tenho que decorar todas as escalas?

Autor Mensagem
    Geh25
    Veterano
    # dez/10

olá pessoal.. sou iniciante de teclado, e gostaria de saber se terei que decorar todas as escalas, ou se existe alguma regra para os modos (jonicos, doricos etc), para facilitar.
    desde já agradeço!

Mr Madruga
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: Mr Madruga
    · votar

No meu caso, só sei de cór em todos os semi-tons as escalas principais (diatônica e harmonica), mas já tem outras escalas que em alguns tons eu formo ela na hora que vou tocar sabendo a fórmula (pentatonica e pentablues), já outras eu tenho que procurar em algum lugar, então você não precisa de decorar tudo, só o básico. Agora se você quer fazer um monte de escalas malucas, você tem que procurar um professor pra te ensinar as técnicas e o modo de como usa-las, até a pentablues se não saber como executa-la direito, sai estranho, você tem que saber também como encaixar cada escala na música.

Quanto aos modos gregos... Eu percebi que são só escalas normais que trocam seu ponto de partida, então eu conclui que quando você tem uma escala de C por exemplo no modo :

Jonico executa a escala de 0 tom abaixo
    Dórico executa a escala de 1 tom abaixo
    Frigio executa a escala de 2 tons abaixo
    Lidio executa a escala de 2,5 tons abaixo
    Mixolidio executa a escala de 2,5 tons acima
    Eólio executa a escala de 1,5 tom acima
    Lócrio executa a escala de 1,5 tom acima

Só muda o ponto de partida que é o Dó neste caso. Esse só foi o meu jeito de estudar melhor os modos gregos é bem mais fácil, eu não achei escrito assim em nenhum lugar, talvez seja uma invenção minha, porque geralmente tem as:

Jonica (1 2 3 4 5 6 7)
    Dórica (1 2 3b 4 5 6 7b)
    Frigia (1 2b 3b 4 5 6b 7b)
    Lidia (1 2 3 4# 5 6 7)
    Mixolidia (1 2 3 4 5 6 7b)
    Eólia (1 2 3b 4 5 6b 7b)
    Lócria (1 2b 3b 4 5b 6b 7b)

Mas acho que do primeiro jeito é bem mais fácil...

geracaoanos2000
    Veterano
    # dez/10
    · votar

Geh25
    Cara, eu não sei de cór todas, mas vou no macete pra algumas e é o seguinte, eu me guio pela ordem dos #, caso quero Mi Maior, eu sigo o que a regra nos cobra: Fa# - Do# - Sol# - Re#, e no ultimo # antes subo mei otom. Pra mim descobrir os acidentes das escalas menores, eu pego a tônica e subo uma 3° e acho os acidentes que não os mesmos da escala relativa maior. Acho que é isso. Abraço.

Jabijirous
    Veterano
    # dez/10
    · votar

Geh25

Você não tem que decorar nada, você tem que entender!!

Se você sabe uma, e sabe como é formada (to falando de intervalos), sabe todas aí é só transpor!!!

Simples assim!

NillMaker
    Veterano
    # dez/10
    · votar

Como disse o Jabijirous, você precisa entender... é claro que um pouco vai sim da memorização.. mas creio que a melhor maneira de você aprender algo é: COLOCAR EM PRÀTICA... Não adianta aprender alguma coisa só pra dizer que sabe... tem que aplicá-la!!!

É isso aí!

Maestro Mittmann
    Veterano
    # dez/10
    · votar

Geh25

Cara, lamentavelmente te dou a má notícia: Vc precisa das 2 coisas, entender perfeitamente as escalas e sim saber todas de cor. Na hora que vc tiver de improvisar vai saber como isso é importante, se morasse em POrto Alegre, RS ia te recomendar q fizesse uns 2 meses de aulas comigo e esse teu problema seria sanado até pq eu ensino as escalas de um jeito que enquanto estuda tu ja aprimora tua técnica e tenho desenvolvido exercícios que te permitiriam treinar isso largamente ate num tecladinho de 3 oitavas como o Alesis Micron que tenho.

Danborn
    Veterano
    # dez/10
    · votar

Vai ai meinha contribuição. Como somos tecladistas fica mais fácil entender. As escalas maiores tem como padrão a escala de Dó maior.
    Onde há meio tom, há notas pretas ( estou sendo bem básico ) onde não há, meio tom. Sendo assim, de dó - ré= 1 tom, ré -mi = 1 tom, mi-fá = meio tom.... sendo assim o padrão para estudar as escalas segue : tom, tom, 1/2 tom, tom, tom, tom, 1/2 tom. Se vc pegar essa formula, aplique agora em Ré e vai ver que vc vai precisar de F# e C# para tocar essa escala. Nas partituras, as musicas em Dó maior não apresentam bemois nem sustenidos após a clave. Já as musicas em Re maior, apresentam 2 sustenidos, justamente aqueles ali em cima, um em F e outro em C, indicando que ambos serão sustenidos. Assim acontece com as outras escalas. De qualquer formar é importante vc ter em mente os acidentes das escalas, isso ajuda na execução quando não há partituras ou cifras. Procure saber também sobre formação de campo harmônicos. Paz

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a tenho que decorar todas as escalas?