Roland Xp-60 ou Roland Prelude

    Autor Mensagem
    alisson.z.
    Veterano
    # mar/11


    galera keria saber qual teclado e + vantajoso comprar o xp-60 ou prelude pq o xp-60 e profissional e antigo e é sintetizador ja o prelude e arranjador so q com som preofissional e tem novas tecnologias qualker opiniao sera bem vinda
    vlw!abraço!

    sandmarc
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Do que precisa? Sintetizador ou Arranjador?

    alisson.z.
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    eu nao to a mto tempo no teclado nao to a +- 4 anos
    e ate hj eu nao sei direito o q e sintetizador nem arranjador
    o meu teclado e um roland alpha -jr e ate hj eu nao sei o q ele e
    + eu to a procura de um teclado profissional!

    Levy_Carvalho
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Levy_Carvalho
    · votar


    usa eletro ritmos???
    então o que vc procura é um arranjador!!
    ai vc vai de prelude.

    se naum usa, o que está é a procura de timbres?
    vc quer um sintetizador!
    ai vc vai de xp60

    alisson.z.
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    vlw Levy_Carvalho
    so q eu nao uso ritmos + eu vo voltar pras aulas ai la daum ritmos e fora disso eu toco sem ritmos
    e eu to a procura de timbres variados
    entaum eu precisaria no caso de um teclado q tem ritmo so q de preferencia profissional e q de pra tocar sem ritmos!!!
    ai eu pensei nesses 2 teclados!!

    alisson.z.
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    se eu procuro isso em 1 teclado entaum qual teclado devo comprar??

    sandmarc
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: sandmarc
    · votar


    ...precisaria no caso de um teclado q tem ritmo so q de preferencia profissional e q de pra tocar sem ritmos...

    Tá meio confusa a coisa aqui... vamos por partes:

    Arranjador: É um teclado com timbres variados e com ritmos ( rock, valsa, bolero, etc.. ) para que você possa tocar sozinho. Apesar de ter os ritmos, você não é "obrigado" e usa-los. Pode desligar quando quiser. Nesse tipo de teclado a edição dos timbres costuma ser bem fraca ser comparado aos sintetizadores. Indicado para quem vai tocar sozinho.

    Sintetizador: Não possui ritmos. A ênfase está no poder de edição dos timbres ( mudar vários parâmetros dos sons ). É indicado para quem vai tocar em banda.

    Primeiro você precisa decidir o tipo de teclado que precisa. Depois quanto pode ou quer gastar, aí fica mais fácil te ajudar inclusive com outras opções não citadas.

    MAB Keyboard
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    sandmarc

    "Sintetizador: Não possui ritmos"

    Ritmo tem, só não tem aquele sistema de acompanhamento característico dos teclados arranjadores.

    O Motif, por exemplo, tem uma porrada de loops e arpegiadores para bateria, contra baixo e outros instrumentos, que se bem programados dão condições de executar uma música bem arranjada.

    Outra, conheço um camarada que faz barzinho com um Fantom X7. Ele grava as músicas usando o sequenciador do teclado, salva tudo e quando vai tocar carrega as músicas na hora. Para cada Song ele grava em média 5 músicas.

    Agora concordo com você, o melhor é definir que tipo de teclado ele tem necessidade para dai surgirem mais opções.

    Um grande abraço.

    arilevita
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Fernando Tecladista, sua ajuda é bem vinda por aqui.

    sandmarc
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    loops e arpegiadores para bateria...
    usando o sequenciador

    É... até dá pra quebrar o galho com esses patterns normalmente encontrados em sint...

    Só não sei se seria uma boa pro amigo aí, já que ele sequer sabe que caminho seguir..

    alisson.z.
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    as opinioes valeram eu to + de xp-60 por q e profissional e e sintetixador e eu toco e mto pouco com ritmo as vezes eu pego um ritmo pra sacanear + o prelude com a entrada de pen drive eu consego colocar varios timbres como o xp-60 tem
    se tiver eu to pensando ir de prelude se nao vou de xp-60
    e se alguem tiver outra opçao boa pode flar + eu tenho preferencias com teclados da roland!

    sandmarc
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: sandmarc
    · votar


    Já que gostou do Prelude dá uma olhada também no GW-8, que é praticamente o Prelude sem alto-falantes mas com knobs. Ele custa mais barato é mais bonito e com + ou - 100,00 você compra um sistema 2.1 da Edifier pra ligar nele ( para pequenos ambientes dá tranquilo ou se achar pouco aplica a diferença de preço numa caixa maior )

    Nessa faixa de preço ( talvez um pouquinho mais ) tem também o concorrente direto que é o Yamaha S710. Tem um tópico com bastante postagem aqui sobre esses teclados... ( deu até briga ehehehe )

    alisson.z.
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    vlw eu to pesquisando aki e achei um xp-60 mto barato to pensando em pegar ele
    so vou dar uma pesquisada nesses teclados q vc indicou e olhar um pouco + o xp-60!!e quem aki estiver interessado em vender um xp-60 me fla o preço!!
    esse Gw-8 tem akele negoço de efeito q o prelude tem??

    sandmarc
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    esse Gw-8 tem akele negoço de efeito q o prelude tem??

    ??????

    Dá uma olhada aqui e aqui também

    Tem muito material sobre esses teclados aqui no fórum... dá uma pesquisada.

    MAB Keyboard
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Caramba. Ainda estão tendo a coragem de colocar o Xp60 com o Prelude e GW8 frente a frente?

    Isso é um sacrilégio!

    alisson.z.

    Amigão, são teclados completamente diferentes, principalmente que a série XP além de ser sintetizadores workstation, acredito, foi a série de maior prestígio entre os TOPs de linda da Roland de todos os tempos, prestígio maior ainda que o da série Fantom.

    Como você mesmo já falou eu toco e mto pouco com ritmo as vezes eu pego um ritmo pra sacanear, isso você pode fazer com qualquer Yamaha PSR de R$300,00.

    alisson.z.
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    e nao q eu nao goste + eu tenho um roland apesar de ser alpha-jr eu curto mto ele pq ele foi meu kebra galho e ja tokei em varios eventos com ele e eu na minha opiniao eu nao abro mao do roland para um yamaha se eu fosse pegar um psr pegaria o 550 q e bom pra caramba so q eu to dando uma olhada e eu to tomando a decisao de ir com o xp-60 q como vc disse foi a série de maior prestígio entre os TOPs de linda da Roland de todos os tempos
    então isso me convence a ir de xp-60!!

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    alisson.z.
    ou Roland Prelude
    o meu teclado e um roland alpha -jr

    se optar pelo prelude é como se você tivesse um alpha-jr mais atualizado, como você mexe em um vai se virar no outro, vai ter timbres prontos mais atuais e ritmos novos, o conceito da forma de uso é a mesma, as limitações também

    Roland Xp-60
    se optar por este, é um teclado mais antigo, porém foi top de linha, o que colocaram nele praticamente nada foi "meia boca"
    mas a diferença:

    o que é muito pratico de fazer nos arranjadores, leva um tempo pra programar no sintetizadores

    na pratica por exemplo:
    pra misturar um piano com strings em arranjador é só escolher um timbre apertar dual e escolher o outro (5 segundos)

    isso no XP você leva um tempo:
    tem que entrar na edição, escolher o timbre pra qual part vai, escolher o outro timbre pra outra part, que volume vai ficar escolher a região do teclado que vai ficar, que efeito vai usar, se o efeito é paralelo, serial.... se isso se aquilo....
    depois você salva pra sempre usar aquele (5 minutos)

    se resolver tocar com um ritmo no XP , vai ter que editar um ritmo, gravar o bumbo, a caixa, os pratos.. salvar isso no sequenciador

    ------------------------------------------------------------------

    no resumo:
    um arranjador te dá muitas coisas prontas para usar, um pacote genérico de ritmos e timbres que todo mundo precisa

    um sintetizador vai te dar as ferramentas, pra você deixar o teclado com sua cara,
    mas você vai ter que ler muito manual e entender os conceitos de timbre e etc: filtro, envelope, waveform, lfo, sequenciador, real-time, step-time, quantização, pistas, midi, EFX e outros trocentos recursos que além de somente ler o manual, você vai ter que dar uma lida pela internet pra saber o que é, que não é coisa que dá pra explicar do zero em um tópico de fórum, vai ter que garimpar muito

    é um aprendizado, mas se você não estiver disposto 100% a encarar o desafio, esse teclado será o teu inferno

    arilevita
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    fernando tecladista
    Cara , sou teu fã! rsrsrs
    Perfeito o post.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    arilevita

    quando eu vi o tópico eu lembrei de dois conhecidos
    um amigo meu, muito antigamente (talvez 1994) comprou um X3 da korg, me viu com o 01/w recém comprado adorou o timbre, e comprou o X3 que era lançamento e no prazo de meses, trocou por um PSR 510 (também era lançamento) o teclado foi o inferno na vida dele, no final ele tirava um som mais redondo do 510

    outro era guitarrista e resolveu comprar um XP-80 "de cara" pra resolver tocar teclado, esse deixou o manual em inglês em casa pra eu dar uma lida e explicar alguma coisa pra ele, não apareceu até hoje (o manual continua aqui)

    alisson.z.
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    fernando tecladista
    belo post agora eu entendi direito o q e sintetizador e um arranjador + vamos ao assunto
    como eu disse eu toco mto pouco com ritmo entaum de 100% q eu toco 90% e sem ritmo entao ritmo nao vai me fazer falta
    + se eu comprasse o xp-60 eu ainda fico com meu alpha-jr
    + de qualquer maneira eu ainda acho o xp-60 mlhor por fornecer essas ferramentas entao eu opto por ter um sintetizador e um arranjador no caso meu alpha-jr
    e disposto a aprender eu to porque kem gosta vai em frente e eu tenho so 15 anos e +- 5 de teclado eu vou de xp-60 que como disse foi um teclado top e na minha opiniao ainda e top!vlw pelo post e pela paciencia!
    + com o disk pra diskete eu consigo colocar algum ritmo nele ou sons novos mais atualizados??
    vlw!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Roland Xp-60 ou Roland Prelude