Dúvidas de um iniciante autodidata no piano

    Autor Mensagem
    JoãoVictorSM
    Membro Novato
    # abr/21


    Olá pessoal.

    Sou novo aqui no fórum e este é o meu primeiro tópico aqui. Então já peço desculpas pelo tamanho e pela quantidade de conteúdo.

    Estou iniciando meus estudos no piano, porém, de maneira autodidata. Decidi começar assim porque no momento não disponho de recursos financeiros para conseguir aulas com um professor. Sei que isto não é uma boa opção e já vi aqui no fórum vários comentários sobre os problemas de um iniciante começar por conta própria os estudos. Mas, como já disse, não tenho outra escolha no momento. Além disso, não quero seguir alguma carreira profissional com o instrumento. Quero aprender a tocar apenas por hobby. Então, acredito não ter grandes problemas se eu começar desta maneira.

    No entanto, como todos sabem, aprender algo por conta própria é bem difícil e requer cuidado e dedicação. Por causa disso, venho aqui pedir a ajuda de vocês sobre alguns pontos:

    Programa de estudo: Fiz diversas pesquisas sobre livros e métodos utilizados no aprendizado do piano. Com base nessas pesquisas montei o seguinte programa de estudo inicial:

    -Métodos:
    1. Piano course vol. 01 - Leila Fletcher.
    2. Novo método para o piano vol. 01 - A. Schmoll.
    3. Escola preparatória de piano Op. 101 - Ferdinand Beyer.

    -Exercícios:
    1. A dose do dia vol. 01 e 02 - Edna Mae Burnam.
    2. O pequeno pianista Op.189 - Ludwig Köhler.
    3. O primeiro mestre do piano Op. 599 - Carl Czerny.
    4. 20 estudos progressivos do pedal Op.24 - Hannah Smith.

    -Peças:
    1. Mikrokosmos vol. 01 - Béla Bartók.

    -Complementos:
    1. Suzuki piano school vol. 01 - Shinichi Suzuki.
    2. Curso de piano vol. 01 - Mário Mascarenhas.

    O que vocês acham sobre os livros utilizados? Alguns deles não são recomendados para quem está iniciando? Aproveito e peço também dicas de outros livros com peças para tocar.

    Postura: Através das pesquisas aprendi também que a postura correta é um ponto extremamente importante e que se deve ter cuidado para não desenvolver problemas físicos e vícios no futuro. Vi que uma ideia interessante é se filmar enquanto se toca para observar como anda a postura e fazer devidas correções. Vou adotar essa ideia, mas gostaria de saber se vocês conhecem outras maneiras de fazer isto.

    Instrumento: Estou usando para estudar o piano digital CDP S-150 da Casio. Qual a opinião de vocês sobre este instrumento?

    Agradeço imensamente a quem puder ajudar nestas dúvidas que tenho. Espero também que o conteúdo do tópico possa auxiliar de alguma maneira outros iniciantes que desejam aprender por conta própria.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas de um iniciante autodidata no piano