Ler a primeira vista ou decorar a partitura?

    Autor Mensagem
    Cromático
    Membro Novato
    # jan/19


    Toco sozinho e não canto, por isso prefiro teclado arranjador. Tenho várias partituras na clave de sol com a melodia e os acordes das músicas. Só que quando eu toco, sempre perco o tempo, pois tenho que ler a Melodia com a mão direita, ler os acordes om a mão esquerda e ainda observar o dedilhado correto.Isso tudo dentro do tempo preciso do acompanhamento automático.
    Penso que ler a primeira vista seria melhor, pois assim teria um repertório infinito, já decorando a partitura, teria um repertório limitado e ia esquecendo as músicas que não estivesse sempre praticando.
    Então meu dilema é esse, insisto em tocar a primeira vista ou procuro decorar?

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/19 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Cromático

    Ler a primeira vista é difícil, requer bastante estudo e prática, na real, poucos músicos fora do mundo erudito fazem isso.

    É o ideal, sem dúvida. De qualquer forma, as músicas que você toca bastante vai acabar decorando. Uma coisa não atrapalha a outra.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # jan/19
    · votar


    Cromático

    Como disse o Lelo Mig, ler a primeira vista seria o ideal, mas pense que para tudo nessa vida, você precisa praticar. Então, não vejo problema você treinar e acabar, por consequência, decorando a música.
    E, além do mais, quanto mais você treinar, mais seus olhos e cérebro irão assimilar e responder mais rapidamente aquilo que você está vendo, dessa maneira, quanto mais músicas praticar, mais estará familiarizado com aquilo e as próximas músicas irá ler com mais facilidade.

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/19 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    A prática é o foco.
    Ensaiar, ensaiar e ensaiar.

    Como já foi dito nos outros comentários uma coisa não atrapalha a outra.
    O recomendável é dedicar um certo tempo para o estudo e a prática da boa teoria musical, todos os dias um pouquinho, com o tempo se adquire conhecimento que se transforma em real benefício.
    Ainda mais que vai se tocar com acompanhamento que envolve outros instrumentos.
    A leitura da partitura é boa para um único instrumento quando se sola, mas já controlar todo um arranjo é mais complicado.
    Tem que salvar e acima de tudo saber humanizar o sequenciamento.

    Os teclados arranjadores tem recursos e facilidades que também podem ser melhor explorados, como por exemplo fazer um acorde com um só toque de tecla, mas nada impede que se saiba como montar o acorde, principalmente quando saber fazer as inversões (que no automático não funciona bem) , o que dá um diferencial na música.

    Então pratique e estude teoria musical e outros procedimentos que não cabe aqui detalhar, com o tempo vai acumular e melhorar num todo.
    Uma coisa não exclui a outra, tanto faz decorar como tentar tocar lendo partitura, de um jeito ou de outro tem que ensaiar, e ensaiar é praticar.
    Sem ensaio mesmo os melhores músicos não chegam a lugar nenhum.

    Cromático
    Membro Novato
    # jan/19
    · votar


    Percebo que para decorar uma música e olhar para as teclas na execução tudo sai mais fluente, só que nesse caso vou tirar uma música por mês, e sempre tenho que estar tocando a mesma música enquanto decoro outra. Neste caso vou tocar bem poucas músicas e sempre as mesmas. Quando toco a primeira vista, não dá para olhar as teclas, tenho que me concentrar na partitura e sempre perco o tempo ou erro algumas notas.
    O estudo realmente é diferente para cada objetivo, isso eu tenho visto na prática. Acho que tenho que selecionar um repertório para decorar se eu quiser tocar sem erros. Já toquei instrumentos melódicos, e tocava quase tudo a primeira vista, não me preocupava em decorar e sim em ter uma boa leitura. Instrumentos que são completos, ou seja, que faça harmonia e melodia simultaneamente muda tudo, a partitura só serve para aprender a música depois de decorada quase não se usa.

    Toshi Ossada
    Membro Novato
    # jan/19
    · votar


    Bom... eu particularmente na época que era mais fera em leitura de partitura (Hj estou enferrujado) gostava de decorar as musicas, pq eu sempre me perdia no meio das leituras, mas ... eu acho q saber ler de primeira sempre é bom, alias acho que é o melhor cenário

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ler a primeira vista ou decorar a partitura?