Drawbars a partir de uma sine wave no roland rs 50

    Autor Mensagem
    tell
    Veterano
    # abr/10


    Afinei no Dó da segunda oitava do meu rs 50 as drawbars 1, 2, 3, 4, 6 e 9 do B4 -- cada uma com sua particularidade de afinação -- e salvei cada uma em pathes diferentes. Isso para que depois eu possa juntá-las e tentar reproduzir o mais próximo possível o som daquele timbre que eu desejar ou que mais gostar do Hammond B4.
    Bem, a questão é sobre polifonia e mistura: até agora consegui juntar apenas duas, mas como faço - se possível - para juntar mais de duas ( sem ser no modo split ) e alcançar o timbre desejado? Em resumo, quero copiar os timbres do B4 independente de ser uma ou todas as drawbars juntas.

    Marcos Martini
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    tell
    não entendi !!!

    timbres do "B4" & roland RS-50?
    Hum acho q ñ rola

    tell
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Marcos Martini
    Cada drawbar tem uma afinação. peguei cada uma e salvei para depois tentar juntá-las. exemplo: suponha que no meu rs 50 não tem o orgão 16" & 1", então vou juntar apenas a drawbar 1 + 9 que dará este timbre. A questão é que possui outros timbres que exigem mais drawbars, exemplo: 888018. Então, só quero saber como fazer para todas elas ficarem uníssonas, ou seja, na hora que tocar um acorde, nele estará essas combinações. Esses numeros das drawbars como no "ex: 888018" indica o volume de cada uma já com seu timbre particular.

    tell
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    A questão da mistura tem haver com polifonia e/ou modo performance nesse sintetizador?

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Esses numeros das drawbars como no "ex: 888018" indica o volume de cada uma já com seu timbre particular.

    a escala de 08 do drawbar você pode fazer pelo volume que vai de 0 a 127 só fazer as contas: 8 que é o maximo é igual a 127, 4 que é metade então fica como 64 e segue...

    mas pelo que acho que é tem problema vai ser polifinia já quem em uma combinação 888018 pra cada tecla vai 5 notas da polifonia o que te deixa com opção de tocar até 12 notas o que parece muito, mas devido a esbarroes ou até mesmo a forma de tocar "sujando" os acordes isso já começa a soar truncado

    o lance pode ser enganar o teclado, ver esses timbres de fabrica: elec organ, rock organ e ter ideia do que ele se parece
    se você notar que o elec organ 1 tem cara de 16,8,4,2.. então usa ele e mais uma senoide no que falta por exmplo a 1
    um teclado meu tem o timbre 16,1 então se quero outro timbre posso usar este e colocar uma senoide em 8 ou 4
    --------------------------

    até agora consegui juntar apenas duas, mas como faço - se possível - para juntar mais de duas (
    teu teclado não conheço se dá pra isso, em korg, xp e jv sei que dá

    R Santiago
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    tell

    O Juno Stage tem uns 20 patches de Hammond criados a partir da simulação de drawbars feitos com a wave sine. Tem uns bem legais. Alguns lembram os D50 Organ.

    Marcos Martini
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    fernando tecladista
    até agora consegui juntar apenas duas, mas como faço - se possível - para juntar mais de duas (
    teu teclado não conheço se dá pra isso, em korg, xp e jv sei que dá


    Tbm acho que pq o RS-50 tem as msm's 64 notas de polifonia do XP e tem até mais memoria (64Mb)


    tell & R Santiago

    O Juno Stage tem uns 20 patches de Hammond criados a partir da simulação de drawbars feitos com a wave sine. Tem uns bem legais. Alguns lembram os D50 Organ.


    o RS-50 tbm tem este "D50 Organ" acho que é melhor dos organs do RS-50.

    tell
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Desculpem minha sincera humildade em reconhecer que aqui me sinto às vezes um peixe que saiu do áquario e entrou no oceano, mas o que é senoide? E pode me explicar melhor esta parte " já que em uma combinação 888018 pra cada tecla vai 5 notas da polifonia o que te deixa com opção de tocar até 12 notas". Espero não transparecer uma pessoa lerda, mas é que não sobra muito tempo pra estudar, então, recorro a vocês que tem know-how.... Valeu!!!

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    mas o que é senoide?

    é o nome em portugues de "sine"

    a senoide é uma onda pura sem harmonicos

    um combinação de harmonicos é o que faz você diferenciar um timbre de flauta de um de violino ou de um voz de uma pessoa...
    dá uma lida sobre "série harmonica" deve ter tópicos perdidos aqui pelo cifraclub falando disso
    e também de sintise "aditiva" mesmo que bem rudimentar o hammond é um exemplo disso onde você vai adicionando os harmonicos (cada um dos drawbar)

    tell
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Como se diz: é vivendo e aprendendo! Muito grato por tudo moçada!!!

    ThiagoMafra
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    fernando tecladista

    Quando li o post antecessor do seu primeiro post, pensei exatamente o q vc escreveu. Confere se eu entendi.
    Eu acharia uma wave ou editaria uma para chegar o mais próximo possível do som original de uma drawbar X e alocaria esse som num dos 16 canais do modo Perfomance. E seguiria assim até alocar 9 canais, salvaria isso em layer e controloria o volume das drawbars pelo perfomance( q talvez possa ser editado para ser usado com os faders do palette[XP-80])mando pro ralo, Chorus e Reverb seto um rotary no EFX e fechado, tenho uma tentativa de hammond no XP-80. ou de pelo menos um jogo de drawbars...Ou ainda (no meu caso falta a grana pra comprar...) poderia rotear essa pista pra saida Direct e jogar um pedal emulador de rotary...

    É isso ? Pq se for eu pergunto: vc já fez isso ou algo parecido ? Deu certo ?

    Tentei fazer isso usando apenas o modo Patch e as afinações das drawbars. Ficaram faltando algumas, é óbvio.

    Outra questão é a profundidade de conhecimento necessária para emular, não o som do hammond mas o som das drawbars, teria q ouvir o som delas uma a uma sem o rotary ?

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    ThiagoMafra
    não conheço muito seu teclado, mas a ideia é essa
    jogar os drawbars mais importantes naqueles 4 faders e os outros pela tela, ou se é pratico tudo pela tela

    É isso ? Pq se for eu pergunto: vc já fez isso ou algo parecido ? Deu certo ?
    fiz no 01/w, até que deu certo
    ficou meio digital, eu teria que trabalhar mais no timbre
    porem esbarrei na polifonia que do meu teclado é 32 / 8 parts do modo combi... fiquei só com 4 notas pra tocar, mesmo assim soando truncado, então acabei deixando a brincadeira de lado

    -------------------------------------------------

    Outra questão é a profundidade de conhecimento necessária para emular,
    mas o som das drawbars,

    o drawbar tem o mesmo timbre só muda oitava e 5ª
    então coloca cada umca com -12, 8, 4, 2 e as com frações que são as quintas

    ThiagoMafra
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: ThiagoMafra
    · votar


    fernando tecladista

    Agora a tarde eu tentei esse lance no XP-80. vou deixar bem explicado pra ficar mais fácil de analisar.

    Fui no gerador de ondas e selecionei a onda "INT-B 046 Sine", desliguei o filtro e pus o envelope de acordo com o gráfico de um orgão. apaguei e deixei "flat" todas as configurações de afinação. Aí salvei o PATCH. Fui no modo performance criei uma pista em layer e igualei os 9 primeiros canais (dos 16 possíveis) selecionando o patch q eu criei com a senoidal. Zerei os volumes e na pista coloquei as afinações de acordo com o mapa de Drawbars:

    http://en.wikipedia.org/wiki/Hammond_organ#Drawbars

    No modo performance o efeito para cada performance é o mesmo para todas os canais. Pus o rotary do XP-80 como insert EFX e voilà. Depois é só usar os volumes de 16 em 16 passos para setar os registros.

    Ficou bom mas, senti um pouco de falta daquele grave do hammond. E também do enchimento do drive. Vou estudar mais isso e depois posto aqui minhas observações.

    Abraços.

    tell
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    pessoal, me explica melhor essa parte de salvar timbres em LAYER.

    ThiagoMafra
    Veterano
    # jun/10
    · votar


    Cara é só vc ir no [commom] da performance e onde estiver single vc escolhe layer.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Drawbars a partir de uma sine wave no roland rs 50