Musicalmente, o que dá pra se produzir com um ipad?

Autor Mensagem
kzartdf
Veterano
# mai/11


Tava olhando algumas imagens com teclado musical no ipad... muitos aplicativos na área de música e tal e me veio essa curiosidade, dá pra produzir musica com o ipad? tipo carregar uns VSTs, gravar, editar e mixar as gravações do instrumento???
to pensando em comprar um. A idéia inicial é só leitura mesmo (cifra, partitura, letra de música...) mas se sevir pra algo mais...

Acredito que o processador é fraco pra isso... tem algum concorrente bom? processador melhor, aplicativos...

Valeu pela ajuda. Já faz muito tempo q não entro no fórum... achei uns tópicos interessantes... dicas, brigas, mentiras... ehehhehe

Minow
Veterano
# mai/11
· votar


kzartdf
O Gorillaz "gravou" um disco inteiro com um iPad.

tipo carregar uns VSTs, gravar, editar e mixar as gravações do instrumento???


Nah...

A idéia inicial é só leitura mesmo (cifra, partitura, letra de música...) mas se sevir pra algo mais...

Acho que isso seria sub utilizar muito o negócio.

kzartdf
Veterano
# mai/11
· votar


Caracas essa do Gorillaz eu não sabia... vou procurar...

Acho que isso seria sub utilizar muito o negócio
Não, nao... a idéia não é usar exclusivamente pra isso... já uso laptop com o teclado (VSTs e midi). O problema é q, quando vou tocar músicas estranhas ou desconhecidas (em casamento, principalmente) só utilizo os sons do teclado - O note só serve pra leitura... um ipad (pelo tamanho e peso) ajudaria imensamente...

makumbator
Moderador
# mai/11
· votar


kzartdf

Pra ler música no ipad, aqui alguns softwares interessantes:


http://www.musicreader.net/

itunes.apple.com/us/app/freehand-musicpad/id398287679?mt=8" target="_blank" rel="nofollow">http://itunes.apple.com/us/app/freehand-musicpad/id398287679?mt=8


O último inclusive é a versão para o ipad do software do que já foi nativo de um aparelho unicamente destinado à leitura musical:

http://www.musicpad.co.uk/

http://www.music123.com/Pro-Audio/Computers-Peripherals/Sheet-Music-Vi ewers/MusicPad-Pro-Plus-Version-4.0-Electronic-Sheet-Music-Display.sit e7prod241190.product

Edson Caetano
Veterano
# mai/11
· votar


Só um adendo, tem fabricante como a Akai, lançando teclados controladores com dock para Ipod, não para passar umas mp3s, e sim para gerenciar tudo, inclusive apps como vsts

Ipad, Ipod, são soluções portateis muito bem vindas no nosso meio, basta que os desenvolvedores, não abandonem a gente e continuem lançando coisas legais, mas isso acho que é uma tendencia que não para mais

Viram estes Irigs, acessórios que dão uma porta p10 para captura direta de som...

Não vão substituir o note completo ou desktop, mas que com certeza vão abrir muitos horizontes novos, isso vai

Se eu tivesse comprado um Ipod, Iphone, Ipad, já estaria lotado de tralha para Musica hehehe

expedifer
Veterano
# mai/11
· votar


Tem muita gente trocando notebook no palco por ipad, galaxi, etc, pra unicamente, junto com o teclado, soltar frases, entradas, iniciação, pads, etc, coisa que nem sempre um tecladoi pode fazer. Tudo isso gravado em Mp3 e muitas vezes atraves do próprio teclado. Mas porque no ipad e não no player de audio do teclado? Porque há muitas e melhores utilidades no ipad que no teclado:

-equalização separada do som do ipad (num galaxi dá ate pra ligar numa placa de som)
-volume separado do teclado
-tela grande que aparece a lista de frases/pads e demaos sons ou em forma de icone
-se pode usar também o equalizador do player
-sincronuização mais facil
-Pode-se fazer intros de um show completo antes da entrada da banda e tecladista no palco, acionada por um operador
-etc, etc

Ismah
Veterano
# mai/11
· votar


olha já faz alguns anos qdo o "programa do gugu" era no sbt ele tinham um quadro chamado "top 10 da internet", e nele eles apresentaram uma guria oriental (japa?) que tava bombando na rede fazendo musicas com seu iPad, não achei vídeos dela mas ficam uns aí:

http://www.youtube.com/watch?v=KpcR0-Byp-o

http://www.google.com.br/search?q=ipad+musica&hl=pt-BR&client=firefox- a&hs=Bom&rls=org.mozilla:pt-BR:official&prmd=ivns&source=univ&tbm=vid& tbo=u&sa=X&ei=9zzPTY7iGZHUgQfHxpy0DA&ved=0CFEQqwQ

com isso eu me pergunto: tecnologias como fruit loop, steinberg cubase e outros, possibilitam leigos produzirem música. em 20 anos ainda restará espaço para nós músicos?

kzartdf
Veterano
# mai/11
· votar


Valeu galera, tão dando uma ajuda massa...

Minow
Olhei o cd do Gorillaz mas não curti muito não... sei lá muito fraquinho... e olha q eu curto Gorillaz! As frases mais interessantes não perecem ter sido feitas com ipad. o próprio site deles abre algumas exceções...

Eu acessei alguns aplicativos citados no site mas eles oferecem pouca informação... não dá pra ter muita certeza no que realmente eles fazem..

makumbator
Excelente leitor musical. Só de não ter mais q ficar virando página de pastas.... hehehehee.... achei legal o aplicativo.

Edson Caetano
Eu andei pesquisando algumas tecnologias do tipo mas o custo ainda é muito alto... pensei no ipad pq, além de poder usá-lo no dia-a-dia, poderia incorporá-lo na música e seria bem vantajoso

Não vão substituir o note completo ou desktop, mas que com certeza vão abrir muitos horizontes novos, isso vai
Concordo plenamente!!!!

expedifer
Boa dica! que aplicativos são esses?
Será q o ipad não fica muito limitado a pads? e pra uma apresentação ao vivo? ainda fico meio na dúvida por conta do processador ser mais simples... já pensou, faço uma super produçao pra apresentar ao vivo e o bicho trava na hora??? ia ser trágico!! rsrs

Ismah
ótima reportagem essa do youtube!!! respondeu muitas das minhas dúvidas! acho q a questão agora é: usar o aplicativo certo, e da maneira certa!!!

com isso eu me pergunto: tecnologias como fruit loop, steinberg cubase e outros, possibilitam leigos produzirem música. em 20 anos ainda restará espaço para nós músicos?
Meu caro acho que músicos de verdade são insubstituíveis!!! a tecnologia ajuda muito, mas nada como o peso real e ao vivo dos instrumentos... nós tecladista por exemplo podemos substituir um banda inteira, mas nada como um guitarrista de verdade, uma baixo de verdade, um batera de verdade, etc...

Ismah
Veterano
# mai/11
· votar


kzartdf

mas meu caro olhe para o seu redor, Dj Rodrigo Campos é um fenomeno, Dj Nando Vox tbm. com certeza nenhum dos dois entenderia se falássemos de fazer progressões pela pentatônica

JJJ
Veterano
# mai/11
· votar


Comprei um iPad (mais pra ler PDF e ter mobilidade wi-fi que qualquer outra coisa) há pouco tempo e vou dizer sinceramente: não acreditava que as possibilidades musicais seriam tão interessantes!

Um software como o GarageBand por menos de cinco dólares(!) é absurdo. Assim a pirataria vai falir!!! hehehe

Claro que o GB não é uma DAW completa tipo ProTools, Sonar, Logic, essas coisas que você coloca num desktop "parrudo" com teclado e bateria midi, interfaces de áudio e etc. Mas nem é pra ser. A proposta é diferente. E você consegue fazer coisas "na mão" de forma muito fácil e, se tiver algum conhecimento musical, com resultados surpreendentes.

Tem muita coisa boa totalmente "de grátis" também. Vários amps e "troços esquisitos" como o Mugician (dá pra tirar a intro de "In The Light" do Zep facinho nele!).

Enfim, me surpreendi muito com o potencial musical do iPad.

rodrigorgs
Veterano
# mai/11
· votar


Se a intenção for usar o iPad para substituir um caderno de cifras ou letras, recomendo os seguintes dois apps:

- Cifra+ / Guitar&Tabs - http://bit.ly/cifra-app
- Letra+ / Lyrics+ - http://bit.ly/letra-app

São aplicativos brasileiros, recém-lançados. Por enquanto são bastante simples (e úteis!), mas há planos de atualizá-los em breve.

Em outro post deste fórum -- http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/260550/ -- há mais detalhes sobre os apps e 10 códigos promocionais para baixá-los de graça -- quem chegar primeiro leva.

petu_ce
Veterano
# mai/11 · Editado por: petu_ce
· votar


Achei interessante este vídeo que achei no youtube:



caioscattini
Veterano
# mai/11
· votar


1. o Cd DO gORILLAZ feito no Ipad? Mentira.
2. até um pote de plástico é mais musical que um ipad
3. não percam a musicalidade no meio das parafernálias eletronicas
4. Lembrem se que os melhores discos foram produzidos em epocas onde nao havia nada disso
5. musica é inspiração e arte
6. tecnologia é só um auxiliar
7. 99% das musicas puramente eletronicas são esquecidas em 3 ou 4 meses

Opinião.

Rick Pac
Veterano
# mai/11 · Editado por: Rick Pac
· votar


caioscattini
7. 99% das musicas puramente eletronicas são esquecidas em 3 ou 4 meses
Caio, tudo é muito relativo. Cada caso é um caso.
Esse caras são um exemplo do que digo .
http://www.youtube.com/watch?v=iukUMRlaBBE&feature=related


nFall
Veterano
# mai/11
· votar


http://musicapps.com.br/

Tudo o que voce precisa saber sobre iPad e produção musical!

Site recomendado!

Voce vai se surpreender!

JJJ
Veterano
# mai/11
· votar


caioscattini

Tudo bem que é a sua opinião e eu respeito, mas achei muito radical.

Não sei se você já fez isso, mas sugiro que você pegue um iPad, baixe uns apps como os que foram falados e depois veja se continua achando que um pote de plástico é mais musical...

kzartdf
Veterano
# mai/11
· votar


Ismah
Verdade!!!

JJJ
garageand... muito interessante... vou procurar mais sobre ele... gostei!

rodrigorgs
Valeu pela dica. Antigamente eu usava pastas com cifras e partituras... aí passei a usá-las no notebook, pq além de poder contar com os recursos midi tbm aproveitava para ler oq precisasse... Pensei no ipad por causa do tamanho... Essa questão de gravação é pq ainda tava inseguro sobre as possibilidades de uso... to vendo q ele pode fazer muito mais do q imaginava...

petu_ce
Não sou muito fã de flautas, mas o cara tem uma agilidade do caramba com os aplicativos!!!! muito bom esse video!!!

nFall
ótimo link!!!
com Jordan Rudess participando da criação de aplicativos então... botei fé!!!

por um tempo eu estive pensando em comprar ums desses controladores menores (25 ou 37 teclas), mas depois dessas dicas e links, não tenho mais dúvidas... vou de ipad mesmo. Tá q devo demorar um bocado pra sacar desses aplicativos, acostumar com o touch, mas já to decidido... viva a tecnologia... kkkkkkk...

Valeu demais!!!!

ThyagoAmaral
Veterano
# mai/11
· votar


caioscattini
Novato, que provavelmente nunca usou um iPhone, iPod ou iPad...

ThyagoAmaral
Veterano
# mai/11
· votar


kzartdf
veinho me add no msn que a gente conversa... uso tanto pra gravar quanto pra trabalho, tenho UCA pra gravacao direto nele, camerca kit, pra usar coreMIDI, e um monte de app, inclusive varios da KORG, e o aclamando GarageBand.

Não vou perder tempo postando por aqui não... noobs d+...

kzartdf
Veterano
# mai/11
· votar


caioscattini
Acho q sua opinião é um tanto radical e até preconceituosa... mas opinião cada um tem a sua... Tbm tenho minhas dúvidas sobre o Cd do Gorillaz (eu o ouvi inteiro e não achei lá essas coisas), mas assistindo alguns videos usando-se o ipad, vi q ele pode fazer muito mais do que umas gravações e pads...

4. Lembrem se que os melhores discos foram produzidos em epocas onde nao havia nada disso

na verdade cada disco é gravado conforme a tecnologia disponível... se antigamente oq se tinha disponível era uma mesa monocanal de fita gravável em k7, hj dispomos de artefatos digitais e com espaço infinito...tudo é questão de tecnologia.

Continuo a defender a existencia de uma banda de verdade, com músicos de verdade... mas acho q quanto mais pudermos acrescentar e modernizar nosso trabalho melhor! (só opinião tbm)

kzartdf
Veterano
# mai/11
· votar


ThyagoAmaral
Valeu pela ajuda brother!!
Li seus comentários no tópico "qual é seu setup?" e já respondeu quase tudo... eheheeheh... Vou providenciar a compra do meu ipad e estarei entrando em contato sim... só uma dúvida: Vc usa o ipad 1 ou o 2? acho q o 2 tá ainda melhor, mas tbm bem mais caro, né?

Abraço!!!!!!!!

M039
Veterano
# mai/11
· votar


Olha, sugiro o canal do YouTube do Jordan Rudess do Dream Theater, ele tem vários vídeos mostrando apps musicais pra iPad!

http://www.youtube.com/user/JCRUDESS

JJJ
Veterano
# mai/11 · Editado por: JJJ
· votar


kzartdf

Sobre iPad1 ou 2:

As diferenças mais significativas no 2, pelo que entendi, são:

1-Processador com mesma velocidade (1GHz), mas dual
2-Câmera na frente e atrás
3-A capinha dobrável
Tem mais alguma coisa???

Bom, pra música, a única coisa que faz diferença aí é o processador. Como o iPad é mais ou menos "monotarefa", não acho que fará taaaaaanta diferença assim. E o preço, aqui no Brasil sil sil, sem dúvida, virá mais salgado. Se bem que estão estudando reduzir impostos para tablets, então só esperando pra ver.

Casper
Veterano
# mai/11
· votar


O cara abaixo fez um album inteiro no Kaossilator, que é
infinitamente mais limitado:

http://www.reverbnation.com/theyellowalbum

Basta ser criativo e colocar a mão na massa.



Edson Caetano
Veterano
# mai/11
· votar


ThiagoAmaral disse
caioscattini
Novato, que provavelmente nunca usou um iPhone, iPod ou iPad...


So para deixar preconceitos de lado, o amigo de forum caioscattini ja esta entre nos a bastante tempo, trata-lo como novato so por um sigla de uma comunidade [e um absurdo, vamos tomar cuidado para nao ofender ninguem

E olha ele nao falou nenhuma bobagem, discordo, mas [e um ponto de vista a ser considerado sim

e dos 7 itens que ele colocoou o unico que nao e verdae [e do pote de maionese hehe este pegou pesado

Minow
Veterano
# mai/11
· votar


caioscattini
7. 99% das musicas puramente eletronicas são esquecidas em 3 ou 4 meses.[/i]

Fala isso pro Stockhausen.

makumbator
Moderador
# mai/11 · Editado por: makumbator
· votar


caioscattini
4. Lembrem se que os melhores discos foram produzidos em epocas onde nao havia nada disso

Levando sua idéia ao extremo, podemos dizer que a época dos discos de vinil também foi uma merda, pois no tempo do Beethoven(por exemplo) não havia essa "frescura" de gravação. Poderia-se dizer que música gravada é uma invencionice sem sentido, e que a execução ao vivo, sem uso de eletricidade é que é arte...

Mas aí podemos levar a um extremo maior ainda, pois Bach poderia dizer que a época do Beethoven era uma merda, pois essa coisa de concerto aberto a um público anônimo pagante é uma modernidade pouco artística. Bom era no período de mecenas e recitais de convidados. Sem contar que temperamento igual é uma bosta modernosa, bom mesmo é o temperamento desigual.

O pessoal da época do Guido d'Arezzo diria que o Barroco é uma droga, pois essa bobagem de polifonia e tonalismo é uma degradação artística, apenas para mostrar as possibilidades dos novos instrumentos porcarias que criaram.

Aí podemos ir mais além, e dizer que essa também era uma época de merda, pois na Grécia antiga é que faziam música de verdade, pois essa história de música instrumental é uma invencionice sem pé nem cabeça, sem contar que o sistema temperado(seja ele igual ou desigual) é uma bosta modernosa. O lance é curtir uma quinta de lobo.

E então os músicos da pré história diriam que na Grécia antiga só havia idiotas modernosos, com suas liras estúpidas e cálculos matemáticos para desvendar as propriedades do som(hereges reformadores!!!). Bom era na época dos batuques, cantos grupais, e no máximo uma flautinha de osso para brincar um pouco...

Enfim, na minha opinião essa ideologia é extremista e sem sentido...

ThyagoAmaral
Veterano
# mai/11
· votar


Edson Caetano
Edson posso ter me ofendido mas aqui rola muito isso... se eu não tenho então não presta! E vc deve saber disso mais do que eu...

Inclusive o lance do ipad... tudo q ele falou ai ele nunca deve nem ter ouvido um na vida... ou pelo menos ter visto pessoalmente...

kzartdf
Cara a principal diferença pra gente do 1 ao 2 seria o dobro de ram, no que vai influenciar na hora de abrir um app, inclusive na appmusical tem um review falando disso! Existe Pianos para o Ipad com compatibidade coreMIDI que eu uso pra ensaiar numa boa com meu controlador... e olhe que eu tenho Macbook pro com UVI GrandPiano e digo que no meio da banda faz a mesma coisa... existe o iMS-20 da KORG premiado app simulado de um analogico latencia zero! Sem falar na possiblidade de varias placas de audio nele pra gravacao por varios softwares como o também premiado GarageBand que não vou falar nada aqui... pq dispensa comentários, e pra quem tá achando que ainda é brinquedo de menino, tem leitore de sound fontes e akai é só botar pra rodar e pronto!

Se puder esperar espere... se for agoniado feito eu compre! Espere uma geraçao e compre o outro depois! :D

JJJ
Veterano
# mai/11
· votar


ThyagoAmaral
Se puder esperar espere... se for agoniado feito eu compre! Espere uma geraçao e compre o outro depois! :D

Eu sou "agoniado"... rsrs! E aproveitei agora que abaixou o preço do iPad1. Quando o 2 estiver num preço razóavel (antes do lançamento do 3...), é só usar a desculpa de dar o velho pro filho (ou pra esposa, namorada, sobrinho, whatever) e comprar o novo.

kzartdf
Veterano
# mai/11
· votar


makumbator
Levou ao extremo mesmo hein... rsrs...
Não sei que instrumento o caioscattini toca, mas se for Teclado, já perdeu toda razão nas palavras ditas... se for um arranjador então nem se fale...


ThyagoAmaral
JJJ
Como o bolso da minha calça ultimamente anda meio furado, acho q consigo esperar. Estou contactando um amigo fora do país, mas ele só vem pra cá no início de julho... se o preço valer a pena esperarei...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Musicalmente, o que dá pra se produzir com um ipad?