Porque nao consigo decorar uma musica?

    Autor Mensagem
    Odila
    Veterano
    # mar/04


    Oi pessoal. Toco piano ha 15 anos. Nao toco em banda, toco em casa para a familia e ha 2 meses comecei a dar aulas de piano para iniciantes. Moro nos Estados Unidos.

    Toco piano classico e leio muito bem partituras, tenho muita facilidade lendo e tocando no piano, mas o problema e' que estou tao viciada na partitura que nao consigo decorar as musicas. Esse fato me incomoda muito; voces acham que isso e' um problema?

    Desde ja agradeco.

    Soulface
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Putz, qm sou eu pra falar de alguém com tanta experiência. Mas eu acho q não chega a ser algum problema não. Com certeza isso se dá ao fato de vc sempre usar a partitura. Vc acaba se acomodando. OQ vc pode fazer é ir memorizando aos poucos, por partes. Depois ir associando um ao outro. E como sempre, treinar! Vc se acostumando a treinar sem as partituras, por mais q seja difícil no começo, a hr q vc ver, ja deixou esse "problema" pra trás.

    Boa Sorte!

    Odila
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Muito obrigada soulface. Vou fazer isso a partir de hoje mesmo e nao vou mais ficar me sentindo como se estivesse com um bloqueio.

    Valeu!!!!!

    Soulface
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Odila
    Mas apartir do momento q vc se sentir insegura e ver q isso pode atrapalhar o seu desempenho, é melhor pegar a partitura e dar uma conferida. De qualquer forma, vc tem q estar satisfeita com oq faz. E até onde eu sei, não é crime nenhum tocar lendo partituras! hehehehe

    renilson
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    vou lhe dar uma dica: estude uma música por dia. fique em cima dela até sair. o nosso problema é que queremos tocar várias músicas ao mesmo tempo. Toque apenas uma, até empapuçar. No final do ano terá um repertório todo decorado de 365 músicas. esperimenta.

    O pianista
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    renilson
    UMa música por dia? Que espécie de música se tira em um dia??!! Normalmente fico 2 meses sobre uma obra e ainda não tá 100%...

    Odila
    A memória possui vários campos que trabalham juntos para lembrarmos das coisas. Você deve saber disso, possuimos a memória visual, auditiva, mecânica...

    Um bom método de decorar, é com mecânica. Treine tanto, até que sua mão vai se acostumar a certos movimentos. A visual, usando a lógica, é muito bom também, procure entender o que o compositor quer dizer com aquilo, decore a harmonia, inclusive marque na partitura. Facilita bastante.

    E se você tiver um bom ouvido, pode dar uma ajuda também e se esse ouvido for treinado então, ajudará mais ainda, hehe.
    Boa sorte nos estudos.

    Soulface
    Só como curuiosidade, na música erudita é quase um crime tocar com partituras, hehe. Pegue vídos de recitais de pianos, de concertos, tanto de violino, flauta, como de piano... não se usa partitura, é tudo de cabeça mesmo. Mas é pura questão de treino.

    LeandroDoria
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    O Pianista: isso q vc disse agora me animou! Tenho mais facilidade em decorar as músicas do q lê-las e tocá-las na hora. Fiquei meia-hora pra tocar a única música q toquei pela partitura mesmo, lendo na hora, uma valsinha meio boba. Ñ lembro o nome. Sei q a mão direita é algo como E - E - E - D - C - G - F - F - ... e assim vai. Eu sei q o q eu fiz, uma vez, não foi o certo (tocar marcha turca aprendendo com o tecladinho do encore). Foi a vontade desesperada de saber tocar pelo menos uma música clássica que não fosse das mais fáceis (pelo menos eu não acho). Coisa de principiante! hehehe
    Agora, vi vc falando q essa música é um rondó. O que seria um rondó?

    LeandroDoria
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Obs.: É importante ressaltar o termo por mim utilizado "valsinha meio boba", sem querer, de maneira alguma, menosprezar a qualidade da obra. Até retiro o que disse. Foi uma gafe, me desculpem.

    Soulface
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    O pianista
    Isso mostra q eu num sei nada e to dando uma de intrometido aki! hahahahahahahahaha
    Mas é q ela falou q num faz nada sério. É mais pra família e amigos mesmo...

    O pianista
    Veterano
    # mar/04 · Editado por: O pianista
    · votar


    (duplico a mensagem)

    O pianista
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    LeandroDoria
    Mas realmente, vai muito da pessoa essa habilidade de decorar ou ler. Eu decoro uma sonata em questão de semanas mas minha leitura a primeira vista não passa de um Bach. Tem gente que leva meses para decorar uma peça mas consegue tocar um Schumann a primeira vista. Aproveitemos nossos dons e treinemos nossas fraquezas. :)

    Quanto ao rondó: é uma forma utilizado em especial pelos compositores do classicismo (Haydn, Mozart, Beethoven e etc), muitas vezes como movimento final de uma sonata. Um rondó tem a seguinte característica: A-B-A-C-A-D-A-E e etc, sendo cada uma das letras um tema contrastante entre sí.

    A grosso (muito grosso) modo, seria uma música com "refrão". Repare neste Rondó do Mozart, tem sempre um tema que é repetido diversas vezes. Essa é o tema A. Suas variações, são B, C, D e etc. O tema principal deve se sobressair sobre os outros.

    Basicamente é isso.

    Soulface
    Que nada cara, tem que dar a opnião mesmo. Se tiver errado, alguém vai acabar corrigindo ou dando um toque.

    LeandroDoria
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Valeu, O Pianista! E quanto à sonata? Por mais q já tenham me explicado, ainda não entendi muito bem o q vem a ser uma sonata. O que a caracteriza?

    O pianista
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Sonata é essencialmente a seguinte forma de compor: A-B-A, sendo a exposição - desenvolvimento - resposição. Corelli (1653 - 1713) consolida essa forma junto em 3 movimentos: um Allegro (rápido) - Moderato ou Adágio (meio lento) e Vivace ou Allegro Molto (mais rápido).

    O tema que é apresentando em A, será desenvolvido e variado em B e depois será resposto em A novamente para terminar. Os outros dois movimento também podem ter essa forma ou como em vários outros, ter um Rondó no final, que é a forma que expliquei a cima.

    Espero ter dado uma esclarecida.

    Odila
    Veterano
    # mar/04
    · votar


    Obrigada pessoal; desde que entrei no forum a mais ou menos um mes aprendi muito com voces. Vou levar em conta o que que cada um disse e aproveitar o maximo das experiencias que voces tem passado no forum. Admiro a todos.

    MUITO OBRIGADA!!!

    andresan
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Grande oficina para iniciantes como eu esse tópico,vamos ressuscitá-lo gente?

    Ken Himura
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Boa resgatada.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Porque nao consigo decorar uma musica?