Dúvidas de um tecladista em uma banda

    Autor Mensagem
    semaforo
    Veterano
    # abr/11


    Olá gente, esse é meu primeiro tópico aqui e não encontrei nada relacionado no fórum, mas se já tiver, me desculpem e pode apagar o tópico.

    Bom, eu toco teclado há alguns meses, sempre toquei sozinho, aprendi somente a ler partitura e o resto também aprendi só. Mas aí uns dias pra trás um amigo meu me chamou pra ensaiar com a banda dele.

    Eles falaram uma música mais simples, mas a parte do teclado da música eu só achei em cifra.

    Aí vai minha dúvida:

    Na cifra que vi, só tinha a letra da música com acordes em cima.
    Como eu deveria tocar?
    Simplesmente segura o acorde conforme a letra?
    Toca-se realmente só com uma mão?
    O que a outra faz?
    Em que parte do teclado eu deveria fazer os acordes?

    Sim, eu sei que são dúvidas bemmmm bobas, mas ainda assim, gostaria que me respondessem, obrigado!!

    Lucas Power Metal da Silva
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Ih rapaz... Aí complicou hein! hehe!

    Ouve a música e se guiando pelos acordes, tire o teclado de ouvido...
    Ou improvisa sobre a tonalidade do acorde...

    JEFF_SAN
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Improvisa nada, faz a base tocando os acordes. Vai estar fazendo a função do teclado, enquanto a banda faz o resto. O ideal é tocar com as duas mãos, ambas fazendo o acorde.

    Artref
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Escute a música e veja o que o teclado está fazendo. Aí você pode copiar, ou fazer aquilo e acrescentar algo seu, ou usar como base para se expressar. Tem que ser algo condizente com a música. Você não precisa necessariamente tocar com as duas mãos fazendo o acorde, de repente cada mão faz uma coisa e fica interessante.

    É uma pergunta bastante complexa a sua, com a experiência, o gosto e algumas dicas você vai tendo melhor idéia do que fazer.

    Gaiteiro15
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Os arranjos vai tirando de ouvido, e o acompanhamento... use sua criatividade.

    sirmcca
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    se for fazer acordes o tempo todo
    nao é legal fazer acordes graves...sendo assim acordes na mao direita e na esquerda pode tocar a tônica oitavada...
    o famoso piano "gangorra" hehe
    mas escuta ae e faz o que tiver afim...põe identidade na parada...
    abs!

    RXavier
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    A música popular usual é essa em que o acorde é mantido na região média do teclado (3ª e 4ª oitavas) e feito com a mão direita; e a mão esquerda faz a tônica simples ou oitavada, com a função de "baixo" na região grave (2 primeiras oitavas).
    Agora quanto a execução em si (manter o acorde pressionado, tocar e soltar...) vai depender da música, só ouvindo mesmo. Porém saber o que cada mão faz (se a música é pop) já é um bom início. Vou te dar uma dica pra vc não passar por essas dúvidas de novo: Toque sempre junto com o que vc esta ouvindo. Liga o som e o teclado e toca por cima...ganha-se uma ótima experiência
    Espero ter ajudado mais do que atrapalhado...rsrs

    jrguedes
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    semaforo
    esse eh um problema que acontece quando se aprende a tocar somente com partitura. Eu acho muito bonito alguem que ler partituras bem, mas acho que o músico precisa de mais liberdade.

    Acredite... com esta experiencia vc vai começar a crescer mais e vai se surpreender com o que conseguirá fazer.

    agora vai uma dica adicional segundo meus poucos conhecimentos.

    Na cifra que vi, só tinha a letra da música com acordes em cima.

    algumas partituras vem acompanhado das cifras. Se vc conseguisse alguma dessas poderia acompanhar e entender melhor a utilização das cifras, que por fim acaba sendo uma base simplificada da partitura.

    Como eu deveria tocar?
    Simplesmente segura o acorde conforme a letra?


    quando a cifra está bem organizada os acordes vêm exatamente na parte da letra da musica em que ele deve ser tocado, quando não tem que ser no ouvido para descobrir o momento de tocá-lo. É sempre bom colocar a musica pra tocar em algum player tentar tocar com as cifras por cima.

    Toca-se realmente só com uma mão?
    O que a outra faz?
    Em que parte do teclado eu deveria fazer os acordes?


    Vc é livre pra fazer o que quiser, seguindo o bom senso. Por exemplo: Não forme acordes triade nas regiões graves. É aconselhável trabalhar, de inicio com a mão esquerda oitavando o baixo da musica: por exemplo C/E acorde de dó na mao direita e o baixo oitavado (ou simplesmente o baixo) em Mi na mao esquerda.

    tente estudar um pouco de formação de acordes.

    tire proveito das dicas acimas dadas pelos outros membros. tem coisas importantes.

    semaforo
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Brigadão gente, fiquei sem net um tempinho aí não deu pra vim aqui, mas eu li todas as respostas, brigadão mesmo.

    Acho que seria melhor começar aprendendo formação de acorde.

    Ruim é que não tenho muita criatividade D=, espero que com pratica isso mude.

    Valeu pessoalll!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas de um tecladista em uma banda