Em 2011 começa a lei do ensino obrigatório de música nas escolas

Autor Mensagem
expedifer
Veterano
# dez/10


E então? Como ficará agora em janeiro pros professores de musica? Especialmente tecladistas? Teremos mais empregos?

OBS: só serão contratados FORMADOS (curso superior) em música. Como ficamos?

A lei: 11.769/08:

Art. 1o O art. 26 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescido do seguinte § 6o:
"Art. 26.
§ 6o A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular de que trata o § 2o deste artigo." (NR)
Art. 3o Os sistemas de ensino terão 3 (três) anos letivos para se adaptarem às exigências estabelecidas nos arts. 1o e 2o desta Lei. Brasília, 18 de agosto de 2008


http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11769.htm

Fala-se quew m muitas escolas já estão contratando professores de música de nível superior.

FOLHA:
29/12/2010
Exigência da disciplina de música em escolas provoca busca por professores capacitados


Está aberto o período de disputa pelo professor de música devidamente capacitado. Depois que uma lei de 2008 determinou um prazo de três anos para que todas as escolas do país ofereçam educação musical, os licenciados em música têm sido disputados pelo mercado.

"É difícil ter gente preparada para suprir essa demanda", diz Valerie Albright, coordenadora do curso de música da Unesp. Mas, segundo ela, não é só nas salas de aula que a música tem encontrado espaço.

Quem opta pelo bacharelado em um instrumento musical (violino, violoncelo, bateria, flauta, entre outros) pode atuar em orquestras, bandas e em um mercado de eventos cada vez mais efervescente.

Para os que estudam composição, afirma a professora, tem crescido a procura por profissionais capazes de editar e restaurar partituras encontradas em igrejas antigas.

Paulo Tiné, professor da Santa Marcelina, aponta também a possibilidade de trabalhar em estúdios, com produção de trilhas sonoras e jingles para peças publicitárias e para o cinema. De acordo com Tiné, parcela importante de seus ex-alunos abre ainda escolas próprias de música ou atua na produção de shows.

"O mercado é bastante segmentado. Há muitas opções hoje", afirma ele.

Apesar das boas perspectivas de emprego, viver de música não é tarefa fácil e exige dedicação desde muito cedo.

No vestibular, além dos exames a que todos os estudantes são submetidos, os candidatos aos cursos de música precisam mostrar suas habilidades em uma prova de aptidão específica.

"A ideia não é dar aula para quem começa do zero", diz Valerie. Segundo a professora, três anos de experiência no estudo de um instrumento costumam ser suficientes para um bom desempenho na prova prática.

O grau de exigência e a estrutura das provas de aptidão dependem das instituições, mas os exames costumam ser compostos por uma parte teórica, uma de percepção musical e outra prática.

"O aluno deve mostrar, na prova, que sabe tocar o instrumento e que sabe ler partitura", afirma Tiné.


http://www1.folha.uol.com.br/saber/852233-exigencia-da-disciplina-de-m usica-em-escolas-provoca-busca-por-professores-capacitados.shtml

expedifer
Veterano
# dez/10
· votar


Já havia outro tópico a respeito mas não aqui em teclados:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/192671/

dgsoul
Veterano
# dez/10 · Editado por: dgsoul
· votar


Ah...deixa um aqui pra nois debater, hehehehe!

Tá ai uma ótima oportunidade pra quem já tem ou está fazendo facu de musica.

Tá ai uma ótima oportunidade de "banir" de uma vez por todas a praga do "Funk Pancadão e Proibidão e cheio de letra de Lixão" enraizado pras nossas crianças que acabam se deturpando cedo e aprendendo como "fazer uma fita no banco" "quem manda é o CV" "Ai meu Piru" entre outros lixos oriundo das escórias do tráfico e afins (não vou limitar o Estado de Origem porque este lixo de anti-musica está em toda parte do nosso Brasil).

Tá ai um despertar de uma nova degustação da música no Brasil e possívelmente a revelação de novos talentos (de verdade...não esses amadores lixos que existem por ai).

Tá ai, talvez a restauração e reforma do Ensino Publico e (acredito no poder da música...deu certo com o Baccarelli do Heliópolis) a diminuição da criminalidade da desigualdade, dos bullyings.


Quem sabe o "We Are The World" deixe de ser somente uma canção bonita, quem sabe o sonho de um mundo melhor cantado tanto por MJ possa fazer sentido agora.

Quem sabe a MPB se popularize (assim como o Jazz, o verdadeiro Funk Music, Gospel, o "verdadeiro R&B, Classica, etc.)

Quem sabe Tom Jobim, João Donato, Jorge Versilo e outros voltem aos Top Hits das Rádios.

Quem sabe...




"Quero ver a cara da minha Vó que sempre dizia que música não é emprego, rsrsrsrsrs".

sandmarc
Veterano
# dez/10
· votar


Gostaria muito que esse projeto vingasse, mas pra falar a verdade, eu acho que isso aí o coisa pra inglês ver...

Nas escolas particulares, aquelas mais bacanas, pode até ser... mas nas escolas públicas, sem chance...

Tá cheio de escola que não tem sequer carteira pra meninada sentar, imagine conseguir instrumentos musicais, sala de estudo, professores, material e tudo o mais que seria necessário?

Se alguém acha que é exagero, tome o seguinte exemplo: Aulas de inglês. Vocês conhecem alguém que estudou em escola pública e saiu sabendo ( de verdade ) pelo menos o verbo To be?

Eu estudei a vida quase toda em escola estadual, sei como funciona...

Jabijirous
Veterano
# dez/10 · Editado por: Jabijirous
· votar


Tá ai uma ótima oportunidade de "banir" de uma vez por todas a praga do "Funk Pancadão e Proibidão e cheio de letra de Lixão" enraizado pras nossas crianças que acabam se deturpando cedo e aprendendo como "fazer uma fita no banco" "quem manda é o CV" "Ai meu Piru" entre outros lixos oriundo das escórias do tráfico e afins (não vou limitar o Estado de Origem porque este lixo de anti-musica está em toda parte do nosso Brasil).

Cuidado, se virou cultura você tem que explicar isso e o pq que virou cultura!!


Outro cuidado é não misturar o pessoal com o profissional, um professor jamais deve misturar o pessoal no seu trabalho. Ás vezes da um pitaco aqui ali mas nunca, NUNCA deve deixar as coisas que você não gosta de lado. Vai que você pega uma turma só de funkeiros, e aí?? ou mais de 70% é funkeiro, e aí?? A turma não vai assistir sua aula por puro preconceito do professor. Professor tem que ser imparcial meu chapa!

Esse lance de música nas escolas é engraçado, tem gente que acha que vai ser a solução para melhorar o nível da cultura. Eu digo, NEM A PAU isso vai mudar! Só vai mudar quando as universidades (aqui do RJ) levarem a sério a questão da educação. Aí sim teremos bons profissionais e quem sabe o nível de cultura não melhore!! Mas isso vai demorar, bota uns 10 ou 15 anos aí pra melhorar!!

expedifer
Veterano
# dez/10
· votar


dgsoul
de "banir" de uma vez por todas a praga do "Funk Pancadão e Proibidão

Pois é cara: as gravadoras que gravam esses "artistas" tem musicos profissonais e formados, pode apostar.

Jabijirous
Veterano
# dez/10
· votar


Se alguém acha que é exagero, tome o seguinte exemplo: Aulas de inglês. Vocês conhecem alguém que estudou em escola pública e saiu sabendo ( de verdade ) pelo menos o verbo To be?

Você conhece alguém de escola particular que saiu sabendo (de verdade) pelo menos o verbo To be??

Você vê nego falando pq faz curso de inglês por fora!!

T-Rodman
Veterano
# dez/10
· votar


Quem tem mais de 30 e tantos por aqui, deve ter tido aulas de 'Educação musical' quando frequentou a escola.
Pelo jeito estão revendo que não foi uma boa idéia cortar Ed. Musical nas escolas.
Cortaram há um tempo atrás Ed. Artística, e já voltaram com as aulas, nas escolas públicas.

Pode ser pouco 2 aulas de Ed. Artística e Ed. Musical, por semana, mas creio que seus efeitos podem perdurar, mesmo com uma carga horária tão pequena.

sandmarc
Veterano
# dez/10
· votar


Você vê nego falando pq faz curso de inglês por fora!!


Pois é... quando adolescente eu era doido pra fazer inglês e não tinha condição. Até consegui adquirir um pouco de vocabulário, mas era naquele esquema: eu xerocava letras e depois ficava olhando as palavras no dicionário e escutando a música pra aprender pronúncia e tradução...

Depois de adulto eu fiz uns 2 anos "por fora" e hoje consigo enteder boa parte de um texto...

Jabijirous
Veterano
# dez/10
· votar


sandmarc

é isso que eu não entendo, se tem aula de inglês no colégio pq nego ainda paga curso????


Esquisito não??

guitar100
Veterano
# dez/10
· votar


eu sou professor de musica a 15 anos ja dei aula pra mais de 1500 alunos e a musica ela faz parte da reaçoes das pessoas ou seja ela pode contribuir pra uma sociedade mais consiente,ou tambem depende da musica que traz a violencia etc. entao a musica na sala de aula é uma boa opção mais tem que saber planejar estas aulas se nao vira a mesma bagunça q ta com as outras materias,eu dou aulas idividuas e tem dado mto resultado hoje tenho alunos q ja se paresentaram na tv etc entao se nao souber fazer este crongrama de ensino nao adianta nada pode ser graduado onde for tem q ter o fator experiencia e ter o don do ensino

dgsoul
Veterano
# dez/10 · Editado por: dgsoul
· votar


sandmarc


Também estudei em escola pública toda a minha vida...

Concordo que o Inglês (assim como o espanhol) eram muito precários (na verdade a gente só comparecia nas aulas de espanhol pra ver o tamanho dos peitos da professora de espanhol que quase sempre vinha com um decote que apertava os dois irmãos lá...e era o céu pra nós).

Mas tivemos um diferencial lá na escola que eram as aulas de coral ministradas por Alexandre Bleinat, cara super gente fina, na época era voluntario (não remunerado!) e estava lá cheio de vontade de ensinar pra nós o maravilhoso mundo da musica. Pra grande maioria deu certo (alguns realmente ganharam dinheiro com musica outros continuam estudando, etc e tal.)

Sem intrumentos, sem estrutura, apenas algumas pessoas, um professor, cadernos, giz, losa e uma determinação.

expedifer

Infelizmente os profissionais são obrigados a produzir este tipo de música por conta da "saída" dela no mercado musical atual (que aliás, nem sempre é feita por meios legais e sim "piratais".


Infelizmente hoje é assim: O artista é determinado ou pelo tamanho do poder aquisitivo ou pela repercussão do estilo musical na população (que nem sempre tem um bom gosto musical mas geralmente adota aquilo que lhe é imposto).

Darlan Felix
Veterano
# dez/10
· votar


Tenho uma dúvida...
Se isso for realmente verdade, só os Licenciados em música que poderão lecionar em escolas ? Ou os bacharelados também ?

Artref
Veterano
# dez/10
· votar


Darlan Felix, pelo que vi, só licenciado.

Uhul, se tudo der errado ainda vou ter emprego, hahaha.

Darlan Felix
Veterano
# dez/10
· votar


Então se eu fizer meu bacharelado em Piano, não entro nessa ?

sandmarc
Veterano
# dez/10 · Editado por: sandmarc
· votar


é isso que eu não entendo, se tem aula de inglês no colégio pq nego ainda paga curso????


Esquisito não??


Não sei se o seu modo Ironic estava em [ON], mas se não estava é porque as aulas são uma porcaria mesmo... aí se o cara quiser aprender tem que pagar por isso...


dagsoul

Mas tivemos um diferencial lá na escola...

mandou bem... é um diferencial ( deu sorte ). São poucas as almas caridosas que fazem algo efetivamente eficaz pelos menos afortunados. Algumas vezes mesmo aqueles que são pagos não fazem um serviço decente...

Mr Madruga
Veterano
# dez/10
· votar


Nuss, logo agora que eu terminei o ensino médio.

dgsoul
Veterano
# dez/10
· votar


sandmarc

Algumas vezes mesmo aqueles que são pagos não fazem um serviço decente...

É verdade...minha professora de espanhol era bem "indecente", hehehehe!!!!


Brincadeiras a parte, mas é verdade. Sei lá...parece que os professores (aliás quase todos os funcionários) de Escola Publica não conseguem enxergar um futuro pros alunos e por isso fazem o seu trabalho nas coxas.

sandmarc
Veterano
# dez/10
· votar


dagsoul..

lembrei agora que também tive uma professora de inglês que era demais... descendente de alemães... huummmm.

Mas até nessa hora eu tive que pagar, porque foi quando fiz os meus dois anos de inglês pagos.

Na época a teacher conheceu um gringo através da internet e o sujeito mandou as passagens para ela ir conhece-lo nos EUA, por aí você imagina o naipe da criatura ( no dia do embarque tivemos uma aula pela manhã e ela confessou que estava com medo dessa "aventura"... )

Jabijirous
Veterano
# dez/10
· votar


Darlan Felix

Sim, bacharel não entra, só licenciado, o CBM tem um curso de 1 ano e meio, você sai licenciado em música, mas para fazer esse curso tem que ser graduado


Mande um email pra lá e veja como é

http://cbm-musica.edu.br/

guitar100
Veterano
# dez/10
· votar


olha esta historia q tem ter licenciatura etc. é conversar era pra ser assim mas o presidente lula vetor pois alegando q ah mtos profissionais na area de roconhecimento nacional mais que nao tem licenciatura entao basta o cara manda bem em teria e pratica e a escola lhe contratar é hora de estudar teria cara quem dizia q so pratica bastava agora ta fritoooooooo

Juruna_Tecladista
Veterano
# dez/10
· votar


Poxa gente, para a gente que gosta de música é show, mas tem muita gente que não liga e é horrivel estudar música com quem não tá nem aí.

expedifer
Veterano
# dez/10
· votar


Darlan Felix
só os Licenciados em música que poderão lecionar em escolas ? Ou os bacharelados também ?

Nas escolas públicas só licenciado pode dar aula. Mas nas particulares, já ví muito bacharel de muita matéria dar aula.

Por exigência do MEC, só os de nivel superior podem dar aulas em escolas e só mestrados/doutorados podem dar aula em facu.

Quem não tem licenciatura, há muitos curso rápidos e ate a distância pra tirar a carteirinha do MEC pra dar aula (de 6 meses a 1 ano na facu mas apresentando nivel superior em qualquer formação que queira dar aula).

expedifer
Veterano
# dez/10
· votar


Juruna_Tecladista
é horrivel estudar música com quem não tá nem aí.

É uma matéria optativa que nem vale nota, pra quem quiser assistir aula, como a de artes, informática, etc. Obrigar a quem não gosta é como procurar briga com o aluno e seus pais. Caia fora dessa.

Jabijirous
Veterano
# dez/10
· votar


guitar100

Então blz, você se mata de estudar, faz estágios pra cacete e aí vem um cara que mal sabe tocar um instrumento pega sua vaga. O cara mal tem um curso básico de música mas você comeu o pão que o diabo amassou, você não iria ficar revoltado????

sandmarc
Veterano
# dez/10
· votar


Jabijirous

Eu estou mais surpreso é de você ter entendido o que o guitar100 escreveu...

Darlan Felix
Veterano
# dez/10
· votar


expedifer
Booooom, eu que estava meio receoso em cursar facul.. Mais um motivo pra fazer!

Shadad
Veterano
# dez/10
· votar


Esse lance de música nas escolas é engraçado, tem gente que acha que vai ser a solução para melhorar o nível da cultura. Eu digo, NEM A PAU isso vai mudar!

Conheço muitos licenciados e licenciandos que estudam ou estudaram na universidade federal daqui do meu estado (UFRN). A maioria deles, grande parte mesmo, não sabe as notas que compõe o acorde C7(13). Escutam funk pancadão (a pesar de estarmos a milhares de kilometros do Rio de Janeiro), forró pancadão e demais pragas que se propagam pelo ar por aí a fora.

Serão esses os professores de música que irão elevar o nível da cultura do nosso povo?

O curso de licenciatura (pelo menos aqui no meu estado) ensina a ensinar música. Não ensina como diferenciar música boa de música ruim.


parece que os professores (aliás quase todos os funcionários) de Escola Publica não conseguem enxergar um futuro pros alunos e por isso fazem o seu trabalho nas coxas.


Tá cheio de escola que não tem sequer carteira pra meninada sentar, imagine conseguir instrumentos musicais, sala de estudo, professores, material e tudo o mais que seria necessário


Vocês conhecem alguém que estudou em escola pública e saiu sabendo ( de verdade ) pelo menos o verbo To be?

O negócio é por aí mesmo.

Sei que estou sendo pessimista, mas acho que os que mais irão se beneficiar com essa lei serão os licenciados.

JEFF_SAN
Veterano
# dez/10
· votar


EXCELENTE notícia, e já não era sem tempo. Creio que a médio e longo prazo, o gosto pela boa música (tão em falta hoje) será retomado e poderemos ter grandes músicos sendo descobertos, fora o ramo de trabalho que se abre para os músicos (ainda que apenas para formados no ensino superior, já é um avanço).

Matheus Bertolino
Veterano
# dez/10
· votar


Isso vale pra todas escolas ou só pra publicas?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Em 2011 começa a lei do ensino obrigatório de música nas escolas