Teclas com molas Yamaha s03

    Autor Mensagem
    tiagoalvez2010
    Veterano
    # fev/11


    Olá pessoal, meu teclado é um Yamaha s03, mesmo comprando outros teclados melhores não pretendo dispor dele, e gostaria de adaptar teclas com mola... Não preocupo com questão de encaixe, só me preocupo com a conexão na placa, existem teclados da Yamaha como os Dx, Sy q usam essas teclas, alguém sabe me dizer se teria como fazer essa adaptação mesmo q seja trabalhosa?

    Gus79
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Hein???

    tiagoalvez2010
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    as teclas do yamaha s03 tem sistema com borrachas, os teclados da linha dx, sy, controladores Behringer, korg M1 e tantos outros, usam sistema de teclas com molas(que são bem mais agradáveis de se tocar). Eu gostaria de ter esse sistema no meu S03, seria possivel??? Entendeu ???

    MAB Keyboard
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    tiagoalvez2010

    Cara até que deu para entender, mas porque disso? Acredito que não será possível, pois cada teclado tem seu tipo de encaixe nas teclas.

    Se a intensão é poder tocar os sons do seu S03 com teclas melhores, basta conectá-lo via MIDI ao seu novo teclado de melhor qualidade ou adquirir um controlador que possua teclas melhores que as do S03. Pronto!

    tiagoalvez2010
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Já imaginava q teria esse tipo de resposta, mas a questão é q kero essas teclas no s03, é mania minha de modificar tudo q tenho mesmo, rsrs... Já coloquei fonte interna nele tbm pra não precisar carregá-la separada...

    Realmente valer a pena não vale, mas gostaria de fazer... Se por acaso algum técnico ou alguém com experiência em manutenção de teclados souber me responder agradeço...

    tecladoprofusao
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    tiagoalvez2010
    Bom... Vc pode colocar as molas direto em baixo das teclas, junto com a borracha. A dificuldade maior vai ser arrumar 61 molas iguais e que caibam em baixo delas. Ou , então, usar pedaços de espuma. Fiz isso no CTK-200 e funcionou... por um curto período! XD

    O maior problema é o mecanismo dele, que é o mesmo do PSR 2100, se não me engano. No caso, as teclas são moldadas em grupos de 5 ou 6 teclas, e o que segura elas no lugar é uma plaquinha fina de plástico. Essa placa não é tão resistente e com a pressão de uma mola forte acabam quebrando. Eu usei uma espuma dura, então depois de 3 dias o teclado explodiu rsrs... Use molas (ou espuma) bem macias, pra não forçar as teclas.

    No caso de trocar TODO o mecanismo, vai ser um trabalo artesanal. Depende da teclas q vc arrumar e do interior do teclado. Uma dica: verifique se as teclas são do mesmo comprimento E DA MESMA LARGURA das que saíram, nem todo teclado tem teclas com o mesmo tamanho.

    E... Mesmo não valendo a pena... Vai ser interessante! ^^

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    tiagoalvez2010

    o que vc fala não é ação das teclas? ... eu abri teclados e todos que abri tinham o "tensionamento" feito por molas ... e o contato por borracha ou agulhas ... é disso que vc fala?

    tiagoalvez2010
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    No caso do s03 não há molas no tensionamento. Existem muitos modelos que tem molas no tensionamento e contato feito por borracha, e existem alguns ainda melhores como por exemplo DX7, M1, 01/W q tem molas no tensionamento e outro tipo de contato q deve ser essas agulas q o BLACKMORE disse, nesses dá prazer de tocar, a ação das teclas são ótimas.

    tecladoprofusao
    Obrigado pela resposta e pela sugestão...

    Gus79
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    tiagoalvez2010

    Realmente valer a pena não vale,

    Se você já sabe a resposta...

    Bem, se realmente quer um S03 com teclas mais durinhas, vende o bicho, junta uns 1.500 a mais e tenta pegar um S08 usado! ;)

    tiagoalvez2010
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Quanto ao s08 gostaria de ter um tbm, apesar dos timbres não serem os melhores seria um bom controlador para usar vsts de piano, pois foram as melhores teclas pesadas que experimentei até o momento além de outros pianos digitais da Yamaha e linha Clavenova, nem mesmo os kurzweil os supera nas teclas ao meu gosto...

    Gus79
    Vc já deve ter experimentado os Dx, M1 e outros q eu citei, e entende a diferença das teclas q não tem nada a ver com S08... Mesmo assim obrigado pela sugestão ;)

    Gus79
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    É que eu acho maluquice inventar de colocar molas sob as teclas do S03.

    Aliás, eu gosto das teclas do S03. Para tocar órgão, strings e leads, não há melhor.

    tiagoalvez2010
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    gus79
    é maluquice mesmo, rsrs, mas vou tentar, isso diversão pra mim... Aproveitando... é vc q eu vi escrever uma vez aki no forum q fez uns leads muito loucos no modo multi, podia me passar umas edições aí não só de leads, mas do melhor q vc tiver ... aguardo

    Valeu

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    tiagoalvez2010
    Tira foto desse lance da fonte interna e como tu colocou o conector pra o cabo?

    Posta umas fotos dele pra gente in e out! :D

    O M3 tem uma fonte de notebook dentro! :D

    Marcos Martini
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Em teclado de 9V da para colocar 2 carregadores de celular (4,5V) e ligar em serie que dá certo.

    tiagoalvez2010
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    ThyagoAmaral
    vou postar as fotos em breve, peguei uma fonte velha de computador e usei akele tipo de conector para cabo de 3 pontas, em breve colocarei as fotos.. flw

    andrecstudio
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Tiagoalvez2010
    Kra entendi o que vc quis dizer, na primeira pergunta, tbm queria mudar as teclas do juno g. Se um dia vc descobrir alguma coisa fala pra mim.... rsrs

    tiagoalvez2010
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    andrecstudio
    ok, pode deixar q se eu conseguir vou postar aki no forum

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teclas com molas Yamaha s03