Lula sanciona lei que obriga ensino de música na educação básica

Autor Mensagem
Guigster
Veterano
# ago/08


As escolas públicas do país terão três anos para inserir no currículo da educação básica o ensino da música. É o que define a Lei n.º 11.769, sancionada nesta última segunda-feira (18) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União.

Segundo a Folha de S. Paulo, a Casa Civil informou que Lula vetou o artigo que previa que os professores tivessem formação específica na área.


Marcelo Soares Pereira da Silva, diretor de Concepções e Orientações Curriculares para a Educação Básica do MEC (Ministério da Educação), disse que a lei vale para os ensinos fundamental e médio, mas as definições sobre em quantos anos o ensino de música será ministrado e com que periodicidade vão caber aos conselhos estaduais e municipais de Educação, em parceria com os governos locais.

A proposta é de autoria da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) e altera a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), que já determina o aprendizado de arte nos ensinos fundamental e médio, mas sem especificar o conteúdo.

Segundo o relator do texto na CCJ, deputado Leonardo Picciani (PMDB-RJ), "o projeto está em consonância com os princípios constitucionais relativos à educação, à família, à criança e ao adolescente".

fonte: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2008/08/19/ult105u6853.jhtm

jimmy vandrake
Veterano
# ago/08
· votar


Meu filho já se inscreveu na fanfarra da escola, e foi aprovado.

Guigster
Veterano
# ago/08 · Editado por: Guigster
· votar


Não devemos entrar no mérito da politica,se não vamos ficar discutindo coisa que neste fórum tem menos importancia.Vamos falar sobre o que isso agrega a música.

Achei ótimo, além da música ser uma forma de inclusão social o País só tem a ganhar com essa nova lei, quantos talentos poderão ser descobertos? Estou muito feliz com a noticia!

por favor, não vamos ficar discutindo poltica!

lespaulbabilon
Veterano
# ago/08
· votar


por favor, não vamos ficar discutindo poltica!

O Lula é o cara. =P

jimmy vandrake
Veterano
# ago/08
· votar


Guigster

Exatamente, discutir política é besteira. Eu acho que qualquer político deve agir sempre em favor da sociedade e nunca a favor de partidos políticos. Portanto devem exercer seu papel incondicionalmente em prol do desenvolvimento das pessoass e da nação e principalmente sem interesses. Afinal esta é a razão da existência profissional deles.

Cocaine_Girl
Veterano
# ago/08
· votar


Depois q eu saio da escola inventam isso...

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08 · Editado por: supermulti
· votar


Guigster

As escolas públicas do país terão três anos para inserir no currículo da educação básica o ensino da música.

Ufa! Até que enfim! Será o começo de uma nova era na educação?

Ótimo! Tomara que o próximo passo seja a volta do ensino de Educação Moral e Cívica!

Para quem quiser agradecer ou se manifestar "pessoalmente" à Casa Civil, ao Presidente, etc pela sanção desta lei, o link é:

http://www.presidencia.gov.br/noticias/contatos/

Dogs2
Veterano
# ago/08
· votar


Acho ótimo, contanto que ensinem música direito, não igual fazem com Educação Artística.

El Musicista
Veterano
# ago/08 · Editado por: El Musicista
· votar


Gente... Leia isso...

http://educacao.uol.com.br/ultnot/2008/08/19/ult105u6853.jhtm

Vou apenas colocar uma frase desse artigo...

Segundo a Folha de S. Paulo, a Casa Civil informou que Lula vetou o artigo que previa que os professores tivessem formação específica na área.

Pqp... Qdoo as coisas estão indo bem, acontece alguma coisa e trava...

Será ki adianta as crianças terem ensino d música om profissionais mal-preparados???

Tem mais esse ki eh importante...

http://educacao.uol.com.br/ultnot/2008/07/25/ult105u6743.jhtm

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08
· votar


El Musicista

"Além de ter de entender o universo da educação básica, esse professor pode se deparar com problemas de droga ou de comportamento dos alunos. Os cursos têm que ensinar a lidar com essas dificuldades sociais também. Faz parte da pedagogia"

Essa parte do texto é que me preocupou...

Agora os alunos terão, além do apagador, o violão ou a estante de partituras prá jogar na cabeça do professor! Ai meu Deus!!!

huahuahuahuahuahuahuahuahua

El Musicista
Veterano
# ago/08 · Editado por: El Musicista
· votar


supermulti

Sabe o ki me deixa p... da kraaa???

Eh colocar professores mal preparados...
Eu temo ki a Música ainda continue em segundo planooo...
Jah pensou um professor totalmente despreparado dando aulda d matemática??? (Tah certo ki existe mtoos por aih infelizmente)...
Tem gente ki aprende matemática, língua portuguesa, geografia no cursinho pré-vestibular, pq em mtaas escolas o ensino público infelizmente deixa a desejar...
Jah pensou se acontece a msm coisa com a Música...
A formação ki eles dão na escola não é suficiente, e o kraaa ki ker prestar Música vai ter ki pagar 01 ano d preparatório (como eh o meu caso)...
Ki DEUS nos livre disso, e permita Educação de Música (não apenas de Música, mas todas as outras disciplinas), de qualidade...
D kualker forma, fico feliz por essa geração vindoura, ki vai poder apreciar esta maravilhosa disciplinaaa...
Pq naum criaram isso antes pô???

Mas uma coisa eh certaaa...
P/ kem pretende fazer Música, não vai faltar campo p/ trabalhar...
Pq a demanda eh mtoo superior ao número de Musicistas graduados...

Vamo estudar gente... A hora eh agoraaa!!!!!!!

busterchair
Veterano
# ago/08
· votar


Acho ótimo, contanto que ensinem música direito, não igual fazem com Educação Artística

é verdade, na minha aula de artes o professor era um bundão, não fazia nada, e vc desenhava algo pra ele e falava oq achava q era.

voltando, gostei da lei.

Lucas_fms
Veterano
# ago/08
· votar


Repito, nas escolas publicas, mal tem aula de matematica, portugues, geografia etc. VAI TER DE MUSICA? duvido

Além do mais, acho que seria de maior valor pegar esse dinheiro ai gasto com professores mal preparados de música, e investir em professores mais qualificados de matematica, portugues, geografia etc e infra-estrutura nas escolas públicas.

Diino
Veterano
# ago/08
· votar


Lucas_fms
bem nessas mesmo.

-Dan
Veterano
# ago/08
· votar


Não é pra discutir politica eu sei, mas acho que deviam ensinar era justamente isso: Politica.

No Ensino Medio principalmente. Ensinar sobre leis partidarias, constituição.
Ao inves do menino de 16 anos tirar titulo de eleitor pra ser "cidadão" e votar, memso que ele nem saiba o que está fazendo.

Sobre o ensino de música acho bacana. MAs acho que deveria existir era um ensino de arte mais global, de modo que cada um decidisse o que fazer, seja musica, pintura, artesanato e tal. Mais democrático enfim.

marcio_zav
Veterano
# ago/08
· votar


Ótima notícia.






(Sou estudante de Educação Musical) hehe

Headstock invertido
Veterano
# ago/08
· votar


EBA!!! Pena que já tou me formando esse ano!!! ^^

[modo simulação que escola publica leva tudo a sério on]
Assim diminuirá o numero de autodidatas e vamos ver muitas criancinhas por aí tocando peças eruditas em seus instrumentos...
[modo simulação que escola publica leva tudo a sério off]

Diino
Veterano
# ago/08
· votar


vamos ver muitas criancinhas por aí tocando peças eruditas em seus instrumentos...

nao ouvindo funk (carioca) é a conta

-Dan
Veterano
# ago/08
· votar


Escola publica..

vai ter 2 violões tonantes e 3 flautas para 500 alunos.

Headstock invertido
Veterano
# ago/08
· votar


-Dan
vai ter 2 violões tonantes e 3 flautas para 500 alunos.

podes crer!!!

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08
· votar


El Musicista


Eu temo ki a Música ainda continue em segundo planooo...

Eu acho que a intenção dessa lei não é formar Músicos (nem deve ser essa a intenção).

E, sim, dar noções básicas para o aluno e despertar nele o gosto pela boa música, o hábito de ouvir coisa boa, o respeito pelos demais colegas, o trabalho em grupo, mostrar-lhe os hinos pátrios, a letra do Hino Nacional, os diferentes instrumentos, a formação de uma orquestra, etc.

Eh colocar professores mal preparados...

O que vale mais é a boa vontade do cara em ensinar e a didática (cumprimento do planograma, etc). Há professores de música que são medianos ou até medíocres tocando. Mas, em termos de conhecimento e didática, são ótimos.

Tem gente ki aprende matemática, língua portuguesa, geografia no cursinho pré-vestibular, pq em mtaas escolas o ensino público infelizmente deixa a desejar...

O aluno é que tem que ser bom, chegar em casa e comer os livros, se dedicar, fazer as lições, os trabalhos, etc.


o kraaa ki ker prestar Música vai ter ki pagar 01 ano d preparatório (como eh o meu caso)...

No caso de Música, já é mais específico... Mas é bom fazer um cursinho preparatório. Você revisa conhecimentos e informações já esquecidas, reforça seu aprendizado, etc. E outra coisa, a concorrência está cada vez maior, e quanto mais preparado você estiver melhor.

Pq a demanda eh mtoo superior ao número de Musicistas graduados...

Isso é ótimo! Talvez o músico seja mais valorizado!

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08
· votar


Tomara que os alunos, seus pais e a sociedade levem a sério, incentivem seus filhos e aproveitem.

O meu medo é que a coisa descambe para a avacalhação e o governo revogue esta lei rapidinho por falta de interesse da própria sociedade...

Guigster
Veterano
# ago/08
· votar


supermulti
Foram muitos bons teus comentarios, obrigado pela ajuda!

Eu sei que em um País como o nosso a maioria das vez agente fica desacreditado com tudo que é posto por aqueles que governam, porém a semente foi plantada, e aos poucos a sociedade vai adotando esse discurso da música ser necessaria para formação do individuo!

Vamos ver, tomara que de tudo certo!

Echo Delta
Veterano
# ago/08
· votar


Segundo a Folha de S. Paulo, a Casa Civil informou que Lula vetou o artigo que previa que os professores tivessem formação específica na área.

HUahuahauhau... como é praxe, as diretoras vão deslocar alguma professorinha de Matemática ou Estudos Sociais com períodos vagos para "dar aula" de música.... q piada.

jimmy vandrake
Veterano
# ago/08
· votar


Acho que é preciso separar as coisas. Se o governo tomou esta decisão, isto é muito mais que um passo em caminho ao desenvolvimento cultural. Quanto a qualidade dos professores é outra história. Vai haver problemas quanto a metodologia e qualidade de ensino ? Sim, vai, mas isto é outra história. Alguns sairão mal por conta disto, nem todos.
Quando pensamos em resgatar crianças e dar-lhes oportunidade através da música, é isto mesmo que o país precisava em forma de lei. Dificilmente será a solução para o problema das drogas e etc, que já é outra história e precisa de outro bom plano social.

El Musicista
Veterano
# ago/08 · Editado por: El Musicista
· votar


supermulti

Eu acho que a intenção dessa lei não é formar Músicos (nem deve ser essa a intenção).

Concordo, assim como tbm não eh intenção da escola formar matemáticos, historiadores, geógrafos, entre outros.

Eu vejo a música nas escolas, como auxílio na formação de opinião... A música liberta, ajuda a criar um senso crítico...
Vc jah pensou em uma criança, desde cedo separando o joio do trigo??? Sabendo escolher akilo ki ela vai ouvir, sem ser lhe enfiada goela abaixo essas porcarias ki a mídia desepeja todos os dias em nossos televisores, rádios e por aih vai... A Música nas escolas, ao meu ponto de vista, criaria esse senso crítico...

O que vale mais é a boa vontade do cara em ensinar e a didática (cumprimento do planograma, etc). Há professores de música que são medianos ou até medíocres tocando. Mas, em termos de conhecimento e didática, são ótimos.

Discordo em parte, pois se o kraaa tem mtaaa boa vontade, ama akilo ki ele tah fazendo, mas não sabe pq ki o C maior é a união do C, E e G, não adianta mtaaa coisa... Os professores tem ki gostar do ki fazem, além de saber akilo ki eles estão fazendo...
Já tive professores de matemática, português, ki adoravam o ki faziam, mas na hora d passar akele conhecimento... Humpfff...


O aluno é que tem que ser bom, chegar em casa e comer os livros, se dedicar, fazer as lições, os trabalhos, etc.

Concordo tbm... Mas um professor ki consegue contagiar seu aluno com a matéria ki leciona, impulsiona o aluno a estudar em ksaaaa... Tive professores ki tinha essa "arte" d motivar o estudo... Mas professor naum faz milagre, se o Pai e a Mãe (ki são o Berço) não dão o exemplo e não incentivam, tbm não adianta mtaaa coisaa...

No caso de Música, já é mais específico... Mas é bom fazer um cursinho preparatório. Você revisa conhecimentos e informações já esquecidas, reforça seu aprendizado, etc. E outra coisa, a concorrência está cada vez maior, e quanto mais preparado você estiver melhor.

Tbm concordo com vc, mas qdoo eu citei o exemplo do cursinho pré-vestibular, eu kis dizer ki mtaa gente chega lah p/ aprender o ki naum aprendeu na escola, e isso eh grave... Como vc mesmo disse, o cursinho serve para revisar conhecimentos e reforçar o aprendizado... O certo eh os alunos jah chegarem no cursinho com uma bagagem d conhecimentos considerável, d modo a colocar isso ki vc falou (e ki eu concordo) em prática...

Isso é ótimo! Talvez o músico seja mais valorizado!

Graças a DEUS!!! Mtoos preconceitos c kebrarão... "Música eh coisa p/ vagabundo", como jah ouvi dizer... Os professores d Música vão poder bater no peito e dizer: "Sou professor de Música", ou "Leciono Música na escola tal"...
Jah estava mais do ki na hora d implantar ensino d Música nas escolas... Demorô...

jimmy vandrake
Veterano
# ago/08
· votar


Musicalmente espero que como matéria seja estudado tudo quanto é tipo de música, e não apenas musica brasileira, como é feito em outros países.

Hansen
Veterano
# ago/08
· votar


Acho que terão só aulas de flauta doce, que para a grande maioria não tem graça. fora que nem todos se interessarão por música, principalmente se houverem aulas de teoria.

Também porque é o instrumento mais barato. Uma escola se fornecer violões, teclados, vão destruir tudo. Se for na periferia vão roubar.

No fim o que vamos ver se a lei continuar é um monte de blocos afro, pois os instrumentos são mais populares e baratos.

BaNdAiD
Veterano
# ago/08
· votar


Otimo!!

Pelo que eu vejo, não vai ser aula de teoria musical, mas sim sobre noções musicais, história da musica, cultura musical e afins...

Já vou dar meus pulos pra tentar pegar uma turma!!

El Musicista
Veterano
# ago/08
· votar


jimmt vandrake

Com certeza... Nossa música (MPB, Bossa Nova) é extremamente rica, mas existe um mundo d música boaa foraaa (o "verdadeiro" funk (do estilo James Brown), jazz, erudita, entre outras)...

Hansen

Naum me lembro se tem nos 02 artigos ki colokei acima, mas 01 das preocupações ki se tem eh com relação ao número de pianos (se não foi nesses 02 atigos, li em algum outro lugar, mas foi no mesmo dia em ki li esses 02 artigos) em comparação com o número de escolas do país...
Pode ser ki haja flauta doce, mas teoricamente, as coisas serão melhores do ki possamos imaginar (assim eu espero)...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Lula sanciona lei que obriga ensino de música na educação básica