Novidade: Korg Kronos

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danielcatolico
Veterano
# jan/12 · Editado por: danielcatolico
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SIDIM
Primeira
Legal estarem trocando os que tiveram problemas. O que tenho percebido é minha "falta de dedo" acostumado com as teclas synth. Ainda não achei a medida legal no meu toque.

Segunda
Chatices demoradas da Korg

Terceira
Só vendo lado a lado o alemão e o austríaco, e ainda ver se vale a pena...

Edson Caetano
Veterano
# jan/12
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danielcatolico
Sabe o que mais me aborrece, é o silencio da Korg, poxa, se os caras sabem que os plugins não estão prontos, tire o Soon, ficamos ansiosos pra caramba...

Já o piano acho que tem que ser algo melhor, porque se for acompanhar o preço das EXs este piano deverá ser a EX14 e custar pelo menos 150 doletas, se forem pianos compatíveis em qualidade, quem vai investir este montante $$

Edson Caetano
Veterano
# jan/12 · Editado por: Edson Caetano
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Na Korg De já atualizaram

http://www.korg.de/nc/news/news-uebersicht/datum/2012/01/18/neue-krono s-soundlibraries.html
Novo Piano Austriáco só com 6Gb de Samples e infelizmente custanto 249U$$

e viram mais uma KRS a de numero 5 Ensembles... se prepara clubinho K hehehehe

Em fevereiro

Viram que a novidade da Namm que era o piano se tratava da EX12 que já estava sendo comentada a tempos, nem é mais tão novidade assim, eu que estava achando que seria a EX14

f16
Veterano
# jan/12
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Pessoal, mudando um pouco de assunto, a questão é o seguinte:

Tenho um Roland JV-90, teclado muito bom (principalmente referente aos pianos: fortes, brilhantes, bonitos mesmo), mas ele está muito velhinho e quero adquirir um teclado novo, de preferência um top, completo.

Já experimentei uma meia dúzia de teclados, mas não encontrei o teclado com AQUELE SOM, com pegada, som pesado, bonito. Sempre sinto que falta algo (os novos Rolands, acho que todos sabem, o som de piano no palco some, desaparece, parece que tem vergonha de aparecer kkk, melhor nem comentar. Yamaha é muito bom, mais também parece que falta algo. Kurzweil é enjoativo).

Já percebi que os pianos do Nord são excelentes, mas o teclado é muito caro e não é completo (falta sequenciador, etc .....)

Estou bem tendencioso para o Kronos, mas tenho medo de ele não superar minhas expectativas, principalmente com relação aos pianos (principalmente pelo que li nos tópicos anteriores).

Então diz aí, se alguém conseguiu captar minha intensão (toco muito sozinho, eu e o cantor, necessito de pianos com presença): o Kronos é uma boa pedida? ou vale a pena esperar alguma novidade da Kurzweil ou Roland?

macba
Veterano
# jan/12 · Editado por: macba
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f16
Amigo, se o Kronos não atender a sua expectativa você vindo de um JV90, acho difícil algum instrumento poder atendê-la.

É um baita teclado. Hoje não tem como comparar os pianos acústicos dos dois. Kronos e JV90, sem contar o restante dos sons muito atuais e a infinidade de recursos. Para constar, tenho um M50 da Korg muito inferior ao Kronos, e já tive JV80, XP80, Fantom X6, MOTIF ES6 e Motif XS6, acho o M50 muito melhor que os JV´s, mesmo o piano acústico ainda dever e ser muito inferior ao do Kronos, o restante nem compara. Lógicamente os JV´s tem seus timbres mais clássicos continuada na linha XP, como o famoso Midied Grand.

Maestron
Veterano
# jan/12
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f16

Tenho um XP-80 e adoro o som de piano dele, para mim não tem igual. É o som de piano do XP-80 e fim de papo, ninguém imita ele, nem Kronos, nem motif, nem Nord... ninguém!.

Se for comparar o piano do JV-90 com os teclados atuais, logicamente que a maioria será muito mais realista, muito mais parecidos com um piano acústico do que o piano do nosso XP/JV... Mas a questão é que estamos tão acostumados com o nosso timbre específico de piano que parece que nenhum teclado de hoje chegará nem perto.

Ou seja, qualquer teclado que você adquirir, mesmo os mais atuais, não o deixará plenamente satisfeito, já que terá sempre o piano do JV enraizado... Bom isso é só um palpite.. rsssss...

Se você era feliz com o JV, pode ter certeza que será feliz também com qualquer top atual... Mas com certeza passará por um período e adaptação que sempre passamos ao trocar de teclado...

Se você for realmente muito exigente quanto ao som de piano, se quer algo muito específico mesmo, então só você poderá saber através de muita escolha, muitos vídeos na net e principalmente muitos testes nas lojas...

Bedin
Veterano
# jan/12 · Editado por: Bedin
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Edson Caetano

Conte comigo novamente no Clubinho... e quem sabe nós aumentamos o grupo e compramos o piano... hehe

Edson, já converta em reais e mande por e-mail pra nós, o valor de cada um.

Abraços!

ThyagoAmaral
Veterano
# jan/12 · Editado por: ThyagoAmaral
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...

mich29
Veterano
# jan/12
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Boa tarde a todos!!!
Fiz ums peguntas ateriormente e gostaria por favor que alguem respondesse:
Peço disculpas mas, moro em Ipatinga MG (Interior) e aqui não vem nenhum teclado muito caro nas lojas daqui, por isso faço essas peguntas mesmo fujindo do TOPICO:
* O YAMAHA CVP 509 tem o som de piano superior ao MOTIF XS8 ?
* O AWM2 é melhor que AWM? (AWM2 parece ter um som tão fino)
* Vale mais Iinvestir pesado em software VST como o pacote East West Quantum Leap Complete composers com 7 VSTs (QL Pianos incluido) ou investir em um teclado muito bom?
* Ouvi falar que o MOTIF não tem samples só expansões, é verdade ?

Fiz essa pegunta, o Aurio me respondeu mas acho que ele não me entendeu.
* Posso transformar uma GE em RPPR ?
* Quantas RPPR posso usar ao mesmo tempo?
* Posso usar até quantos Loops ao mesmo tempo?
A idéia é ter mais de 4 GEs tocando ao mesmo tempo (o que o KARMA já faz) transformando as GEs em RPPR ou Loops em WAV para ter muito mais interação ao mesmo tempo.
OBRIGADOOO!!!

rsfelicio
Veterano
# jan/12
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Pessoal,

Tô alegre com as opções que o KR dá relacionado à FM e também na leitura de arquivos do DX...confesso ser meu primeiro contato com isso.

Enfim, além das opções relacionadas à criação do zero, vi que temos na net muita coisa legal....duas quesões:

1 - alguem conhece algum software / editor de arquivos .sys?
2 - alguem tem algum material em PT sobre sintese? (já baixei algumas coisas da net em inglês...

Valeu
Rubinho

rsfelicio
Veterano
# jan/12
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mich29,

Mano, falarei do que domino.

- sobre VSTs depende do seu uso, que tipo de som faz, onde toca...se consegue levar de boa um set com placa, note, controlador, etc....tipo seu eu tocasse só no estúdio, imagino que os vsts certamente dominariam.

- qual Motif???
O ES, sim tem opções de expansão físicas (por placa) + Sampler (acho que até 512 mb), o XS não mas tem possibilidade de sampler até 2 Gb, o Motif "pai" (primeiro da série), não conheço mano...

Att.,

mich29
Veterano
# jan/12
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rsfelicio

Minha intenção é só tocar em casa mesmo, mas sou muito exigente e detalista tambem em questão de qualidade e realismo.
Você ou alguem pode responder meu ultimo post se possivel?

Edson Caetano
Veterano
# jan/12
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mich29
- * O AWM2 é melhor que AWM? (AWM2 parece ter um som tão fino)
Sim o AWM2 é melhor, é gravado se não me engano em 16bits e o padrão anterior em 12bits

* Vale mais Iinvestir pesado em software VST como o pacote East West Quantum Leap Complete composers com 7 VSTs (QL Pianos incluido) ou investir em um teclado muito bom?
Bem pessoal isso aí, eu prefiro muito mais investir em um teclado TOP

Os rpprs ainda é campo obscuro para mim hehe

rsfelicio
legal ter o dx no K né, tenho aqui uns 200.000 timbres, décadas de sintese fm reunidas e realmente é treta se achar no meio de tanta coisa, vou ver se acho um editor por aqui certamente tem, eu tenho seu e-mail? já mando o material direto para voce...

rsfelicio
Veterano
# jan/12 · Editado por: rsfelicio
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Valeu....

SIDIM
Veterano
# jan/12
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A primeira novidade referente ao Kronos é que o teclado RH3 foi substituído por uma nova versão, que passará a equipar todas as novas unidades, sendo que quem tiver problemas com o antigo RH3 terá o keybed substituído, segundo o cara, o teclado tem a mesma ação, só pareceu um pouco mais suave, mas achou isso porque este era novo e o dele já era muito usado

Cara, se sair uma nova opçao de tecla RH3 mais leve eu trocaria fácil, pois confesso que nao tenho tecnica pianistica pra executar 4:30 de baile sem mascar, mas NÃO VOU SAIR DO 73, pra quem anda falando por ai, que vou sair, estamos entendidos, rs.
É obvio que se eu tocasse em um trabalho de 2 horas, nao pensaria nesta hipótese das trocas dos RH3, """ caso seja verdade """ mas como faço bailes, é osso segurar este tempo todo nos Hammer, só trocaria se realmente valesse a pena e se o peso fosse realmente diferenciado, pois trocar por trocar fico como estou.

Sobre o novo piano, aFF, melhoraram o que já era bom, aiaia, pra concorrencia, alias, tanta especulação DINOVO pra nada, como eu previa, kkkkkkkkkkkkkkkk.

Estou me dedicando ao máximo estes dias pois dia 07 tem um evento importante na serenata e estarei lá pra falar e perguntar sobre o KR.

Artref
Veterano
# jan/12 · Editado por: Artref
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Cara, se sair uma nova opçao de tecla RH3 mais leve eu trocaria fácil, pois confesso que nao tenho tecnica pianistica pra executar 4:30 de baile sem mascar, mas NÃO VOU SAIR DO 73, pra quem anda falando por ai, que vou sair, estamos entendidos, rs.
É obvio que se eu tocasse em um trabalho de 2 horas, nao pensaria nesta hipótese das trocas dos RH3, """ caso seja verdade """ mas como faço bailes, é osso segurar este tempo todo nos Hammer, só trocaria se realmente valesse a pena e se o peso fosse realmente diferenciado, pois trocar por trocar fico como estou.


Sidim, eu também estou tendo que repensar muita coisa que toco nos bailes em virtude do grande peso das teclas do meu Kronos 73. E no meu caso não tenho mais nada, é só o Kronos 73, só hammer.

Mas cara, apesar do desafio, está sendo uma experiência maravilhosa. No Kronos 73, de fato temos que usar técnica, porque senão as teclas massacram a gente, e eu vejo isso como positivo. Como eu falei no outro fórum, se eu faço algo errado tecnicamente, as teclas do Kronos estão prontinhas para judiar de mim e me lembrar do uso correto dos braços, ombros e etc, hahaha. Elas também estão me incentivando a aprender mais sobre relaxamento, usar o peso do braço, do pulso e do apoio dos dedos.

Em outras palavras, em outros teclados com hammer action eu simplesmente toco como tocaria em um synth. No Kronos tenho que pensar que estou de fato com teclas de piano, e que preciso da técnica pianística para me expressar como quero. Isso pra mim é ótimo, e mostra que de fato as teclas do Kronos são próximas de um piano acústico, e estudar e tocar outras coisas nelas vai me ajudar.

O que eu quero dizer é que você pode tentar usar isso como uma oportunidade para sua técnica se expandir, é uma sugestão. Estou tentando e está sendo bom pra mim. Eu não trocaria o mecanismo do meu por outro mais leve.

tmurback
Veterano
# jan/12
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Pessoal,

Por que penar com as teclas pesadas? Não dá pra usar um Axiom 61 ou qualquer outro controlador junto com o Kronos para timbres como órgãos e pads? Órgão com tecla pesada não dá!!!

Artref
Veterano
# jan/12 · Editado por: Artref
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Por que penar com as teclas pesadas?
No meu caso, pra não penar na hora de tocar no piano acústico...rs. E também porque prefiro hammer-action, a dificuldade e frustração tocando nas leves é bem maior.

Não dá pra usar um Axiom 61 ou qualquer outro controlador junto com o Kronos para timbres como órgãos e pads?
Sim, boa idéia. Eu não levo porque tenho preguiça, e minha estante é pra um só, e o carro já vai sempre lotado. Eu teria que comprar outra estante, teria que arrumar lugar no carro, mais trabalho, etc, etc.

Órgão com tecla pesada não dá!!!
Ah, pra eu por exemplo que que não sou organista e me limito a ser tecladista tocando com som de organ (rs), não tem problema.

tmurback
Veterano
# jan/12 · Editado por: tmurback
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Artref
Eu também tenho formação musical em piano, mas acho que tocar órgão com tecla pesada prejudica muito a pegada do órgão, da mesma forma que tocar piano com teclas leves prejudica a pegada do piano. Por isso, já me conformei em levar dois teclados para o evento, e saber que, se levar só um, vai haver algum prejuízo, não adianta chorar... hehehe. Por isso, a sugestão do Axiom 61, pois é barato, leve, te dá mais teclas, teclas semi-pesadas, etc. Além disso, acho que sua técnica pianística não vai ficar melhor nem pior, pois cada instrumento tem sua pegada mesmo, é mais uma questão de sonoridade, de pegada, do que de técnica - Chick Corea, Herbie Hancock, César Camargo, tocam em teclas leves e pesadas, dependendo do timbre.

cristianomusic
Veterano
# jan/12
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cada instrumento tem sua pegada mesmo, é mais uma questão de sonoridade, de pegada, do que de técnica - Chick Corea, Herbie Hancock, César Camargo, tocam em teclas leves e pesadas, dependendo do timbre.

tmurback,
gostei do seu comentário e observação, concordo, acho que tem toda razão.

Pessoal,
Não estou achando nos manuais. Alguém sabe se tem como limitar a ação do joystick, JS-X e Y, para apenas uma parte do teclado,
tipo em duas oitavas por exemplo? Isso só para um program e não uma combination.
Será que tem algo no modo de edição do program ou mesmo no global do kronos?
se alguem souber e puder dar um help.
valeu.

SIDIM
Veterano
# jan/12
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Pessoal,
Não estou achando nos manuais. Alguém sabe se tem como limitar a ação do joystick, JS-X e Y, para apenas uma parte do teclado,


Para limitar em apenas algumas oitavas não me lembro se dá pra fazer mas dá pra desabilitar em alguns timbres dentro da COMBI:
COMBI / PALY / EQ VECTOR CONTROL / VECTOR VOLUME / VECTOR CC / VECTOR ENVELOPE.
nesta Abas vai desabilitando tudo que for do canal midi channel que quiser desabilitar os comandos Vector.


Não dá pra usar um Axiom 61 ou qualquer outro controlador junto com o Kronos para timbres como órgãos e pads?

Não só dá como já o fiz com um A500-PRO que ganhei de um grande amigo, como mostro neste vídeo :
http://www.youtube.com/watch?v=ZSwKEazPy_g&feature=youtu.be
Mas até tudo ficar pronto estou usando MOX6 E KR 73 com ax7 midi kr.



O que eu quero dizer é que você pode tentar usar isso como uma oportunidade para sua técnica se expandir, é uma sugestão. Estou tentando e está sendo bom pra mim. Eu não trocaria o mecanismo do meu por outro mais leve.


Se for um mecanismo homologado e assinado pela KORG JAPAN, eu trocaria facilmente, dependendo do valor, pois estou com 34 anos, uma vida muito corrida e sem tempo pra dedicar em tecnica pianistica, pra se executar todos os tipos de solos como hammond, metais, acordeon no HAMMER, ate faço, mas estou me adaptando, e acredito como vários, mas isso sempre consegui passar por cima via MIDI.
Mas na real, duvido que a Korg tem esta intensão, rs, e mesmo se forem trocar, nao seria nada de tao leve, apenas uma melhorada no sistema RH3, como melhoraram o sistema operacional 1.04 para 1.50.

Edson Caetano
Veterano
# jan/12
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SIDIM
Pelo que li o novo Keybed é exatemente igual ao anterior, ele só resolve alguns problemas que usuários reclamavam, como algumas notas presas, e o cuttoff disparando, o fato que eu coloquei ser mais suave, é uma opinião pessoal do cara que testou lá na Namm, e disse que talvez fosse devido ao fato daquele keybed ser novo e o dele já surrado do uso cotidiano, e só vão trocar para aqueles que apresentarem problemas

Legal seu video com o A-pro, tem mais alguns para a gente hehe, tenhum aqui louco para brincar com o K hehe

SIDIM
Veterano
# jan/12
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Nada Edson, fiz com a webcam rs, meio corrido, depois faço um mini tuto de como mapear os pads no aPRO, pra quem tem um similar, mas vlw.
Estou malhando bastante no kr pois sao muitos recursos pra desvendar em pouco tempo, a agenda nao da trégua aqui pra explorar como eu queria.

danielcatolico
Veterano
# jan/12
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Esses dias, notei que algumas notas travavam, notas, não as teclas (não davam "note off"). Isso aconteceu em alguns timbres. Fiquei preocupado. Em outro dia, voltei nos timbres e nada aconteceu de errado (fantasmas?)

Meu único problema é que ainda não consegui "calibrar meu dedo" a essas teclas RH.

Por outro lado, um outro comprador aqui do DF disse que teve problemas parecidos com esses relatados na net. Uma coisa dessas dá um desgosto do caraca. Tomara que os eventuais recalls sejam feitos globalmente.

SIDIM
Veterano
# jan/12
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Daniel, confesso que notei isso no meu 73 ontem no ensaio em um piano rhodes, aff, preocupante, mas foi so ontem, tomara que seja falta de técnica rs.
mas se fo bug, lembremos que kronos é um PC, as possiblidades de recall sao infinitas.

mich29
Veterano
# jan/12
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Olá pessoal!
**Dúvidas**
1-Qual é a forma correta de fazer comparação entre sons de Piano?
2- Posso comparar um Piano de Workstation com Piano Digital?É por categoria?
3-É por nº de camadas samples?
4-É pelo o tempo de cada camada de sample (ex: 4 camadas com 3 seg cada)?
5-É por nº de Bits?
** O KORG OASYS e o M3 ambos tem 4 camadas mas, o som do OASYS é de 32Bits e o M3 é de 24 Bits pelo o que no KAMA LAB e a diferença todos já sabem.
** Como fazer a avaliação?
**Pelo que ouvi falar uma Piano Digital nunca terá uma son de piano inferior a uma Workstation. (Ex: 5 camadas do CVP509 x 8 camadas do XF)
***OBRIGADOOO***

Artref
Veterano
# jan/12
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1-Vá a um concerto de piano com um bom concertista, de preferência com um Steinway, ou Kawai, ou Yamaha, ou Bosendorfer. Aí você testa os outros; o que chegar mais perto disso, é o melhor. (rs).

2-Acho que não, tem que comparar cada um com seus concorrentes de mesmo segmento.

3-Nº de camadas deixam o timbre mais expressivo, reagindo de forma melhor e mais autência às diferentes dinâmicas, mas eu ttenho timbre com 3 camadinha que soa melhor na banda do que outro com 8, rs.

4-O tempo da amostra colabora para que ela fique mais natural e autêntica, mais próxima do original. Se você tem, por exemplo, uma amostra de 3s, vai ter que fazer loop da parte final para que ela continue soando, e esse processo já tira um pouco da autenticidade, já que o looping é uma ferramenta matemática simulando que dos 3 aos sei lá quantos segundos, o som fica o mesmo, o que não é verdade para um instrumento acústico.

5-O Bit (resolução) é o número que diz em qual qualidade a amostra foi trabalhada. Quanto maior, mais próximo da fonte de onde se tirou (no caso, do piano).

Sobre os Bits, eu não me lembro exatamente, mas parece que o Oasys trabalha com apenas alguns processos em 32bits, mas as amostras estão em 24.

Em relação ao piano digital x workstation, claro que depende da marca e qualidade de cada um, mas geralmente o piano digital vai ter o som melhor sim.

mich29
Veterano
# jan/12
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Artref
Obrigado pela resposta!
Olha, moro em Ipatinga MG (Interior) aqui não chega teclado muito caro nas lojas, será possivel você me dizer se o YAMAHA CP1 tem Piano melhor que o YAMAHA CVP 509?
Fiz ums pergunras anteriormente se poder responder por favor.
Obrigado!!!

Artref
Veterano
# jan/12
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mich29, negócio é você abrir um tópico específico, essa sua última dúvida já foge bastante do Kronos.

Desses dois que você falou, nunca toquei em nenhum pra opinar com mais base. Mas mesmo sem tocar, você precisa ver que são instrumentos com propostas bem diferentes.

Edson Caetano
Veterano
# jan/12
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mich29
**Pelo que ouvi falar uma Piano Digital nunca terá uma son de piano inferior a uma Workstation
Depende, não vai achando que um P-95 / SP170 vai bater o timbre de um bom workstation

Eu mudei muito meu pensamento sobre as suas perguntas, porque um piano digital especialista, ganha de um workstation, no meu ver porque ele foi construído para ser o mais próximo possível de um piano de verdade, a estrutura física, portanto os tops de linha, tem o aspecto de um piano, tem as teclas identicas de um piano,e muito importante, tem a sua própria amplificação, que é um sistema otimizado para atingir sua máxima qualidade, mas e o timbre??

Aí eu acho, como a maioria dos pianos digitais atualmente tem a modelagem baseada em samples, aquele que tiver o maior numero de camadas, gravadas com a maior qualidade possível e maior tempo de amostras, e contar com o melhor conversor AD/DA terá certamente o melhor piano, tecnicamente falando, isso ao meu ver vai ser independente de que hardware está acionando, seja um computador, um work ou um piano digital dedicado

O Kronos por exemplo tem o SGX-1 seu Piano Digital sendo executado diretamente do drive SSD, 8 camadas, sem loop, o novo EX12 que será um piano Austriaco, terá 6GB de tamanho, e contará com 97 teclas, sim este piano tem uma oitava a mais, que será atingida por transposição, certamente um produto muito bom e somente os pianos digitais e VSTs tops de linha conseguem igualar e superar

Certamente o fantástico Vienna Imperial baseado no Bosendorf 290, que custa mais de 700 dolares, com 100 camadas de velocidade e 1200 amostras sampleadas para cada nota, é um piano superior ao do K, que tambem foi gravado em 24bits e 44.1Khz e acessa igualmente as amostras em tempo real no HD (quem não tiver um SSD um eSata muito bom separado vai perder dinheiro)

Mas e se eu quiser melhorar ainda mais, e adicionar um novo piano, ou a Korg e suas third parties como a Karo lançar um novo piano, ainda melhor, maior, será possível sim, vejo que as limitaçoes deste tipo de produto baseado em samples, é apenas a qualidade das amostras e a capacidade do sistema buscar estas amostras de maneira eficaz

Vejo muito colega, testar um teclado top, um piano, e fazer isso em fones, monitores ou sistema de amplificação de qualidade duvidosa, aí escuta um produto inferior em um som Top e se assusta com a diferença, mas aí não tem como comparar

É isso aí, acabei viajando um pouco hehe

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