Em 2011 começa a lei do ensino obrigatório de música nas escolas

Autor Mensagem
tecladoprofusao
Veterano
# dez/10
· votar


(com preguiça de ler o tópico todo)

Só uma coisa a dizer... Será que com essa finalmente o povo vai começar a aprender o que é música e deixar de lados esses lixos que escutam no último volume no som porcamente instalado no porta-mala do carro?

mateusguitar
Veterano
# dez/10 · Editado por: mateusguitar
· votar


Isso vai começar no inicio de 2011 ou em 2012? A lei foi lançada em outubro de 2008 quase no final do ano letivo.

Matheus Bertolino
Isso vale pra todas escolas ou só pra publicas?

A Lei serve para escolas publicas de ensino fundamental e medio. Quanto as particulares acho que não tem a obrigatoriedade.

Olha a lei na integra:

LEI Nº 11.769, DE 18 DE AGOSTO DE 2008.

Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Art. 1o O art. 26 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, passa a vigorar acrescido do seguinte § 6o:

"Art. 26. ...................................................................... ............

...................................................................... ..........................

§ 6o A música deverá ser conteúdo obrigatório, mas não exclusivo, do componente curricular de que trata o § 2o deste artigo." (NR)

Art. 2o ( VETADO)

Art. 3o Os sistemas de ensino terão 3 (três) anos letivos para se adaptarem às exigências estabelecidas nos arts. 1o e 2o desta Lei.

Art. 4o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 18 de agosto de 2008; 187o da Independência e 120o da República.

LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Fernando Haddad

Este texto não substitui o publicado no DOU de 19.8.2008


expedifer
Veterano
# dez/10
· votar


mateusguitar
A lei vale a partir de inicio de 2011 pois deve-ser o corpo completo de docentes ate o fim de prazo, portanto as escolas devem contratar pro INICIO do ano letivo e não depois. O prazo de 3 anos é final e não inicial.

E sobre valer só pra escolas públicas, isso não existe. TODA lei do MEC é pra apliação pra TODAS as escolas. Não existe legislação educacional só pras particulares, quando há obrigatoriedade. Dai a citarem (como eu já tinha posto no inicio essa lei) o trecho no § 6o "mas não exclusivo", onde as particulares podem expandir se quiserem pras matérias que quiserem, como artes, religião, idiomas, etc.

Veja a lei completa:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm

luquinhas12
Veterano
# jan/11
· votar


Podiam substituir as aulas de artes com aquela minha professora que não ensina nada mesmo por um professor de musica
Aliás,já tá na hora daquela véia se aposentar :P

TrebleH
Veterano
# jan/11
· votar


É interessante como o objetivo do governo é, literalmente, nos fuder!

Desculpem a palavra!

Acho mto mas mto legal esse projeto! tomara que funcione
Será melhor pra cultura brasileira e principalmente pra nós músicos, que apesar da concorrência aumentar, seremos reconhecidos enfim!

Mas, é foda! o governo quer acrescentar mais matérias para alunos pouco interessados (escola pública, eu vim de lá!) professores péssimos.. e mais etc etc etc

Porque não melhoram a qualidade escolar? não oferecem oficinas de integração social? não montam mais casas de recuperação?

Minha professora do 2º ano, queria de qq jeito nos ensinar a DIVIDIR POR ZERO! v se pode?

Então, eu acho q o país como um todo não tem capacidade pra isso! e no final das contas os alunos sairão mais fudidos do q já estão!

kinhoBram
Veterano
# jan/11
· votar


Estou custando a crer que essas escolas públicas caindo aos pedaços terão aulas de musica.

Darlan Felix
Veterano
# jan/11
· votar


kinhoBram

Amigo, onde há força de vontade há tudo. Tu não precisa de tudo top para aprender não...

Yusuke Urameshi
Veterano
# jan/11
· votar


Muito legal a iniciativa do governo e tal.

Mas sinceramente, imagine um licenciado entrando em uma escola pública localizada dentro de uma favela, outras áreas menos favorecidas , ou qualquer outro lugar que seja. Já que no Brasil o nível da educação vai abaixo de zero mesmo... Imaginem esse cara entrando numa sala de aula para ensinar música onde você vai achar no máximo 2 ou 3 interessados.

Na boa, pra mim isso é jogar pérolas aos porcos.

Bilelo
Veterano
# jan/11
· votar


Quero só ver no que isso vai dar.Os alunos ñ deixam nem o professor de matemática dar aula, com certeza o professor de música ñ vai conseguir(sei disso pq tbm estudo em escola pública).Pelo menos agora eu vou ter uma matéria que gosto, isso se eles ñ ensinarem música do jeito chato que ensinam as outras matérias.

dgsoul
Veterano
# jan/11
· votar


Yusuke Urameshi

Na boa, pra mim isso é jogar pérolas aos porcos.


A quem vc está chamando de "porcos" seu ignorante!!!

Já ouviu falar de Obras Sociais? conhece a Associação Damas de Caridades? CCCA? Núcleo Socio Educativo? Projeto Guri? Conhece Silvio Bacarelli?! Sabe onde fica o Instituto Bacarelli, se soubesse não ficava com essas idéias ignorantes de que "no Brasil nada dá certo".

Quem fala assim com certeza não faz idéia de como que é uma comunidade "menos favorecidas", ce deve ser um daqueles caras que acha que dentro da favela só tem bandido e gente sem futuro, só pelo jeito como escreve já dá pra saber que tipo de pessoinha vc é:


imagine um licenciado entrando em uma escola pública localizada dentro de uma favela, outras áreas menos favorecidas , ou qualquer outro lugar que seja. Já que no Brasil o nível da educação vai abaixo de zero mesmo...

Ah só pra poupar o seu trabalho com a busca, segue o link

Minha vida toda foi em escola pública com muito orgulho!!! Hoje estou cursando Administração. Meu irmão terminou o ensino médio e hoje irá estudar na UNIFESP. E Ambos tivemos educação musical vindas de Escola Publica.

Falta de interesse de aluno está co-relacionada a falta de interesse do estado. A falta de interesse não é uma caracteristica e sim uma consequência, uma resposta aos meios de educação propostas pelo estado.

Yusuke Urameshi
Veterano
# jan/11 · Editado por: Yusuke Urameshi
· votar


dgsoul

Pedi que você concordasse com minha O P I N I Ã O ?

E digo mais : Parei de ler seu post quando vc mencionou a palavra "ignorante".

Eu sou ignorante ?
vc ao menos sabe o significado da palavra ?

Vc discorda (direito seu) de uma opiniçao dada em um fórum, sendo grosseiro. E EU sou o "ignorante" ?

Grande abraço

tito lemos
Veterano
# jan/11
· votar


Yusuke Urameshi
Cara, o dgsoul pode ter agredido vc, mas vc agrediu muita gente ao dizer:

Na boa, pra mim isso é jogar pérolas aos porcos.

Quem são os porcos cara? O pessoal que vive na favela? Eles são menores e menos importantes que outras pessoas? Eles têm um nível mental mais baixo? Isso chama-se PRECONCEITO.

É bom medir as palavras ao falar.

Yusuke Urameshi
Veterano
# jan/11
· votar


tito lemos

País livre. Livres opiniões.

dgsoul
Veterano
# jan/11
· votar


Yusuke Urameshi


Ignorante = Pessoas como vc que não sabe diferenciar os "menos favorecidos" de "porcos".

Pessoas que não acreditam que uma iniciativa do governo possa fazer a diferença em lugares "menos favorecidos".

Pessoas que acham que Licenciado não deve "se submeter" a trabalhar em lugares onde há favelas, pobres, secolas publicas.


Pessoas que acham que ser pobre é uma doença. Que favela é lugar de bandido e que Escola Publica é lugar de desinteressados.


Quer que eu continue!?

tito lemos
Veterano
# jan/11
· votar


Yusuke Urameshi
Liberdade relativa. Pelo que eu sei, preconceito eh uma expressão de opinião, nem por isso deixa de ser crime.

Yusuke Urameshi
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

jan/11

dgsoul

Quer que eu continue!?

Não, valeu. Tenho que trabalhar. Diferentemente do sr. , eu ja passei da fase de dar chilique com a opinião alheia.

E para os que acham que o meu comentario foi preconceituoso , o preconceito esta na cabeça do "ofendido". Aprendam a interpretar antes de julgar.

dgsoul
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

jan/11

Yusuke Urameshi


Rapa fora muleke!!!

Além de Ignorante, Preconceituoso, não admite que está errado!

Vê se cresce, Criança!!! Vai ler um pouco de Luther King, Vai estudar um pouco mais sobre o país em que vc vive, vai ajudar uma Comunidade Carente, vai prestar ajuda pra aquela galera que perdeu tudo nas enchentes que aconteceram no começo deste ano. Ai quando vc realmente lidar com gente de verdade, volta aqui pra bater um papinho de Homem pra Homem, quem sabe você estará um pouco menos IGNORANTE às questões sociais que envolvem o país em que reside!!!

Hum, comédia!!!

ZiMiZ.
Veterano
# jan/11
· votar


Quero só ver como vai ser essas aulas... nem me passa pela cabeça como ensinar alguem que não tem um instrumento O.o

'Esse é o Dó, <Dóóóó>, repitam comigo alunos. <Dóóóó>'
????!!!!


Hehehehh...
Abraços

vcs.vinicius
Veterano
# jan/11
· votar


Se não for igual as aulas de inglês vai ser bom!! Agora ser igual inglês que não ensina To be todos os anos!!.. haushaush

Yusuke Urameshi
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

jan/11

dgsoul

Aham , gigante. Para de bancar o coitadinho oprimido e senta lá vai.

Shadad
Veterano
# jan/11
· votar


Já ministrei aulas para alunos que não tinham instrumento. Alguns aprederam e até tocam profissionalmente por aí graças à força de vontade deles e às escolas que agendavam horários para que os alunos pudessem estudar no instrumento os exercícios que eu passava.

Não sei como irão fazer para essas aulas de música nas escolas públicas darem certo.

Como já disseram, as escolas públicas mal tem carteiras e material didático. Quem dirá instrumentos! Com certeza a estrutura para aulas de música não será prioridade.

"Se não for igual as aulas de inglês vai ser bom!! Agora ser igual
inglês que não ensina To be todos os anos!!
"

Eu estudei em escola pública e as minhas aulas de inglês eram exatamente assim.

É esperar para ver!

dgsoul
Veterano
# jan/11
· votar


Segundo o que minha esposa andou acompanhando, as escolas inicialmente estão pedindo aquelas flautas (plástico) doces. Pediram uma pro meu sobrinho.


Acredito que realmete seja algo voltado mais pra teoria mesmo...utilizando recursos como: Flauta, voz, a famosa "fanfarra", acredito que, no máximo violões. Mas já é um grande avanço.

Quem sabe...

expedifer
Veterano
# jan/11
· votar


Acredito que realmete seja algo voltado mais pra teoria mesmo...utilizando recursos como: Flauta

Antigamente, como meu pai e avô disseram, as boas escolas públicas das capitais tinham um belo piano e sala de música. Mas as aulas eram de canto e coral. Pelo menos tinham um bom instrumento (e ninguém tocava nele, só o professor).

Hoje pela miserabilidade das escolas, essas salas de música, terão com sorte uma flauta doce de R$ 15, na mão do professor, acompanhando esse "canto" ou "coral" pelos alunos. Com sorte!!!

Darlan Felix
Veterano
# jan/11
· votar


expedifer

Na minha escola, onde eu estudava até o ano passado. Tem um Piano de Cauda Grand Concert. Nunca vi ninguém tocando nele.

dgsoul
Veterano
# jan/11
· votar


Sorry, but please click on the link: http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/242969/p8#7313440

Felipe Felix
Veterano
# jan/11
· votar


dgsoul

Espero que a criança que vem aí nem precise de educação musical na escola. ;)

vcs.vinicius
Veterano
# jan/11
· votar


É um bom começo, quem sabe o Brasil não começa a investir na música assim como em New York.

Pego como base os filmes e seriados referente a música feitos lá, todo escola tem um grupo de música, professor e instrumentos bons e não flautas de plásticos entre outros instrumentos.

Que fique claro que não estou menosprezando nenhum instrumento

Vamos torcer para que seja algo bom e não para completa calendário.

gustavocp
Veterano
# jan/11
· votar


Nos Eua tem uma cultura de "banda do colégio" bem forte, o que faz muitos alunos seguirem estudos em instrumentos como trompete, trombone, sax, marimba, percussão, etc...

E sobre o que foi mencionado pelo Yusuke Urameshi antes, acho que ele só foi infeliz na escolha das palavras.
E, como ele mesmo disse. Isso é um fórum livre. Todos tem o direito de escrever o que for (respeitando as regras do próprio fórum)... E ninguém nunca é dono da verdade ou da razão.

Acho que essa 'lei' será boa. Sempre é bom apresentar artistas diferentes, formas de arte diferentes, estilos e visões diferentes aos alunos. O que o professor precisa fazer é fazer com que os alunos se identifiquem com algo que toca eles, e faça com que os alunos vejam a beleza escondida nesta ou naquela música.

Acho que a questão chave é... apresentar coisas novas.

Pajé
Veterano
# jan/11 · Editado por: Pajé
· votar


Que coisa não! Pelos comentários percebi a velha manifestação, tão deslocada e preconceituosa dos apreciadores de música "boa". Difícil eleger um modelo musical, gente; difícil determinar o sofisticado, limpo, exemplar, melhor de uma sociedade sem praticar com isso uma elitização ou etiquetagem. É delicado e requer cuidado falar, fazer ou trabalhar com música. Quando a intenção é desmerecer, depreciar uma produção para aumentar e impor o valor de uma outra, aí não serve. Educação e Escola é uma sala cheia de gente, um coletivo de cabeças, com bagagens socias, ideológicas, com individualidades, tendências e opiniões. Quem é 'você', professor, pra definir um comportamento ou apreciação ideal em detrimento do que o aluno traz de casa. Parece muita pretensão, não? Tudo bem, a música tem lá seu caráter comunitário e social, mas não queremos incutir e consagrar o pedantismo e a hipocrisia, né? Não é o aluno que deve chegar até o professor; é o professor que deve chegar ao aluno! A relação de professor e aluno não deve ser vertical, deve ser horizontal, de mesma altura e disponibilidade.
Pois que seja então, a música e a não-beatlelação a nossa liberdade!!!

leiam também: http://www.fernandolmachado.blogspot.com/

naty pires
Veterano
# fev/12
· votar


eos professores de pedagogia iram fazer uma especializaçao em musica,uma pos musicoterapia ou o que para dar aulas,pelo que eu entendi n~precisara ter formaçao superior em musica,apenas um curso nivel tecnico (conservatorio,)ou pos em musica,me corrijam,por favor.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Em 2011 começa a lei do ensino obrigatório de música nas escolas