Pianos de tops no PA

    Autor Mensagem
    ThiagoMafra
    Veterano
    # jun/11


    Bem, esse tópico é para aqueles que já estiveram no palco com alguns dos teclados que tem pianos top de linha(nord, V-piano, PC3x, Fantom, Motif, CP33 e outros).

    Em um outro tópico numa discussão sobre os pianos do nord surgiu essa idéia se o q acontece com ele acontece com outras marcas. Vou repostar aqui o que disse lá. Ah e se alguém q tenha usado um piano acústico microfonado no palco seria bom se pudesse dizer para comparar.

    "XP-80, principalmente pelo som de piano dele q gosto muito, mas como eu sempre fui mais ligado ao piano e teclas pesadas quando tive condições de comprar um optei pelo cp33, q tem um piano bom, mas se o equipamento for ruim, o piano dele fica horrivel. Espero q o q vc falou do Nord nao seja igual ao caso do CP33."

    Depois de 10 anos eu simplesmente quero passar um bom tempo sem ouvir um piano da roland... quanto à comparação com o CP33 acredito que o nord seja muito pior pq testei o motif na mesma caixa q uso o nord hoje(peavey KB5, sendo que testei o motif na KB4). Eu discordo de vc e acho q nord é tão foda que a comparação mais próxima seria com a microfonação de um piano( embora mesmo o nord ainda tenha estrada pra chegar aos pés de um acústico) e isso é o que faz ele foda, até na hora de entrar no PA ele se assemelha ao original pq é muito timbre, muita reesonância, mais do que teclados normais. E digo mais uma coisa que eu reparei na peavey( não sei se num PA decente vai mudar): é que ela não aguenta o sample large dos pianos. Não sei se é pq cada nord se adapta melhor a um tamanho ou se é a caixa mesmo ou se o problema tá atrás do volante. O que sei é que tive que usar o menor tamanho no classic, não pq não cabia os outros(embora só coubesse um sample large por vez), mas pq a string ressonance estava embolando muito na caixa e os samples menores não usam toda a ressonância. Pra quem não sabe os samples no site da clavia vem em três tamanhos, qto maior mais detalhado. O fato é que o nord é realmente igual a uma ferrari: tem que ter pista adequada e quem tá atrás do volante tem q entender da coisa, se não vai tomar uma surra, experiência própria. Se comprar um nord e botar num som medíocre, eu acho q vc vai se frustar muito, pq ele vai dar uma surra no som.
    Talvez até pudesse fazer um tópico perguntando aos usuários de outros tops como é o som dos pianos qto a isso.


    Darlan Felix
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Eu uso um XS na igreja, e pra falar a verdade, prefiro muito mais o piano do meu P95...

    ThiagoMafra
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: ThiagoMafra
    · votar


    A idéia é q a galera diga sobre essa questão da ressonância. Se os sons embolam fácil ou não. Se tem problema com isso tb.

    Artref
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    O que eu reparo é o seguinte: piano com amostras em estéreo, colocou em som mono, o timbre já perde muita qualidade, por melhor que seja o sistema. Meu CP-33 fica melhor quando ligo-o em um aparelhinho caseiro de 600 reais do que quando ligo-o em um PA da JBL de 7000 reais, simplesmente pelo estéreo.

    O Piano mono do CP-33 foi feito para isso mesmo, mas sei lá, ele me soa mais médio e deve ter algum compressor ou limiter lá que eu não gosto muito.

    Os pianos do M3 sofrem do mesmo problema; os que são estéreo ficam ruins em som mono. Acabo optando por um mono, que apesar de não ser fiel, soa bem pra caramba.

    Tive o MotifXS, e aquele primeiro timbre dele, o "FullConcertGrand" ficava horroroso em Mono nos sistemas que eu peguei por aí. Desisti de usar.

    ThiagoMafra
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Realmente essa diferença dos monos é fato. Descobri isso qdo os fusíveis da peavey queimaram e tive que ligar numa caixa de baixo. Mas os canais da peavey tem entrada L e R. Qdo vc fala de mono, fala de não ter dois falantes separados? As diferenças q disse aconteceram foram com o teclado ligado da mesma forma na peavey: em estéreo.

    Darlan Felix
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Artref
    Cara... Nunca tinha pensado nisso! É vivendo e aprendendo... Vai ver que é por isso que nunca consegui tira um bom som do Piano do XS...

    pomtwo
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    eh o que eu disse num topico sobre nord ... quer pegar um nord , primeiro invista num som de qualidade , se nao , eh dinheiro jogado fora .... comentei la que 80% do som que fazemos vem do amp que usamos ... ou seja .. vc tem um nord e uma caixa amplificada jbl/mackie... qualquer uma da melhor marca do mundo ... mas ela eh uma so .. ou seja sistema em mono .. nunca vc vai obter melhor resposta do seu nord , por que seu sistema mono nao vai mostar a mesma qualidade do estereo do seu teclado ...

    vc tem um nord , 2 bi-amplificadas selenium e duas caixas passivas , ai vc fa um x com elas e senta bem no meio desse x e liga a entrada l do seu teclado em uma bi-amp e pega a entrada r e liga na outra ... pronto vc tera a melhor percepçao estereo .. ou seja talvez nao tenha qualidade como a jbl .. mas vai ter som estereo ...

    tendo por base nisso , eh mais facil vc ter uma resposta melhor de um motif em caixas selenium , do que do nord em apenas uma JBL ....


    O fato é que o nord é realmente igual a uma ferrari: tem que ter pista adequada e quem tá atrás do volante tem q entender da coisa, se não vai tomar uma surra, experiência própria. Se comprar um nord e botar num som medíocre, eu acho q vc vai se frustar muito, pq ele vai dar uma surra no som.

    o dono dessa frase falou tudo .... mas isso se aplica a qualque teclado que tenha saida estereo R/L .... claro que nem todos sao ferraris , mas todos necessitam de boas pistas {P.A} e bons pilotos {tecladistas} entender pelo menos um pouco de som , te trara resultados muito surpreendentes gastando se menos ...
    e pra entender essas coisas , nao requer cursos absurdos nem apostilhas carissimas , apenas passar algumas horas na internet pesquisando , ja te tras alguma noçao , pelo menos basica , do que seria um sistema de qualidade ...

    jrguedes
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Artref

    eu tbm tenho um cp33 e da trabalho pra tirar um som bom dele lah na igreja, tem q equalizar bastante. quando utilizo dois cabos nos L e R ligando estereo, aih fica legal.

    Meu CP-33 fica melhor quando ligo-o em um aparelhinho caseiro de 600 reais do que quando ligo-o em um PA da JBL de 7000 reais, simplesmente pelo estéreo.

    realmente, na minha casa uso em uma caixa KC-110 estereo da roland e o som fica maravilhoso, jah no som da igreja... da trabalho pra tirar um som bom.

    so nao entendo pq se usar o piano mono eh tao ruim vcs nao utilzam dos cabos pra usar estereo. eu faço isso lah na igreja.


    tenho um modolo ME-1 q o som na minha caixa KC-110 nao fica tao bom, jah lah na igreja fica muito bom. O contrario do cp33.

    isso eh q nao da pra entender.

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Galera!!!

    Quando falamos simplesmente em R+L (estereo)... Eu costumo utilizar na igreja por exemplo 2 canais estereo da mesa (mesmo canal de mixagem/equalização e ajuste panorâmico). Pelo que entendi do tópico isto não serviria? Deveria eu usar 2 canais monos com mixer independentes?

    Valeu!

    jrguedes
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Jeferson Fernandes

    eu tbm faço isso. ligo o R e L em canais diferentes e ajusto o pan para cada lado.

    agora eh bem verdade a questao dos pianos soarem com qualidades diferentes nas diferentes caixas. As vezes nem parece o mesmo piano.

    em casa com a kc-110 consigo ouvir até a vibração das cordas no cp33 (que soa muito bonito) já no som da igreja nao.

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    jrguedes

    Vc usa canais diferentes e faz ajuste panorâmico pra cada lado? Nunca fiz isto, poderia ser uma alternativa...

    Minha dúvida mesmo é quanto a mixagem... Usando um único canal estereo, o mixer vai fazer a leitura de toda variação estereo do timbre e mixar para um único canal (pré, equalização e etc)... Isto seria melhor que usar o teclado em MONO ou teria um resultado bom? Porque digo isto! No Rider Técnico da minha banda é solicitado via estereo (ou duas vias) para o teclado, mas 90% dos técnicos separam um canal estereo R/L da mesa para o teclado!!! Logo tento editar meus timbres para soar bem nestas situações!!!

    Abraços...

    jrguedes
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Jeferson Fernandes


    Vc usa canais diferentes e faz ajuste panorâmico pra cada lado?
    Sim.

    Isto seria melhor que usar o teclado em MONO ou teria um resultado bom?

    eu nao sou um profundo conhecedor de mixagem e equalizações mas o que eu escuto lá é uma melhora significativa no som.

    aliás ... até a caixa kc-110 que tenho em casa são duas entradas separadas para L e R com pugs p10 em cada canal.

    o que me leva a entender que o mesmo aconteceria com a mesa de som.

    eu faço isso e o som fica bom.

    Mestre Duarte
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ThiagoMafra

    A tua proposta de discussão é, de fato, muito interessante.
    A pouco eu também criei um tópico sobre esse assunto. A questão é a seguinte:

    Como os PA's, geralmente, ficam afastados, o pessoal que está escutando na ala da direita, à frente, vai escutar o "R", enquanto a ala da esquerda, à frente, escuta somente o "L". O som vai ficar "magrinho" para ambos os lados, apenas os que estão bem atrás vão perceber o efeito stéreo.
    Tal problema se resolveria ao você utilizar duas caixas à direita e outras duas à esquerda, com um conjunto stéreo de cada lado. Ah! sem esquecer dos retornos, nos quais deve ser feita a mesma coisa. Aí, fica perfeito!

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    No meu set eu ando com uma YAMAHAzinha MG102/c pra mixar os teclados e mandar apenas 2 vias ou 1 para o P.A.

    Só que eu acho que faço diferente de vocês, independente do PA ser mono ou stereo eu sempre tiro de cada teclado L e R por canal na mesa eu mixo cada canal com o PAN e mando L e R do mixer pra o técnico... e se o som for mono eu jogo todos os PANs da mesa pra L e mando só o L, porem acho que isso é o que chamamos de Double Mono, mas isso não deixa de sair do Teclado o L e R.

    No meu caso são 6 vias, 1 par para cada equipamento.

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ThyagoAmaral

    Thyago... É justamente esta a minha questão... Mixagem de L e R... Eu entendo quando uso um canal estereo eu tenho a mixagem de L e R nos dois lados do PA, correto?

    Mestre Duarte
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ThyagoAmaral

    Ok! Necessariamente, você e eu fazemos o mesmo procedimento. Porém, eu uso um cabeamento stéreo na origem e mono no destino, o que me permite uma conexão sem percas com um monitor mono (sound box-fx 15). Dele, eu mando um cabo simples da saída de linha para a mesa e já era! Daí para a frente, o que mandar para os PA's sai completo e sem os temidos "cancelamentos de onda".

    Jeferson Fernandes
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Mestre Duarte

    Talvez minha questão seja um pouco mais simples... Numa mesa comum, sei lá, uma Xenyx da vida... Eu tenho canais monos e canais estereo... No caso, eu saindo L e R do MOTIF e entrando L e R em um canal estereo do Xenyx qual o resultado? Mixagem do som estereo e replicação para os dois lados do Side PA, ou cancelamento de onda?

    Thallyz
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Tem uma questão da sonoridade stereo que é o seguinte:
    Se o mesário mandar os canais com a chave/knob "PAN" no meio para os MASTERS , ambos os canais de seu instrumento soarão replicando o som no PA da seguinte forma: Tanto o R quanto o L soarão dos dois lados do palco.

    Faça o teste, selecione um timbre qualquer que seja stereo e faça um glissando no Key. Se a chave pan de cada canal estiver para um lado, o som começará em um lado do PA e terminará no outro. Se não, o som sairá EMBOLADO.

    O som stereo também é chamado de 2.0. porquê?
    O numeral que vem ANTES do ponto (.) indica as caixas de médios e agudos. O numero que vem DEPOIS do ponto (.) indica as caixas de graves, no caso do sistema 2.0 nenhum.
    Já viu aquelas caixinhas pra PC que vem escrito 2.1? 2+1=3. Três caixas: duas de médios e agudos e uma de grave. E o Sistema 5.1 usado em home theater? Ora, cinco caixas de médios/agudos e uma de graves.
    ADENDO: Nesses casos, cada caixa é um CANAL pelo qual a fonte sonora envia um sinal diferente, ou seja em um sistema de som 5.1 existem SEIS canais. É impossível existir um sistema de som 5.1 com uma caixa só, assim como não pode existir um sistema de som estéreo de cuja fonte sonora (SEU TECLADO) saia dois canais e ele sejam ligados em UM CUBO SÓ. O som sairá DOBRADO, RUIM, PÉSSIMO.

    Maiores informações AQUI > > >

    Thallyz
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ThyagoAmaral

    No meu set eu ando com uma YAMAHAzinha MG102/c pra mixar os teclados e mandar apenas 2 vias ou 1 para o P.A.

    Só que eu acho que faço diferente de vocês, independente do PA ser mono ou stereo eu sempre tiro de cada teclado L e R por canal na mesa eu mixo cada canal com o PAN e mando L e R do mixer pra o técnico... e se o som for mono eu jogo todos os PANs da mesa pra L e mando só o L, porem acho que isso é o que chamamos de Double Mono, mas isso não deixa de sair do Teclado o L e R.

    No meu caso são 6 vias, 1 par para cada equipamento.


    Isso que vc escreveu está corretíssimo, apenas acrescento que, se vc seleciona as chaves PAN de sua mesa como mostrarei a seguir, as saídas MASTERS dela, quando chegar no misturador master deverão seguir o mesmo caminho pra não embolar o som.

    EX: KEY 01 >Saída L canal 01 da Mesa. Chave PAN desse canal TOTALMENTE voltada pra esquerda ou posição L.
    Saída R canal 02 da Mesa. Chave PAN desse canal TOTALMENTE voltada pra direita ou posição R.

    KEY 02 >Saída L canal 03 da Mesa. Chave PAN desse canal TOTALMENTE voltada pra esquerda ou posição L.
    Saída R canal 04 da Mesa. Chave PAN desse canal TOTALMENTE voltada pra direita ou posição R.

    KEY 03 >Saída L canal 05 da Mesa. Chave PAN desse canal TOTALMENTE voltada pra esquerda ou posição L.
    Saída R canal 06 da Mesa. Chave PAN desse canal TOTALMENTE voltada pra direita ou posição R.

    do-bandolim
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    O procedimento para interligar equipamentos, teclados por exemplo, com saídas L/R separadas (uma para o L e outra para o R) a uma mesa de som seria como o mencionado acima: pega-se a saída L do teclado e liga na entrada line in (mono) da mesa; novamente pega-se a saída R do teclado e liga em outro canal line in da mesa. Feito isso ajusta-se o PAN da mesa girando-os totalmente em sentidos opostos, fazendo a mesma regulagem (graves, médios, agudos) em cada canal da mesa. Caso o teclado tenha somente uma saída stéreo (L/R): conecte um cabo stereo na saída L/R do teclado e ligue na entrada line in stereo da mesa, deixando o pan na posição de meio-dia., ou senão fazer uma ligação em Y, como já foi mencionado acima: em uma ponta usar um plug banana stéreo (ou TRS") e nas outras pontas usar um plug banana mono (TR"), ( caso não souber montar os cabos, pedir a qualquer técnico em eletrônica). Feito isso, conectar o plug stéreo na saída L/R do teclado, e uma ponta mono na entrada line in mono da mesa, e a outra ponta do cabo em outra entrada line in da mesa, usando assim dois canais da mesa, não esquecendo também de ajustar os PANs: um, totalmente para o lado esquerdo e o outro totalmente para o lado direito. Ou se a mesa possuir entrada stéreo, ligar uma ponta no L e a outra no R. O grande problema em conseguir o efeito stéreo em PAs deve-se ao fator espacialidade, em grandes locais e principalmente em eventos ao ar livre. É por isso que se faz a opção para a ligação em "MONO", pois quem está do lado direito do PA irá escutar a mesma coisa de quem está do lado esquerdo do PA,

    tmurback
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Depois que eu toquei num sistema de som profissional, decente mesmo, e ouvi meu X50 e meu SP88X produzirem uma sonoridade que eu ainda não tinha ouvido, cheguei à conclusão de que o grande problema relacionado à sonoridade dos intrumentos, sejam entry, sejam top, é o sistema de som. É obvio que, teclado por teclado, um M3 tem mais qualidade que um X50; mas, também é evidente que um X50 num sistema de som de boa qualidade pode produzir um resultado muito melhor que um M3 num sistema de som que deixe a desejar.

    Em relação ao fato de timbre do piano ficar embolado, isso tende a acontecer quanto maior a riqueza de detalhes do timbre, ou seja, quanto maior o tamanho da amostra, além das questões dos canais L e R, já levantadas pelo colegas. Por isso, o sistema de som deve ser capaz de suportar e processar essas riquezas de detalhes, caso contrário, "o feitiço vira contra o feiticeiro". Já vi um amigo meu usar o NI Alicia´s Keys (cerca de 1GB) ao vivo e ficar perfeito, porque o sistema de som era bom.

    ThiagoMafra
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: ThiagoMafra
    · votar


    Então, houve uma discussão enorme sobre L, R e mesa. isso meio que desvirtuou o tópico. Talvez eu tenho me expressado mal. Que o sistema de som influencia na sonoridade final é fato incontestável.

    Mas, na verdade a minha pergunta é sobre a ressonância do timbre de piano no PA. Pergunta sobre o timbre não sobre o PA. Eu uso uma Peavey KB5 não é um som tão ruim assim... Quero saber como é esse quesito nos teclados top de linha se a riqueza de detalhes exige tanto do sistema de som qto o nord.

    Ontem a tarde teve ensaio e desta vez eu usei os sample large e embora trabalhasse com o mesmo volume dava pra perceber que o timbre ficava mais agressivo no falante como se dando um excesso de ganho, ele ficava mais pesado e dava pra sentir nitidamente que tava exigindo mais do falante. Existem outros timbres de piano que forçam o falante assim?

    Marcus Cerutti
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ThiagoMafra
    Então, houve uma discussão enorme sobre L, R e mesa. isso meio que desvirtuou o tópico.

    É verdade... quem quiser continuar discutindo L/R, dá uma olhada neste tópico do colega El_Cabong.

    Infelizmente eu não tenho experiência de um top no PA, mas sigo lendo e aprendendo. Gostaria de saber como se comporta o SV-1 no PA.

    Na loja ele se comporta muito bem hehehe

    Mestre Duarte
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    ThiagoMafra

    Existem vários fatores que influenciam na definição (ressonância). Isso porque o efeito de ressonância, como tu dessestes, depende dos ociladores (geração sonora) em acordo com os princípios de acústica. Se não houver um processamento acústico ajustado exigências do instrumento, com certeza não haverá a resposta que tu espera.
    Certamente que nesse âmbito devem ser consideradas questões como: marca, modelo, potência, cabeamento e tratamento acústico.
    Por experiência, eu considero que os falantes de 12 polegadas tenham uma melhor resposta às nuances não apenas do piano como também de muitos outros timbres, mas a litragem das caixas também precisam ser padronizadas segundo a potência e resistência dos mesmos. Ainda, sem esquecer da saída de ar.

    pomtwo
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Existem outros timbres de piano que forçam o falante assim?

    na minha opiniao pra mim os timbres que fazem isso , sao dos pianos yamaha .. ele tem um medio grave bem puxado , isso talvez puxe mais o falante a atender essa faixa... talves esse seja o fato de pra mim a yamaha ter o melhor timbre de piano ...

    o sv1 tem sampler yamaha talvez ele tambem possua a mesma nuance .. nao sei por que ainda nao testei so vi video na internet e com fone de ouvido ... tive um kurzweil top , ele nao eh tao fiel ao timbre de piano , apesar de ser muito bom , mas digo que eh eh bem dosado em medios , porem o que vejo eh um agudo nao definido ... parece ser meio espirrado ... mas os medios e graves sao ate que descentes ...

    mas eh aquilo tambem , timbre de piano eh bem relativo , alguns gostam outros odeiam ... mas pra mim ainda a yamaha tem os pianos com melhores nuances ...

    Mestre Duarte
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Já que se está falando de pianos Top, eu acredito que o V-Piano surpreende bem.

    El_Cabong
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Eu uso um Yamaha Motif XS7 no P.A. em shows e na igreja.
    Os pianos dele falam muito alto. Se destacam bastante na banda. Já ouvi várias pessoas me falando isso:
    - "Pô ! O piano deste teu teclado aparece bastante !"

    Eu uso o piano acústico dele, o Full Concert Grand, só que eu o editei, tirando um pouco da reverberação (este piano vem com muito reverber), diminuindo um pouquinho do grave (o grave deste piano é forte demais), e aumentando um pouquinho mais o valor da sensibilidade de resposta ao toque.
    * Já o "Full Concert Grand" com os ajustes de fábrica, já não se destaca tanto.
    E uso também um sample de Bösendorfer Imperial 290 (este piano de cauda é fantástico, perfeito, maravilhoso !!!!!!!!)

    No P.A. tanto um como o outro se destacam muito bem !!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pianos de tops no PA