre dá para melhorar a qualidade do VST, basta inserir plugins de efeitos dentro do seu Host

    Boa sorte na busca do piano perfeito

    Ps. 4 = só para constar uso o Sampler do Steinway da Cakewalk dentro do Cakewalk Sound Center e é, para o que eu faço, de qualidade bem razoavel (custa 19u$)

    El_Cabong
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    rviolin
    Porque você não usa um sample de piano de cauda real, ao inves de pianos de teclado ??

    Eu uso um sample de "Bösendorfer Imperial 290" no meu Motif XS7 e ele dá de 10 à 0 no piano "Full Concert Grand" que vem nele próprio.

    El_Cabong
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Edson Caetano
    sempre dá para melhorar a qualidade do VST, basta inserir plugins de efeitos dentro do seu Host

    Puxa cara!! Ai eu já não concordo !!
    Pra mim o piano de cauda tem que estar completamente sem efeitos (dry) para se ouvir as ressonancias, o som do martelo, ...
    tudo com naturalidade.
    Pro meu gosto pessoal, colocar efeitos num piano de cauda estraga tudo !!!

    Edson Caetano
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    El_Cabong
    Sim, mas quando está contente com o resultado, se tem um sample deficiente, uma placa deficiente, ou ainda um falante deficiente, a saída é apelar para plugins artificiais e ver se a presença melhora

    Por exemplo o Steinway que uso, não precisa de nada mais do que os Samples dele (claro que os demais componentes do meu sistema ajudam bastante)

    Estou tirando está conclusão antecipada do colega do post, que diz ter testado vários pacotes e nada de sentir a qualidade final, e de vários colegas que fazem uso de VST e equalizam/ inserem efeitos para suprir deficiencias de equipamento

    Bob Wilson
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Eu uso um sample de "Bösendorfer Imperial 290" no meu Motif XS7 e ele dá de 10 à 0 no piano "Full Concert Grand" que vem nele próprio.

    Acabei de ouvir umas demos dele, é realmente fantástico:
    http://www.vsl.co.at/en/67/4587/4953.vsl

    rviolin
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Olá pessoal, obrigado pelos comentários.
    Edson, pois é, como todo iniciante, achei que daria para ter um som de teclado profissional apenas usando VST, mas parece que não dá.

    El_Cabong, você baixou esse sample em algum site ou comprou? Você roda ele diretamente pelo Motif ou usa o Kontakt?

    Alguem tem alguma experiência com o Maestro Concert Grand? Estou baixando o Garritan Steinway Piano, compactado está com 850MB. Pelas informações que tive no site, parece ser um bom sample. Alguem conhece?

    Vocês tem alguma dica de configuração para o Kontakt para tentar minizar a falta de peso no som?

    rviolin
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    El_Cabong

    Estou pesquisando sobre o sample que você disse. Encontrei versões de 490 MB e de 40GB? Qual você está usando?
    O que achei de 490 MB chama-se Bosendorfer 290 Marfim Imperial Kontakt para 4,05.

    El_Cabong
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    rviolin
    Comprei. Na verdade são 4 pianos. Rodam direto no Motif XS7.
    Tem um demo deles aqui, embora sabe-se que no mp3 não se tem muita noção da qualidade:
    www.4shared.com/file/I0-nMHZv/Pianos_2.html

    rviolin
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    El_Cabong
    Realmente os sons são muito bons, mais ai vem a dúvida: a qualidade está no sample ou no Motif? Todos os demos que encontrei são como o seu, ou seja, o cara baixa para o teclado e toca. Agora um demo que foi feito num VST eu ainda não achei para comparar com os meus.
    Você já faz algum teste para ver se esse som tem a mesma qualidade quando executado pelo kontakt?

    Edson Caetano
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    rvolin
    a qualidade está no sample ou no Motif?
    Em ambos, em se tratando de samplers, timbres, tudo soma para o resultado final

    Imagina só eu desembalando meu Top Top Key Work, aí eu plugo nele aquele home theather parado na sala, ou aquela caixa de guitarra no canto, ou ainda, caixinhas de pc padrao, dá para ter certeza que nem com os melhores timbres do mundo vai sair um som legal

    O Motif tem grande presença em suas saídas, com certeza, náo vou afirmar, mas o amigo tem melhores resultados rodando os samplers direto no Key do que se passasse pelo PC com uma placa simples

    Até

    El_Cabong
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    rviolin
    Não! Eu nunca tentei tocá-lo como VST porque no meu notebook eu uso a placa onboard !! E para VST teria que ser uma placa bem melhor para não dar latência.

    Eu acho que a qualidade é do sample mesmo, porque o Motif só se limita a reproduzir o sample como ele é mesmo (sem enfeitar, sem adicionar nada a mais), mesmo porque eu gosto de reproduzir os pianos de cauda totalmente secos (sem nenhum efeito).

    A não ser que o teu programa de sampler, ou os teus monitores, ou o teu conversor D/A, ... estejam reproduzindo o som de uma maneira não fiel.
    Dá uma verificada no teu sistema de som: softwares, monitores, placa de som, ... para ver se não tem alguma etapa ou componente deteriorando ou comprimindo o som.

    pomtwo
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: pomtwo
    · votar


    o problema pode ser no proprio teclado .. por ser um sampler estereo , vc precisaria de um teclado que entregasse som estereo ... e o psr 303 nao faz isso .. a nao ser que vc use cabo stereo em y ... a saida dele eh estereo pra fone de ouvido , se usar cabo mono , vc tera piano mono .. e ai que ta a metade do peso ... um controlador com saida estereo R/L ja resolveria seu problema ....

    PeterBull
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Bom ja baixei esse sampler éle é sem pesso pq o sampler

    PeterBull
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Esse sample é assim pq ele NÃO PRESTA...

    Pronto...

    Ja baixei esse samples e é muito ruim assim como achei o restante dos timbres, nosso colega gostou de alguns mas eu não...

    Minha opinião!

    rviolin
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: rviolin
    · votar


    pomtwo
    não entendi essa questão do estereo. Estou ligando o teclado ao notebook pelo cabo MIDI. A saída do notebook acho que é estereo.


    PeterBull
    Poderia me indicar um sample melhor que esteja disponível para download?


    El_Cabong
    Fiz um demo usando 3 samples que eu tenho. Um é o Motif XS Full Grand Piano (original do Motif), o outro é um Alicia Keys e o terceiro um Yamaha S90 que baixei na internet. Se der dê uma olhada principalmente no som do Full Grand do Motif e veja se está igual ao do teclado original.
    Esse samples estão sem nenhum efeito, foram feitos no Apple GarageBand com o player Kontakt, tudo rodando num Hackintosh.

    http://www.4shared.com/file/DXEFzk7C/Demo_Samples.html

    PeterBull
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    rviolin

    Cara uso p/ tocar ao vivo o sampler do Yamaha S90 do JR...
    Deve ser o mesmo que vc tem...
    E poxa ele da um som muito bom...

    Mas tbm uso interface de Audio + Controlador + Macbook

    Cara vc instalou o Asio?
    Da uma ajudada na latência viu...
    Vê a configuração da onbord pode ter algo saturando e prejudicando o som...
    Vê se o driver da onbord e o atual...Sei lá talvez possa melhorar né....(Estou Chutando)...hehe

    rviolin
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    PeterBull

    Você ouviu os demos que eu postei? Um deles é com o sample do S90. Sobre o ASIO, já tenho instalado no Windows, mas no MAC não achei nada sobre ASIO, acho que não precisa.
    Sobre a latência, não percebo nenhuma latência, o som sai instantaneamente. Um coisa que percebi é que quando toco uma nota de cada vez, o som soa muito bem, mas quando faço um acorde por exemplo, o som sai meio ruim. O som não tem chiado, mas parece que a mistura das notas não bom. Veja no link os demos.

    Para falar a verdade, acho o grand piano do meu psr-323 melhor que esses sons que eu to usando, principalmente quando toco várias notas ao mesmo tempo.

    Eu não sou muito exigente, toco só por hobby, mas será que é impossível arrumar um som igual ao desse Motif: http://www.youtube.com/watch?v=Dl2rbNwEssc

    PeterBull
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    rviolin

    Ah é vc ta usando um mod do MAC OS ai não tem Asio e sim Core Audio...

    Não entendo ja usei esses samples na placa onbord e funfou, claro com menas qualidade, mas não dava esses BUGS, Pode ser algum erro do seu SO que como é "alternativo" pode não ser compativel com a interfece e dar alguma coisa...

    To no serviço chegar em cs do uma analisada nos audios e digo algo...

    Abraço

    El_Cabong
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    rviolin
    Eu escutei estes três pianos que você colocou no 4shared.
    Achei eles sem peso mesmo!! Pouca expressividade !!
    A impressão que eu tive é que eles estão sendo tocados com 1 layer só.
    Estes samples são com 1 layer só ??
    -------------------------
    Este piano tocado no Motif XS8 "Theme from Titanic" é o do Motif XS mesmo (o que vem nele). Os pianos do Motif são com 3 layers.
    Estes samples que eu tenho instalados no Motif XS7 são de 4 layers, e te digo uma coisa, São bem melhores que esse do Motif XS8, mas também são muito pesados (em torno de 415MB cada um)

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    o problema pode ser no proprio teclado .. por ser um sampler estereo , vc precisaria de um teclado que entregasse som estereo
    O.o .. cuma?

    rviolin
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    El_Cabong
    Eu não sei como ver esse esquema de layers. Seria aquela questão de ao pressionar a tecla mais forte e dar um som mais forteSe sim, acho que ele tem mais de 1 layer, pois quando toco leve o som sai bem baixo e quando toco forte o som sai bem estridente.

    415 MB e é melhor que o original? Eeu tenho um Maestro Grand Piano, tem 1GB e não presta. Tenho o Garritan Steinway Piano 860MB, cada nota tem 4 samples, e também não presta. To chegando a conclusão que pode ser a minha placa de som.

    Para eu confirmar isso preciso que alguem que use esses samples no Kontakt me mande um demo gravada no seu equipamento para comparar a qualidade.

    Sobre o S90, também acho que é o melhor que eu tenho, e ele tem só 120MB. Parece que quanto maior a definição do som, pior ele fica quando toco várias notas ao mesmo tempo. E lembrado, não há latência nenhuma.

    El_Cabong
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    rviolin
    Este esquema dos layers é o seguinte:
    O piano pode ser tocado desde a velocidade mais suave (valor 1) até a velocidade mais forte (valor 127)

    Este meu sample de Bösendorfer Imperial 290, por exemplo, tem 4 layers e eles sao assim:
    - O 1º layer vai de 1 à 50;
    (soa um Wave com o som abafado e martelo suave)
    - O 2º layer vai de 51 à 80;
    (soa um Wave com um som medianamente abafado e martelo suave)
    - O 3º layer vai de 81 à 110;
    (soa um Wave com um som uns 80% brilhoso e martelo médio)
    - O 4º layer vai de 111 à 127;
    (soa um Wave com um som 100% brilhoso e martelo forte)

    Um Layer = Uma faixa de valores de velocidade de toque.
    Para cada layer destes, é um Wave diferente que soa.
    Não é só o volume do piano que varia conforme a velocidade de toque.
    Isto torna o som do piano de cauda mais próximo do real.

    Dá uma verificada se estes teus pianos estão utilizando um só layer (um só wave) para todos as velocidades de toques. A impressão que eu tive é que estavam soando assim.

    rviolin
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    El_Cabong
    Verifiquei e no caso do sample do Motif, tem 3 arquivos para cada nota, e pelo nome deles é isso que você disse.

    Acabei de baixar um sample de piano que tem 10 wavs para cada nota, assim seria 10 layers?

    Pensando na possibilidade da placa de som ser o gargalo, verifiquei minha placa interna e ela suporta até: 24 bit, 192000Hz (Studio Quality). Comparando com as placas baratas por ai, como a Behringer UAC 202, a minha parece ser melhor por aceitar essa amostragem maior.

    Curiosidade: quantos níveis de sensibilidade nas teclas o Motif tem?

    El_Cabong
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    rviolin
    É !
    Realmente os Motif tem 3 waves para cada nota (3 layers)

    Mas você verificou se este teu programa Kontakt está realmente separando estes layers, ou ele está pegando um dos waves e reproduzindo-o em toda a faixa de velocidades de toque ???
    Eu creio que se tu não programar bem certinho isso no Kontakt, ele vai pegar uma Wave só, e ignorar as outras.

    Respondendo:
    O Motif reconhece 127 velocidades de toque em suas teclas.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    rviolin

    Alguem teria uma amostra em mp3 gravanda rodando o kontakt para eu poder comparar com o meu?

    bixo .. instalei o Kontakt e esse SF q tu postou aqui no meu note xexelento, e vou ver se consigo gravar algo ... mas aviso desde já que o som está infinitamente melhor que qualquer VST que eu já testei até hoje, totalmente fora do mostrado ali pra cima por vc ...

    ekiton
    Membro
    # nov/14
    · votar


    alguem tem o sample de piano de calda?quem tiver manda pra mim

    Marcos Martini
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    El_Cabong
    O piano pode ser tocado desde a velocidade mais suave (valor 1) até a velocidade mais forte (valor 127)


    Vi Só agora. Muito legal

    Gonzalez_keyboard
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    ekiton
    Pra kontakt ou pra motif?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sample de Piano Motif no Kontat sem peso