Dois teclados, MIDI e um mixer ligado em um receiver

    Autor Mensagem
    Regadas
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Regadas


    Tenho dois teclados: Um arranjador S700 e um sintetizador Alesis QS 7.1. Por motivos de força maior, cada um deles está em um local físico diferente. Atualmente o Alesis está ligado a um receiver JVC via cabo P10 X RCA ocupando uma das entradas estéreo disponíveis ( L e R independentes). Funciona direitinho e o resultado sonoro é legal.

    Em breve vou poder juntar meu dois teclados e quero conectá-los via MIDI e utilizar o mesmo receiver para a saída amplificada.
    Isso vai me obrigar a ter um mixer entre as saídas sonoras dos teclados e entrada no receiver.

    Tenho pesquisado duas soluções: A primeira seria adquirir um mixer como este Cygnus ( AQUI ) e ligar cada uma das saídas estéreo dos teclados (P10) às entradas disponíveis neste mixer (RCA) e a partir disso, ligar ao receiver via cabo RCA X RCA. Ainda seria possível ligar futuramente um equalizador como ( ESTE ) ao conjunto e melhorar o resultado nas diversas frequências disponíveis.

    A segunda possibilidade seria adquirir uma mesa de som como esta ( ESTA ) e ligar as saídas estéreo dos teclados (P10) nas entradas 3 a 6 desta mesa (P10) e, a partir daí, ligar a mesa no receiver através de um cabo P10 X RCA.

    Minha dúvida consiste em não saber avaliar qual dessas soluções é melhor do ponto de vista da qualidade sonora resultante. O pouco que conheço me indica que a primeira solução poderia ser a melhor em função da qualidade do equipamento envolvido. Mas tenho comigo que essa conclusão pode estar bastante falha porque não sei avaliar as especificações técnicas destes mixers e como eles poderiam se comportar na prática.

    Alguém poderia comentar algo sobre isso? Pode até ser chutômetro...

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Fuja dessa solução mixer + equalizador. Pega a Xenyx 1002 ou 1202 que é mais futuro.

    Se quiser mais qualidade, pega um mixer Yamaha que tem na foxtrot.com.br por menos de 500 reais.

    R Palma
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Eu uso uma Xenyx 502 (1 canal mono e dois estéreo), paguei 50 doletas lá fora. A saída eu uso P10 prá RCA, e ligo num mini system da Sony que tem só uns 20 anos comigo, e funfa até que bem, já que tenho um EQ de 5 bandas por canal, deslizantes.

    Na minha modesta opinião, a tua primeira opção leva em conta equipos antigos. Podem estar em ótimo estado de conservação, mas a primeira visita à assistência técnica vai lhe consumir alguns valiosos reais. Eu tenho um XP50 q não me desfaço dele por nada, mas só no último anos foram quase 600 pratas em "manutenção"

    Abs!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Regadas

    eu tenho uma Xenix 1202FX ... e digo que fica show ... teclados ... mics ... CD ... gravador ... foi um dos aparelhos mais bem pagos que já tive.
    comprei na tango music lah na teodoro sampaio .. no dia paguei 350dilmas ... mais barato q ML .. e ainda trouxe na hora !!

    Regadas
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Amigos, agradeço bastante os depoimentos de vocês.

    R Palma, você me ajudou com uma dúvida que eu tinha: se seria funcional uma mesa de som ligada a um equipamento doméstico de amplificação.

    Jonathas Lacerda, Com esse "fuja", você aguçou minha curiosidade sobre o porquê dessa solução mixer/equalizador ser problemática. Poderias explicar melhor? E muito obrigado pela dica da Yamaha. A partir dela consegui encontrar o modelo MG 102C por 390 reais. Essa diferença de qualidade entre uma Yamaha e um Xenyx é tão perceptível assim?

    BLACKMORE, muito útil seu depoimento. Me agradou bastante saber que esses mixers "populares" dão um retorno satisfatório.

    Até mesmo pela questão financeira, percebo que a opção da mesa de som será melhor. Analisando alguns modelos disponíveis, surgiram algumas questões:

    1) A Yamaha MG 102C oferece quatro entradas para microfone. Duas delas são monos e duas estéreo além das outras quatro estéreo. A dúvida: Nessas entras destinadas a microfone posso conectar outras fontes ou tem que ser exclusivamente microfones (por conta do tal Phanton Power) ?

    2) Esses efeitos oferecidos pelos modelos XENYX FX tem realmente utilidade?

    3) Ainda sobre esses modelos XENIX FX, a equalização parece estar disponível apenas nos canais mono dos microfones, enquanto um modelo mais simples como o 802 oferece isso para todos os canais assim como a Yamaha MG 102C. Levando isso em conta e também que eu vou ligar apenas dois teclados, qual seria o opção de vocês dentre essas apresentadas?

    Mais uma vez, obrigado!

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    Regadas

    muito útil seu depoimento

    faço o que posso para quem eu acredito que deva fazer ...

    surgiram algumas questões

    1) - Nessas entras destinadas a microfone posso conectar outras fontes ou tem que ser exclusivamente microfones (por conta do tal Phanton Power)

    na Yamaha eu não sei ... mas na Xenix vc pode, pois o pantom é desligável.

    2) Esses efeitos oferecidos pelos modelos XENYX FX tem realmente utilidade?

    os efeitos não são tops não, mas quanto usado com parcimônia quebram um galho que vc não tem noção. ( http://www.behringer.com/EN/Products/1202FX.aspx ) veja no site é bem interessante, e os efeitos são reverbs e delays pelo que me lembro ... dá uma preenchida boa no som.

    3) Ainda sobre esses modelos XENIX FX, a equalização parece estar disponível apenas nos canais mono dos microfones...

    bom ... a minha sugestão já foi dada ... hoje eu ligo :
    na saída CD out e CD in um gravador BR864;

    na entrada 1 - violão
    na entrada 2 - vago
    na entrada 3 - mic 1
    na entrada 4 - mic 2
    nas entradas 5/6 uma TD-20
    nas entradas 7/8 um TX-5
    nas entradas 9/10 eventualmente um MM6
    nas entradas 11/12 - o notebook

    com sigo com isso fazer tudo o que preciso (estudar, gravar pequenas jams, fazer um som em casa ou na casa de colegas) ... e aida sobra 1 canal para ligar um terceiro mic ... ou um segundo violão ... ou um bass ...

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    1) - Nessas entras destinadas a microfone posso conectar outras fontes ou tem que ser exclusivamente microfones (por conta do tal Phanton Power)

    o phanton tem uma chave de liga desliga

    além disso já toquei em bares com mesas desta série e mesmo com o phanton power ligado você pode ligar o teclado na entrada de linha deste canal


    2) Esses efeitos oferecidos pelos modelos XENYX FX tem realmente utilidade?

    pra tecladista acaba não tendo porque todo teclado de hoje já tem efeito interno, no meu caso ajudaria pra dar uma ambiencia nos teclados antigos meus que nem reverb tem

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    Regadas

    O "fuja" foi em relação aos equipamentos que você apontou serem antigos. Fora isto, não há problema nenhum em usar mixer com um equalizador junto.

    Eu não adotaria de jeito nenhum pois seria mais uma tralha a carregar.

    Em relação à diferença da Yamaha x Behringer... Pergunta ao Thyago Amaral. Ele usava uma 1202FX no palco e agora usa Yamaha.

    Regadas
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Regadas
    · votar


    BLACKMORE
    Mais uma vez, muito obrigado pela ajuda. O exemplo que vc colocou sobre a forma como você utiliza foi muito esclarecedor!

    fernando tecladista
    Grande ajuda também! Obrigado por me esclarecer essa questão das entradas com phanton power. Pro meu caso específico, deixou as possibilidades muito mais amplas. E obrigado também pela dica do FX. Eu desconfiava que isso pudesse ser conseguido pelos próprios recursos dos teclados.

    Jonathas Lacerda
    Agora entendi o que você quis dizer. No meu caso específico que não carrego as coisas de um lado pro outro a questão da quantidade de tralha não incomodaria já que tenho em casa um cômodo destinado a isso (e bem longe da esposa prá ela não reclamar que estou atrapalhando a novela! *rs).
    Quanto a idade dos equipamentos, é verdade! Quanto mais velho, mais propenso a problemas (igualzinho a mim). Eu particularmente adoro essas tranqueiras. Sou de um tempo em que era o "must" ter um móvel estante destinado exclusivamente a equipamentos sonoros (amplificadores, tape decks, sintonizadores, etc, etc, etc). Esses mesmos equipamentos que citei também os tive (um dia assaltaram minha casa e não sobrou quase nada da aparelhagem de som) e sei que tem ótima qualidade. Eu imaginei que, por serem equipamentos de ponta na época, poderiam oferecer qualidade acima dessas mesas de som mais modernas e econômicas. Por exemplo, uma dessas mesinhas tem equalização em apenas três bandas de frequência. Um equalizador Cygnus oferece 12 ou 14 ajustes de frequencia por canal.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # jun/11
    · votar


    e ae? já fez a arte?

    Regadas
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: Regadas
    · votar


    _BLACKMORE_

    Fala amigão! Beleza?
    Então... Já fiz. Comprei a Xenyx 802. Consegui por 190 reais à vista numa loja da região da Santa Efigênia em SP. Pro número de coisas que pretendo ligar nela, a quantidade de entradas tá de bom tamanho. Tá ótimo como aprendizado. Hoje foi o dia de ficar fazendo uns cabos e ir testando e conhecendo as possibilidades. essas coisas. Bem legal o resultado. Gostei!
    Agora e juntar uns cobres e ver se consigo trazer dos EUA um módulo Mofit ES prá finalizar "meu set ideal" (aí só vai faltar eu aprender a tocas estas tralhas todas, hahahaha). Se acha ísso em excelente estado por cerca de 500 dólares. Estou matutando um jeito de colocar isso em casa sem ter que recolher os impostos.

    Grande abraço e muito obrigado pela ajuda!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dois teclados, MIDI e um mixer ligado em um receiver