Autor |
Mensagem |
Almagnum Veterano |
# abr/11
Prezados Colegas Recentemente fabriquei um móvel em mdf (revestido nas duas faces) para guardar meu teclado Yamaha. Trata-se de uma espécie de rack no qual o teclado fica na parte superior, fechado, quando não usado, numa caixa de 112cmX53cmX18,5cm (LXPXA). Gostaria de saber se os vapores liberados pelo mdf (resina, folmaldeídos, etc.) podem de alguma forma ser prejudiciais ao equipamento, "atacando" componentes eletrônicos, plásticos, borrachas, que compõem o intrumento, já que sempre quando abro o móvel exala um forte cheiro? Parte do cheiro deve vir do próprio instrumento, que é novo, mas fiquei com esta dúvida depois que li alguns artigos sobre os perigos dos "vapores/gases" do mdf para a saúde. Comprei a folha de mdf em uma serraria, que já deveria ter a mesma estocada há alguns dias, e ainda demorei uns quinze dias fabricando o móvel, antes de colocar o teclado no seu interior. Ao se cheirar o móvel, não se nota mais quase algum odor, mas quando fecho o intrumento dentro dele e abro no outro dia podemos sentir um cheiro mais acentuado, que como falei, pode até ser do próprio teclado, por ter ficado "abafado". Agradeço pela atenção de quem souber responder esta minha dúvida, pois tenho receio de estar prejudicando meu instrumento!
|
expedifer Veterano |
# abr/11
· votar
Basta pôr no sol por alguns dias, em algumas horas por dia, pra secar bem e nada ocorrerá ao teclado.
obs: muito cuidado com cupins, se houver pois podem atacar o móvel, jogando pó dentro do teclado.
|
Guizynhux Veterano |
# abr/11
· votar
mdf nao da cupim asdhausdhausdhasudh
|
expedifer Veterano |
# abr/11
· votar
É claro que dá. Ate madeira dura como Ipé ou Mogno, jacarandá ou Imbuia dá. MDF é serragem pura (colada/prensada), manteiga pro cupim. Pesquise antes de se manifestar.
|
Guizynhux Veterano |
# abr/11
· votar
cara TRabalhei em loja de moveis e ganhei muitos treinamentos eles afirmam que nao da cupim... So se foi criado um super cupim que come cola
Melhor resposta - Escolhida pelo autor da pergunta Cupim nao come MDF eles se alimentam de madeira e seus devivados como o papel; o MDF tem resina e isso nao atrai o paladar dos cupins.
1 ano atrás http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100129111559AANrXBt
http://www.htforum.com/vb/archive/index.php/t-31429.html
|
Jonathas Lacerda Veterano |
# abr/11
· votar
É um assunto polêmico. Muitos dizem que dá. Outros dizem que não. Na dúvida, fique longe dos cupins, afinal, podem não atacar o móvel do piano que o cara fez, mas pode atacar o restante dos móveis da casa.
|
Almagnum Veterano |
# abr/11
· votar
Prezados Agradeço a colaboração dos colegas, mas estão fugindo um pouco da questão que levantei! Gostaria que lessem minha mensagem inicial, pois o que desejo saber, na realidade, é se a liberação de vapores/gases do MDF, notadamente formaldeídos (formol) provenientes da resina utilizada na fabricação das chapas, podem de alguma forma prejudicar meu teclado. Quanto aos cupins, não tenho medo, pois tenho vários móveis de MDF, há vários anos, e nunca tive este problema com eles!
|