Usando piano no rock?

    Autor Mensagem
    Dalmonius
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Dalmonius


    Eaí galera do cifraclub,
    há um tempo atras eu fiz um tópico de como usar dois violões juntos, bom, meu outro guitarrista saiu da banda, to pensando em chamar um outro amigo meu pianista pra tentar substituir ele mas fica meio dificil, não sei como posso encaixar um piano em musicas que tem uma progressão de acordes... E esse meu amigo estuda só musica erudita, como faz?

    Oque vocês me sugerem para usar (tentar) um piano + uma guitarra/violão
    Sem distorção, com distorção e demais situações... Ajudem por favor ;-;

    kiki
    Moderador
    # jan/11
    · votar


    ouça bandas que fazem isso

    por exemplo
    queen
    jerry lee lewis
    beatles
    etc.

    Luis Bergamin
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Kara, o piano nas músicas de rock fica muito bonito.

    Só não sei como ee iria fazer para acompanhar voceis na guitarra,mas tudo tem se um geito,irei pesquisar e lhe darei resposta.
    Segue uma musica com piano:

    November rain- Guns n Roses

    _Rattu_
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Um piano numa banda de rocknroll enriquece muito, mas muito mesmo o som. O piano pode ser ritmico como uma guitarra base, pode fazer cama, como um órgão, pode fazer riffs e solar, além de já ter um baixo próprio. Sorte daqueles que podem ter um pianista estudado, tocando rocknroll em suas bandas!

    _Rattu_
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Piano vai bem com tudo. Guitarra com distorção, guitarra limpa, som pesado ou soft, cheio de instrumentos ou bem minimalista, não importa, o piano sempre encontra um lugar legal na música.

    Gus79
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Dalmonius

    como assim, nao sabe como encaixar piano no rock?

    cara, ouca rock.

    de chuck berry a r.e.m., de elvis a coldplay, de beatles a guns n rose, de deep purple a los hermanos, de doors a nick cave, de pink floyd a u2.

    pelamordosapinho, essa eu nunca tinha ouvido. "como encaixar piano no rock"... tenso...

    Dalmonius
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Dalmonius
    · votar


    Então se eu me basear na outra guitarra que eu tinha e transpor isso para o piano é uma alternativa?

    Meu outro guitarrista era base, posso usar o piano que eu tenho então ai pra fazer a mesma base que ele, mas se eu usar só uma mão não fica meio 'chato' pro cara tocar?

    Quanto a o piano ter seus proprios baixos ele pode também fazer uma base pro contrabaixo? Não duas bases nas duas mãos mas tipo, liderando a musica inteira depois da batera?

    Batera > Piano >Guitarra
    -------------------->Baixo

    Não tenho a noção do que fazer mas me falem ai que eu passo pra ele depois trago a resposta. Só usar acordes abertos na mão direita fica podre pacas

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    encaixar um piano em musicas que tem uma progressão de acordes...
    traduz o que você chama de progressão de acordes, no setilo literal todas tem



    E esse meu amigo estuda só musica erudita, como faz?
    se ele não é ligado, ou não se esforçar pra entender o que se toca, fica dificil de falar a mesma lingua

    ele no inicio tem que conhecer os acordes mesmo que na decoreba, saber ler cifras
    o que se faz com os acordes terá trocentos videos no youtube de piano rock que pra quem está aberto a entender, fica facil

    NillMaker
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Realmente piano no rock fica muito bonito!
    Ou senão, vê se há a possibilidade de pegar um teclado mesmo, e usar órgão... fica bacana também dependendo das músicas que vocês tocam.


    Mas aí tem aquela questão, como o fernando tecladista disse, vai ter que aprender a ler cifra, conhecer os acores e etc... Tem que se esforçar!

    marcusVinicius
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Dalmonius
    E esse meu amigo estuda só musica erudita, como faz?

    Um erudito entra muito fácil em qualquer outro estilo.

    Minha recomendação: escolha umas três músicas bem conhecidas e peça para ele escutar e bolar um arranjo de piano. 3 dias depois, pegue seu violão e vá até o piano dele e toquem juntos. Faça isso umas 2 vezes. Um tempinho depois, leve ele para a banda e veja o que sai.

    Então se eu me basear na outra guitarra que eu tinha e transpor isso para o piano é uma alternativa? Meu outro guitarrista era base, posso usar o piano que eu tenho então ai pra fazer a mesma base que ele, mas se eu usar só uma mão não fica meio 'chato' pro cara tocar? Quanto a o piano ter seus proprios baixos ele pode também fazer uma base pro contrabaixo? Não duas bases nas duas mãos mas tipo, liderando a musica inteira depois da batera?
    Esquece tudo isso. Deixa o cara se virar.

    Guitarra é guitarra e piano é piano. Deixa ele escutar e montar o arranjo dele. Claro, vc ajuda, mas ele é o instrumentista. Não tente manter a mesma característica que tinha antes. Quer manter de todo o jeito? Chame o outro guitarrista de volta, senão, não tem por onde.

    Rick Santos
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Se pega um som de piano e colocar um pouco mais de attack, deixa o som bem agressivo, perfeito para rock, se caso seu teclado não possuir um timbre assim.


    O piano pode ficar fazendo uma base percussiva enquando a guitarra sola, fica show, claro que junto com a batera e o baixo.





    Abraços


    Rick Santos

    SaintFerio
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Cara, na verdade vc vai colocar um TECLADISTA na banda... Pelo menos é o que da pra entender... Ou ele tem apenas um piano digital que não tem nenhum outro som? GERALMENTE, o piano da pra se encaixar em qualquer tipo de rock.... Mas se vc prestar atenção, vai ver que dependendo da música, vai ser melhor fazer um Strings, um Rock Organ, um Synth, um Pad... Tem que testar... No começo, há 10 anos eu só usava piano e orgão... Hahaha Era ridículo, como em algumas músicas ficava horrível tocar piano ao invés de outro som... Então vc vai ter que ouvir a música (de o exemplo de umas 3 ou 4 que vcs tocam aí) e ver o que melhor vai se encaixar.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Angra - Millenium sun

    Dalmonius
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Dalmonius
    · votar


    SaintFerio
    Ele tem um piano UM PIANO aquele que tem umas trocentas cordas dentro dele e uns materlinhos que quando você aperta a tecla bate nas cordas conheçe?
    Mas pra falar a verdade, eu nunca pensei no teclado '-'
    Edit:
    o seu exemplo...
    Tem uma musica que eu tava tentando fazer ela tem uma base na guitarra limpa depois usa a distorção.
    Na musica inteira eu uso os mesmos 3 acordes.

    Em Cm G
    Na introdução e até chegar no refrão tem a batida tals, no refrão usa a distorção só que tira o ritmo/batida e toca-se uma vez o acordes com 5

    Ainda não sei se vou terminar ela, eu tenho medo que xinguem por ser simples demais...

    fernando
    Ué, se todas tem você sabe o que é.
    Eu chamo de progressão de acordes uma sequencia de acordes ora.
    Escala maior de C exemplo:

    I IV V I
    C F G C

    I II V VI IV I
    C Dm G Am F C

    ou quem sabe uma distorção? :P

    I IV V I
    C5 G5 F5 C5

    é isso, quero encaixar o piano dentro disso dentro das malditas batidas que o violão/guitarra faz, não consigo entender muito bem como posso usa-lo dentro de umas progressões assim.

    marcusVinicius
    Acho que ele não entra tão facil assim não, a cabeça dele é meio dura quanto a qualquer outro estilo. Mas vou fazer o que você me recomendou.

    Gugu tecladista
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    vai depender muito dele como músico
    Mas escutar sempre é muito bom
    mas tem um problema
    como vcs vão tocar com um piano acustico?
    Afinal ñ se transporta assim do lugar para o outro.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Dalmonius
    encaixar um piano em musicas que tem uma progressão de acordes...

    Ué, se todas tem você sabe o que é.
    Eu chamo de progressão de acordes uma sequencia de acordes ora.
    Escala maior de C exemplo:

    I IV V I
    C F G C


    isso eu sei, a gente toca acorde como qualquer outro istrumento harmonico, nisso que eu não entendi sua duvida de como encaixar um piano em uma sequencia de acordes

    rocknroll1234
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Cara,piano,guitarra e até mesmo a viola caipira você consegue um rock.
    Não é questão de qual instrumento,e sim,de saber tocar.

    Dalmonius
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Dalmonius
    · votar


    Gugu tecladista
    Cara, quando ele bate forte nas teclas dá pra ouvir o som de longe...
    Mas o piano é pra casa/ensaios, ainda não penso em apresentações por enquanto, mas eu tenho quase certeza que o acustico não aguenta, usa um digital, oras.

    -

    Ok, então vou tentar dar um exemplo agora pra ficar bem mais claro, se baseando numa musica que o Philippe Lobo fez a aula pra violão, Imagine - John Lennon

    É uma musica que só usa o piano, certo?
    Na parte do refrão o violão faz um ritmo tals e o piano quando fui checar fazia o mesmo ritmo... O ritmo no piano não se bate como no violão, ai que tá a duvida, eu bato o ritmo nos dois? Deixo o acorde soar no piano e faz o ritmo no violão ou o inverso... Essa é a duvida.

    Eu ouvi falar sobre dedilhados no piano mas se eu tenho só a triade seca como posso fazer dedilhados nisso?

    fernando tecladista
    O problema é como tocar, como usar o ritmo que o violão faz, acompanha ou faz uma base? isso muda de musica pra musica? Usar as duas mãos uma fazendo a triade ou inversões e a outra fazendo o baixo ou só usar uma fazendo triades?
    Cara, esse meu amigo é MUITO cabeça dura quanto a isso eu sou o cabeça da banda, quase tudo sou eu que componho e transito de um instrumento pro outro por isso tenho que saber, se não sou eu ninguém lá toca nada...

    korgman
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: korgman
    · votar


    Caro amigo Dalmonius,

    Nosso amigo KIKI está certo, a fonte para o pianista ou tecladista tocar rock está nas referencias que ele apontou. Se o seu amigo pianista tem formação erudita, com certeza ele poderia adquirir partituras do Jerry Lee Lewis, elas dariam o molho e a percurssividade necessária para ele se tornar um bom pianista de rock and roll e até rock classic, afinal se o cara toca classicos e lê bem partituras o passo é mais curto para chegar a isso tudo.
    Exceto se ele não curtir o bom e velho rock'n roll !!rsrs aí desista e deixa ele com os Mozart's Chopin's & Cia Ltda, e procure um pianista ou tecladista com "sangue nos zóio" rsrs..

    Eu tive formação erudita, mas adoro rock desde os 15 anos de idade, toco em uma banda cover de classic Rock e me utilizo muito deste "modus operandv" de introduzir digitação de piano tipo "stride" ou "boogie" nas coisas do rock. Isto porque estes estilos de se tocar proporciinam o RIFF com a mão esquerda e a percurssividade na mão direita.. Tudo ao mesmo tempo agora!! Eio timbre de piano se agrega bem aos liks e riffs das guitarras, na minha opinião instrumentos que nasceram um para o outro quando o assunto é Rock and roll.

    O problema é que que a humanidade produtora..rockeira.. mundial se esqueceu do poder que agrega o piano e a guitarra tocando rock juntos, o que é uma grande pena.

    Exemplificando e endossando a opinião de no amigo Kiki, mostro abaixo dois vídeos onde toco com minha banda duas pérolas musicais de piano versus guitarra, as musicas não poderiam ser outras, melhores referencias de tudo isso que até agora já se falou.. Rock and roll do Led Zeppelin, e Great balls a fire do meu gurú Jerry Lee |Lewis.

    Se teu amigo pianista dominar esta tecnica de mão esquerda.. tocar rock com vc na tua banda vai ser bem legal.






    Espero ter colaborado com este ótimo tópico criado por vc.

    Valeuuuuu

    Áureo Galli - Suporte Korg
    http://www.pianissimas.blogspot.com

    Dalmonius
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Ontem mesmo minhas aulas de violão recomeçaram esse ano, lá onde eu estudo tinha um cara tocando teclado com meu professor, eu achei muito fera o que eles fizeram.
    Ai quando ele foi embora eu comecei a sanar umas duvidas com meu professor, e ele descobriu o meu "problema"

    Eu usava o piano sempre na mesma região que o violão/guitarra e sempre fazendo a mesma coisa, esse era o meu problema (e um pouco de falta de tecnica do cara) logo se eu mudar a região e tabalhar de um jeito diferente dá certo!
    E também tem a questão de timbre, e não vou usar só o som do piano por isso é bom ter um teclado com essa opção pra poder mudar de timbre, agora acho que vou ter melhor resultado nos ensaios e quem sabe quando terminar de gravar tudo eu poste aqui no fórum :P
    Vou deixar em aberto se alguém ainda quizer dar algumas idéias... valeu! :D

    Gus79
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Mas isso é óbvio.

    Eu ia até dizer que com você não ia funcionar colocar piano no rock. Não porque piano e rock não combinam, mas porque você não tem a mínima noção de como fazer isso.

    Colocar-se como "líder da banda" que decide tudo, inclusive como vai ser tocado um instrumento que você não conhece, indica que você daria um jeito de não fazer funcionar, e depois culparia o piano ou o pianista.

    Até agora, a melhor dica foi a do Marcus Vinicius:

    Esquece tudo isso. Deixa o cara se virar.

    Guitarra é guitarra e piano é piano. Deixa ele escutar e montar o arranjo dele. Claro, vc ajuda, mas ele é o instrumentista. Não tente manter a mesma característica que tinha antes. Quer manter de todo o jeito? Chame o outro guitarrista de volta, senão, não tem por onde.


    Ou seja: se você não sabe tocar piano, e, pior, se não sabe como funciona o piano no rock (indicação de que conhece pouco rock), deixa quem sabe fazer a coisa. Deixa seu pianista inventar o que vai fazer. Não tenta fazer você o que você não sabe.

    Ismah
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    piano + rock = evanescense e stream of passion (são bandas)

    então cara vc pode fazer uma "oitavada" (toca a msma nota com uma oitava de diferença entre elas) no piano pra acompanhar o baixo e um acordes sempre o mais próximos possíveis (q vc faz pela inversão dos mesmos) pra acompanhar a guitara esse vídeo eu não sei a origem mas o guri da um arrazo tocando um rock no piano



    o leke da um arraso

    DICA: vc tbm pode tocar só a 1ª e a ultima nota do acorde (por exemplo C e G) ou ainda a 1ª, ultima e a 1ª uma oitava acima (C G C) da um efeito legal

    Dalmonius
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Ismah
    Boa idéia, inverter os acordes também da uma sonoridade diferente e fica bem legal :P

    Gus79
    Eu não tinha entendido sem ter um exemplo pratico só de violão x piano que foi o que meu professor fez no dia.
    Mas agente ainda tá longe de se entender tudo isso, eu não posso criar qualquer merda só porque sei campo harmonico e tenho os instrumentos que preciso, por isso a banda ainda não tem nada gravado, não quero tocar as coisas sem saber oque toco.
    Na verdade fiz esse tópico pra tentar ajudar o cara mas mesmo assim ele continua pensando tudo errado ele pensa que todos os intrumentos tem que tocar a melodia com notas individuais na mesma região (que não tem cabimento) então até eu terminar de estudar tudo que eu quero e que ele me ouça vai ser dificil, ele não concorda quase nada com que eu falo porque sempre se acha superior por tocar piano que não é popular e porque tem mais "teoria"
    Espero que ele se toque lendo o que vocês falaram aí, se não vou ter que arrumar outra guitarra de volta...

    Ismah
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    outra coisa q eu notei meio q sem querer se vc fizer os acordes no violão da 3ª casa em diante (principalmente os q soam fechado como GM) o som fica bem mais harmonioso com o piano xD

    outra idei legal é vcs tocarem gothic metal ou metal sinfônico

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Usando piano no rock?