Os melhores Teclados para tocar Samples

Autor Mensagem
expedifer
Veterano
# out/10 · Editado por: expedifer


Como não há tópicos específicos a respeito, ai vai:

Sabemos que hoje virou moda mundial o uso de samples em teclados, principalmente nos mais caros que são os Tops, nos mais modernos, e ate em alguns mais simples, mas todos novíssimos. Todo mundo agora "so pensa" em samples, coisa que todo teclado "desde criancinha" (ou desde que nasce) queria ter samples em vez de patchs, que não passam da sintetize (de sintético, artificial) de samples. É claro que a evolução dos patchs, hoje cada vez maiores, usando ate grandíssimas memorias fixas waveform (as mesmas dos samples), dão cada vez sons mais perto da realidade como os pianos do G8, entre muitos outros. Mas nunca serão como samples, os verdadeiros sons dos instrumentos, gravados (geralmente hoje em dia) em altíssima qualidade de som wave, a ate (ou mais) 48bps e 44khz de qualidade, mas usando uma grandíssima memoria pra isso, geralmente mais de 200Mb ou ate 400Mb para um único timbre, como de pianos Steinway entre outros.

Essa moda hoje cresceu "assustadoramente" face a um "carro chefe" que levou as indústrias de teclados a se focarem nisso: a proliferação (em demasia) dos VST (graças a Deus que veio isso e em boa hora). Nisso nós usuários só ganhamos com isso (cada vez mais e mais qualidades nos timbres), nas gravações reais dessas amostras de instrumentos (para quem não sabe), transportadas para as teclas de um teclado, cada nota gravada, onde em algumas gravações, se faz em multi-samples ou seja, se usa vários microfones como nos pianos do V-Piano, um em cada posiçao, ate na reprodução da acústica da madeira desse piano, além de gravações com tampa aberta, com tampa fechada e ate do acionamenntos dos pedais, cada som com sua própria gravação, isso tudo se reproduzindo em atíssima qualidade (e programada para permitir isso) no acionamento de cada tecla e função. São os pianos "reais" de um teclado (e caro) do século XXI.

É claro que as fábricas tiveram que recorrer a isso do contrário perdiam terreno pros PCs com seus VST (também gravação de samples/amostras em CD ou plugins disso da web que precisam apenas de um PC, um software que as vezes já vem junto e um controlador), onde se as fábricas fugissem disso, daqui a 5 anos só se venderia controladores pra PC, além de muitas placas de som.

Mas pra nossa sorte, está proliferando "um mundo" de teclados, ou sampleados ou que usam samples externos, dos mais variados tipos e qualidades. Cito aqui os melhores, tanto como minha opinião, como de tirados em foruns estrangeiros, que não os posso citar, são vários. Os listareis por tipo de teclado e uso, mas o próposito aqui é receber mais ajudas e citações de outras marcas, teclados e ate usos no enriquecimento da listagem, citada de forma absolutamente técnica, pois um reprodutor wave dentro de um teclado (no caso sampleador ou wave-player), não pode de forma alguma reproduzir, sem efeitos, um som diferente (o mesmo sample) de um teclado para outro. Lembre-se que wave é audio e de som idêntico na saída do player para uma amplificação, no caso, o teclado (o reprodutor/player). Agora, a qualidade dos samples, aí varia de um pra outro em "um milhão" de pontos (gravação, instrumentos, equipamentos, microfonia, sala acústica, isolação, etc).

A lista (não esqueçer que se poderá receber colaboração e acréscimos e com o tempo e atualizações):

Arranjador de timbres internos sampleados:

-Audya da Ketron - apesar de ter uma memória waveform ate pequena para as centenas de samples internos que se pode tocar nos ritmos, poderia ter amostras muito maiores e melhores (de mais perfeita qualidade), onde ainda assim supera qualquer arranjador de apenas patches na memória

Arranjador com sampleador:

-Korg PA2X/PA800 - onde se pode carregar samples na memória (infelizmente 1 por vez) e se tocar ate nos ritmos (falta memória e grande expansão para multi-samples, sua maior fraqueza).

O arranjador ideal ainda não existe: supermemória ou placas onde se pode carregar e tocar simultaneamente as 8 pistas de timbres, ainda se guardando internamente numa memória waveform fixa, como as placas (as únicas no mercado e caríssimas) do Motif XF, que não apagam quando se desliga, como citam.

Teclado sampleador (com sampleador interno pra carregar samples):

-Motif XF - absolutamente o melhor que existe na atualidade pra samples, disparado na frente e feito exclusivamente para isso (dedicação a amostras/samples) na concorrência com os VST. Possui expansões de placas de 1Gb para samples (que se pode carregar ate 2Gb de samples), que dá pra carregar muitíssimos samples e de altíssima qualidade, talvez ate 10 samples ao mesmo tempo e usar simultâneamente, podendo desligar o teclado sem perder nada e nem a programação feita. Sem esquecer seu cubase pra tocar VST pós formatado no XF. Uma maravilha. Isso pra mim é teclado do século 22 (rsrsrsrsrs). É futurista mesmo. Nenhum Pc (software) faz isso que eu saiba (me avisem se faz), nem VST (multi-samples) num Pc. Falo de tocar tudo junto ou acionar imediatamante um timbre ou outro sampleado. Uma maravilha. Deveria ganhar um prémio só por isso esse XF. Só perde na falta de modelagem mecânica.

Teclado com samples internos (de fábrica)

-V-Piano - o campeão, como dito acima, possui multisamples pra cada piano sampleado que tem, de posições, microfonia, formas e acústica. Uma máquina, onde ainda possui modelagem mas mecânica dos seus pianos (alteração no martelo, na acústica, cordas, madeira, tampa, etc). Atrás, com excelentes samples internos e com alguma modelagem mecânica, vem os CP1 e o SV1, com belíssimos pianos (o VP e o SV1 com amostras do Steynway entre outros e o CP1 com o do C7 entre outros), mas também com vintage de 1ª linha em todos eles, principalmente no CP1.

Já com samples internos (e bem poucos) de qualidade intermediária, vem os CP5, RD700GX e S90SX.

E com menor número (talvez 1 ou 2 e de gravação "espremida" e de menor qualidade) os CP50, talvez o PS60 (ainda não ouvi) entre outros.

Nem citei os demais, ou teclados antigos, pois suas amostras foram gravadas em tão diminuto tamanho (poucos Mb) que os patchs modernos de hoje (de tamanho grande, como os pianos do G8) tem ate melhor qualidade que esses "micro-samples" com precárias gravações pra caber em memorias antigas como citei por aí do M1, de micro-memória e más gravações comparadas a dos de hoje (com samples de 400Mb), que não existiam na época, tão gigantes memórias (comparavel hoje a gravar um sample em amostas de 12bbs e 8Khz, um som de "vitrola"). Um patch de hoje faz melhor.

Teclados que tocam placas de samples

Ai há vários como da Roland, na linha Fantom e ate Juno (placas SRX e ARX) onde são amostras de média qualidade (também comprensadas e não "livres" com total qualidade). Mas são muito boas. Pena que caras pelo que oferecem.

expedifer
Veterano
# out/10
· votar


Resumo:

A tendência é termos futuramente teclados que cada vez tenham mais samples internamente chegando um dia a sumir de vez com os patchs, excluso timbres dee origem de sinteze (pra que patchs, amostras e imitações do verdadeiro se podemos ter o verdadeiro), bastando baratear absurdamente as memórias flash internas (waveform que não se apagam quando desligadas) que hoje custam 20X mais que as "comuns" voláteis (na época do M1 estavam a mais de $10.000/Mb. Um dia um casiotone de R$500 poderá ter 10 Gb de samples internos com todos seus timbres de amostras reais, imagine os demais. É sonho mas pode virar realidade.


Acréscimos e inovações serão muito bem vindos.

winder
Veterano
# out/10
· votar


A tendência é termos futuramente teclados que cada vez tenham mais samples internamente chegando um dia a sumir de vez com os patchs

tomara que esse futuro não demore! e pelo que estamos vendo num vai demorar tanto assim mesmo não, rsrs :)

parabéns pelo tópico amigo, não sou muito indicado para falar de samples, mais o tópico é excelente.

Rick Santos
Veterano
# out/10
· votar


será que eu sou a única pessoa do mundo que não simpatiza com samples?

El_Cabong
Veterano
# out/10
· votar


Na minha opinião sem dúvida o melhor é o Yamaha Motif XF.

Eu uso samples no Motif XS7 e é muito bom, mas só em pensar que no Motif XF, desligando o teclado eles vão continuar alí sem precisar carregar de novo outro dia, é muito bom !!!
Ele pode trabalhar com 2GB (o dobro do Motif XS7)

expedifer
Veterano
# out/10 · Editado por: expedifer
· votar


Rick Santos
será que eu sou a única pessoa do mundo que não simpatiza com samples?

Não é nenhum "pecado" gostar de sons sintéticos (patch). Eu mesmo gosto de muitos, principalmente nos moogs, vintage e sinths bem elaborados (cheios de efeitos), onde só por síntetise de um bom teclado pode-se chegar perto do original (bem diferente de instrumentos de origem acústica e dai a eu dizer acima com sumir com os patchs, mas só deles) . Falo de sinth pra ritmos de danceterias como dance, trance, Euro, House, Club, urban, Ice, Techno, hiphop, acid, etc. Ficam mais legais, cheios de efeitos e agradáveis com essa sintetização. Mas aqui tratei sobre samples (é claro, de instrumentos acústico, fazem sons por sí só através do seu próprio material).

winder
Valeu. Faltava algo mais informativo aqui sobre teclados e samples, quem sabe venham mais informações ainda ate pra eu aprender.

El_Cabong
Na minha opinião sem dúvida o melhor é o Yamaha Motif XF

Esse é o campeão dos campeões pra quem tem uma coleção de samples pra usar. Um dia ainda o vou ter pra descarregar tudo que tenho nele e ainda deitar e rolar no seu cubase (funções exclusivas pra usar nele de forma inédita sobre VST, deixando os Pc "no chinelo"). Eu odeio usar VSTs no Pc, mesmo com a melhor placa de som e o melhor processador, pois é impossível não haver alguma latência e isso tira o "T" (a vontade" de tocar no controlador). No XF é absolutamente outra estória com os plugins formatados (ainda vou me aprofundar nessa dupla XF-Cubase). E ai, VST em Pc nunca mais.

Brunoxzw
Veterano
# out/10
· votar


Deixa eu ver se entendi...

O motif XF além de carregar seus samplers ele tbm pode usar esses vst's como se fosse um DAW?
Os mesmo Vst's que uso aqui em casa, eu poderia usar nele em performances ao vivo?

Se for isso... Meu conceito com o motif (que já era bom) vai passar a ser de um teclado único..

Eu conhecia alguns teclados da Open labs que tbm carregam vst's dentro só que são enormes hehe....

Buhbor
Veterano
# out/10
· votar


expedifer

Esse tópico foi quase um artigo... ehehe
Parabéns!

E seguindo sua mesma linha de raciocínio, eu acho que esse oba oba com o Motif XF não vai durar mto. Ele foi só o primeiro a possuir tal tecnologia no mercado.
Logo vão vir sucessores do Fantom e M3, que na minha opinião, vão até aproveitar para vir com um "algo a mais". E tudo isso vai ser ótimo pra nós.
=]


Afinal, assim é a tecnologia!

Marcos Martini
Veterano
# out/10
· votar


expedifer
Os melhores Teclados para tocar Samples

Só sei dizer uma Coisa, O melhor Teclado que tive até hj para Samples foi o Roland W30. ;-)

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Gugu tecladista
Veterano
# out/10
· votar


expedifer

Parabéns pelo tópico

Acredito q os samples vão ser a base dos top's mas só mesmo para os piano no resto os pachts são realísticos o suficiente
Na Questão da evolução dos teclados acho q sempre vai ficar devendo

opniões meio q unanimes:

Fantom orgãos meio fraco
Motif podia ter uma tela melhor
pc3x ñ tem sampler
Oasys podia ser mais barato kkkkk

Sempre vai ter uma coisa q no outro é melhor

kokada
Veterano
# out/10 · Editado por: kokada
· votar


El_Cabong
O XS tb pode carregar 2GB, tem um vídeo no youtube de um brazuca ensinando... ou na comunidade do Orkut. Ele usa 2 Dimm x 1GB. Agora, memória Dimm é coisa das cavernas né? rs

Olha o video:
http://www.youtube.com/watch?v=5mVdy32NopQ&feature=related

Brunoxzw
Veterano
# out/10 · Editado por: Brunoxzw
· votar


Lembrando que também tem o Korg microsampler que é um teclado dedicado a sampler...hehe

Estou a sonhar com o motif aqui..hehe

Bedin
Veterano
# out/10
· votar


expedifer

Só pra entender, como utilizar VST's com o Motif XF?

expedifer
Veterano
# out/10
· votar


kokada
Memórias Dimm são voláteis (desligou. se perde tudo, ate o programado nas teclas).

Bedin
Ai só pegando o manual pra uma total explicação. Mas a princípio ele formata os plugins no cubase e depois vc os carrega na memória do XF.

Buhbor
É claro que vao aparecer outras marcas (Fantom, M3, etc, tomara!) com poder igual ou maior que esse XF, talvez ate mesmo mais recursos pra esse XF. Eu por exemplo espero que logo se chegue aos 10Gb de memórias internas de fábrica (e baratinho) pra poder pôr muitas amostras/samples de instrumentos e plugins. Se levarmos em conta que cada kit esá na faixa dos 200mb a 400mb (os muito bons), 10gb não é tanto assim.

andrecstudio
Veterano
# out/10
· votar


expedifer
agora se me deixou doido aqui..... O Motif xf roda vst sem pc?

expedifer
Veterano
# out/10
· votar


andrecstudio

http://www.kvraudio.com/get/4662.html

http://www2.yamaha.co.jp/manual/pdf/emi/english/synth/motifxf_extensio n_en_om_a0.pdf

http://www.yamahasynth.com/products/synthesizers/motif_xf/#specificati on-anchor

andrecstudio
Veterano
# out/10
· votar


Atá entendi mais ou menos

luciano.daniel
Veterano
# jan/11
· votar


expedifer
No XF é absolutamente outra estória com os plugins formatados (ainda vou me aprofundar nessa dupla XF-Cubase)


Parabéns pelo excelente tópico. Cara afinal de contas, o que seriam esses plugins formatados no Cubase?...Afinal, é possível ou não jogar dentro do motif o Plugin VST sem ser sampleando?...eu confesso que isso não está claro para mim ainda. Eu começei a ler o manual de referência do XF (255 páginas). Se puder compartilhar comigo o que sabe ficarei grato. Já percebi que você é bastante experiente no assunto, mas se eu puder lhe ajudar em algo tb será um prazer.
Abraços!

luciano.daniel
Veterano
# jan/11
· votar


expedifer

Pelo que entendi até agora, o Motif XF Editor VST é meramente um plugin VST para ser carregado em um brainspawn-forte da vida... somente para você conseguir ter a facilidade de fazer suas programações do teclado (efeitos, master, etc) no visor do PC......é o editor normal do XF mas só que num formato de plugin pra vc carregar num rack de plugins.....será que é isso mesmo que estou entendendo?
Abraços

expedifer
Veterano
# jan/11
· votar


luciano.daniel

Não cara, o cubase via Pc, pelas referêcias, codifica qualquer pluguin VST de forma a se poder carregar e tocar no Motif XF, de forma permanente ficando na sua memória constante, podendo se levar esse teclado a onde quiser pra tocar esses VSTs. Isso na referências que citei. Falta saber de alguém que tenha feito isso no XF, que explique aqui detalhadamente como fez isso, desde o Pc, na codificação, ate nas funções e edições no XF (carregamento na memória e sua partição/split, se antes se faz no Pc ou depois no XF). Ate agora não achei esse "santo" que venha aqui nos explicar isso.

viktor 999
Veterano
# jan/11
· votar


o motif xf realmente e uma maquina estou pensando em pegar um xf7 mas pra frente

luciano.daniel
Veterano
# jan/11
· votar


expedifer
Ate agora não achei esse "santo" que venha aqui nos explicar isso

rs...entendi, mas saiba que somos dois, pois eu tb não vou descansar enquanto não descobrir isso. vc tem algum contato seu (e-mail) que possa me passar?...pois agora que estou com o XF8 na minha mão, eu estou fazendo uma série de testes nele, descobrindo todas suas funcionalidades, etc (já fiz o upgrade do firmware, por exemplo)....Vou instalar o cubase amanhã e tentar fazer essa parada "magica" aí da codificação. Se achar que essa sinergia vale a pena me passe seu e-mail para termos um contato mais direto.
Abraços!

luciano.daniel
Veterano
# jan/11
· votar


expedifer

Dá uma olhada nisso:

http://www.motifator.com/index.php/forum/viewthread/452936/

Abraços!

luciano.daniel
Veterano
# jan/11
· votar


expedifer
Ate agora não achei esse "santo" que venha aqui nos explicar isso


Eu criei um tópico específico para tratarmos do assunto ok (vi as 3 referência que você passou mas ainda não está claro para mim se pode ou não). Aguardo você lá..

Abraços

_Rattu_
Veterano
# jan/11
· votar


expedifer
Só tem uma coisinha que acho que você esqueceu. E o EP do DX7? É a síntese digital mais descarada do planeta que gera um timbre que pouco tem a ver com um Piano Elétrico de verdade, mas todo mundo gosta (mesmo sem admitir) e ainda hoje é usado e inserido entre os patches de todo teclado que se preze. Não dá pra ser um tecladista completo sem conhecer ou ter tocado um Piano FM, não é mesmo? Digo o mesmo dos baixo do Moog, que eram usados nos anos 70 pra copiar o som de um baixo real, mas viu-se depois que não tinham mesmo nada a ver com o baixo de verdade, mas mesmo assim é usado largamente por ai.

_Rattu_
Veterano
# jan/11 · Editado por: _Rattu_
· votar


Um pouquinho de nostalgia:






eu só passei a gostar dessa música depois de conhecer o DX7. hahahaha

expedifer
Veterano
# jan/11 · Editado por: expedifer
· votar


_Rattu_

Não cara, não esqueci de nada: veja o título do tópico, falei dos MELHORES pra TOCAR samples, na melhor qualidade que pode existir hoje. Se quisesse falar da estória dos teclados que tocam samples, aí um dos meus preferidos seria o M1 que aceitava placas sampleadas ao estilo SRX, mas de péssima qualidade "relativa" pois na época não existia memória suficiente (e tamanho) pra gravar ou carregar samples de primeira como hoje, nos 44khz (sample rate) e 128 ou 256 kbits/s de codificação (bitrates).

Hoje samples nessa excelente qualidade, chegam a 400Mb ou 500Mb. Naquela época cada Mb de memória custava mais de U$ 10mil, inviável pra venda de um teclado, além dos tamanhos gigantes (um memória de apenas 10Kb tinha o tamanho de uma régua de 20cm, imagine a de 1Mb, tamanho de pequeno armário). E os samples do M1 em qualidade, perdem pros patches de um casiotone de hoje. Não dá pra fazer milagres com pouquíssima memória. Pra ter uma ideia, os moderníssimos patches do XF, na faixa dos 700Mb, são melhores em qualidade que muitos samples de há apenas 5 anos atrás (mas patches sempre serão timbres sintéticos/artificiais contra samples que são gravações wave do som verdadeiro de um instrumento acústico).

Vamos falar só de tecnologia atual, e os melhores pra isso hoje.

A todos: vlw!

_Rattu_
Veterano
# jan/11 · Editado por: _Rattu_
· votar


expedifer
M1 que aceitava placas sampleadas ao estilo SRX, mas de péssima qualidade[

É isso que eu não entendo. Música não se faz com números, memória e essas coisas... Você não tem direito de chamar algo de péssima qualidade. O M1 é usado ainda hoje como parâmetro para produção de House (aquele piano magrelo corta muito bem pelo mix e tem a cara da fase áurea do House) enquanto os Ensoniq EPS são usados pelo pessoal do Hip Hop/Trip Hop pela sua "grittiness" (sujeira+punch) ainda nos dias de hoje, essa qualidade lo-fi encontrada nessas máquinas que não pode ser reproduzida hoje por algum motivo. O Jay Z usa Ensoniq ainda hoje, mesmo podendo comprar qualquer sampler pra substitui-lo... por que não o faz?

Melhor ou pior? É apenas sua opinião e o seu uso pros teclados. Mas como o assunto aqui não inclui um julgamento relativo, mas completamente frívolo e matemático, fico na minha.

Gugu tecladista
Veterano
# jan/11
· votar


Acho q o expedifer quis dizer é q para ser samples ( gravações de um instrumento colocados em um teclado para simular o mais real possível ) ele ñ tinha qualidade, e ai concordo,
pois se vc pegar um sampler do M1 e compara-lo com o instrumento acústico vai ver q está muito longe, apesar de q naquela época ñ se tinha tecnologia assessivel para tanto.
Então ele falou na qualidade de realísmo do sampler e house é musica eletronica. E nenhum momento foi citado q o tecldo em sí não tinha qualidade já q grandes músicos faziam e fazem grandes coisas com patches e muitos desses antigos patches viraram referencia para nós hoje em dia como o M1 ou Dx7
Até o rhodes era uma imitação de piano q saiu longe e virou essa referencia q nós sempre testamos antes de comprar um teclado

luciano.daniel
Veterano
# jan/11
· votar


Acho q o expedifer quis dizer é q para ser samples

Concordo. O tópico está claro: melhor teclado para SAMPLES...aí realmente os antigos não tem vez, pois o principal requisito hoje para samples é o tamanho da memória de rápido acesso, e nisso todos teclados antigos perdem com certeza, conforme já foi explicado pelo expedifer. E quando ele falou que tem péssima qualidade do SRX, creio que ele se referia à comparação com a tecnologia atual para samples.

De toda forma, gosto não se discute. Eu conheço gente que prefere o piano do M1 que um VST-Ivory...vai entender...rs

Abraços!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Os melhores Teclados para tocar Samples