tenho que decorar todas as escalas?

Autor Mensagem
    Geh25
    Veterano
    # dez/10

olá pessoal.. sou iniciante de teclado, e gostaria de saber se terei que decorar todas as escalas, ou se existe alguma regra para os modos (jonicos, doricos etc), para facilitar.
    desde já agradeço!

Mr Madruga
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Mr Madruga
    · votar

No meu caso, só sei de cór em todos os semi-tons as escalas principais (diatônica e harmonica), mas já tem outras escalas que em alguns tons eu formo ela na hora que vou tocar sabendo a fórmula (pentatonica e pentablues), já outras eu tenho que procurar em algum lugar, então você não precisa de decorar tudo, só o básico. Agora se você quer fazer um monte de escalas malucas, você tem que procurar um professor pra te ensinar as técnicas e o modo de como usa-las, até a pentablues se não saber como executa-la direito, sai estranho, você tem que saber também como encaixar cada escala na música.

Quanto aos modos gregos... Eu percebi que são só escalas normais que trocam seu ponto de partida, então eu conclui que quando você tem uma escala de C por exemplo no modo :

Jonico executa a escala de 0 tom abaixo
    Dórico executa a escala de 1 tom abaixo
    Frigio executa a escala de 2 tons abaixo
    Lidio executa a escala de 2,5 tons abaixo
    Mixolidio executa a escala de 2,5 tons acima
    Eólio executa a escala de 1,5 tom acima
    Lócrio executa a escala de 1,5 tom acima

Só muda o ponto de partida que é o Dó neste caso. Esse só foi o meu jeito de estudar melhor os modos gregos é bem mais fácil, eu não achei escrito assim em nenhum lugar, talvez seja uma invenção minha, porque geralmente tem as:

Jonica (1 2 3 4 5 6 7)
    Dórica (1 2 3b 4 5 6 7b)
    Frigia (1 2b 3b 4 5 6b 7b)
    Lidia (1 2 3 4# 5 6 7)
    Mixolidia (1 2 3 4 5 6 7b)
    Eólia (1 2 3b 4 5 6b 7b)
    Lócria (1 2b 3b 4 5b 6b 7b)

Mas acho que do primeiro jeito é bem mais fácil...

geracaoanos2000
    Veterano
    # dez/10
    · votar

Geh25