Minha primeira prova de Piano

    Autor Mensagem
    Darlan Felix
    Veterano
    # dez/10


    Sábado tive minha primeira prova de piano. Toco teclado desde os 9 anos e comecei o Piano em outubro em uma Escola de Música. Estou sentindo dificuldade em ler duas pautas ao mesmo tempo e reproduzir-las.
    Na prova, o professor me pediu para tocar uma musica(ele já havia me dado a música antes), 2 exercicios do Livro de prática, escalas, e tocar uma musica a primeira vista.
    Nunca imaginei que seria tão dificil, a partitura era simples, muito simples e não consegui reproduzir-la de um modo "agradável". Pergunto aos Pianistas. Como foi o começo de vocês ? As vezes eu acho que só eu tenho o problema de conciliar as duas mãos ao mesmo tempo. Quando toco teclado, minha mão esquerda não faz muita coisa, geralmente é alguns dedilhados basicos de baixo. Mas no Piano é diferente, parece que meu cérebro não processa exercer "dois" instrumentos ao mesmo tempo.

    dgsoul
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: dgsoul
    · votar


    Darlan Felix

    Mas no Piano é diferente, parece que meu cérebro não processa exercer "dois" instrumentos ao mesmo tempo.


    Então você não serve pra música.


    Em grande parte dos intrumentos musicais é nessessário ter uma boa coordenação motora nas mãos (e as vezes até nos pés) para se executar alguns sons.


    Se você acha isso ae complicado, se tem que ver um baterista tocando jazz (e não estou falando daquela levadinha slow estilo "Pantera-Cor-de-Rosa"), ou um sanfoneiro tocando akeles "pé-de-serra".

    Ou então Andy McKee tocando "Drifting"...não vou nem comentar Jordan Rudess.

    No começo tudo parece impossível de se executar, mas depois (de muito perseverar) isso será um mero detalhe pra vc.


    Vai pra cima dele (Piano) cara !!!!

    Darlan Felix
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Mas, desde o começo eu já tenho que conseguir executar duas coisas ao mesmo tempo ?

    Lexplorer
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Então você não serve pra música

    Comentario totalmente descartavel..

    Lexplorer
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Darlan Felix

    Cara, é tudo questão de estudo e paciencia.

    Pra alguns leva mais tempo que outros, não desista.

    sandmarc
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: sandmarc
    · votar


    Darlan,

    eu não sou pianista ( na verdade nem tecladista direito ainda ) mas posso te dizer o seguinte:

    É tudo questão de costume. O cérebro não está acostumado a trabalhar as duas mãos simultaneamente. Mas é impressionante como o cérebro pode se adaptar as mais diversas situações.

    No começo pode ser mais difícl, mas pode ter certeza que com muito treino o negócio fica bom...

    Pegue por exemplo o seguinte caso: Pessoas que são destras e perdem o braço num acidente por exemplo. Ela tem que começar a fazer com o braço esquerdo tudo o que fazia com o direito.

    Escrever talvez seja o mais difícil, a letra sai aquele garrancho como se fosse uma criança aprendendo... depois de muito treino ela escreve como se tivesse sido canhota a vida inteira... ( isso quando o fulando não perde os dois braços e consegue fazer muita coisa com os pés...)

    Esse é um caso extremo, mas acho que serve como exemplo.

    Lord fafe
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Darlan Felix é como o
    sandmarc falou, é tudo questão de costume, até porque se fosse ao contrario agente nem precisaria estudar tanto não é mesmo'???

    Espere até você chegar nas Invenções de Bach... não desista no primeiro obstáculo, insista'...

    pernalonga_uftm
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Darlan Felix

    Não se compare a nenhum outro tecladista ou musico. A questão de aprendizagem motora varia de individuo pra individuo... o processamento das informações ainda não atingiu um estado elementar ou maduro, portanto você tem dificuldade para executar, mas o que resolve isso é a prática... e claro oportunidade para prática.
    Estou no começo também, e tenho a mesma dificuldade, porém ao se pedir polirritmia...
    E vc sentirá as diferenças de padrão se vc começar a pegar mais leituras a primeira vista... selecione você as musicas que fará de primeira vista... preferencia musicas que vc não conheça... e tenha bom senso... não irás mudar de nível dentro de uma habilidade motora tentando pular etapas... no começo tentei fazer isso e tive de regredir pra um estudo mais básico por uma série de fatores.
    Outro exercicio muito bom é vc pegar e fazer leituras (pode iniciar com Czerny msmo e selecionar os exercícios que a melodia está na mão esquerda... embora não goste, de fato pra leitura e para "soltar a mão esquerda" me ajudou bastante

    Darlan Felix
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    sandmarc

    É verdade, é que as vezes eu penso que tenho uma trava hehe.


    Lord fafe

    Valeu pela dica, não desistirei, é o que gosto!
    Espero um dia tocar aqueles Etudes de Chopin que vi aqui no fórum.

    Darlan Felix
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    pernalonga_uftm

    Valeu cara!

    Pode me dizer mais sobre estes estudos de Czerny ?

    Lord fafe
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Darlan Felix
    É assim mesmo que você deve pensar, quando você se der conta você vai pensar: "nossa isso parecia tão difícil e agora é tão besta"...
    Acontece comigo todos os dias'...

    Darlan Felix
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Lord fafe

    Isso acontece comigo direto no teclado. Lembro quando tirei minha primeira introdução pro M de louvor da igreja. Fiquei 4 horas para aparender a bendita rs...

    Artref
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Acho que dá pra resumir uma boa resposta em uma única só palavra: TREINO.

    Darlan Felix
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Artref
    Pode crer.

    arilevita
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Tudo é treino . Dedicação, muita dedicação.

    Olhe neste vídeo o organista amercano (aqui está com menos de 30 anos de idade) em determinado momento tocando 5 melodias diferentes:
    Melodia : pé direito
    BAixo : pé esquerdo
    Pífaros : Mão direita
    Acompanhamento : Mão esquerda
    Contracanto : dedo polegar da mão esquerda no teclado "great"

    Será que um dia ele reclamou de ler alguma partitura ou aceitou o desafio e caiu para dentro?



    arilevita
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Este teclado é um Virtual Pipe Organ com 3 manuais ( cada manual é um teclado). Umas das coisas bem interessantes dos órgãos de tubos é a registração das dezenas de timbres que criam combinaçãoes interessantíssimas. No fórum de música clássica tem um tópico só de orgão de tubos. Muita gente pensa logo em fugas e contrapontos, mas olha só que interessante esta música do genial Rick Wakeman.


    Ou esta interpretada pelo próprio :

    Desculpem-me pelo desvio do tópico , mas é apenas para ilustrar que uma simples dificuldade inicial não deve atrapalhar o projeto individual do indivíduo.

    arilevita
    Veterano
    # dez/10
    · votar




    Darlan Felix
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Nossa, que loucura. Eu achava Piano dificil.

    Eu conhecia orgão de tubos, mas achava que eram 3 partituras!

    arilevita
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Darlan Felix
    Não são 3 partituras e sim um sistema com 3 pautas( pentagramas).

    Darlan Felix
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Ah é viajei, errei ao digitar hehe

    arilevita
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Darlan Felix
    Não desista não. Você é novo , verá que a cada dia fica tudo mais fácil e novos desafios surgem. De repente os estudos de Chopin viram exercícios de aquecimento. kkkkk

    pernalonga_uftm
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Darlan Felix

    Esse assunto já foi discutido nesse tópico... e eles citaram o Hanon, e o Jazz Hanon... e um que eu não conheço mas que provavelmente deve ser mto bom o Pozolli

    Ainda não baixei o arquivo, mas na internet você achará tudo quanto é livro de piano... só tem que ter MUITA paciência pra pesquisar e ir em lugares confiáveis...
    depois você tenta baixar desse linko livro.
    E claro, ouça as dicas dos veteranos, eles conhecem mais do que nós iniciantes.

    Darlan Felix
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    pernalonga_uftm

    Vou dar uma pesquisada. O ruim é que estou sem teclado, o meu pifou. Vou comprar um Piano ano que vem, ficará melhor!

    AGCC
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Então você não serve pra música

    Comentario totalmente descartavel..

    Estava pensando a mesma coisa...

    Darlan Felix
    Cara, toco teclado há 8 anos e até hoje tenho dificuldades algumas coisas. Sempre vai haver algo que você achará difícil e sempre que você alcançá-lo vai achar que é besteira e começa tudo de novo.

    O segredo é não desanimar e sempre continuar tentando. (Afinal somos brasileiros!)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Minha primeira prova de Piano