Técnicas para casar uma música a um estilo do teclado

    Autor Mensagem
    Tiotolas
    Veterano
    # jan/11


    Pessoal gostaria de saber se alguém tem algum material ou site que ensine técnicas básicas para entender sobre ritmos como 8beat, 16beat, Guaranha, balada, Xote, Pop Rock, etc

    Como pegar uma música e classificá-la como sendo um desses ritmos?

    Por exemplo "Fio de Cabelo" parece Guaranha, mas descobri isso ouvindo.

    O objetivo é saber identificar dentro de uma gama de ritmos em um arranjador, qual o ritmo que melhor se encaixa a uma música.

    Será que o único jeito mesmo é de ouvido?

    Não existe uma técnica de contagem como na batida da bateria?
    Talvez 8beat seja 8 batidas dentro do compasso ou coisa aparecida?

    expedifer
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: expedifer
    · votar


    Como pegar uma música e classificá-la como sendo um desses ritmos

    Cara, na verdade vc está pedindo pra ter aula de MÚSICA e não algum uso de teclado. Isso só com professor de música seria possível. Procure um, pra tudo isso. Por aqui não encontrará tais aulas, pois se discute sobre teclados e não alguma aprendizagem de notas, músicas e conhecimentos como precisa. Depois de aprendido, volte então e pergunte sobre técnicas/edição no teclado.

    Ví que é a 2ª vez que faz essa mesma pergunta. Cara, nesse tempo sequer comprou uma apostila de aprendizagem pra tocar, não?. Fica difícil assim te ajudar:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/227722/

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Se eu toco rock, náo vou selecionar guaranha para tocar

    Se quer tocar Michael Jackson, náo vai selecionar Samba

    É tudo questáo de bom senso e bom gosto, o estilo musical [e f[acil descobrir

    Náo encane muito com isso e toque com o estilo que te agradar

    E claro um professor vai bem

    Regadas
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Regadas
    · votar


    Tiotolas

    Olha amigo... Pelo que disse o Expedifer, você está no fórum errado. E o pior (pelo menos prá mim): Eu também estou no fórum errado! Nesses tempo de Korg Kronos e outros adjacentes de nível pró master hyper mega power que permitam realizar técnicas de edição, mencionar algo que envolva teclados arranjadores é uma heresia com direito a cruxificação e fogueira prá assegurar uma justa punição!

    Eu não tinha prestado atenção quando entrei nesse fórum. Provavelmente seremos expulsos já que estamos conversando sobre algo diferente de técnicas de edição de teclados. Então, vou aproveitar e deixar o que talvez seja meu último suspiro...

    Provavelmente sei menos do que você. Não sei se eu teria alguma coisa a acrescentar. Vou passar algumas coisas que me ajudam a encontrar um ritmo próximo do adequado.

    Fundamental é ouvir a música procurando separar harmonia e melodia. A partir daí você já poderá descobrir de quantos tempos é composto o ritmo dela. Se tiver com a partitura da música, isso já vem "de brinde". Continue analisando e tente estabelecer a velocidade desse ritmo. No seu teclado, procure ritmos com esse tempo e velocidade. Muitos deles se encaixão bem. A classificação dos ritmos no seu teclado também vai lhe dar pistas para encontrar aquele mais próximo do que você considerar como ideal.

    A forma como a bateria compõe o ritmo lhe dará pistas também. Fundamentalmente a bateria marca os tempos do ritmo através de duas peças principais: Bumbo (batida bem grave) e Caixa (um pouco mais estridente). Procure ritmos com com a combinação destas peças de bateria. Não sei se ficou claro. É difícil explicar sem demonstrar com sons.

    Uma coisa que invariavelmente percebo é que algumas músicas se encaixam melhor (ao meu ouvido) em ritmos diferentes daqueles que, a princípio, seriam os mais adequados. Meu exemplo mais recente é a música The Final Countdown que ando praticando. Apesar de se encaixar bem em alguns ritmos de rock, achei que ela ficou "mais à vontade" num dos ritmos Country existentes no teclado.

    Não sei como você vê isso, mas eu prefiro sempre fugir um pouco da forma como a música originalmente é. Diminuir ou aumentar a velocidade, timbres diferentes e por aí vai. Acabo experimentando uma montanha de combinação de ritmos, velocidades e timbres. Vou procurando aquele que agrada mais a mim, minha tia e minha avó (diiiiiizem que tocar com ritmos só agrada a tias e a avós).

    Para finalizar: Não fique chateado com o comentário do Expedifier. Esse nosso amigo é assim mesmo. Algumas vezes ele funciona como uma espécie de polícia do fórum que sempre levanta a ficha corrida de posts do "meliante forístico". Já o vi fazer isso algumas vezes. Mas acho que não faz isso por mal. Eu o imagino como uma pessoa que sabe tanto, mas tanto que acaba se sentindo entediado quando se depara com dúvidas tão básicas. Sabe um sujeito com aquele "Ar blasé" ? Pois então...

    Mas numa coisa o Expedifier tem razão. A sua dúvida tem muito a ver com teoria musical. É por isso que não consigo lhe ajudar mais do que fiz acima. Também não conheço nada desse assunto...

    Abraço,

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    isso não é nem coisa de músico, muita gente que só escuta música sabe o que é um xote, um forró, um samba
    claro que se você nunca ouviu guarania na vida não sabe o que é guarania, mas a patir do momento que você escuta varias músicas do estilo, você reconhece outras

    é tudo uma questão de ouvir música, ligue o radio, escuta quem toca, digite nomes de ritmos no youtube...
    tem coisa que não se ensina, pra você saber o que é um samba: partido alto, um pagode, samba de breque, guafieira, samba rock.... ou você "vivencia" isso indo no baile todo fim de semana ou vivencia isso ouvindo pela internet, não tem livro pra isso

    quanto a nomes: 8 beat, ballad, piano ballad, soft ballad, soft beat... é tudo nomenclatura de cada teclado pra diferenciar destacando no nome algo que tem no estilo "piano ballad" o piano se destaca, soft ballad entende-se que o estilo não tem nada de agressivo, mas a piano ballad do yamaha é diferente do casio que é diferente da roland...

    O objetivo é saber identificar dentro de uma gama de ritmos em um arranjador, qual o ritmo que melhor se encaixa a uma música.
    conheça seus ritmos do teclado, digite um por um, brinque com eles...

    teve um tópico que praticamente foi a mesma pegunta
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/250422/p0#7251506

    ps. é guarania

    Tiotolas
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    A minha intenção não é ter aula de música, é buscar apenas dicas, assim como a resposta gentil e educada do Regadas.
    O tópico não é adequado? tudo bem, eu não tomei o devido cuidado devido a minha pressa!

    Não é preciso ser mestre em um assunto pra dar dicas, basta ter experiência, tolerância e pelo menos um pouco de humildade.

    Gugu tecladista
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Assim como vc indentificou o ritmo de fio de cabelo é a sua experiência que vai dizer.
    então se aparecer uma dúvida quanto ao ritmo teste todas as possibilidades
    aqui no forum tem espaços para todos e tópicos para isso inclusive um oficial para tecladistas iniciantes com dúvidas básicas
    A galera fica brava é quando se abre post desnessessários então uma dica valiosa e fazer uma busca detalhada antes de vir e abrir um tópico.
    Ah também tem um tópico oficial onde professores dão ótimas dicas talves lá tenha muita coisa para vc aprender é só ter um pouquinho de trabalho e acho q vc poderia ter feito as perguntas dos 2 tópicos lá
    eu pessoalmente nunca precisei abrir um tópico para tirar minhas dúvidas

    Abraços e aproveitem o fórum

    Felipe Felix
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Tiotolas
    Será que o único jeito mesmo é de ouvido?


    Sim. Ouve bastante e aprenda a distinguir. (ponto final)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Técnicas para casar uma música a um estilo do teclado