Usando cabo Midi PA5 no Korg PA-50 ligado a um tecladinho...

    Autor Mensagem
    Theo22
    Veterano
    # dez/05


    Olá, no M.L tem um cabo midi a venda, que liga teclado a um módulo. Sei que posso ligar um teclado simples, para acessar os timbres do PA-50, mas a dúvida é se o timbre que terei no teclado simples...
    Ex:
    Korg PA-50 - Ativo um hammond
    Teclado Simpels ligado no PA-50 pelo cabo midi - Ativo um E.piano

    Então quando eu escolehr hammond no PA50, o controlador usá o mesmo timbre ou não? Ficará o mesmo timbre em ambos os teclados? Ou eu posso usar timbre diferentes para ambos?

    Espero que alguém possa me ajudar.

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    o pa-50 diretamente eu não conheço, mas praticamente todos os teclados de hoje são multi-timbral, já que são GM, GS....

    mas deve acontecer alguma coisa do tipo
    se você trabalha no pa-50 com o teclado no canal midi-1 e você ligar o tecladinho também em canal 1 você tera o mesmo timbre nos dois

    voce tera que colocar o canal de transmissão do tecladinho em outro canal, se colocar em 10 ouvirá a bateria do pa-50 por exemplo, mas pelo pa-50 você continua tocando normal com o timbre de hammond

    se eu fosse usar isso pelo meu g-1000 eu teria o seguinte:
    no g-1000 eu tenho upper-1 upper-2 e upper-3
    o upper 1 e 2 eu deixo pra usar no teclado
    ai eu coloco o tecladinho no mesmo canal do upper 3 do g-1000, aperto o botão upper3 e digito o timbre que eu quero que o tecladinho execute


    só de curiosidade se pegar um daqueles teclados bem antigos tipo DX7 que não é multi-timbral, você só consegue deixar o tecladinho com o mesmo timbre do tecladão

    Theo22
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    fernando tecladista
    Ah, blz cara, então depende do teclado simples? Eu vou ligar no PA-50 um PSR-36 (nÃo vai sorrir). Mas isso eu configuro não é no PA-50? Ou seja, tanto faz o tecladinho ser multi ou não. Esse teclado tem só 1 layer. O PA-50 que tem 3 layer.

    Será se nÃo tem como configurar no PA-50 pra acessar outro timbre diferente no atual? Um timbre para a midi...

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/05 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    o psr-36 é velhão mas merece um pouco de respeito tem varios recursos para usar em tempo real pelo painel, ná epoca dele era bom, tem até uma tentativa de synth
    -------
    você liga o midi-out do psr no midi-in do pa-50

    quem é multi timbral é o pa-50

    no psr você tem que talvez mudar o canal midi pra não ficar no mesmo canal do teclado do pa-50, pra não ter o mesmo timbre

    talvez o timbre do pa-50 saia baixo devido ao PSR não ser sensitivo, eu não sei se o velocity é fixo em 64 ou em 100

    se for 64 não tem muito milagre, soa baixo, você teria que reprogramar todo o pa-50 pra baixar todos os volumes de ritmo upper lower.....salvar todas as performances... e só deixar o volume do canal do tecladinho alto
    se for em 100 fica bom que é na media usada realmente

    para saber o valor algum ponto do manual do PSR fala ou naquela tabela midi que vem no final você tem uma linha de:
    "velocity" na coluna transmitted vai estar V=64 (ou V=100) * fixed
    para saber se o psr muda canal de transmissão a primeira linha da tabela é:
    "basic channel" na coluna transmitted vai ter alguma destas opções:
    1~ 16 - transmite em qualquer uns dos 16 canais
    1~ 4 - se estiver assim só transmite do canal 1 até o 4
    1 * fixed - alguma coisa deste tipo é que só transmite pelo canal 1

    ------------------

    O PA-50 que tem 3 layer.

    Será se nÃo tem como configurar no PA-50 pra acessar outro timbre diferente no atual? Um timbre para a midi...


    no pa-50 eu não manjo direito se dá pra colocar um destes layer em canal diferente e usa-lo via midi, no meu g-1000 a ideia do layer é os upper 1-2-3 que tem lá e dá certo, se fosse no 01/w e facil mas acho que o pa-50 não tem o modo "comb" que tem nos 01/ e tritons...

    ---------------

    resumindo qualquer canal que você colocar o PSR é certeza que o pa-50 vai tocar, é como se eu ligasse um PC no PA-50 pra tocar arquivo midi, mas no lugar do PC é o PSR, o que você tem que procurar é como mudar os timbres que o psr vai usar pelo proprio painel do pa-50

    como o psr não tem seletor numerico o maximo talvez que daria é ter acesso aos primeiros timbres do pa-50 pelo seletor do psr onde cada botão manda um prog change (pesquisar se faz isso) se o psr tem 30 timbres você acessa só os primeiros 30 timbres do pa-50

    Theo22
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    Valeu amigo pelas explicações, acho que nem rola comprar esse cabo, pos vejo que nÃo vai sair como pensava.

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    se você tem algum amigo tecladista que tem o cabo, empreste por um dia para fazer um teste, se funcionar então você compra

    essa sa ideia eu fazia um tempo atras ligava o meu psr velho no 01/w e o peso do som era de dois 01/w

    eu não sei o preço do cabo no ML, mas por aqui só acho de 20,00 a 30,00

    Theo22
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    ta custando R$12,00, mas frete fica uns R$22,00

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Usando cabo Midi PA5 no Korg PA-50 ligado a um tecladinho...