Workstation/Sintetizador - Dúvida!

    Autor Mensagem
    felippecaso
    Veterano
    # jan/11


    Boa noite pessoal!

    Vou tentar descrever o melhor possível minha situação:

    Toco teclado desde 2006, banda de eventos desde 2008, e piano desde 2009.
    Tenho um piano em casa, e um Yamaha PSR S500.

    O problema é: o Yamaha não segura mais a barra. Tanto com a banda, como quando toco pra mim mesmo/amigos/gravações caseiras. Já mexi nos efeitos, suguei tudo que dava dele. Mas realmente não dá. Mesmo que a banda não seja famosa nem nada, pra passar um bom som to precisando de algo melhor.

    Depois que meu pai foi no show no Café Piu Piu ele percebeu que a coisa ta tensa, e pediu pra eu dar uma olhada em modelos. Lá vou eu, procurar na internet, fórum, lojas e tal.

    Acabei chegando a um impasse total. A faixa de $$ 'gastável' está entre 5.000 e uns 6.500, sem contar o (pouco) que eu receberia vendendo o Yamaha.

    Estou cogitando o Yamaha S70XS, o Roland RD700 (seria um 'quebra galho'), e hoje me deu uma luz e eu lembrei do Kurzweil PC3. O que acham? Por não conhecer tanta gente tecladista, acabo ficando sem muitas opiniões pro meu caso!

    Tambem por uma luz hoje, me veio o K2600 na cabeça, que eu ja tinha 'me apaixonado' há um tempo. Se eu não me engano ele não é mais fabricado, mas valeria a pena achar um usado pra suprir minhas necessidades?

    Sério, desculpem o texto imenso! E agradeço desde já (:

    Darlan Felix
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    felippecaso
    Ei amigo, compre um M50 da Korg ! Ele está em torno de 3,8k a 5k.

    felippecaso
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Darlan Felix

    Foi mal, esqueci de falar das teclas pesadas! hahaha

    É uma coisa que faz muita diferença pra mim, até por tocar frequentemente em piano e tal. Quando toquei no RD700 achei as teclas fenomenais, mas as do S70XS não ficam muito atrás...

    mayconcvel
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    felippecaso
    Eu acho que de repente, se você encontrar algum S90ES, ou PC2X usado te atendeia, apesar que esses estão um pouco abaixo do valor, mas as teclas são pesadas.
    Embarcar num S70XS seria uma boa pedida também já que uma necessidade são essas teclas

    felippecaso
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Darlan Felix
    Fui confirmar agora, e vi que tinha confundido com o X50, desculpa!

    O M50 com 88 teclas tem Hammer Action, certo?

    felippecaso
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    mayconcvel
    A diferença do PC2X e do PC3 é muito grande? Em questão de timbres, funções e tal.

    O problema é que eu tava tentando evitar pegar usado agora, até por ser um instrumento que eu pretendo ficar por bastante tempo. Mas se conseguisse achar por um preço bom, creio que até valeria a pena!

    expedifer
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Os Triton Le e os TR são ótimos pra palco (falam alto) e tem preços baixos.

    dgsoul
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    felippecaso

    O M50 com 88 teclas tem Hammer Action, certo?

    Sim e das boas (RH3, o melhor modelo de teclas de ação martelo da KORG).

    Os Pianos são bons (acredito que até muito superiores ao do seu Yamaha). Porém editando fica muito melhor.

    Máquina tbm é o PC3: teclas semi-pesadas, timbreira duKa, é Work, e tem uma presença maravilhosa no P.A.

    PC2X é máquina tbm mas existe uma boa diferença entre ele e o PC3.

    Mr Madruga
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Vejamos as opções...

    Se você for por funções da pra pegar até um MOTIF XS.

    Agora se quiser teclas tem os SP's da Kurzweil (SP4-7 e logo menos SP4-8), CP33, os RD's da Roland, etc

    Se for as duas coisas, o M50 88, MO8

    Se for dois (workstation + piano digital), M50+P95

    felippecaso
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    dgsoul
    Os Pianos são bons (acredito que até muito superiores ao do seu Yamaha).

    É, não é tão dificil isso. hahaha

    Vou dar uma tocada no M50 então, ver se eu acostumo e tal. Entre ele e o PC3, o que vc acha que seria melhor? A vantagem do PC3 é que se eu quiser um controlador eu tenho de boa!

    Mr Madruga

    O Motif XS não sai muito do orçamento? hahaha só se eu achar um usado, talvez. O preço dele caiu bastante com o lançamento do XF??

    Os SP's da Kurzweil creio que ficariam pra mim na mesma linha dos RD's da Roland, meio que um 'quebra galho'. Não teria funções de editar sons, e tal. Sei lá, me sinto meio limitado.

    Nunca toquei num MO8, qual é a diferença dele pro S70XS?

    Ninguem comentou sobre o que eu falei, então eu até dou mais uma comentada. Se fosse pegar usado, o K2600 da Kurzweil não valeria mais a pena por funções e tal?

    Mr.Key
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Cara, o problema do K2600 é o preço, um usado muitas vezes custa o preço do PC3 novo que é uma máquina e um modelo em produção.

    Outra... se vc pode comprar o novo compre o novo, não haverá arrependimentos.

    Se vc precisar só de Piano: RD700 na cabeça, já compre o RD700NX que já tá na praça com algumas melhoras a 7k.

    Se precisar de synth obrigatoriamente com teclas de piano (pesadas) iria de S70XS da Yamaha.

    Fora estas 2 hipóteses ia de PC3 mesmo, inclusive também estou comprando um.

    Agora se quiser um equipamento a um preço mais acessível vc pode encontra negociando com os lojistas o PC3Le6 (uma linha do PC3 com menor possibilidade de edição dos timbres) a 4900, sendo que este tem 61 teclas semi-pesadas (mesmas teclas do PC3).

    Outras opções, se realmente quiser a linha K da kurzweil tem um cara de confiança vendendo um K2661 a 3300,00 realmente é um teclado mais novo do que o K2600 e tem teclas leves...

    Tipo dava para pagar 3300 nele e para complementar seu setup comprava um SP4-7 de 2600 ou um CP33 de 3800.

    Continuando... o MO8 tem timbres "derivados" do Motif ES enquanto o S70XS tem "os mesmos" timbres do Motif XS sendo que os pianos são melhores do que os próprios pianos de fábrica do MOTIF.

    Se fosse p/ mim, minhas opções seriam:
    1º PC3 novo (7500);
    2º K2661 (usado pelos 3300) + CP-33 da yamaha (usado por 3800);
    3º SP4-7 (2600) p/ piano + M50 (4200) p/ synth;

    Boa sorte e se possível teste antes, afinal seu teste vale mais do que qualquer opinião.

    felippecaso
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Mr.Key

    Na banda eu uso de tudo, piano, órgao, brass, strings...

    Não entendi o 'fora essas 2 hipóteses', seria como uma alternativa pros 2? hahaha

    Entendi o que vc quis dizer! O difícil agora vai ser encontrar um lugar pra conseguir testar tudo, e ver se me acostumo! O que fico meio em dúvida sobre o PC3 é das teclas, não acho tão boas como Yamaha/Roland. Talvez seja questão de me acostumar, não sei.

    Vc me deu uma boa ideia agora, talvez valesse a pena eu pegar 2 teclados e dividir o uso... dava pra até pagar mais barato pelos usados. (o K2661 é com teclas leves mesmo? que ruim! hahaha)

    Pelo que vc disse do MO8 ele não mudaria tanto os sons que tenho, e é justamente isso uma das coisas que preciso.

    Mr.Key
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    O que eu quis dizer de "fora destas 2 hipóteses" é porque o primeiro é piano digital e ambos utilizam teclas pesadas...

    ou seja caso realmente vc não precise de um piano digital e/ou teclas pesadas, pegaria o PC3 mesmo.

    Este K2661 a 3300 está anunciado no Mercado Livre. pelo que eu pesquisei e falei com um amigo em comum o dono comprou em Fevereiro/2010 como ponta de estoque, ainda está na garantia até o próximo mês e parece que o cara utilizou pouquíssimas vezes e em casa... p/ completar ainda está com 3 placas de expansão: uma de piano elétrico, outra de pianos acústicos e uma outra que não lembro exatamente se era orquestral ou timbres contemporâneos...

    Caso vc comprasse 2 teclados a idéia seria a seguinte: vai usar só piano? leva só o piano digital (CP33 por exemplo), vai utilizar outros sons? leva ambos e joga o som do K2661 no CP-33 via cabo MIDI, ou seja: nem utilizaria as teclas leves dele.

    Um outro piano digital chegando aí no Mercado é o RD300NX, mesma linha do RD700 a um preço mais acessível... tem que ver porque no caso do RD300GX a galera comentava que as teclas eram bem piores do que o RD700GX, tem que ver este novo se a história continua a mesma ou não.

    Vlw

    felippecaso
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Mr.Key

    Esse esquema de jogar o CP33 no Kurzweil faria ele funcionar como um controlador mesmo? eu só mudo o som lá e toco com as teclas?

    Sou meio noob nisso, como é? Usa o MIDI in, out, thru (que pra falar a verdade, até hoje não sei o que é)?

    Obrigado por tudo ae! (:

    camiloaquino
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    felippecaso
    Cara....acho que o melhor seria um teclado com peso. Tenho um S90es e as teclas dele são de arrebentar mesmo. Acho que perde pro fantom G devido ao Ivory Feel. Pra vc ter uma idéia to vendendo o meu S90es pq ja comprei o Fatom G8 e o peso das teclas influencia demais nas dinâmicas. Se sua banda usa muito piano, isso vai ser fundamental. Abç

    Gugu tecladista
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    em questão do q vc precisa o pc3 vai te atender em tudo com altissima qualidade mas tem um detalhe q muitos ñ sabem é q ele ñ tem teclas semi-pesadas e sim leves, apesar de falar nas especificações o contrario. Tá, até tem um pesinho a mais q o modelo sintetizador mas é bem mais leve q o sp 76. Entretanto o pc3x usado tá nessa faixa de preço q vc quer, já q vc teclas pesadas. Agora se for abrir mão das teclas a conversa muda

    Mr.Key
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    felippecaso

    Rapaz, sinceramente não sou a pessoa indicada para te explicar o que o CP-33 ou outros pianos digitais podem fazer como controlador.

    Passo a bola para os meus nobres colegas do forum com experiência no assunto.

    Gugu tecladisa

    Cara, você é a primeira pessoa que li postando sobre o PC3 não ter teclas pesadas!!! Eu já o contrário, que o PC3 é o que tem as teclas mais pesadas entre os teclados de teclas semi-pesadas... Vc possui? Já tocou nele e no SP-76?

    Vc acha as do PC3 mais moles ou mais macias?

    Mr Madruga
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Mr Madruga
    · votar


    felippecaso
    O Motif XS não sai muito do orçamento?

    O MOTIF XS6 não, ele é a partir de R$6600 e tem também o MOTIF ES 8 que é do mesmo preço, mas eu ainda preferiria o M50 88 ou outro 61 ou 73 + um piano digital.

    RRPRRP
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    felippecaso

    Olá. Talvez eu possa ajudar a esclarecer.

    CP33

    Eu tenho um CP33. As teclas são muito parecidas com as de um piano acustico (é um grande prazer tocar piano no CP33). Tem 28 timbres Os melhores são os de piano acustico. O resto nem tanto.

    O CP33 tem um modo chamado de Master Mode (controlador MIDI) aonde, voce pode programar até 14 setups (14 botoes para acesso instantaneo). Em cada setup, voce controla o timbre interno e ou externo (de um modulo,outro teclado ou um VST).

    Se voce usa mais que 14 timbres nas apresentações, ai ferrou.

    Para uso ao vivo, o PC3 é muuuuuito melhor.


    PC3

    Tambem tenho um PC3. São 76 teclas semi-pesadas.O teclado é fabricado pela empresa italiana Fatar. Além das teclas semi-pesadas, dá para programar a curva de sensibilidade das teclas. Eu uso o ajuste "piano touch" e, para mim, dá para tocar partes de piano com uma dinamica muito boa. (alias, é a mesma opinião por exemplo do Steve Fortner quando escreveu o review do PC3 na revista Keyboard Magazine).

    Adicionalmente, com as teclas semi-pesadas, fica muito bom para tocar os outros tipos de timbres - voce não perde agilidade nas passagens rapidas. É um compromisso, mas, no geral o teclado fica mais compacto e mais leve.

    Mr.Key
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    RRPRRP

    Cara, fala um pouco mais das teclas do PC3, estou comprando um também e uma das coisas que me levaram a escolha dos modelos (além dos timbres, lógico) foram as 76 teclas semi-pesadas, só que o colega Gugu Tecladista disse acima que as teclas seriam leves, somente um pouco mais pesadas que as de synth, porém mais leves do que o SP76... me deixou preocupado!!!

    Vc conhece o SP76? Qual a comparação que vc faria entre as teclas de ambos?

    RRPRRP
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Mr.Key

    Olá.

    Não tenho condições de comparar agora com as teclas do SP76 pois, faz muito tempo que não chego perto de um. Pelo que eu lembro do SP76 (já tive dois) , acho as teclas do PC3 melhores - mais firmes.

    Gugu tecladista
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Eu tive um sp 76 e testei um pc3 em uma loja e realmente as teclas do pc3 são mais leves q do sp 76.

    Em relação as teclas tipo sintetizador realmente ela é mais firme o q proporciona uma melhor dinamica, mas para ter ação de piano é outra coisa

    felippecaso
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Aproveitei o sabado pra ir numa loja dar uma tocada em alguns modelos, e tal.

    Toquei num M50, e até que gostei dos timbres dele. Só tem um problema, a interface não é nada amigável. Fica difícil pra mexer ao vivo, e tal. Pra um estudio pode ser até bom, pela programação dos sons, e tal, mas modelo descartado.

    Achar Kurzweil pra testar é raro demais, então não consegui tocar no PC3/PC3X pra sentir as teclas e os sons.

    O Roland RD700NX ficou como eu tinha tocado da ultima vez, acabou sendo uma 2ª opção pra 'grana curta repentina'. Parece que meu pai se animou um pouco mais, depois da situação abaixo.

    Tava la na loja, de boa, testando com o vendedor e tal. Uma hora ele vem e fala algo tipo 'quer saber, eu entendi seu esquema'. E me mostrou o Nord Stage EX 88

    Cara, juro, me apaixonei. É como eu sempre gostei, todos os botões na mão, separados certinho, nada de ficar mudando categorias nem nada do tipo. Ta lá, aperta um botão e ta tudo certo! Tirando os sons fenomenais.

    Como já esperava, na hora da cotação veio a facada. R$16,000 a criança. A vista diminui, e tal, e ele ainda me arruma um Stay Aluminio na faixa.

    Ok, cheguei em casa seriamente cogitando a possibilidade do Nord. Prós:

    - É um teclado pra vida inteira, sem dúvida;
    - Sons incomparáveis, teclas mais ainda;
    - Interface.

    Deve ter mais, mas já deu pra entender né. Contras:

    - Preço, obviamente;
    - Banda

    Esse negocio da banda é foda, eu teria que improvisar um pouco com os Synths nas músicas que uso Brass, e tal. Daria pra quebrar o galho fácil...

    Conversei com meu pai, a gente vai ver a possibilidade de comprar fora. Sai muito mais barato, mais da metade do preço. Se realmente não rolar, volto à minha procura!

    Obrigado por tudo ae pessoal, e desculpem escrever demais e não responder diretamente a cada um.

    RRPRRP
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Só para constar:

    As teclas do PC3 são do tipo TP8, semi-pesadas, proprias para piano digital (economico), conforme o site do fabricante.

    http://www.fatar.com/Pages/TP_8PIANO.htm

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Workstation/Sintetizador - Dúvida!