Construindo Set/P.A para teclado

    Autor Mensagem
    dhiego_baixista
    Veterano
    # dez/10


    Galera pretendo montar uma caixa para teclado, vou usar 2 falntes de 10" com 150w rms em 8 ohms.
    Minha duvida é a seguinte, qual falante devo usar?
    OBS: vai ser um de grave e outro medio grave + um drive
    Devo usar TWEETER?


    Mande marca de falantes.
    vlw e muito som proficonal galera.

    pomtwo
    Veterano
    # dez/10 · Editado por: pomtwo
    · votar


    e ai dhiego olha cara geralmente , falantes de 10 polegadas sao medio-graves ... nem com medio tao assentuado nem com graves .. apesar de ele ter grave e ter medios bons ...

    quanto ao usar tweeter , talves nao seja prreciso se vc usar um driver de titanio .. pois ele cobre tambem a faixa dos agudos , ja um driver fenolico , cobre a faixa dos medios ....

    falantes bons vc tem de varias marcas , porem hj em dia acho que os oversounds , possuem os melhores preços e varios modelos , ou seja o melhor custo beneficio ...porem tambem tem os selenium , que sao bons ...

    agora dependendo da potencia dos falantes , e as curvas de resposta ,... talvez vc precise ate usar dois drivers , pra compensar os dois falantes ... e tambem vc vai precisar de um divisor de frequencia , de 3 vias .. um pro falante que vai falar so grave , outro pro falante que falara os medios , e outro pro driver pra falar os agudos , ai tem todo o lance de atenuaçao , pra nao sobrar faixas a mais .. tipo muito medio , ou muito agudo ...

    eh mais ou menos isso cara .. mas parabens pelo projeto ...

    dhiego_baixista
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    pomtwo

    Blz manu,

    Bom eu li muitos topicos aqui no FCC e percebi que a maioria apoia os falantes de 10" pelo custo benefico, qualidade de tibres medios e graves e pela potencia que são variadas.

    Pretendo fazer a caixa no sistema ativo que assim tenho uma facilidade aplicar o divisor no proprio sistema dando a caixa um melhor acabamento com qualidade no som.

    Sobre os drives titanio, Se eu aplicar com falante de 10" tera um timbre legal pra voz, assim poderei perder no timbre do teclado, ou obter um timbre mais alto do que o desejado.

    Em questão de marca, Eu não to ligando muito pra marca, apesar que alguns olham muito isso. Eu prezo ao maximo possivel a qualidade, marca pra mim(logico minha opinião) é apenas um "nome" para encarecer o produto. Eu pedi marca pra selecionar um melhor falante possivel.

    Sobre usar dois drives amigo, nem pensar. Isso faria o som expressar muito alto a faixa aguda e media, falo por experiencia propria, ja montei caixa assim pra outras pessoas, e só obtive bons resultados com falante de 12" e potencia acima de 500w rms. sendo 2 falantes em cada caixa.

    Sobre selenium, nada a reclamar tem me atendido bem, porém queria variar para ter um melhor custo beneficio, uma vez que falante,drive (e outros) selenium tem preços altos no mercado.

    Quero usar falante de 10" por que são mais facil de transportar, o acabamento fica mais leve, e a qualidade do som é otima, mas tenho essa dificuldade em saber se uso 2 FALANTE+DRIVER+TWEETER ou se apenas uso 2 FALANTE+DRIVER ou se 2 FALANTE+TWEETER.

    Finalizando, tenho visto muitos projetos configurando em tres vias, e outros em duas, e ambos tem um som muito bom pelos comentarios ouvidos e lidos, tenho analizados muitos esquemas como os das caixas da meteoro, staner, warn, borne, hartek, laney, ampeg, orange,gallien-krueger e outras marcas de fabricação caseiras e tenho visto uma variedade de opinioes o que torna dificil se apegar a alguma. Peço aos amigos mais experientes que eu que venha me ajudar

    E desde ja agradeço.
    vlw e muito som proficonal galera.Att Dhiego(D-case & Som Proficional)

    macaco veio
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    2 falantes de 10 com 150w em 8 omhs. Que eu saiba falantes de 10 não são pra essa potencia toda não. Pelo menos não é isso que vejo em caixas de guitarra e teclado.
    Se o seu teclado for destinado a sons de piano eu usaria pra 150w um falante de 15 pra aguentar os graves beleza e um tweeter apenas. a faixa de medio berra sozinha em qualquer falante e faz o som ficar feio berrando mais alto que as outras faixas.
    Mas se vai usar dois de 10, que imagino pra essa potencia ser daqueles que o imã e do tamanho do cone, um tweeter no meio apenas, a meu ver ja seria o suficiente, pois ja vai berrar medio a doidado. tambem depende do tweeter porque tem alguns que não dão bons agudos (pizoeletrico), eles simplismente cospem os agudos alto pra cacete (tem que reduzir com resistor).

    tiko_y
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    Olá,

    eu recomendaria uma caixa dessas:

    Se quiser ATIVA:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-163899397-caixa-de-som-amplific ada-csr-2500-100w-ativa-frete-gratis-_JM

    ou PASSIVA:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-161765817-csr-2500-caixa-acusti ca-passiva-csr2500-150w-rms-_JM

    ÓTIMO custo benefício. Já toquei teclado num casamento usando um par delas, achei fantástica pelo preço e pela marca q é. Resposta de frequencia ótima, drive de titanio.

    pomtwo
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    cara se vc usar dois falantes de 10 de 150w rms cada , e ter um tweeter ou driver de 80w rms , com certeza em regioes mais agudas vc nao tera resposta suficiente ... pra vc ter resposta suficiente vc precisa de um tweeter ou driver de pelo menos 120 w rms .. pra cobrir a mesma altura .. agora a caixa nao vai gritar como dizem ...

    e outra caixa pra teclado precisa de muito medio .. ao contrario do que dizem aqui que ele trabalha com todas as faixas iguais ... vc tem que pensar em medios bem definidos .. o grave e os agudos sao como posso dizer ... consequencia ...

    vc tera um bom medio grave com falantes de 10 .. 2x10 , tende a ter bons medios .. o grave ficara suave , e os agudos com um tweeter ou um driver vai ficar pequeno ..

    o que vc pode usar sao duas de 10 com um driver e um tweeter .. mas ai se vc nao cortar certinho o driver junto com os falantes vao falar muito medio .. ai cago no som .. se vc cortar o driver e o tweeter juntos pra fazer os agudos .. ai vai ficar bem equilibrado

    porem se vc cortar um dos falantes pra grave , e outro pra medios .. ai vc tera que cortar o driver pra medio tambem e o tweeter pra agudos .. ai um super tweeter de 100 w rms daria conta ...abaixo ficaria com pouco agudo ...por que se vc colocar o driver e o tweeter pra agudo ... ai sim vai gritar muito .. e tambem o driver pode ser um fenolico ...

    agora se for usar driver de titanio .. vc so corta os graves dele e ele vai responder bem em parceria com o falante de medio , e tambem junto com o tweeter nas altas ... esse seria o mais indicado .. porem o grave vai ficar nao digo pequeno , mas nao vai dar graves tao definidos ...

    o legal seria , vc fazer os dois falantes cortarem em ate uma certa faixa dos medios , colocar um driver titanio pra fazer os medios e agudos e o tweeter pra os agudos ... ai o tweeter vc pode usar de baixa potencia pra nao gritar tanto ... ai vai ter uma pequena atenuaçao nos medios pra ter muitas sobras .. mas isso nao eh tao dificil .. e boa vc tem boas respostas em todas as frequencias ... ai vc pode usar um divisor de 3 vias que da certinho ... mas como vc vai usar um crossover direto ai fica ainda mais facil

    2 falantes de 10 com 150w em 8 omhs. Que eu saiba falantes de 10 não são pra essa potencia toda não. Pelo menos não é isso que vejo em caixas de guitarra e teclado

    hj em dia , tem falantes de 10 que falam ate 200w rms .. o problema eh que eles sao tao caros quanto os de 12 ou 15 , mas tem e ele aguenta .. inclusive hj ha falantes que de 10 que respondem graves bem definidos .. vide caixas de baixo que falam graves com falantes de 10 .. claro vc tem que usar mais falantes , mas a resposta eh garatida .. como o amigo vai usar dois de 10 , com certeza ele tera um grave bom ....

    lembrando que a peavey kb5 possui dois falantes de 10 e tem graves definidos ... tai tambem a kb5 usa dois falantes de 10 e um tweeter .. isso serviria de base pra vc dhiego

    macaco veio
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    bom cada usa aquilo que quiser, eu pessoalmente não gosto de falantes de 10, assim como muitos guitarristas desaprovam esses falantes pra guitarra (olhe no forum de guitarra), pra teclado não é muito diferente. Eu toco mais teclado do que guitarra e tenho caixas pra teclado da Roland com falantes de 10, uma bosta. Mas ja que a caixa é ativa e estilo PA so pra ter uma idea, as behringers com falante de 15 são alimentadas por 180 W (eles escrevem como 300w mas é 180) enquanto para a corneta de titanio a amplificação é separada com apenas 60 w (e fala medio a doidado). Mas cada cada orelha é uma orelha.

    dhiego_baixista
    Veterano
    # fev/11
    · votar


    Ai galera construi um "grupo" de equipamentos quase completo.

    Veja os dados:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/251594/

    ficou muito bom. Levei no workshop que teve em minha cidade e ja tenho 8 pra fazer com cone de aluminio.
    Ficou muito bom, demorei mas cheguei onde eu queria. Valeu pelas dicas, mas vai uma ideia QUEM NÃO ARRISCA NÃO CONQUISTA. rrsrsr
    T+

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Construindo Set/P.A para teclado