Dúvida sobre teclado para o estilo JRock!

Autor Mensagem
Kiyoi
Veterano
# abr/11


Hai... o-genki desu ka?

Bom pessoal sou Kiyoi, e gostaria muito da ajuda de todos aqui.
Meu problema é o seguinte:
- Entrei recentemente para uma banda de Rock, mais precisamente, JRock (Rock Japonês). E como serei o tecladista da banda, gostaria de uma ajuda para poder escolher meu teclado.
Lembro que, não tenho muito dinheiro para gastar neste momento, tendo somente R$2.700 para gastar com equipamentos - não sei se essa quantia é suficiente para cumprir com a função!
Tenho conhecimento em teclado já tem sete anos, estudando dois desse numa escola!
Porém, nunca fui muito adepto de conhecer mais a fundo e parei de tocar. Mas como estou voltando, gostaria da ajuda de quem puder, para escolher meu novo instrumento!

Pensei em comprar um teclado controlador da M-Audio (o Axiom 61 MKII G2) + o Fast Track Pro + o notebook (o que fecharia nos R$2.700). Ou então, comprar algum telcado arranjador da Yamaha - mas pelo que li nos tópicos do Fórum, parece-me que muitos não gostam desse tipo de teclado.
Então, qual escolha devo fazer? Ou qual teclado seria mais indicado para esse estilo musical?
As grandes bandas japonesas, utilizam muito os Rolands - principlalmente o G7 (se não me engano!). Teria algum aproximado, nesta faixa de preço?

Agradeço muito a quem me ajudar, pois o pessoal da banda está ficando impaciente com minha demora em comprar o teclado.
Espero a colaboração de quem entende.
Desde já grato.

Jya ne.

Kiyoi


Nota: Algumas bandas que faremos covers - por enquanto - the GazettE, alice nine., Phantasmagoria, Versailles, Matenrou Opera e outras.

kazu keyboard
Veterano
# abr/11
· votar


q tipo de sons usa presisamente esse jrock...? com essa grana da pra comprar um teclado muito bom, mas usado, como o xp30, alesis qs6.2, e os entry level da vida

Kiyoi
Veterano
# abr/11
· votar


Hai Kazu-san!

Utiliza-se muito piano, metais e cordas... sei que muitos teclados tem este timbres e etc, mas gostaria de saber qual eu realmente deveria comprar, mesmo que usado, mas tenho preferência maior por um novo!

Essa é a Matenrou Opera - http://www.youtube.com/watch?v=ingTpNNHroE

Com base nesta música, poderia comprar o referido controlador ou seria melhor o teclado mesmo?
Minha banda utilizará os timbres de piano (principalmente) e metais.

kazu keyboard
Veterano
# abr/11
· votar


roland xp30 na cabeça...sem medo de errar, teclados novos voce só vai conseguir entry level, e eles tem timbres bonitos mas sao fracos e nao tem presença, agora a serie xp da roland sai rasgando em qualquer som (menos o xp10), pois ela os xp's tem otimos pianos, otimos organs, otimos metais, otimos strings. e apesar de ser um teclado ultrapassado os seus sons sao referencia até hoje, como o nice piano. e o bom é q esta bem nessa faixa de preço q vc esta procurando. abraços

Buhbor
Veterano
# abr/11 · Editado por: Buhbor
· votar


Kiyoi

Bem legal essa banda ai viu...

Rapaz... nesse estilo ai um teclado que eu ja vi sendo usado e dando conta do papel é o Korg X50. Os pianos dele não são tão bons mas pra esse estilo vc não precisa de um Pianão.

A banda que eu vi usando foi Dragonforce. Ele usava junto com um Triton Extreme.

E tem outra banda que usa o Korg X5D (anterior do X50) que é a Children of Bodom. Esse usava o X5D sozinho.

Ambos ótimos tecladistas que usam essa linha de teclado.

Kiyoi
Veterano
# abr/11
· votar


Hai Kazu-san!

Está certo, obrigado pela dica, irei atrás de um XP30 e quem sabe com sorte encontrá-lo! Pois pelo que percebi sobre ele, ele tem tudo que necessito para tocar/compor.

Hai Buhbor-san!

Dragonforce é bom demais, mas nunca notei nos teclados (as marcas!) mas realmente os sons criados por eles são bons sim. Só que ao ouvir o XP30 no YouTube, notei que seus sons são mais próximos do piano que o X50, mas mesmo assim, fico grato pela ajuda.

Outra pergunta: qual seria o teclado utilizado Tuomas Holopainen, do Nightwish, usa para tocar The Phantom of the Opera? Acho muito bom seu som, é muito profundo! ^^ Alguém saberia me dizer?

Rick Santos
Veterano
# abr/11
· votar


Kiyoi

Acho que ele usa um Korg N364/N264, não sei te dizer com precisão.



Abraços

Rick Santos

Mr Madruga
Veterano
# abr/11
· votar


Kiyoi
Encontrei no Wikipédia que ele já teve os seguintes teclados:
.Korg OASYS
.Korg N364
.Korg Triton
.Korg KARMA
.Korg Trinity
.Korg TR

Mr Madruga
Veterano
# abr/11
· votar


Se for ir de Korg, prefiro o PS60.
Mas caso não ligue muito para peso do timbre, o Juno-Di é uma ótima escolha, é só ligar ligar ele em P.A. de qualidade e saber equaliza-la.

Buhbor
Veterano
# abr/11
· votar


So pra conferir.

Em 1:37 da pra ver o teclado. Ta bem customizado mas se não me engano é o X5D.



E aqui o cara do Dragonforce usando o X50 (e o Teremim no início da música...rs):




O XP30 realmente tem pianos melhores.

Kiyoi
Veterano
# abr/11
· votar


Hai Rick Santos-san!

Que bom que neste Fórum encontramos pessoas conhecem, como você! Obrigado pela informação epor querer ajudar.

Hai Mr Madruga-san!

Obrigado pela ajuda, até havia ido a Wikipédia pesquisar, mas como não conheço equipamentos (teclados!) pedi ajuda.
Ouvirei o timbre do PS60 que você informou, pois este ainda eu não conheço. Mas obrigado mesmo assim!

Hai Buhbor-san!

Obrigado pelos vídeos. Gostei do Dragonforce... mas penso no XP30 mesmo.

Felipe Vianna
Veterano
# abr/11
· votar


Com certeza XP-30 na cabeça... Os timbres dessa linha XP mais "nova" (80/60/30) já são ótimos (e digo porque tenho um XP-80 até hoje e não troco por nenhum teclado mais novo na faixa de preço que consigo nele), e o XP-30 ainda vem com as placas de expansão embutidas (Session, a Orchestral e a Techno Colection). Com a Session, você vai ter pianos/EP/metais matadores e com a Orchestral, strings fenomenais, foram toda uma multidão de timbres.
Ouça com a atenção, na Session, os pianos e EP (01 ao 07), metais (em especial o 34) e um synth (122 - esse é muito louco, ainda mais com os efeitos de pitch e modulation).
Não vai se arrepender, eu iria nele de olhos fechados.

Kiyoi
Veterano
# abr/11
· votar


Hai Felipe Vianna-san!

O XP-80 seria melhor que o XP-30!?

Felipe Vianna
Veterano
# abr/11
· votar


Depende.

O XP-80 tem mais recursos e mais teclas que o XP-30. Enquanto o XP-80 tem 76 teclas, o XP-30 tem 61, ambas sensitivas e com aftertouch. O XP-80 tem um visor melhor, sequenciador, etc.

Os timbres são basicamente os mesmos, efeitos e arpejador idem.

Entretanto, o XP-30 já vem com 3 placas de expansão de fábrica. No XP-80 (que já é mais caro por natureza), você teria de comprá-las à parte.

Se você não precisa das 76 teclas e nem usa sequenciador, aconselho o XP-30.

Kiyoi
Veterano
# abr/11
· votar


Uhum... entendi!

Você ou alguém aqui conhece o Roland Prelude? Acha(m) ele bom (para tocar ao vivo - também!)?
O XP30 está complicado comprar, então tenho de ir atrás de outro(s). E até no MercadoLivre está difícil comprar! Meu tempo se esvai, e o pessoal da banda já me cobra novamente! Por isso preciso de um teclado urgente... pensei no GW8I, no Prelude, e até no PSR710/910, num sei!
Gente não sabia que entrar numa banda era algo tão complicado e exaustivo! ^^

Gus79
Veterano
# abr/11
· votar


Se o problema de entrar em banda fosse só decidir que teclado comprar, era moleza...

Mas quer saber?

Por 2.700, novo, para usar só timbres básicos, como pianos, metais e cordas, numa banda iniciante, vai de Juno Di ou de Yamaha MM6 que não tem erro. Não sou fã desses teclados, mas para você acho que são os melhores.

Você citou aí uns teclados arranjadores. Até pode usar em banda, mas não são específicos para isso. Vai pagar por coisa que não vai usar, e ainda corre o risco de, no meio do rock, soltar um som de arara ou um ritmo de arrocha.

Vai nesses que eu disse que não tem erro.

Kiyoi
Veterano
# abr/11
· votar


Hai Gus79-san!

Arigatou!

Hum... na verdade apenas eu sou o "iniciante" da banda! Pensei em gastar esse dinheiro, porque sei que não terei muito tempo ou dinheiro para trocá-lo lá na frente, pelos próximos 18/24 meses no mínimo!

Daí preciso de um teclado bom, mas bom mesmo, seja ele qual for. Não irei vendê-lo lá na frente, como muitos fazem, então será meu para sempre.

Neste caso então, pelo que entendi, os melhores são os workstations e os sintetizadores. Os arranjadores eu não estava tão interessado assim, à não ser para criar algo muito novo (no rock) mas estragaria tudo!

O teclado que eu queria (quero na verdade!) comprar é o G7 da Roland, mas está caro demais para mim no momento.
No entanto, encontrei um Fantom XA por R$2.800 vale à pena!? E um X50 por R$2.500, também vale à pena?

tiko_y
Veterano
# abr/11
· votar


Kiyoi

Olá!
Blza?

Acho um Famtom Xa por esse preço uma oportunidade legal! Agora em relação ao X50, vc encontra por esse preço o novo lançamento da KORG no nível do X50, q é o PS60. Se aumentar alguns reais aos 2800,00 ainda rola um Triton Le ou até um TR61.

Boa sorte!

PS.: sem querer puxar sardinha . . . mas depois q vc comprar seu teclado principal, vc poderia comprar um complementar, tipo um vintage como o Roland D-50. Acho q esse seria perfeito tbm, devido aos seus Pads, Leads, Synths em gerais (como synth brass e synth strings), SFX, sons com "bells"' tipo Fantasia, etc ...


vlw!

CheshireCat
Veterano
# abr/11
· votar


Kiyoi
Sou pianista e não entendo nada de teclados. Passei aqui só pra dar um alô porque você é j-rocker. Seja bem-vindo e boa sorte com a banda =]

janick
Veterano
# abr/11 · Editado por: janick
· votar


não entendo nada de teclados. Passei aqui só pra dar um alô porque você é j-rocker. Seja bem-vindo e boa sorte com a banda =]

:)
Mentira, eu até entendo, mas eu vim só falar isso!
Eu com uns 4500 investiria num Roland Juno Stage, que é um sintetizador que tem de tudo e mais um pouco com EXTREMA qualidade.

Ken Himura
Veterano
# abr/11
· votar


Kiyoi
Opa, mais um do mundo J no fórum hehehe. Bom, eu toquei j-rock por anos. Já toquei com controladores ligados em módulo, em teclado infantil (2 casios bobinhos juntos), controlador em synth, controlador num psr-2100... já deu pra perceber que eu gosto de 2 teclados, no mínimo né?

Bom, o lance é você pesquisar o máximo que der e não ceder assim tão fácil às pressões dos colegas de banda, afinal o $$ não vem do bolso deles, certo? Como o cenário J é mega caído (digo em relação aos lugares pra tocar), dá pra se virar um tempo tirando leite de pedra desses teclados mais básicos que algum amigo sempre tem. Não é nem de perto o ideal fazer um show com um Casio CTK 80 ou similares, mas em caso de necessidade EXTREMA, dá pra fazer uma graça principalmente se rolar uns pedais de efeito (ou pedaleira).

Digo pra você improvisar o equip por enquanto porque, como você mesmo disse, não pode errar a compra e tem que tomar a decisão mais acertada, então o tiro tem que ser certeiro.

O J-Rock costuma ser ingrato pra tecladistas - as bandas são muito 8 ou 80, ou nada/quase nada de teclado ou teclado pra cacete, várias linhas ao mesmo tempo - então você tem que estar preparado para uma futura mudança de set list que por ventura possa ocorrer. Enquanto o lance da banda não cair pro Janne Da Arc* e similares, você vai precisar se focar em tais timbres: Piano, Cravo, Cordas e às vezes uns Pads e uns Metais. Vira e mexe cai um lead também, eu usei muito o sawtooth com uns efeitos e tal. De resto, o que tiver de bom, é lucro. Órgão, se não tocarem nada do Malice ou do MDM, raramente vai precisar.

Minha sugestão é pesquisar muito. Ir em lojas e experimentar todos os teclados que eles tenham à mostra, pra ir se familiarizando com os bancos de cada marca, de cada série de modelos. Pesquisar muito no MercadoLivre os preços também (aliás, se liga porque tem um Yamaha Motif Es Rack vendendo lá por 2.250,00).

Olha, eu consideraria a opção do controlador + laptop também, apesar do computador sempre ter o risco de dar pau na hora H, né. Mas é aquele lance, pra minimizar as chances de dar merda com esse laptop, você tem que colocar ele exclusivo pra música. Isso significa não conectar na internet nem instalar nenhum programa que não tenha "finalidade musical". Ou um bom módulo no lugar do laptop também serve.

Enfim, as possibilidades não são tão enormes, mas não são pequenas também!

Ken Himura
Veterano
# abr/11
· votar


Esqueci de falar isto:

*Janne Da Arc é tipo um Dream Theater japonês, vai usar muito tudo que um teclado pode oferecer. Na época que minha banda arriscava uns Janne, o tecladista deles era endorser da Yamaha, tocava com uns 3 ou 4 Motif XS8 no palco, na época que o Motif XS era top de linha. E o cara explorava muito do bicho, era um inferno tocar Janne por causa disso.

Kiyoi
Veterano
# abr/11
· votar


Hai tiko_v-san!

Sim, realmente irei necessitar de um teclado complementar... mas por enquanto terei de buscar o principal mesmo.

Hai CheshireCat-san!

Arigatou!

Hai janick-san!

Haha... se eu tivesse R$4.500 compraria um Juno Stage com certeza.

Hai Ken Himura!

Muito boa todas suas explicações. E, percebi que você realmente gosta de dois teclados... no futuro espero utilizar dois também! Mas...

Bom, tudo o que você disse é verdade, principalmente, no fator tecladista vs. banda JRock. No set list, por ser um dos compositores o teclado aparecerá em todas as músicas, em especial, na composição do primeiro single da banda. Nas outras, eu mesmo irei reduzir sua presença, mas ainda "impondo" sua presença com seus timbres!

Teremos em nosso set list de covers o Malice Mizer e Moi dix Mois, também.

O único problema é que trabalho em dois lugares, saio de um e vou para o outro! Então ir em lojas será algo meio complicado, tanto que confio no conselhos de todos aqui para escolher o meu teclado principal!

Eu considerei o controlador + notebook, por causa dos sons que eu poderia usar e criar! Mas como nunca usei um controlador, penso em desistir desta opção! (se você pudesse me explicar sobre ele!) O notebook será dedicado.

Ken Himura
Veterano
# mai/11
· votar


Kiyoi
Não é tão difícil não, o software vai fazer tudo. Busca alguns materiais sobre o Reason e o Sonar pra ter uma idéia. O teclado só vai disparar e controlar o que você tiver montado nos softwares.

O lance é ter uma boa memória pra processar tudo sem slowdown né.

Kiyoi
Veterano
# mai/11
· votar


Hai Ken Himura-san!

Obrigado pela dica, talvez eu possa agora rever a idéia de ter um controlador no lugar do teclado no início.

Ah... pensei num Core 2 Duo ou Quad para segurar tudo. Seria uma boa configuração (um M-Audio Axiom 61 MKII G2 + a fast track pro + o Core 2 Duo/Quad)? Me recomendaram um Korg X50 no lugar de tudo isso, mas li nos tópicos que ele "mia" nos palcos... mas para um começo (poucas apresentações e muitos ensaios) ele daria conta? Já o utilizou?

Obrigado pela ajuda, sua e de todos os outros aqui! Têm sido muito úteis para mim.

Gus79
Veterano
# mai/11
· votar


para um começo (poucas apresentações e muitos ensaios) ele daria conta?

Definitivamente sim. Eu não teria medo algum de levá-lo inclusive para apresentações sérias.

Kiyoi
Veterano
# mai/11
· votar


Hai Gus79-san!

Muito bom então... irei encomendá-lo amanhã então!
Porque quero criar e usar (abusar também!) de todas suas funções, agora se ele aguentar apresentações sérias também.. melhor ainda!
É isso que eu quero mesmo.

Amanhã mesmo irei encomendá-lo.
Arigatou Gus79-san.

Kiyoi
Veterano
# mai/11
· votar


Ah... Gus79... você já teve ou tocou em um ao vivo!?

Gus79
Veterano
# mai/11
· votar


Já toquei em loja.

E já vi sendo usado ao vivo.

Já vi e ouvi teclados que aparecem e teclados que não aparecem ao vivo.

E o X-50 não é dos que não aparecem.

Obviamente, muito disso de sobressair no mix no PA deve-se ao timbre escolhido, ao estilo do tecladista, à equalização e também ao resto da banda. Em outras palavras: se o timbre for bem escolhido - não colocar um pad quando deve colocar um lead, não colocar um lead quando deve colocar um pad -, se o tecladista tocar bem e souber a frequência certa para o teclado em determinado arranjo - ou seja, não embolar com o baixo, nem com a voz, nem com a guita -, e se a banda tiver essa noção, então fica tranquilo que o X-50 não vai decepcioná-lo, é um bom instrumento.

Kiyoi
Veterano
# mai/11
· votar


Gus79-san... estou impressionado com suas palavras... enfim, sou "novo" neste Mundo... mas precisamente no banda, porque já sabia tocar!
Mas seguindo seus conselhos, sei que o X50 não irá me decepcionar... além do mais, em breve, participaremos de uma "batalha de bandas" e não quero pagar mico... então, acho que seremos (o teclado e eu) uma ótima dupla, até eu comprar o segundo (um piano digital)!

Mas obrigado pelas dicas e pela ajuda.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida sobre teclado para o estilo JRock!