É possível ligar dois teclados com MIDI usb tipo B?

    Autor Mensagem
    maurochefe
    Membro Novato
    # set/20


    Olá boa tarde, espero que vocês me orientem
    Eu tenho um Casio MZX500 (tem MIDI in e MIDI out e também USB tipo B - cabo de impressora) e um Casio CDP 135 (piano digital 88 teclas só com USB tipo B).
    Quero ligar os dois teclados como master e slave: usando o as teclas do CDP135 e utilizando os timbres do MZX500. Acho que eu deveria usar um Midi host da Ratton (caro) ou da Kenton (caríssimo e importado) mas está caro agora e queria outra solução: eu liguei o cabo tipo B no MZX500 e o outro cabo tipo B no CDP135 e usei uma emenda usb para ligar as duas pontas usb tipo A e não deu certo. Liguei um cabo tipo B no MZX500 e usei um adaptador de usb tipo fêmea e tipo B macho e conectei no CDP135 e também não deu. Inverti e também não deu. Tenho um conversor MIDI para usb e liguei no MZX500 porém ele só funciona quando ligo este conversor no computador ou OTG do celular (quando ligo no CDP135 as luzes não acendem - precisa de alimentação). Usei uma DAW Audio Evolution porém ele não faz a ponte ao vivo (você grava os dados midi com CDP135 e ele executa depois da gravação no canal de saída do MZX500. Existe solução mais barata? Se eu usar (mandar fabricar) um cabo de impressora com duas pontas usb tipo B e ligar nos dois teclados funcionaria?

    Lelo Mig
    Membro
    # set/20 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    maurochefe

    Aguenta um pouco! Os users fernando tecladista, casper e macaco veio, provavelmente, são os caras que virão te salvar!

    johnxx3
    Membro Novato
    # set/20
    · votar


    Ola, prefiro falar com o "mauroempregado"......rsrsrsrsrsrs

    NUNCA ligue teclado via USB direto com outro teclado pois VAI QUEIMAR AMBOS

    Tanto nas saidas/entradas USB dos 2 teclados tem força/luz, comunicação, envio e recebimento de dados e tudo isso pode queimar ambos teclados, ligando em qualquer tipo de USB, e dando curto. Teclado só pode ter conexão nos USBs com pendrive ou PC, este detectando a conexão e acionando ou invertendo os envios sem estrago nenhum, coisa que teclado nao tem isso, queima e dá curto, nao sabe detectar. É querer queimar os dois teclados.

    E USB de teclado, sim, alguns NOVOS aceitam conexão midi mas pra PC, nunca pra outro teclado, como uso em softwares (pelo menos nao conheço nessa enxurrada de novidades, teclados que detectam um ao outro e desligue seu curto como um PC, vai saber, vai arriscar?). Uma solução muito boa é usar placa de som e ligada ao computador com varias saidas/entradas midi e com isso conectar os dois teclados (há softwares que fazem se conectar os dois, no envio, recebimento e controlador de um pra outro). Olhe aqui mesmo, procure sobre softwares de midi, VST, etc. Há "milhões" de opções em hardware, cabos, softwares, etc, de tudo mas nunca use só 2 teclados entre sí, precisa-se de intermediários. Boa sorte.

    Synth-Men
    Veterano
    # set/20
    · votar


    Boa noite meu caro!
    O que você quer fazer seria uma operação simples, quando se tem duas conexões MIDI formato DIN, mas USB, fica complicado.

    Tem uns mágicos aí nos fóruns gringos da vida que conseguem fazer a conversão entre cabos, mas poucos tem sucesso.


    Eu iria no conversor do Miguel Ratton, com a condição de olhar antes as mensagens MIDI que o CDP135 envia e os tipos de mensagens que o MZX500 recebe. Isso tem no manual.
    A Michael também tem um conversor destes.

    Caro quanto o conversor do Ratton? 200, 300? 400? Você realmente precisa? Se sim, vale a pena.

    Fernando!

    Aquelas suas três interfaces? Ajudaria?

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/20
    · votar


    Synth-Men
    são somente conector midi de padrão (din5) e usb do outro para o pc

    maurochefe
    um caminho é procurar esses conversores do Miguel Raton como foi citado e ver se aplica, do pouco que li parece que resolvem

    outro caminho seria ligar os dois teclado em um PC você rotear o que entra em uma porta para outra, mas precisa de alguma DAW que faça isso (eu nunca testei)



    Liguei um cabo tipo B no MZX500 e usei um adaptador de usb tipo fêmea e tipo B macho e conectei no CDP135 e também não deu

    esquece não dá pra ligar porta USB do mesmo tipo entre si,
    dois bicudos não se beijam
    por isso tem teclado do tipo um Kronos que tem as duas e "as vezes" aceita outro de B para A pra usar como controlador, mas ai estamos em Kronos, meu PSREW400 tem a A e B, mas A somente para pen drive

    maurochefe
    Membro Novato
    # set/20
    · votar


    Obrigado Lelo Mig, Johnxx3, Synth-men e Fernando Tecladista pelas respostas!!! Valeu mesmo! Vou quietar o rabo e comprar o midi host do ratton. Valeu pelas dicas porque eu ia acabar queimando as entradas lá tentando economizar kkkk Depois que peguei um piano digital 88 teclas com ação de martelo mesmo de entrada (CDP135) eu não dou mais muita ideia pras telas de 61, mas os timbres do MZX500 são tops e posso por os do Nord e Yamaha. Como meu notebook não é top então vou deixar a questão da Daw pra mais pra frente porque acho que pode ficar lenta a resposta. Valeu pelo apoio técnico aeeee

    TrebleH
    Veterano
    # set/20 · Editado por: TrebleH
    · votar


    Bom dia, os amigos responderam e responderam muito bem, por sinal, mas gostaria de fazer uma complementação...

    Esse tipo de comunicação trabalha como Master/Slave, em que o Master comanda a comunicação e o slave é o periférico que vai interagir com o master. Quando o dispositivo tem esse tipo de USB tipo B, normalmente ele é o slave, ou seja, ele não tem a capacidade de comandar um outro slave. Então mesmo que você ligasse outro teclado e não queimasse (depende da interconexão dos pinos a queima ou não), não iria funcionar, pois vc estaria ligando slave com slave.

    Essa observação é importante porque alguns dispositivos USB (alguns celulares etc) tem porta USB tipo A ou mini/micro USB (normalmente master), mas não têm suporte ao OTG, ou seja, só funcionam como slave também.

    maurochefe
    Membro Novato
    # set/20
    · votar


    Muito bom saber TrebleH! Esse lance de "Quando o dispositivo tem esse tipo de USB tipo B, normalmente ele é o slave, ou seja, ele não tem a capacidade de comandar um outro slave" foi muito top chefe. Obrigado pelas informações e para mim é muito importante essa parte técnica porque às vezes acabamos tentando algo mais intuitivo e mais em conta, porém acabamos comprando coisa que não precisamos e podemos até queimar os aparelhos. Eu comprei o MIDI host da ratton e deve chegar até o dia 28 e vou comentar aqui blzaaa! O MZX500 tem midi in e midi out (além de uma saída usb B) e o CDP135 tem a usb tipo B. Acho que vai dar certo! obrigado a todos

    johnxx3
    Membro Novato
    # set/20 · Editado por: johnxx3
    · votar


    maurochefe
    Eu acho que esse Ratton nao vai te servir muito como precisa, como disse na inicial de querer ligar 2 teclados via USB pois este só tem 1 Usb e ainda só como controlador. Falo nos teus ditos de nada usar cabo midi, pois se tivesse (?), nao estaria querendo tais "troubleshooting", não? Nao sei,vai saber, mas olhe o manual.

    Obs: em vez de gastar R$ 500 nesse modulo, não sairia mais barato comprar um único cabo midi-Usb pra ambos teclados? E esse trabalha nas duas direções, controlador-receptor e o modulo não (olhe o que diz sobre usb). Pois se ainda não chegou, ainda tem direito de cancelar por lei. Apenas dica.

    maurochefe
    Membro Novato
    # set/20
    · votar


    Valeuu Johnxx3 mais uma vez! Como vc disse na primeira vez eu corri o risco de queimar os teclados e por sorte não aconteceu kkkk Dá uma olhada se eu já tentei isso: eu pluguei os cabos usb tipo B impressora nos dois teclados e usei uma emenda usb A fêmea para ligar as duas pontas usb A mas quando olhei nos canais midi do MZX500 ele não reconheceu em nenhum dos 16 canais mesmo eu trocando os canais no CDP135. Eu tenho um cabo adaptador MIDI-USB da HIfing e conectei no MIDI in MIDI out do MZX500 e usei novamente a emenda usb para ligar no cabo de impressora do CDP135 mas a luz não acende como quando ligo no notebook e eu não descobri um jeito de ter alimentação separada para ela. Eu tem tenho até um hub usb mas ele precisaria ter alimentação própria e seria uma boa. Comprei também um pequeno adaptador fêmea usb A/ macho usb B e liguei esse adaptador MIDI-USB Hifing direto do MZX500 ao CDP135 mas a luz também não acendeu e não reconheceu os canais midi. A Daw Audio Evolution faz a ponte mas não faz ao vivo: eu configurei a entrada para o CDP135 e a saída para o canal do timbre do MZX500 porém ele grava o que foi feito e executa depois. Pesquisei mas essa Daw não faz a ponte ao vivo. Meu celular é um Zenfone 5 128 gb e é o melhor que eu teria porque meu note é Dual Core ainda, então comprar um notebook top aumentaria mais ainda o custo para usar uma Daw em um i5 ou mac. Fora isso tenho um PS4 e acabou kkkk O que eu quero fazer é o que o Essias Souza fez no vídeo Slave MIDI MZX500, basta procular "MZX500 controlador" no youtube, porém ele usa um controlador M-Audio e só faz a conexão entre as saídas midi entre os dois e reconheceu sem problemas. Eu pesquisei e mandei mensagem para o pessoal da Preludebox MIDI usb Er Pires porém ele usa a saída usb para alimentação e como não tem alimentação separada (como a MIDI host do ratton) eles disseram que não funcionaria. Eu acho que a vantagem do ratton lá é que eu posso testar e posso devolver em até 30 dias sem motivo sabe.
    Valeu Johnxx3

    maurochefe
    Membro Novato
    # out/20
    · votar


    Chegouuu! demorou quase um mês mas chegou MIDI Host USB do ratton: funcionou certinho nos dois Casio's MZX500 / CDP-135. Não teve problemas de driver nem nada. Comprei um cabo MIDI da Santo Ângelo de 2m para conectar o MZX500 (master) no MIDI Host USB e também usei o cabo USB A / B para o CDP-135 (slave). Foi plug and play. Não tem delay. Abração e obrigado a todos

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/20
    · votar


    maurochefe
    que bom

    Não tem delay.

    midi só dá delay quando você liga varios teclados em cascata, ligando o thru no in do outro e desse outro o thru em outro in.... começa dar dalay no 4o teclado (mas isso é pelas ligações em si)

    o protocolo é da década de 80, simples na comunicação

    o que se fala de delay ou latência hoje, surge pelo tempo de processamento no pc pela conversão do sinal midi em áudio

    maurochefe
    Membro Novato
    # out/20
    · votar


    Fino chefeee obrigado Fernando Tecladista! Funciona redondindo mesmo! Só uma coisa não me deixou satisfeito: como a comunicação é via canais, mesmo que eu desative um timbre no painel do MZX500 o timbre continua porque ele está no canal. O MZX tem entrada para dois pedais e um deles você pode usar para habilitar ou desabilitar um timbre, aí eu não precisava de pedal de expressão para o segundo timbre. Isso não dá mais pra fazer tocando no piano CDP como controlador porque se vc habilitar dois canais ele toca e pronto. Mas, fazendo testes com o pedal comum sendo usado como expressão, vai dar pra usar dois timbres mantendo um e administrando o outro com um pedal de expressão. Mais pra frente vou comprar um pedal de expressão pra compor o setup! e tb uma interface boaaa. Mas só conseguir mandar dados midi para dois canais separados e simultaneamente (habilito o primeiro e segundo timbres no piano CDP controlador) mandando os dados midi para o primeiro e segundo canais do MZX já tá sendo top! O MZX ainda tem o Hexa layer: pode-se colocar até 6 timbres dividindo como vc quiser sobrepondo ou fazendo vários splits (que nem aquele tecladista do Queen com aquele Korg top). Isso só em um canal. Vou testar se funciona os vários splits no controlador com 88 teclas

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/20
    · votar


    mesmo que eu desative um timbre no painel do MZX500 o timbre continua porque ele está no canal

    dá até pra entender considerando o padrão midi

    mas todo teclado tem lá seu perrengue
    por exemplo o 01/w velho aqui tem o global channel então tudo que toco vai por esse por exemplo 01

    se faço um combi (o hexalayer do casio) para mandar comandos para o canal 05... ele manda, mas continua mandando no 01 também porque é o global
    ai tem que fazer os se vira nos 30 procurar alguma forma nos filtros de midi para cortar

    por exemplo em outro velho o psr 600 eu usava ele como controlador, mas não tinha como cortar o timbre interno
    nesse eu fazia as memorias e o timbre interno do 600 com volume em zero, mas cortava o recebimento de mensagem de volume no outro teclado para esse não zerar também

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a É possível ligar dois teclados com MIDI usb tipo B?