How To: Construindo um controlador MIDI a partir de um Joystick USB

    Autor Mensagem
    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # fev/09


    Mais um tópico com o Selo Gambi de Qualidade

    Navegando pela internet hoje, achei um projeto bem inusitado: Como construir um controlador MIDI a partir de um joystick USB. Ao que me parece, o projeto reside apenas em um mod mecânico no joystick, e um driver específico para esse joystick... E voilá! Tá feito seu controlador MIDI... Lembrando que só pode ser joystick USB.

    Link:
    http://www.instructables.com/id/USB_Midi_Device_from_old_Gamepad/

    Mais tarde vou dar uma analizada e destruir uns controles que tenho aqui. Se der certo, teremos como construir pedaleiras MIDI USB com baixíssimo custo :D

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # fev/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
    · votar


    Além disso, é possível adicionar knobs no projeto! Cada "axys" do controle serve como 1 knob. Ou seja, usando um joystick de playstation, podemos ter 4 knobs ou faders...

    Interface de um dos programas:

    MJoy

    Lucas_fms
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Jonathas Lacerda

    Conheço um cara, que nos primórdios da edição MIDI, sequenciou discos inteiros com apenas um joystick!

    Abraço!

    johnny_floripa
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Jonathas Lacerda

    Caraca, véio...

    Eu tava olhando exatamente esse projeto agora há pouco...

    tecladoprofusao
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Que interessante, um mini teclado cromático! :)
    Bom... eu acho que tenho um joystick velho aqui, em algum lugar...

    johnny_floripa
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    Eu tava pensando para fazer um stompbox para usar com o Guitar Rig...

    Mas o joystick véio que eu tenho aqui é mais véio que a porta USB :-|

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # fev/09
    · votar


    johnny_floripa
    Eu tava olhando exatamente esse projeto agora há pouco...

    Putz. Fiquei com medo agora! HAsuahsuashaushAUsh

    Mas falando sério. Esse projeto, além de baixo custo, permite que se desenvolva várias aplicações: Um dos programas usados no projeto permitem que se use mais de 1 joystick. Cada joystick do tipo playstation, que tem dois sticks analógicos, permite que se use 4 controles analógicos, como um fader ou knob, ou D-Beam. Com 3 controles e um Hub USB, teriamos 12 controles analógicos facilmente, além de nada mais nada menos que 36 botões totalmente endereçáveis. Daria para construir por exemplo, um controlador muito bom para efeitos em tempo real, como um controle tipo Drawbar, sequencer remote, control surface... Entre outras coisas.

    É fácil de desenvolver, já que não precisa de nenhum conhecimento de eletronica, além de tecnicas de soldagem...

    Aos mais experientes, já perceberam que dá pra incluir um led pada cada botão do projeto. Quem tem experiencia com eletronica digital, facilmente incluiria um display para visualização dos eventos. Pelo menos um display de LED, daqueles tipo SP76.

    Guiii_Tar
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Então galera, faz um tempo que eu to me matando pra colocar o pedal do meu volante para ser wah wah no Guitar Rig 3, mas tá cruél, não entendo muito de operações midi, e conversões, tanto q procurei tutoriais e nao achei nada, só achei os programas joy2midi, Mjoi, Mijoy, mas não sei configurar certinho pra funfar legal, tanto q nem deu sinal de vida! Alguem por favor pode me ajudar a configurar o meu pedal, to precisando dele, to fazendo uns ensaios cm uns amigos aqui em casa, como todo guitarrista gosta de uma aparelhagem legal e de solos estrondantes(rsrs) e queria muito ta cm esse pedal para fazer wah wah no guitar rig! VLW GALERA!!!!

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    bom... esse pedal é analógico (de 0 a 127) ou é digital (on/off)? Se for digital, não presta...

    Lord fafe
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Jonathas Lacerda

    Cara, vc adora construir coisas em...AHsuHAs'... tá parecendo meu irmão de 10 anos...

    Esse projeto é até interessante... mais eu tenho meio qe preguiça de fazer essas coisas... tempo pra mim tá fikando mais valioso que ouro...hehe'...

    Thyagw
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    eh mais facil comprar um teclado USB vagabund
    e tirar a grande parte dos botoes, deixando organizado igual um FS
    Plug e altere no guitar rig/x gear

    Felipe Caineli
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Olá.

    Primeiramente, desculpe resgatar esse tópico.
    Eu normalmente posto no fórum de "Gravação e Home Studio".

    Estou pesquisando uma forma mais barata de construir uma pedaleira para controlar o software de simulação de efeitos de guitarra Guitar Rig.

    Achei esse post e gostaria de saber se alguém aqui conseguiu desenvolver esse projeto e tem alguma dica para passar.
    Isso é exatamente o que eu preciso.

    Eu consegui configurar no computador tudo perfeitamente.
    Instalei um programa para "traduzir" os sinais do joystick em sinal midi e um programa (MidiYoke) que simula entradas midi no pc.
    Usando o joystick normalmente (como ele foi comprado), funciona tudo legal.

    Agora, estou com receio de fazer tudo isso que diz no tutorial e queimar a entrada usb do meu pc, ou até mesmo algo mais grave.

    Se alguém puder me dar alguma dica eu agradeço.

    Muito Obrigado.

    Abraço
    Felipe Caineli

    tecladoprofusao
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Felipe Caineli

    Agora, estou com receio de fazer tudo isso que diz no tutorial e queimar a entrada usb do meu pc, ou até mesmo algo mais grave.
    Bom, o projeto não altera nada grosseiro no controle. Não coloca pilhas, não faz alreração na parte da alimentação... Só altera os contatos das teclas. Se vc seguir as instruções do projeto, não vejo o que pode dar errado. E se ainda estiver em dúvida, teste antes em um hub USB, que se queimar é mais barato que trocar a placa mãe rsrs...


    desculpe resgatar esse tópico.
    Que desculpa, que nada! Faz bem reciclando tópico parado! ^^

    Felipe Caineli
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    tecladoprofusao

    Obrigado pela resposta.
    Então vou tentar fazer isso no fim de semana.

    Se conseguir fazer esse projeto com sucesso eu posto um comentário e maiores dicas sobre.

    Obrigado.

    Abraço
    Felipe Caineli

    Júnior Lamonato
    Veterano
    # out/09
    · votar


    RESSUSCITEI O TÓPICO...

    Pessoal, assim, eu estou usando o meu teclado PSR-S500 como controlador em varios VTS, mas principalmente no B4II e no FM7, ai que surge a difuculdade, o meu teclado não possui a rodinha de MODULAÇÃO, então como ou o que eu posso "construir" para dessempenhar a função de modulação, e como eu configuro no FM7 e tals....

    OBRIGADO!!
    Vcs sempre me ajudam!!!!

    Lord fafe
    Veterano
    # out/09
    · votar


    Júnior Lamonato
    NãOh sei se tem como, mais se tive eu tbm quero saber'...
    Quero saber tbm se tem como transformar o pitch em modulaçãOh'...

    Felipe Felix
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Projetos sinistros! Se eu tivesse equipamentos e um joystick USB eu tentaria fazer.

    Se der pra usar aqueles joysticks de Guitar Hero também irá ficar massa.
    E, sem dúvida alguma, os volantes de video-game seriam ótimos para PitchBend/Modulation ;D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a How To: Construindo um controlador MIDI a partir de um Joystick USB