Novo Roland BK-7m Backing Module

Autor Mensagem
macba
Veterano
# abr/11


A Roland lançou esse novo módulo que na verdade é um arranjador, e baseado ao que parece no fora de linha G70 Arranger.

Veja aqui

O que você achou dessa proposta?
Quem conheceu o G70 como eram a qualidade dos timbres dele?

Poste aqui suas impressões, opiniões, e novas informações sobre esse novo produto.

macba
Veterano
# abr/11
· votar


Dois vídeos demonstrando um pouco o produto, contribuição do colega petu_ce





viktor 999
Veterano
# abr/11
· votar


acho o visual desses módulos da roland bem bacana.

macba
Veterano
# abr/11 · Editado por: macba
· votar


Achei esses outros dois vides bem interessantes e demonstram o potencial sonoro dele.





petu_ce
Veterano
# abr/11
· votar


Colegas, eu tenho lido em foruns internacionais que o BK-7m é praticamente um G70/E80 sem alguns recursos, como, por exemplo: Harmonic Bar, Vocal Harmonist, modo de guitarra e Sequenciador.

Por outro lado, vejo como pontos positivos: compatibilidade com styles do G70/E80; possui alguns SuperNATURAL Tones; entrada para pendrive para salvar configurações e ler arquivos SMF (Format 0/1), KAR, mp3 e WAV; grava a execução de áudio e midi direto no pendrive (em WAV); suporte a Lyrics (inclusive com saída de vídeo); transpose para áudio e midi; efeitos internos; arranjador completo (4 variações, intro, fill, inversão de baixo, etc); é compacto e leve (1,7Kg).

Resta saber se realmente os timbres do BK-7m são os mesmos do Roland G70/E80 ou, pelo menos, possuem a mesma qualidade. Ainda não tive a oportunidade de testá-lo. Daí valeria os três mil reais que estão pedindo nesse módulo no Brasil (mais caro que um GW8).

expedifer
Veterano
# jun/11 · Editado por: expedifer
· votar


petu_ce

Melhor: Belíssimo módulo arranjador com 2 pianos sampleados do RD700GX. Pra quem já tem um sinth, é uma luva. É mais um módulo do GW8 que do G70, pois o G70 deriva de timbres da linha fantom S e o GW8 do Fantom G e Juno Stage. É mais atual por ter samples Supernatural, agora no Jupiter, linha 2011 (é claro, nem tanto como os 17 fora os EPs desse jupiter, mas alguns do GX). Se eu não estivesse esperando o RD700GXF pra testar (ou o Jupiter), compraria esse módulo que está menos de 3mil.

Richard Uberaba
Veterano
# ago/11
· votar


Olá pessoal! Adquiri este fantástico módulo e estou com uma dúvida: como "gravar" um determinado ritmo em uma das pistas do Sonar, para que eu possa usar a base rítmica gravada para criação de arquivos MIDIS e reproduzi-los, posteriormente, em um sintetizador ( no meu caso, um Fantom G)? Caso não seja possivel no Sonar, há alguma forma de gravar os ritmos como arquivo SMF? (Nota: o BK-7m só "grava" o que nele é executado como arquivo de áudio tipo "wav." e, segundo o manual, só pode ser usado como módulo multitimbral quando em uso com o Sonar, ou seja, só se prestaria a "fornecer " timbres para criação dos MIDIS .

Richard Uberaba
Veterano
# ago/11
· votar


Alguém saberia solucionar esse problema?

do-bandolim
Veterano
# ago/11
· votar


Richard Uberaba,

Parabéns pela aquisição. Eu também estou pensando em adquirir esse módulo, só que tô meio em dúvida pois andei lendo em alguns fóruns internacionais e o pessoal faz muita crítica negativa. Muitos profissionais do ramo que o possuíam acabaram vendendo. Segundo eles o aparelho que vem com a versão 1.05 é pior ainda: o modo piano só funciona usando toda a extensão do teclado, difícil configuração até mesmo com um controlador dedicado, e cheio de bugs. De acordo com o pessoal do fórum esse módulo seria a galinha dos ovos de ouro da Roland, pois a mesma está na mesmice há pelo menos uns 10 anos. Mas, a pressa da empresa em lançar o produto na Namn de 2011 acabou jogando no mercado um produto inacabado e cheio de problemas, e com isso em vez de contra-atacar acabou favorecendo a Korg e Yamaha. É lógico que o produto tem suas virtudes, mas também apresenta problemas. Então quem sou eu para falar bem ou mal desse produto, pois além de não o possuir, não sou nenhum expert em midi, configurações etc. Assim que vc. estiver mais familiarizado com ele faça um review ok? Sucessos!!! abraços.

fernando tecladista
Veterano
# ago/11
· votar


o modo piano só funciona usando toda a extensão do teclado

não entendi, não é pra ser assim?

do-bandolim
Veterano
# ago/11
· votar


fernando tecladista,

E aí, beleza irmão? realmente vc. tem razão, pensei um coisa e escrevi outra Um dos problemas do módulo é que o timbre de piano só funciona quando se usa toda a extensão do teclado, não dá para dividir com outros timbres, como se diz isso mesmo? é split?. Pois é, tinha gente falando que com esse módulo + um fantom, se conseguiria chegar ao nível de um Korg Pa3x ou um Tyros4. Dizem que a Roland iria resolver os problemas de software, mas o pessoal prefere o lançamento de um outro produto mais amigável e sem problemas. Acho que vou ter que esperar um pouco e ver no que vai dar essa bronca toda. Abraços.

Richard Uberaba
Veterano
# ago/11
· votar


Do-bandolim, continuo não entendendo sua dúvida, pois é possivel a utilização dos timbres de piano, quer sejam no modo "split" do módulo, quer sejm como único timbre em toda a extensão do teclado controlador.

do-bandolim
Veterano
# ago/11
· votar


Richard Uberaba,

A dúvida não é minha, apenas estava repassando o que lí nos fóruns. E segundo eles, a atualização 1.05 tem mais problemas que a anterior, dizem que a Roland só conseguiu piorar as coisas. Aliás esse módulo foi desenvolvido mais para atender músicos instrumentistas (solo), como acordionistas, saxofonistas etc, mas o pessoal não está gostando muito não, devido o mesmo não possuir um sistema amigável, não possuir botões dedicados, muita coisa só é possível através do acesso de várias telas, etc. Mas ninguém melhor que você para verificar se esses problemas realmente existem ( configuração difícil, sistema amigável , bugs etc), já que possui o módulo. Eu penso em adquirir um tbem, pois pelas demos, gostei muito dos timbres e ritmos, mas se tiver tanto problema assim fica meio difícil, e conforme o pessoal fala no fórum é um produto para quem já tem um certo conhecimento com midi e está familiarizado com módulos. Isso prá mim é um tiro no pé, pois não entendo nada disso, meu negócio e mais "plug and play". Espero que você "sugue" o máximo que puder desse "monstrinho" e faça-nos um review dos pŕos e contras, assim poderei decidir melhor pela compra do produto.

Richard Uberaba
Veterano
# ago/11
· votar


Vou "fuçar " até no módulo amahã! Em breve postarei minhas impressões finais sobre ele.... e ...se eu conseguir solucionar o problema de como gravar os ritmos em uma das pistas do SONAR, EM FORMATO MIDI, postarei também como seria o efeito final de um "fantom g" reproduzindo arranjos criados no módulo. Abraço gente!!!! E se alguem puder esclarecer minha dúvida, agradeço !!!!!!

portinho
Veterano
# set/11
· votar


Eu tenho um BK-7m e posso afirmar que é uma maquina maravilhosa. Timbres muito legais. É evidente que é diferente de um teclado onde vc aperta teclas e já sai tocando. Vc deve prepara-lo pra vc trabalhar com ele. Deixa-lo programadinho do jeito que vc quiser e aí é só alegria. Ele não cria ritmos, mas isso não é tão importante assim. Vc pega os ritmos que vc gosta e arruma cada um do seu gosto, modificando timbres, volumes de cada trilha, reverb, chorus, DSP, pan, enfim o que vc quiser fazer. E depois de tudo prontinho com os timbres também da mão esquerda e direita vc salva sua performance no pendrive. Pra quem gosta de playback, mp3 e wave, ele é perfeito. Vc transpõem o tom da música para o seu tom e salva. Os ritmos e timbres soam agradáveis, encorpados no PA. Parece uma banda, é muito bom. Único problema constatado: alguns ritmos do pendrive (tive problema com 3 deles) travaram e eu tive de desligar a maquina e começar tudo de novo. Então aqueles ritmos que deram problemas vc não adiciona ao pendrive ou salve-os em um novo arquivo pois eles podem te deixar na mão na hora de uma apresentação.
Tenho teclados e módulos de várias marcas e me dou bem com todos eles, então posso falar sem dar a impressão de que sou usuário só de produtos Roland. É a maquina. E suas configurações midis são primárias, muito fáceis de ligar e de configurar com qualquer equipamento midi. Se em algum site lá de fora estão falando que o produto é brocado, são usuários sem experiências, pode crer.

do-bandolim
Veterano
# set/11
· votar


Portinho,

Muito importante sua opinião. Vindo de quem conhece e já tem experiência com módulos é uma mão-na-roda, pois nos deixa mais tranquilo em relação a compra do mesmo. Seu parecer veio em boa hora, valeu mesmo.

macba
Veterano
# set/11
· votar


portinho
Queria saber se o piano supernatural que vem nesse módulo realmente tem um timbre muito bom.

paulo_henry
Veterano
# out/11
· votar


portinho
Eu também gostaria de saber?

Rogertronics
Veterano
# jul/12
· votar


O meu chegou esta semana. Gravei uns exemplos pra galera. Módulo Fantástico. Bela dupla com o Fantom G.
http://www.youtube.com/watch?v=djYUKtakwd8
http://www.youtube.com/watch?v=pnEjdWUPizQ

PrMarioAlegria
Veterano
# jul/12
· votar


Bom dia.
Rogertronics, por favor faça um video com os ritmos latinos e brasileiros (especialmente os nordestinos).

Penso em adquirir um módulo deste,
mas tenho receio de repetir a experiência que tive com uma máquina de ritmo boss dr-3.
A "menina" não me acompanhava.
Eu é que tinha que programá-la e acompanhá-la.
Inviável para performance ao vivo.

Mauro Candido
Veterano
# jul/12
· votar


Rogertronics
Se vc for atender a pedidos faz um vídeo com os estilos dos 3 primeiros bancos, 8 e 16 beat, live band e rock.
Valeu.

Adler3x3
Veterano
# jul/12
· votar


Rogertronics
Arriba!
Muito legal as demos.
Faz um demo de música ambiente e new age.

Maestron
Veterano
# jul/12
· votar


Sim, new age (2)

Rogertronics
Veterano
# jul/12
· votar


Mauro Candido
Assista essas demos
http://www.youtube.com/watch?v=FSaSZa7Myno&feature=plcp
http://www.youtube.com/watch?v=kdejuW5yRfc&feature=plcp
http://www.youtube.com/watch?v=xAOlqrBiW5I&feature=plcp
http://www.youtube.com/watch?v=GP7QLF5gO7g&feature=plcp
http://www.youtube.com/watch?v=ZBNfyWjf1VU

Tenho outro relato a fazer: Tenho um Fantom G6 que "TÁ APANHANDO DO BK-7m" na questão de timbres. Outra coisa, é que o BK tem além do compressor Multi-Banda do Fantom, tem um EQ geral para os styles (tem uns presets e um USER) e outro EQ para as partes (UP1,UP2, LWR e MBass), afinação individual de peças de bateria (o meu PSR-S710 só responde por comandos NRPN, o BK faz a regulagem no próprio Painel), 3 MFX pra styles/songs e 1 MFX pra parte UP1, toca MP3, Wav, arquivos Karaoke .kar (a letra na saida de video) e o mais legal:
RODA STYLES DIRETO DA PENDRIVE! Diferente do GW8 que só carregava 100 de cada vez.

Tava na hora da Roland aposentar esse chip da série Fantom e colocar algo parecido com o do Jupiter-80, penso nisso porque o BK
TEM 2 TIMBRES SUPERNATURAL!!!!
Um sax e um trombone.
Vlw

Rogertronics
Veterano
# jul/12
· votar


OBS. no último video listado, apenas sons do BK-7m. O Fantom G é o controlador dele, usando os sliders pra controle do volume das partes, e o PADS 1,2,3 e 4 comandam as variations 1~4 transmitindo CC# no canal 10.

Mauro Candido
Veterano
# jul/12
· votar


Rogertronics
Valeu, realmente é um G70. Faz uns 4 anos que eu vendi o meu e estava com saudades de alguns ritmos, e vi que praticamente todos estão presentes, inclusive achei que a timbragem de violão deu uma melhorada. Tô achando que vou comprar um, só não sei será o BK7 ou 5, já que o preço está o mesmo. Tenho um Fantom G6 que "TÁ APANHANDO DO BK-7m" na questão de timbres. - Ouvi isso também de um especialista da Roland no Fórum do orkut.

bandarara
Membro Novato
# abr/14
· votar


Os amigos ai que possuem um bk7m,poderiam me dizer se os timbres do bk7m(principalmente os timbres de piano acústico tem "PESO",expressivo quando ligados em PAs?Estou numa dúvida cruel,pois quero comprar esse módulo,mas tenho receio de comprar e os pianos(timbres que mais uso)sejam tipo xoxos,sem peso,sem graça...Tenho um px5s Casio com teclas maravilhosas,timbres também muito bons,tenho também um s70xs Yamaha bem legal,ambos falam muito bem no PA,pórem tive um fp4 da roland...cara,dava raiva quando ligava ele no PA,que timbre horrível,nem parecia piano.Minha dúvida é se eu teria, além de ritimos e outras funções no bk7m,timbres de QUALIDADE(piano acustico principalmente)Alguem tem essa resposta?agradeço.

André Luiz Keys
Veterano
# abr/14
· votar


Te respondi no tópico ROLAND CONNECT

franklinjcr
Veterano
# jul/14
· votar


André Luiz Keys

Olá André, Gostaria de saber se é mesmo possível usar guitarra ou violão com conexão midi para controlar o Bk7m. É necessário alguma interface? Ouvi, em algum lugar, que seria necessário uma interface como o Roland Gi-20 (não disponível no Brasil). Não vi vídeos do Bk7m em ação sendo controlado por guitarra midi ou violão midi.

J.j.j
Membro Novato
# ago/14
· votar


Olá amigos, é sim possível controlar o BK7m com uma guitarra via midi ou com violão midi "godin". Com a guitarra vc precisa ter um GK3, que é um captador, e uma GR 55, ou GR 30 da roland ou um AXON ax 50 por exemplo.
Eu uso uma GR 55 + GK3 + BK7m. O resultado é bem legal. Não uso profissionalmente. A configuração é simples. Se alguém tiver dúvidas, eu posso passar essa configuração.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novo Roland BK-7m Backing Module