Estudos particulares de um autodidata!esta certo?

Autor Mensagem
rudriskeyboard
Veterano
# mai/11 · Editado por: rudriskeyboard


Galera meu objetivo na criação deste tópico é expor meus treinos .
Vou contar um pouco minha história nas teclas.
Iniciei os estudos com uma professora de teclado a 2 anos e 10 meses atrás durante 2 meses , logo percebi que ela era um pouco lenta e limitada apartir de sua formação academica , eu sendo uma pessoa muito exigente e sempre querendo voos melhores mesmo no inicio , logo procurei um professor muito bom e cheio de malicias e com otima formação , achei esse professor fiz 9 meses de aula com ele sempre me destacando e recebendo elogios dele , totalizando 11 meses de aula , fora esse tempo eu sempre treino sozinho crio meus exercicios não sei se esta certo , por isso estou aqui para expor todos meus exercicios metodos de treino , para voces avaliarem a coerencia e darem seus pitacos para eu encaixar eles perfeitamente para meu aprendizado.

No momento iniciei meus estudos do CAMPO HARMONICO que sera da seguinte maneira.
Como estou com um projeto bom na minha banda estou estudando o campo harmonico em cima dos tons das musicas do repertorio por enquanto para tornar o estudo motivante e eu desenvolver bem nas próprias . a distribuição semanl fico da seguinte maneira
Seg: C Terça : E Quarta :G Quinta : A Sexta : E Sab : G Dom : A
C somente uma vez na semana para ser mais simples.Todos esses tons sao do repertorio do momento que estou trabalhando incluindo relativas Am e Em que sao os mesmo campos iniciando das sextas....
Meu objetivo é fixar os acordes do campo nesse treino que propos não sei se para voces ta certo mas estou fixando dimais ,objetivo nao e treinar progressão especifica e sim puramente fixação acorde sem setimas por enquanto somente as 3 notas do acordes.
Primeira progressao : 1+3 1+7 1+5 1+4 1+2 1+6 graus
Segunda progressao : 1+3+5 1+6+2 1+4+7
Terceria progressao : 1+5+7+2 1+4+6+3
Quarta progressao : 1+5+7+6+4+3+2
Quinta progressao : 1+4+7+3+5+1+2+6+4+1
Sexta progressao : 1-7-2-4-6-1-3-5-2-7-3-6-4-1
os numeros sao os graus do campo.

as progressoes finais procurei coloca muito acorde para treina troca rapida de acordes e maior concentração na troca de acordes , com o tempo vou fazer o mesmo treino incluindo 7 +4 ...6+9 por ai vai .........
Queria opiniao de voces se o treino ..pode ser benefico para eu desenvolver a fixação e tals......
valeu

rudriskeyboard
Veterano
# mai/11
· votar


Estudo campo harmonico maior e menores naturais no momento.

Edson Caetano
Veterano
# mai/11
· votar


Como exercicio vale, mas não precisa de fixação, precisa saber como montar o acorde, maior, menor, etc, aí fica fácil, incluindo as inversões

fica automatico

Gus79
Veterano
# mai/11
· votar


rudriskeyboard

O Edson Caetano está certo.

O seu exercício obviamente vale como exercício, mas você está querendo "decorar a tabuada" sem parar para entender como funciona a multiplicação.

Se você parar para estudar um pouco de teoria, vai ficar muito mais fácil e rápido pegar qualquer campo harmônico. Você vai tocar de cara em qualquer campo harmônico sem ter precisado "decorar".

Então, você está simplesmente fazendo do jeito mais demorado e trabalhoso o que é bem simples e rápido.

rudriskeyboard
Veterano
# mai/11
· votar


A sim so quiz fazer uma maneira mais interessante de treinar ....do que uma progressão somente para não ficar massante entende!
Mas eu faço esse exercicio fixando bem o grau do acorde que estou apertando fixando se e maior menor igual vc disse é so uma maneira que pensei de variação mesmo para torna o estudo mais legal , mas eu faço isso pensando o acorde e colocando na cabeça o acorde antes de tocar.

rudriskeyboard
Veterano
# mai/11
· votar


igual um professor antigo meu pedia para eu fazer sempre na mesma progressao ficava muito massante e chato ....dai por isso tendo cria no estudo formas para torna-lo mais agradavel entende ..?isto tb é teoria nao? pois estou estudando o campo harmonico executando de varias maneiras ........penso ne ..depois irei para as progressoes para improviso , este treino e para fixação para tira musica de ouvido , quando surgi o tom eu saber os graus certinhos e tal.

rudriskeyboard
Veterano
# mai/11
· votar


Se você parar para estudar um pouco de teoria, vai ficar muito mais fácil e rápido pegar qualquer campo harmônico.[b][/b]

estou montando o campo harmonico isto nao é teoria? explica melhor valeu

tiago scott
Veterano
# mai/11
· votar


rudriskeyboard


estou montando o campo harmonico isto nao é teoria?

É teoria, mais que influência muito na prática. Primeiramente você deve compreender por completo o campo harmonico. Eu vi nos posts acima que você está o estudando de formas variadas, que vale sim. Mas a questão é que o campo deve ser bem entendido e compreendido, por isso ele deve ser paulatino. Por que?
Por que senão você não descobre minucias sobre os campos, e nem como usa-lo de formas variadas mais corretas. Primeiro se entende o campo harmônico, olha uma interferênca que eu percebi que você falou: Todos esses tons sao do repertorio do momento que estou trabalhando incluindo relativas Am e Em que sao os mesmo campos iniciando das sextas (Não é bem assim, por exemplo se você toca uma música em Em nao é a mesma coisa que G, pois ela entra num campo harmonico de notas com tensões menores, um exemplo simples, no campo de EM o B funciona como 5 grau, logo ele recebe sétima e precisa ser resolvido, já o B no campo de G ele é 3º grau, que é anda com o 1º grau do campo, servindo como segunda tensão, ou acorde de passagem.

É bom estudar direito os campos, para depois quando chegarem as cadências, sub-dominantes, progressões, blocos de acordes etc não se confundir.

Abraços.

rudriskeyboard
Veterano
# mai/11
· votar


Em nao é a mesma coisa que G, pois ela entra num campo harmonico de notas com tensões menores, um exemplo simples, no campo de EM o B funciona como 5 grau[b][/b]
com certeza estou totalmente por dentro disso mas minha intencao com esse exercicio e fixação dos acordes de cada campo .entende?

rudriskeyboard
Veterano
# mai/11
· votar


é um metodo de fixação !
qual o melhor metodo ou adaptação entao vcs acham que devo fazer

É bom estudar direito os campos, para depois quando chegarem as cadências, sub-dominantes, progressões, blocos de acordes etc não se confundir.[b][/b]

para seguir isso que vc disse

rudriskeyboard
Veterano
# mai/11
· votar


Escrevo a sequencia do tom relativo menor sabendo qual e sua quinta sexta setima estou estudando campo maior e menos junto .fixando bem o quinto grau da relativa e do maior tb.

Edson Caetano
Veterano
# mai/11
· votar


rudriskeyboard
Então, você está criando um sistema de FIXAÇÃO, ou seja, esta querendo DECORAR, as sequencias e seus acordes, de maneira prática e divertida

Mas, é muito mais simples entender o funcionamento do campo harmonico que se quer, que vai servir igualzinho para os demais

É sempre a mesma coisa, só mudam nomes e notas, por isso sempre recomendo entender o que se esta fazendo, vou dar um exemplo bem banal sobre isso:

Triade Maior = Tonica , Terça Maior, Quinta Justa
Acorde de C Maior = Dó, Mi, Sol
Funciona assim para todas as Tríades maior, não precisei FIXAR nada, apenas sei montar um, o resto vem fácil

Mas e aí e se passarmos para Menor
Simples C Menor = Tonica, Terça menor, Quinta Justa = Dó, Mib, Sol
Ou seja em um dia de estudo um cara dedicado entende o funcionamento de todas as triades maiores e menores sem precisar fixar nada

Apenas é claro as duas formulazinhas

Mas, estamos um pouco mais evoluidos do que isso, estamos tratando de camplo harmonico, Maior

Ué basta trata-lo igualmente ao exemplo acima, basta saber quais os graus que rapidamente vai saber quais acordes vai encaixar

É díficil no começo, mas é desta forma que deveria encarar tal assunto, porque senão corre o sério risco de ficar expert em apenas uma ou duas tonalidades, que provavelmente serão as mais usadas na banda, e ou pior, ficar preguiçoso e usar o transpose do teclado e aí sim ficar em apenas um Tom

Como está formando o Campo Maior e o Menor Natural, escreve aí
Maior I..., II..., III..., IV..., V..., VI..., VII...
Menor I..., II..., III..., IV..., V..., VI..., VII...

Até mais

rudriskeyboard
Veterano
# mai/11
· votar


Maior IMaior, II Menor, II Menor, IV Maior, V Maior VIMenor VII Dim

sem as setimas por enquanto ele so com fund 3 5 .


Menor IMenor , IIDim, IIIMaior, IVMenor, VMenor, VIMaior , VII Maior



sem as setimas por enquanto ele so com fund 3 5


e isso mesmo ne?claro nao e possivel q to errando isso ehhe

rudriskeyboard
Veterano
# mai/11
· votar


Interessante seus toques fazer as coisas entendo...espero uma sugestao sua de exercicio que vise mais o entendimento valeu edson

Edson Caetano
Veterano
# mai/11
· votar


rudriskeyboard
O VII grau do campo Maior é Meio Diminuto (Sabe o porque disso?)
o resto é isso aí que escreveu

Basta você saber exatamente o que escreveu, se os graus são maiores, menores, meio ou diminutos, o resto é só fazer as contas de cabeça se não tiver automatico ainda

Ainda mais que está trabalhando apenas com as tríades, muito mais fácil de se resolver

Percebeu que em qualquer tom que estiver as regras são iguais, basta saber a sequencia

Mas não fique nas triades não, coloque a 7 logo hehe, nunca vi ninguem trabalhando campo harmonico só com triades

O seu exercício teria a finalidade de facilitar a visualização das notas em referido tom, tipo quem é a terça de c, quem é a quinta de E, se o fizer sem querer decorar e sim entender o que está acontecendo, vai evoluir mais rápido e de forma mais coesa

rudriskeyboard
Veterano
# mai/11
· votar


O seu exercício teria a finalidade de facilitar a visualização das notas em referido tom, tipo quem é a terça de c, quem é a quinta de E, se o fizer sem querer decorar e sim entender o que está acontecendo, vai evoluir mais rápido e de forma mais coesa

ta falando qual a nota terça de do e qual o acorde e tals isso eu entendo bem sim .
mas entao me da ideia se posso manter o exercicio e na hora de executa lo devo faze bem lento prestando atenção nos graus era isso que tava fazendo...com setimas ne aaeheh

rudriskeyboard
Veterano
# mai/11
· votar


, basta saber a sequencia
isso vc quiz dizer em regras de progressoes em determinados estilos que segui uma sequenci a ne?

rudriskeyboard
Veterano
# mai/11
· votar


igual meu estilo e rock in roll and blues tu sabes a sequencia logica e comum neste estilo para me falar?

Edson Caetano
Veterano
# mai/11
· votar


Poxa cara, se tu já esta bem firme com os intervalos, e de montar os acordes, ta na hora sem de encarar as 7 só 8 variações de cada um hehe

Faça aí a progressão que bem entender, mas falou tudo, faça isso devagar, entendendo o que está fazendo, rapidinho não vai interessar se o tom é C, ou Am, ou B, qual for você vai saber encarar

Rock e Blues de uma passada em Pentatonicas
é a escala predominante, ou seja vai precisar saber bem essencialmente apenas 5 graus das escalas, se tiver dúvidas quanto a progressão de uma pentatonica dá um berro hehe

E em rock, para fazer uma base bem pesada e sem estorvar a guitarra, em músicas principalmente que nunca viram a cara de um teclado, piano ou orgão, use a abuse dos bordões, que para a gente é tonica e quinta

rudriskeyboard
Veterano
# mai/11
· votar


se tiver dúvidas quanto a progressão de uma pentatonica dá um berro hehe
issoque preciso seria interessante vc me passar progressoes de rock e blues para eu estuda no campo e na escala junto o util a agradavel oq acha?pode ser?

rudriskeyboard
Veterano
# mai/11
· votar


agora por exemplo to montando aqui o campo harmonico maior de Mi maior com as setimas
poderia me passa as progressoes em rock para eu ir acostumando e utilizar as pentas ne

rudriskeyboard
Veterano
# mai/11
· votar


tipo ja fizei a penta de Mi aqui ate tava brincando nela bem bonitinha ela hahaha M Fa# G# B C# AGORA so esperando suas dicas de progressoes no meu estilo vai ser ate bom para eu ...familiarizar para tira musica de ouvido e para a banda tb ne edson

Edson Caetano
Veterano
# mai/11
· votar


Pentantonica Maior
são os 1, 2 ,3, 5, 6 graus, excluem-se exatamente o 4 e o 7 grau

dentro do tom escolhido, entre com estas notas, vai conseguir solar perfeitamente

Na Penta menor excluem-se o 2 e 6 graus

Uma coisa muito característica são as blue notes, mas vamos com calma, eu detalho elas melhor mais pra frente, para far tempo de assimilar tudo hehe

Bons estudos

rudriskeyboard
Veterano
# mai/11
· votar


Mas a progressao qual seria as notas da penta ja sei !
to testando aqui em Mi ta saindo bonito Tipo

E 7M F#m A 7M POR AI vai fala qual progressao eu usa de rock na penta...tipo sequencia legal ai

rudriskeyboard
Veterano
# mai/11
· votar


Preciso somente agora da progressao comum no rock para eu solar valeu edson

rudriskeyboard
Veterano
# mai/11
· votar


e tb uma dica para nao fica repetitivo o improviso ai ...

Edson Caetano
Veterano
# mai/11
· votar


Pra Rock
Tenta aí o I, IV, V

Se um dia tiver tempo de parar e analisar as harmonias, de grandes clássicos do rock vai saber que estes 3 graus são base de muiiiiita coisa

rudriskeyboard
Veterano
# mai/11
· votar


e to reparando aqui sim para improviso escala pentatonica e bem tranquila...dicas para improviso nao fica repetitivo tem ai ..umas legias.

rudriskeyboard
Veterano
# mai/11 · Editado por: rudriskeyboard
· votar


tem uma progressao mais estruturadas ai

Edson Caetano
Veterano
# mai/11
· votar


o que seria uma progressao mais estruturada??

Isso vai da sua criatividade, conforme evoluir na harmonia vai ter muito assunto a se discutir, no momento seria motivo para dar mais confusao..

N'ao tente abracar tudo de uma vez so, ainda mais estudando sozinho...

Uma dica, procura um professor novamente, ajuda 1000% o autodidatismo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Estudos particulares de um autodidata!esta certo?