Timbre Sine - Fantom G

    Autor Mensagem
    Bedin
    Veterano
    # abr/11


    Olá Pessoal,

    Gostaria de uma dica de pessoas que já trabalham a mais tempo com o Fantom G.

    Estou tentando utilizar as waves internas, filtros e efeitos do Fantom G, para montar um Timbre Sine mais encorpado do que os disponíveis nos presets, mas não consegui obter êxito.

    Alguém pode me dar uma dica?

    Se puderem me ajudar, eu agradeço.

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Calma cara... encorpado na Roland vai demorar um pouco mais você consegue!

    Fanton G é uma máquina mas vai ter que programar... ¬¬

    Posta um antes e um depois ai pra gente "vê"!

    arilevita
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: arilevita
    · votar


    Adoro o otimismo daqui do FCC.

    Bedin
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Cara, eu havia programa um bem legal no meu antigo Fantom X, mas agora no Fantom G não estou conseguindo.

    Bedin
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    arilevita

    Porque você diz isso?

    sirmcca
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Bedin
    sinceramente acho que da sim pra tirar um som do seu gosto no Fantom G. Só basta fuçar um pouco nas waveforms e achar umas 4 (entre milhares) e combina-las para engordar o som.

    Bedin
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    sirmcca


    Então, eu encontrei algumas sim, e fiz várias combinações... mas acho que o segredo para o timbre ficar bem característico do Sine está nos parâmetros TVF, TVA.

    Por isso abri o tópico para pegar umas dicas destes parâmetros.

    silvG8
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Bedin
    Vamos lá.......... coisas que fortalecem bastante o timbre são o PAN e o Chorus.

    Tudo que eu descrever aqui é usando apenas o Pro Edit. O Patch Edit é bom apenas para mexer em alguns poucos parâmetros (como o TVA e TVF que vocÊ perguntou).

    Se você pretende criar um único patch, você pode colocar a waveform SINE que você preferir e colocar ela em todos os 4 tones (pode colocar a mesma waveform em stereo se preferir).
    Fazendo isso, você já obtém a base do som.

    Depois disso, você vai procurar no seu manual do Fantom-G (isso mesmo, deixa de ser preguiçoso e procure!!) como se faz para mudar o PAN dos tones. Você coloca 2 totalmente à direita e 2 totalmente à esquerda (-63 nos tones 1 e 2, +63 nos tones 3 e 4).

    Depois de fazer isso, você vai perceber que o som está mais forte do que antes, mas não está do jeito que você quer (não foi especificado se isso é um pad, lead, etc.). Vem a parte de começar a usar o TVA. O TVA está relacionado a como o som vai surgir. ADSR: amplitude (tem que ele demora a chegar ao seu volume máximo), decay (tempo que ele demora pra ir do som máximo para o nível do sustain), sustain (volume no qual o som é sustentado), release (tempo de quando você solta a tecla até o som sumir). Aí você pode ir fazendo no olhometro... veja o que te agrada. O gráfico que tem no Patch Edit pode facilitar para você fazer isso.

    Eu não sei se você entende alguma coisa de síntese, mas é basicamente isso que eu falei, o resto você pega testando. Uma coisa que esqueci de falar antes, é que para que as mudanças afetem todos os TONES, você tem que ir no Tone Switch, e deixar todos os tones em vermelho (lado esquerdo). Você pode aplicar o TVA diferentemente para cada um dos tones. São coisas básicas... é pegar o manual e ver.

    Depois de colocar o TVA do jeito que você quer, você vai partir pro TVF. É o filtro. Ai vai depender de que tipo de som você quer. Vai mudando os filtros e vendo o que fica melhor e o que te agrada mais. O interessante seria você selecionar tipos de filtro diferentes em dois grupos (1&2 - 3&4). Enfim, vai depender do que você quer.

    Isso monta o básico. A esse ponto o som tem que ter a característica que você deseja. Depois desse ponto você pode partir pro PFX e EQ (Mastering no G - eu acho, nem estou lendo manual, é pelo que sei ir fazendo esse tutorial! =D ). Isso vai ser testando e colocando,... o Chorus deve ser aplicado (dá uma encorpada legal). Tem muitos efeitos que dão uma modificado muito radical no som, isso vai ficar a seu critério. Acho que é isso, se ficou alguma dúvida vai perguntando.


    Outro macete bom é colocar 2 patches iguais em oitavas diferentes. No LIVE ou STUDIO, coloque 2 patches iguais. Depois vá na parte de selecionar as oitavas (realmente esqueci, olhando é muito mais fácil). Coloca um dos patches uma oitava abaixo ou acima. O resultado tmbém é legal.

    Se quiser alguma coisa mais específica, coloca o som aqui que eu tento ajudar.

    Valeu!





    GALERA FCC... se for pra comentar em um tópico, que seja construtivo, mesmo que não saibam como responder. A pessoa fica na espectativa de obter uma resposta e se depara com um monte de comentário nada a ver! Obrigado.

    silvG8
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Bedin
    Pra te ajudar... http://fantomgbrasil.blogspot.com/2009/12/como-editar-um-patch.html

    Valeu!

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    se encorpar uma "sine" ela deixa de ser "sine"

    Bedin
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Grande silvG8!!!

    Já falei aqui no FCC que gosto de acompanhar suas postagens, porque acho que você é uma das poucas pessoas coerentes quando dá opinião sobre algo.

    Já tive um Fantom X, e conheço um pouco de síntese sim. Antes de você postar aqui eu já havia testado alguns parametros e havia encontrado um som próximo da minha necessidade. Acrescentei algumas dicas suas e ficou melhor ainda.

    Mas agora percebi uma coisa: Quando levo ele para o modo live, percebo que o som fica sem os efeitos. Fui até o modo single e copiei todos os parametros e efeitos e programei no modo Live, mas mesmo assim o som fica tipo "um martelo" junto com o Sine. Porque será que acontece isso, sendo que somente ele está selecionado no modo Live?

    Abraços e muito obrigado pela ajuda. E antes que eu esqueça, parabéns pelo seu Blog, pois acho muito útil.

    Comentários do Pessoal FCC: as vezes algumas pessoas fazem comentários sem necessidade e sem agregar nada ao tópico... por esses somente posso lamentar por perderem tempo postando asneiras.

    silvG8
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: silvG8
    · votar


    Bedin
    Olha, a única coisa que poderia mudar no modo Live seria o Chorus e o Reverb (que são globais no modo Live). Esse martelo provavelmente é por uma mudança nas configurações do Chorus (pelo menos é o que imagino que seja). Se não for me dê um toque.

    A parte de síntese do som não muda em nada. Uma coisa que pode te ajudar a descobrir o que está causando o problema, abrir a parte EFFECTS (tem o roteamento dos patches).

    O blog infelizmente está praticamente morto... eu não tenho tempo p/ atualizar e também não tenho mais o Fantom-G8 comigo (troquei por outro teclado zero Km e estou esperando ele chegar essa semana!). Espero que alguém possa me substituir para ajudar os usuários. Em que puder ajudar eu ajudo.

    Valeu!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Timbre Sine - Fantom G