Timbre de piano - ao vivo - teclados vs. vsts

Autor Mensagem
tmurback
Veterano
# nov/10


Pessoal,

Gosto muito dos timbres de piano do Nord Piano, do Yamaha S90XS e do Roland RD-700GX, sendo que estes dois últimos eu já tive a oportunidade de testar. Na minha opinião, os timbres não são tão ricos em detalhes como os do Reason Pianos, por exemplo, mas nem precisam ser, pois tranquilamente "dão conta do recado".

Entretanto, avalio que o investimento num teclado desses apresenta um custo/benefício baixo, ou seja, no meu caso, terei que desembolsar algo em torno de R$9.000,00, um pouco mais ou um pouco menos, apenas para ter um piano que me satisfaça.

Assim, avalio seriamente a aquisição de VSTs, uma vez que já tenho notebook, placa de som (MBOX 2) e um controlador (SP88X), o qual não tem as melhores teclas do mundo, mas ainda me atende satisfatoriamente, além do que posso trocá-lo futuramente.

Por isso, pergunto: alguém de vocês conhece algum VST com timbres de piano acústico que tenha performance semelhante com os teclados citados acima, especialmente para uso ao vivo?

PeterBull
Veterano
# nov/10
· votar


tmurback

Trabalho atualmente com vsti ao vivo...
Tenho um controlado de 5 oitavas o A-800 Pró o qual gosto muito...

Uso no momento samples de pianos para kontakt, tenho um do Yamaha S90ES que é muito bom e uso a bliblioteca da NI Alicia Keys que tbm me agrada bastante!
P/ gravações uso um mais robusto o Ivory que é muito real e p/ gravação acho perfeito!
Tem tbm o True Pianos que é bem legal e muito leve e pequeno e é bom tanto no PA quanto p/ gravações...

Cara o bom de usar Vsti primeiramente é a qualidade dos samples, + ja tive dor de kbça até montar o setlist que uso hj!
Pq muitos ficam excelentes no fone e no PA não da peso!

A outro coisa e a comodidade, vc pode montar loops, fazer produções com mais facilidade e qualidade do que um bom Workstation, ja que vc pode trabalhar direto em um DAW!

E p/ finalizar é muito + em conta!!

Bom pesquise sobre este pianos aki no youtube e tire suas conclusões!

* Ivory
* NI Alicia Keys
* True Pianos
* NI Akustik Pianos

Sem contar que existe muitos outros esses, são os que conheço e acho de muita qualidade!

tmurback
Veterano
# nov/10
· votar


PeterBull
Cara, pelo que ouvi no Youtube, tanto o NI Alicia Keys quanto o Ivory parecem muito bons. Confesso que preferi o NI pois tem uns timbres mais "pop", assim como os teclados que citei acima - Nord, S90XS e RD700GX - que têm as características de que vão soar bem no PA. Preciso dar um jeito de testae o NI Alicia Keys pra me certificar quanto à qualidade e ao peso, e também verificar se a qualidade das teclas do meu SP88X não está impactando na minha interpretação, no "som que eu tô tirando". O melhor de tudo é que custa US$99,00 - é muito barato pra ter um piano decente.

Alguém mais tem dicas?

caioscattini
Veterano
# nov/10
· votar


tmurback
o maestro concert grand para mim é o melhor!!! o sampler tem um ganho excelente em todas as frequencias e é free! è para Kontakt:
http://sonimusicae.free.fr/matshelgesson-maestro-en.html

Tem demos lá do som.

Agora...é mais seguro trabalhar com VST standalone do que com sampler, muito menor a chance de dar pau, visto que o primeiro tem carga mais leve de CPU (é puramente sintetizado) e os samplers são geralmente mais de 300 arquivos para serem carregados na RAM + a DAW!

Para tal creio que os melhores sejam o Acustica Pianíssimo e o PianoTEQ só que, na minha opinião não tem muito peso e são pagos;

Sinceramente, creio que a condição ideal é utilizar teclados que carregam samples. Neste caso você pode carrega-los no teclado e utilizar sem a menor chance de dar pau, e com a praticidade de montar um unico instrumento

Já com VST é um notebook + interface + controlador. Se der pau e tiver que reiniciar....

Agora, se você tiver usando um teclado comum como controlador, vale a dica de deixar o timbre interno como backup (no gatilho), caso dê pau você só troca o cabo que vai pro PA.

Sinceramente acho melhor usar VST/Sampler para gravações. Ao vivo prefiro teclados mesmo.

Na minha opinião nunca vi som de VST nenhum falar com tanto peso quanto um som de teclado direto. POrque? POrque no meio do caminho destes tem:

1. Uma latência que, apesar de baixíssima nunca é 0;
2. Uma placa-mãe frágil e instável trabalahando com um sistema operacional mais instável ainda (windows)
3. Uma porta USB que nem trava tem pra não deixar escapar o cabo ;
4. Um cabo USB multiuso não-blindado
5. Uma interface de áudio que raramente é profissional;
6. Um cabo que vai para um directbox.

São muitos fatores de risco que ao vivo são críticos.

PeterBull
Veterano
# nov/10
· votar


caioscattini

Descordo em algumas coisas!

Realmente tem timbres que num PA fica a desejar, mas como falei demorei muito p/ ter um setlist de timbres que soam bem tanto no fone como no Pa e digo mais, não perde em nada p/ nenhum teclado!

Outra coisa, acho que carregar um sampler no Kontakt ou outro sampler player, seja + leve e pratico do que abri um Vsti em Standalone. Opinião gerada a partir do que eu uso no dia a dia!

E a instabilidade e gerado por varios motivos:

*Pirataria (Erro nos Regristos)
* Pc fraco e cheio de coisa...num abre nem o msn e quer que abra um vsti de + de 40 Gb!
* E as varias gambiaras existentes...kkk

Uso Mac+Reaper/Mainstage= A dor de kbça zero!

tmurback

Não indico o Sp88x p/ controlador, teclad ruins e pouco funçoes, vc não vai consegir indereçar os canais e tera um experiencia ruim no vsti!
O Alicia Keys uso ao vivo e é muito bom!
Gostei muito, mas gosto e gosto (e o seu pode ser diferente do meu...hehe)
Olha esse controlador aki: http://www.m-audio.com/products/en_us/ProKeysSono88.html

*88 Teclas simuladores de pianos
*Ja vem com interface de Audio
*E ja vem com timbres, ou seja se der pau no seu pc ele ja tem timbres na memoria que vc pode usar no desespero (não sei a qualidade dos timbres, nunca ouvi) , mas deve quebrar o galho no aperto!

tmurback
Veterano
# nov/10
· votar


caioscattini
PeterBull

Em primeiro lugar, quero agradecer as dicas; como é um assunto que está evoluindo demais - todo dia tem algo novo - sempre é bom trocar experiências.

Quanto à qualidade dos VSTs ao vivo, penso que já existem VSTs que apresentam uma excelente qualidade inclusive para o uso ao vivo. Tenho uma experiência muito boa com o Reason, o Reason Pianos e o NI B4II - excelentes!!! Estou gostando também do True Pianos, embora eu não o tenha testado ao vivo; já o Pianíssimo, descartei.

Quanto aos problemas que podem acontecer ao vivo, penso que o mais importante é administrar e respeitar os limites do notebook. Se o uso de CPU e memória estiver num patamar aceitável, se os softwares e o sistema operacional estiverem suficientemente atualizados, se o sistema operacional for preparado e adequado para os fins pretendidos, se a interface de áudio for boa, entre outras medidas, penso que o risco de dar algum problema é quase nulo. Um acessório que uso, e considero muito importante, são aqueles "coolers" externos para notebook, os quais diminuem bastante as chances de travamento.

No meu caso, tenho interesse especial por pianos acústicos, pois estou começando um trabalho com MPB e Jazz. Assim, devido aos altos preços de teclados como o Nord Piano, o S90XS e o RD700GX, vislumbrei a possiblidade de explorar mais o mundo dos VSTs e encontrar saídas de bom custo/benefício, como me parece ser o NI Alicia´s Keys.

Meu set é composto de SP88X + X50 + Placa de Som Digidesign MBOX 2 (USB) + Note (Core 2 Duo 1.5GHz, 2GB RAM). É um set econômico, mas versátil, que possibilita fazer muitas coisas legais. É evidente que o SP88X, que já tem 6 ou 7 anos de existência, está longe de ser o controlador ideal ante as possibilidades hoje existentes. Mas, para o uso quase restrito do timbre de piano, ele ainda me atende bem, ficando o X50 eventualmente para outros timbres e efeitos. Assim, penso que trocar o SP88X pelo M-Audio Prokeys Sono é quase trocar 6 por 1/2 dúzia; quando eu for subtituí-lo, penso em algo como linha CP ou P da Yamaha, com teclas GH, com polifonia de 128, com vários "layers"...

Ah... o Alicia´s Keys está custando US$59,00 no site da NI.

expedifer
Veterano
# nov/10
· votar


tmurback

VSTs há vários e os melhores são versão demos (software) pra serem comprados, mas dá pra tocar e ouvir bem:

http://www.acoustica.com/pianissimo/index.htm
http://www.absolutepianos.com/products.html
http://www.truepianos.com/index.php

Mas sobre o que disse:
Entretanto, avalio que o investimento num teclado desses apresenta um custo/benefício baixo, ou seja, no meu caso, terei que desembolsar algo em torno de R$9.000,00, um pouco mais ou um pouco menos, apenas para ter um piano que me satisfaça.

Eu também pensava que VST iria resolver minha vida, que estou há tempos sem um bom teclado, só um controlador emprestado e tocando samples e VST no Pc, mas fiquei com tanta raiva que quase destrui tudo:

-Latência, só isso faz qualquer um "brochar" literalmente, tira qualquer vontade de ligar "trocentos" bixos e equipamentos pra ouvir a M... que dá nesse atraso, mesmo que os melhores samples do mundo, do Steiway, Bosendorfer, C7, etc.

-Ficar ligando isto ou aquilo (cabos, placas de som, notebook, amplificação, controlador, a sogra, a mãe dela, o celular, a torradeira, etc). Não dá! Chega!

-Ficar estressado quando dá pau, trava o notebook, mesmo com windos7, 8, 12, 24, 69, etc. Isso SEMPRE vai ocorrer e impossível não te ocorrer, e não é culpa do plugin somente, ou do Sonar, do windows, muitas vezes da placa de som, do software do cabo-midi, do cão do vizinho, do babaca do teu irmão, da mina, da avô, etc. TUDO dá pau, uma hora uma coisa, outra hora outra coisa. Só não destrui o notebook uma vez pois tava sem grana pra comprar outro.

Como pretendo resolver? Achei a solução:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/238783/p6#7157370
http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/245378/

É o Motif XF que resoverá teus problemas de VST e samples (mas caro), apesar dos RD700XS e S90SX terem alguns pianos sampleados e os CP1, SV1 e V-Piano terem muito mais pianos sampleados e modelagem mecânica, Mas seus preços........

cesio137
Veterano
# nov/10
· votar


PeterBull
Uso Mac+Reaper/Mainstage= A dor de kbça zero!
Na utilização do Mac, não é necessário interface de audio? A interface interna de audio do mac dá conta?
E qual a configuração minima do Mac?

tmurback
Veterano
# nov/10
· votar


expedifer
Felizmente tenho tido boas experiências com os VSTs. Sei que ainda não há as praticidades de um teclado convencional e que, quando se deseja trabalhar com muitos timbres de uma só vez, fazer trocas rápidas de timbres ou controlar uma gama muito grande de efeitos, por exemplo, tudo pode se tornar um universo muito complexo, aumentando as chances de dar algum problema.

Entretanto, minha necessidade atual é um "piano acústico decente". Só isso. Assim, estou me empenhando em obter dicas e sugestões de VSTs, a fim de que eu possa testá-los e chegar a uma conclusão. Espero que essa conclusão seja: "Ufa, com um SP88X + MBOX 2 + Note (1.5GHz e 2GB RAM) + Alicia´s Keys (US$59,50), por exemplo, consegui ter um piano realmente bom. Não é um piano ótimo, como o Nord Piano, mas é bom!"

O que eu não quero é investir R$7.000,00/8.000,00 num piano digital "top" sem concluir pessoalmente, por EXPERIÊNCIA PRÓPRIA, que um Alicia´s Keys de R$100,00 não vai resolver meu problema.

Por isso, as dicas de vocês são preciosíssimas, vez que vão encurtar meus caminhos e decisões. Obrigado!

PeterBull
Veterano
# nov/10
· votar


cesio137

Já ouvi dizer que a propia placa de audio do Macbook da conta sem Interface de Audio, não sei se e verdade e nunca testei...hehe
Bom tenho uma UA-25Ex Cakewalk...Excelente placa e foi bem barata 690,00 zerada na Made in Brasil.

Em relação a configurações Minimas, no Mac mesmo sendo uma configuração inferior rodará muito mais estavel que no windows. Minha configuração e Core2Duo, 2 GB DDR3, puts o pc voa, leve d+!
Abro o Reaper com mais de 10 tracks indereçados no meu Controlador troco timbres em tempo real, solto loops o show inteiro e nunka deu pau! Perfeito!


expedifer


Imagino que vc deve ter tido problemas ao vivo e isso é realmente "brochante" como disse...rsrs
Mas para o uso adequado de vst ao vivo e necessario uma certa qualidade nos equipamentos...

*Bom Notebook (Tanto Windows como Mac), mas com boa configuração principalmente Windows e usado so p/ isso sem besteirinhas que enche a memoria ram e podem causar pau!
E mesmo assim pode dar pau como vc disse e é foda, uso Mac a mais de um ano so com vst e nunka tive problema, mas eu sou "precavido" tbm...hehe
* Uma interface de Audio decente que vai praticamente eliminar a latência e será como tocar em tempo real, Digo isso pois quando toco com 2 teclados ( o controlador + Xp30) e igual nos 2.

Em relação ao Motif XF , acho uma boa pedida p/ quem tem uma boa grana p/ investir!
Gastei uns 4500,00 no meu equipamento e estou muito feliz!

tmurback

Ainda acho o M-Audio uma boa pedida, os motivos são:

* Um teclado com boas teclas, não são excelentes mas as da Kurzweil eu detesto!
* É realmente um controlador, sei que vc esta interessado em usar os pianos, como vc quer tocar um Jazz e MPB de vez quem quando surge um Strings uns Leads e ter um teclado onde vc pode indereçar e trocar os timbres como no teclado sem nem mecher no notebook vai fazer a diferença!

Bom como vc ja tem uma boa interfece, sei lá vc pode ir de outra opção como este mesmo M-Audio aki : http://www.m-audio.com/products/en_us/Keystation88es.html

Ele não vem com interface e e bem mais barato que o outro!

Pesquise bem e faça os testes!
Talvez o seu propio Sp88x te dê uma experiência satisfatoria e ai pronto....hehe

tmurback
Veterano
# nov/10
· votar


Pessoal,

Ontem consegui testar o Alicia´s Keys por cerca de uma hora e posso dizer que é o melhor VSTi de piano que já usei. Uma das coisas que mais gostei é que os "presets" já vêm muito bem ajustados de fábrica; então, basta ligar e usar, ao contrário do que acontece em muitos softwares, nos quais é necessário investir muito tempo "garimpando" bons timbres.

Inicialmente, meus testes estão sendo feitos em fone de ouvido (HPS-2000) e monitores de estúdio (MS-40) Behringer; estou ansioso para testá-lo em cubo e PA.

Depois, posto o resultado.

tmurback
Veterano
# jan/11
· votar


Pessoal,

Conforme mencionei acima, estou iniciando um pequeno trabalho de MPB e Jazz entre amigos; a ideia é curtir um pouco, estudar um pouco e, se der, até ganhar uns trocos; trata-se de um trio composto por teclado, baixo elétrico e bateria. Logo, a minha necessidade primordial é um piano acústico decente; além disso, uso um X50 para outros timbres e efeitos.

Finalmente, hoje testei o Alicia´s Keys no ensaio e o resultado foi impressionante; usei um SP88X como controlador e um cubo Laney. Assim, por enquanto, estou descartando a aquisição de um Korg SV-1, Yamaha CP-5 ou Roland RD-700GX.

tmurback
Veterano
# jan/11
· votar


Pessoal,

Só pra deixar claro, descarto comprar os pianos digitais acima, é óbvio, por causa de $$$ - eu teria que desembolsar uma grana muito alta pra ter um instrumento legal, sendo que, por outro lado, constatei que o Alicia´s Keys está "quase lá" para o uso ao vivo.

Abraço,

cesio137
Veterano
# jan/11
· votar


tmurback
CUT o Alicia´s Keys está "quase lá" para o uso ao vivo CUT

Então na sua opinião... O que faltou pra "chegar lá"???

tmurback
Veterano
# jan/11
· votar


cesio137

Então na sua opinião... O que faltou pra "chegar lá"???

Teclados como o SV-1, CP-5, RD-700GX, S90XS e Nord Piano, só para citar alguns, tem teclas excelentes, muito parecidas com as de um piano; por outro lado, eu estou usando um SP-88X; ou seja, em termos de qualidade de teclas, o que repercute diretamente na "pegada", ainda ficou um pouco a desejar.

Em relação aos timbres, tenho a impressão que esses teclados possuem timbres mais enxutos e mais bem definidos para o uso ao vivo, ou seja, que eles já vem de fábrica muito bem ajustados, de forma a ressaltar as frequências mais interessantes; assim, apesar de não terem o mesmo nível de detalhe que um VST, soam muito bem ao vivo, pois, muitas vezes, esse alto nível de detalhe que muitos VSTs possuem não passa de mera gordura desnecessária.

Avaliei que o Alicia´s Keys está "quase lá", pois os timbres já vêm muito bem ajustados de fábrica e soam muito bem definidos ao vivo; no entanto, ainda falta um degrau pra chegar nos teclados citados acima.

Apesar disso, no meu momento pessoal, não justifica eu gastar R$8.000,00 num dos teclados acima se Alicia´s Keys + SP88X está me atendendo muito bem.

Edson Caetano
Veterano
# jan/11
· votar


Quanto está custando o Piano da Alicia´s??

Só para ter uma idéia de quanto ficaria um set, comprado do zero por um tecladista

Eu já tenho o Sp88x, tenho o note, tenho a placa, é claro que pra mim é muito mais negócio encarar apenas o VST, mas já somamos os valores para quem precisaria comprar tudo do zero

O SP88x usado vale 2,5
Um note I3 4Gb pelo menos mais 2,5
uma placa de som 0,5
+ VST da Alicia ? ?

O que quero dizer, é que usamos muitas vezes VSTs, por já termos um notebook, um teclado com midi, o VST é um recurso legal, mas e quem não tem nada ainda e quer investir sua grana... pergunto, vale a pena comprar um teclado Top, ou em um monte de tralha que ainda vai precisar penar para configurar ...

Fica a questão no ar hehe

Ainda quero saber o preço do Piano da Alicia

Até mais

tiago scott
Veterano
# jan/11
· votar


Edson Caetano

Sinceramente acho que hoje vale mais a pena um Top, por que?
Por que no Top você não tem só o timbre de piano acústico muito bom para uso ao vivo, você tem pianos elétricos, strings, leads, Pads, orgãos etc que já são muito bem acabados. dependendo do Top você tem mais qualidade em uma gama de timbres tipo pianos e em outros orgãos, strings etc. Nem sempre você encontra essa qualidade em VST que sejam baratos, no final das contas entre gastar um granan extra para comprar bons VST e ter um Top o Top é melhor tranquilamente. Fora que hoje em dia a maioria dos Tops são receptíveis a samples o que torna tudo muito melhor. Vou te deixar meu exemplo, nos shows e gravações que faço uso meu Motif XS7, ele atende tudo muito bem no queisto pianos elétricos, pads, strings etc. Claro que o piano acústico não era perfeito, então eu consegui belos samples do Yamaha C7, do Stenway e de um Bosendorfer e hoje quando me apresento é dificil o pessoal que manja não vir me perguntar da onde tirei aquele timbre de piano com tantos detalhes e qualidade.
Tá vendo no final das contas acredito que os tops valem mais a pena.

Rick Santos
Veterano
# jan/11
· votar


O tmurback disse, lá em cima:


Cara, pelo que ouvi no Youtube, tanto o NI Alicia Keys quanto o Ivory parecem muito bons. Confesso que preferi o NI pois tem uns timbres mais "pop", assim como os teclados que citei acima - Nord, S90XS e RD700GX - que têm as características de que vão soar bem no PA. Preciso dar um jeito de testae o NI Alicia Keys pra me certificar quanto à qualidade e ao peso, e também verificar se a qualidade das teclas do meu SP88X não está impactando na minha interpretação, no "som que eu tô tirando". O melhor de tudo é que custa US$99,00 - é muito barato pra ter um piano decente.

Alguém mais tem dicas?



Ele falou em NI Alicia Keys por U$99,00?????

Se for isso, como se diz aqui na minha terra, "ta loco de baratto tchê!"



Abraços

Rick Santos

Edson Caetano
Veterano
# jan/11
· votar


tiago scott
Concordo com você, eu sou um cara que estou indo contra a tendencia, largando os VSTs, pra mim VST só mesmo dentro do Home Studio, usar algo dentro da DAW mesmo, e só e controlador para se usar com RAck ou outro teclado

Sou muito mais ter um Top para perfomance ao vivo, e mesmo para muitas tarefas cotidianas, como Estudar, do que ter um monte de coisas para me preocupar, e outra o preço do VST se for por na ponta do lápis, por incrivel que pareça vai ser bem mais caro se for comprar MESMO tudo que se precisa, tendo o TOP como melhor Custo/Benefício

A minha idéia atual é comprar um Top de 61 teclas, pela facilidade de transporte e revenda, e ter um controlador de 88 teclas pesadas para receber tibres do Top ou de algum Rack, e só isso, curto e simples

Até mais
O Ivory II Grand Pianos Está Saindo por 400u$ lá nos EUA

Edson Caetano
Veterano
# jan/11
· votar


Rick Santos
Os Samplers são 99u$ mas e o Kontakt para rodar os pianos, a Native aí enfia mais umas doletas, se forem abaixo de 100U$ sem necessidade de um leitor de sampler, considero barato tambem
Visto que o novo Ivory II custa 359U$ + 49Us do Pendrive Key = 410 doletas

tmurback
Veterano
# jan/11
· votar


O preço do Alicia´s Keys subiu... US$119,00...

O preço do Native Instruments Komplete 7, que seria um pacote de VSTs, com baterias, baixos, guitarras, pianos, pianos elétricos, sequencer, sampler, etc. como se fosse um "teclado top virtual", fica por US$559,00... Esse kit não inclui o Alicia´s Keys, mas também tem pianos acústicos muito bons, de nível similar.

Edson Caetano

Se tivéssemos grana sobrando, com certeza já estaríamos com um CP-5 e um M3-61. Entretanto, se eu vender tudo o que tenho - SP88X + X50 + Note + Placa -, nem um CP-5 eu consigo comprar e perderia muitas das possibilidades que hoje eu tenho, como, por exemplo, ter um teclado leve para ensaios (X50), ter um teclado com tecla de piano (SP88X) e outro com teclas leves (X50), ter facilidade e praticidade na gravação de midi e áudio e na edição do meu X50 (Note + Placa); além disso, ficaria sem o note e teria que comprar outro.

Assim, minha filosofia é: "A grana tá sobrando? Então realize o seu sonho e seja feliz"; "A grana não está sobrando? Se for estritamente necessário, dá um jeito e compra, caso contrário, vai levando." É o que eu estou fazendo.

Agora, frise-se que o resultado com o Alicia´s Keys foi excepcional. Recomendo àqueles que tiverem a oportunidade de testar, que o façam.

Edson Caetano
Veterano
# jan/11
· votar


tmurback

Então cara concordo com você tambem, a gente com o passar dos anos, fomos juntando um monte de equipamentos, já temos varios teclados, já temos note, nosso home já providenciou a placa de som, para encarar o VST basta investir os 559,00 e ter um belo pacote de timbres

Mas e o cara que não tem nada, ta começando agora, será que vale mesmo a pena encarar os mesmos 559,00, e não vale falar que aquele controladorzinho de 500 reais dá para o gasto hehe, é isso, visto a gigantesca parede que temos que escalar para saber manusear os VSTs (tirar latencia, programações midi, drivers etc...)

Pergunto, vale a pena, e se voce não tivesse nada, faria tudo igual ou iria para o Top, é esta situação que estou visualizando, e claro se tivesse grana sobrando, iria com o sonho para o abraço hehe

ps... não vale reclamar que o VST deu pau quem estiver usando cópias piratas, as empresas não podem dar garantia de estabilidade a produtos crakeados hehe ou seja tem que chorar e encarar a realidade

ps2... comprei um pacote de VSts muito bom da Korg por 99US, vem um monte de coisas, inclusive o M1 teclado historico da empresa entre outras coisa muito legais (mais para quem gosta de Synths mesmos)

Me ajuda aí com uma coisa tmurback que site ta vendo estes produtos da Native para comprar, pelo deles mesmo ??

Até mais

tmurback
Veterano
# jan/11 · Editado por: tmurback
· votar


Edson Caetano

Ei vi os preços no site na própria Native Instruments.

Quanto a sair do zero o optar por um TOP ou pelo mundo dos VSTs, é consenso geral que a melhor opção é o TOP. Acontece que, raras exceções, ninguém começa por um TOP - o músico vai contruindo seu set ao longo dos anos conforme seu interesse e possibilidade.

Não sou fanático pelos VSTs, não... O X50 é meu "pau pra toda obra", é o teclado que mais uso, pois possui timbres muito legais para soul, funk, r&b, rock e pop. No entanto, pra fazer esse trabalho de MPB e Jazz é que eu precisava de pianos com uma qualidade superior e foi aí que comecei a pesquisar e encontrei nos VSTs uma solução muito boa e barata, considerando os equipamentos que eu já possuía. No entanto, se fosse um trabalho em que eu precisasse usar muitos timbres e efeitos diferentes, realmente eu teria que investir muito, mas muito tempo programando o note, o que certamente eu não faria, pois usaria o X50, por ser muito mais prático.

Edson Caetano
Veterano
# jan/11
· votar


tmurback

Opa cara, então, concordo com você hehe, a verdade é, que estamos todos falando a mesma lingua, a verdade é que infelizmente a nossa realidade nos impede de conseguir o melhor logo de inicio, a não ser que seja rico ou um esbanjador

Então provavelmente com o decorrer das nossas vidas, a gente vai ampliando o set, vai evoluindo, e os VSTs são realidades reais, mesmo para aqueles que tão realmente na pindura e fazem daquele tecladinho bem simples e uns VSTs Jack Sparrow uma grande festa

Mas aí que está um grande equivoco dos VSTs, efeitos colaterais como Latencia, Bugs, Paus, Travamentos, etc..., muita gente não usa este recurso como deveria de ser, e acabamos criando um monte de situações

Para concluir, o que acho deste seu tópico, tocar com VSTs, é uma realidade viavel sim, tem muita coisa muito legal, e é sim, um sistema estável, desde que cumpridos os requisitos, e ter conhecimento do que se está fazendo, dá mais trabalho, sim, mas cada um sabe o que esta fazendo ou de suas possibilidades

Porem, claro, se houver disponibilidade $$$ de partir para sistemas melhor, o consenso acredito eu, deveria encarar um Top Top, pena que a realidade não é essa, e eu com meus 4 teclados, meu note, minha placa, se espremer tudo, vender no Ml, falta para encarar um simples Top, por isso entendo perfeitamente seu lado, porque é a minha realidade, ainda faço muita coisa com VST não vou mentir hehe, só gostaria de abandonar eles em performances ao vivo e passar para outra praia

Abração

luciano.daniel
Veterano
# jan/11
· votar


tiago scott
Sinceramente acho que hoje vale mais a pena um Top

expedifer
É o Motif XF que resoverá teus problemas de VST e samples (mas caro)


Essa foi exatamente a conclusão que cheguei para comprar meu Motif XF......eu tb usava vsti's ao vivo. Mas estes problemas que o expedifer citou muito bem (exceto a latência que eu consegui resolver 100% com a FastTrackPro e um note melhor) realmente ainda são decisivos com relação ao uso de vsti's ao vivo.

Eu estava pensando uma coisa, talvez meu maluca mais....porque será que algum fabricante não faz um controlador com uma placa de som boazinha já embutida e um puta visor LCD e com um computador dentro dele!...tudo integrado....No caso um computador dedicado e preparado para rodar os benditos vsti's de uma forma mais estável e confiável (afinal, como seria uma máquina dedicada, creio que ficaria mais estável, pelo menos em tese......tipo, tudo que é dedicado costuma ser mais estável. Ex: Video-games)

Nesse caso, considerando que o preço de um core2duo-4GB-RAM (1500reais)+fastTrack(500reais)+(controlador=1000reais)...então essa coisa poderia custar uns 3000! (ou menos), certo?....estaria resolvido o problema da latência, o problema de ficar ligando um monte de bagulhos, pois seria um monobloco (como um teclado), e o problema do travamento, se não fosse eliminado, poderia ser reduzido a um nível mínimo e aceitável....
... e vc poderia rodar os GigaSamplesTimbres que estariam todos armazenados no hd interno de uns 500GB (e memória ram de 4 GB)

O que acham?...rs

Abraços!

Edson Caetano
Veterano
# jan/11
· votar


luciano.daniel
Isso já existe, basta dar uma pesquisada no fórum que comentamos dele a pouco tempo, se quiser até procuro para voce

Problema: Caríssimos, e ninguem sabe o quao estaveis sáo , já que rodam sobre a plataforma Windows

Fugiu o nome da cabeça agora

luciano.daniel
Veterano
# jan/11
· votar


Edson Caetano

Já existe mesmo!!...kkk.....poxa se lembrar o nome do tópico me avisa por favor!..obrigado
abraços!

RRPRRP
Veterano
# jan/11
· votar


O nome é Muse receptor

luciano.daniel
Veterano
# fev/11
· votar


Edson Caetano
Isso já existe

Sim, já existe esse caro aí...mas o que eu sugeri era um fabricante fazer um de baixo custo (uns 3000) da forma que eu descrevi. Eu acho que nesse preço muita gente que já usa note+placadesom+controlador ia preferir, pela questão de não ter q ficar ligando parafernalhas (atraso) e por ser mais estável (com certeza é mais estável do que um notebook que vc usa pra um monte de coisas, tudo que é dedicado tende a ser mais estável)

Abraços!

dandankgb2
Veterano
# fev/11
· votar


não sei muito de controlador pois sou iniciante nessa area, mas tenho uma solução para quem usa o note para tocar e para outras funções, recomendo que particione o hd e instale 2 versões de windows, digo quando ligar o note ele perguntará qual dos dois que dar o boot, dai vc escolhe o dedicado pra tocar somente com os drivers e programas para musica e o outro que tem internet, office e material de conteudo duvidoso, sendo assim seu note desdobra em 2 um boot para cada ocasião, digo isso porque vejo outros falando de note dedicado e concordo para cada programa que instalamos no win ele requer memoria e inicia varios processos junto ao win mesmo sem ser usado, assim fica a dica, espero ter a ajuda de todos na questão de como endereçar timbres no a-800pro, obrigado atodos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Timbre de piano - ao vivo - teclados vs. vsts