Os melhores Teclados para tocar Samples

Autor Mensagem
_Rattu_
Veterano
# jan/11
· votar


luciano.daniel
Gugu tecladista

Perder/ganhar
gente que prefere o piano do M1 que um VST-Ivory...vai entender

Hmm. Deixem pra lá o que eu disse. Inútil pra mim, debater partindo dessa mentalidade de que há um ranking de instrumentos, e não meramente gostos. Melhor não começar uma discussão.

DuduXP
Veterano
# jan/11
· votar


_Rattu_
Não quero atear fogo, encerrando o assunto, concordo com voce.

luciano.daniel
Veterano
# jan/11
· votar


_Rattu_
há um ranking de instrumentos

Mas esse é exatamente o objetivo aqui. A não ser que você ache que não há diferença alguma entre um piano sampleado numa amostra wave de 15 kBytes e um de 15 GBytes.....aí realmente a discussão é inútil se você não consegue ver diferença.

Outra coisa, você falou que estamos fazendo uma análise muito frivola e matemática............ué, e tem ferramenta melhor para comparações que a matemática?.....Você não sabe que TODA onda sonora que entra no seu ouvido são na verdade diversas senóides de frequencias diferentes com amplitudes variantes no tempo?.....a matemática é muito útil quando queremos fazer uma comparação entre duas coisas (ou você acha que uma balança imprimi suas emoções para dizer que um objeto pesa mais que outro?)...então não é possível fazer ranking de objetos mais pesados?

E sobre ser frivolo (entendo como impassional) também é algo bastante importante para comparar coisas, pois se você é loucamente apaixonado por um tipo de teclado sua análise estará contaminada por essa paixão e perderás o senso das proporções.

Mas insisto: o gosto é gosto. Eu não discuto isso... se você não está tão preocupado com realismo e o som do M1 é ótimo pra você, não há pecado algum nisso. Pode ter seus gostos sem problemas :)

Abraços!

luciano.daniel
Veterano
# jan/11
· votar


Outra coisa interessante pra pensarmos é: Porque então as grandes Korg, Roland e Yamaha estão investindo tanto nos samples de altíssima qualidade? Será que elas estão indo na direção errada então? Será que elas estão sendo tão matemáticas e cruéis que estão fazendo o contrário do gosto da maioria dos tecladistas no mundo?......

Outra: Porque a maioria (não disse todos) dos grandes tecladistas não tocam mais ao vivo só com XP, D20, M1 ??....Caras frívolos né!;...kk

...e se não é tão importante assim tentar aproximar do som do piano acústico real, então porque muitos músicos ainda preferem tocar ao vivo num piano de cauda real microfonado?

Abraços!

Gugu tecladista
Veterano
# jan/11 · Editado por: Gugu tecladista
· votar


_Rattu_

Só quis dizer q o amigo ñ falou mal do teclado
Eu to em uma banda de reggae e lá tinha um M1, excelente
os pianos e orgãos q eu uso são baseados nele, só metal q ñ
Só a questão do sampler é q está distante de parecer um piano acustico de verdade e em 2030 vão dizer q o sampler do fantom g era rídiculo.
No mais também concordo com vc

Abraços

Obs: na minha opnião cada pessoa tem seu proprio ranking de teclado de acordo com gosto e nescessidades

_Rattu_
Veterano
# jan/11
· votar


Gugu tecladista
luciano.daniel

O que eu quis dizer foi simplesmente que não há melhor ou pior em se falando de instrumentos e seus timbres, principalmente relativos à sua idade/tecnologia, se assim fosse ninguém ficaria cobiçando sintetizadores dos anos 70 como acontece hoje e ninguém usaria DX7 por que ele é muito ruidoso, seria muito melhor ter uma placa ROM de FM pra um desses samplers novos que tem no mercado.

Não estou dizendo que o piano do M1 é a melhor definição ou é o mais realistico, ou que o timbre é mais gordo, claro que os de hoje são muito melhores (barateiam tecnologia, crescem os números, claro), mas em questão de timbragem, não existe isso de melhor ou pior. Há usos e mais usos pra todo tipo de teclado/sintetizador/piano de todas as épocas e tecnologias. Como eu disse anteriormente, há quem prefira usar o piano do Korg M1, não por seu realismo ou pela definição ou pelo que for de numérico, mas justamente pelas características únicas que surgem dos micro-defeitos: o fato dele ser magrelo, por exemplo, faz com que ele corte muito bem num mix cheio de instrumentos. Há quem em algum momento venha a apelar pra um piano elétrico FM do DX7 ao invés do próprio Rhodes do qual foi "copiado", por que ele foi popularizado com um som próprio pra baladas em geral.

Há ainda os que usam hoje samplers com definições baixas (o Mirage, 8 bits, por exemplo) exatamente pela sujeira dos samples.

Em se falando de números, a tendência sempre é aumentar com o tempo, o que não significa que todo mundo que usa um equipamento "obsoleto" vai ver um uso melhor no mais novo. Entenda que nem todo mundo está atrás de teclados pelo seu realismo, há quem esteja atrás deles justamente pelo não-realismo, que é o caso de quem usa sintetizadores. Espero ter esclarecido meu ponto de vista.

Edson Caetano
Veterano
# jan/11 · Editado por: Edson Caetano
· votar


Não estou dizendo que o piano do M1 é a melhor definição ou é o mais realistico

Mas foi essa a intenção do criador do tópico, no meu entendimento, saber que teclado tem a capacidade de tocar os melhores e mais reais timbres, e dentro desta categoria, quem tem mais velocidade para carrega-los armazena-los

O titulo poderia mudar para :
Qual o MELHOR teclado para tocar os MELHORES samples

Agora a discussão de samples antigos, vintages, timbres melhores ou piores, isso é uma grande viagem, o autor do tópico, de novo no meu entendimento, não quis saber se um sample de 15 Kbit é mais interessante, ou mais gostoso de se ouvir (isso porque é subjetivo) e sim, quais os MELHORES teclados que executam os MELHORES samples, e os melhores samples são os atuais

Me diz melhor em que? em qualidade de gravaçao, tamanho das amostras, quantidade de amostras.... o timbre é bom?? vai do gosto, não é mesmo

A intençao de todos é fazer samples o mais reais possíveis, os de sintese tambem, mas isso é viagem ao tema proposto no tópico

Simples assim hehe

Abraços a todos

luciano.daniel
Veterano
# jan/11 · Editado por: luciano.daniel
· votar


_Rattu_

Eu entendi seu ponto de vista...e não discordo de você...tem coisas que contém imperfeições e são melhores. Acho q um exemplo interessante são as válvulas antigas usadas para amplificar sinais de audio que, embora mais ruidosas, tem um som bem mais "quente" e interessante em diversas aplicações, por isso ainda são usados nos dias atuais, mesmo já existindo tecnologia mais modernas de semicondutores (FETs) nos dias atuais.

A parada que você falou sobre o teclado aparecer na mix eu concordo também. Eu tenho mais dificuldade de timbrar o Ivory do que o SP76 na mesa que costumo usar. Agora tem um negócio também: Não adianta nada ter um timbre maravilhoso se a mesa de som e os PAs são uma b*****....rs (o som vai ficar ruim de qualquer jeito)

Agora se considerarmos o seguinte problema: Queremos uma amostra (sample) de piano acústico o mais parecido possível com um piano de cauda Steinway&Sons de 200.000reais (já que não temos tanto dinheiro, nem espaço em casa, nem condições de ficar carregando para eventos), então qual seria a melhor opção? Então é nesse caso específico que eu estou dizendo que os antigos não tem vez, pois eles são muito diferentes do piano real, de 200mil. E amostras de qualidade são, inevitavelmente, amostras grandes, daí a questão matemática do tamanho da memória fica tão importante, entendeu?...é isso :)

É claro que no final vai da necessidade de cada um. A minha atualmente é conseguir um piano cada vez mais parecido com o acústico real, porque eu, particularmente, já me enchi o saco de pianos com imperfeições...hehe.....eu quero é um PERFEITO!!! (e caixas de som boas tb)

Abraços!

diogodmc
Veterano
# fev/11
· votar


Olá expedifer, tenho uma dúvida sobre sampels, eu queria interiorizar um som uma uma música em meu korg pa2x pro, para isso eu tenho que comprar um sampler à parte? ou posso gravar através do korg?
Agradecia resposta.

expedifer
Veterano
# fev/11
· votar


diogodmc
Oi, o PA2X já tem sampler e uma memória que deve dar pro que vc quer. Basta ligar o microfone nele (ou plugar teu som nele) e começar a gravar. Mas atenção: a técnica de sampleamento é difícil e complexa. Só buscando apostilas, manuais, etc, onde ate nos manuais do Korg explica alguma coisa mas é tudo em inglês e muito técnico. Te recomendo pegar livros que explicam o manuseio do Sonar.

expedifer
Veterano
# mai/11
· votar


Hoje fui a uma loja pra testar o sampleador do Motif XF, levando samples do Steinway e do Bosendorfer e fiquei pasmado com o que ouvi. O XF tem simplesmente o melhor sampler do mercado, reproduzindo com a mais perfeita sonoridade esses pianos, com peso e tudo. Ate o vendedor que me ajudou a carregar os samples (fez tudo) ficou impressionado. E eram samples enormes, que por sorte tinha as memorias de expansão. Esse sampleador deixa o G8 e o M3 "no chinelo" em termos de qualidade. Alias, a Korg nunca foi boa de sonorização ao se tocar samples. o G8 é bom mas agora ficou fraquinho perto do XF.

Falo de amostras sampleadas e não timbres internos sampleados onde a Roland sempre foi a melhor com seu V-Piano e RD700GXF (e agora o Jupiter), na frente ate do CP1 que sempre foi o supremo nisso tendo amostras do belíssimo C7 mas já antigo e ultrapassado na sua tecnologia de gravação de sampleamento, não tão real como agora, ou som "natural" de instrumentos acústicos, denominados assim pela tecnologia de gravação da Roland de "supernatural", a melhor ate que agora, onde está sendo "combatida" pela tecnologia Akai da Korg e com muita eficiência como nos samples do SV1 e chegando o poderoso Kornos com seus samples e atrás dele ate um aranjador cheio de samples como o PA3X.

Mas voltando ao sampleador, apesar de todos esses terem belíssima tecnologia de gravação de timbres internos, dúvido que algum deles ganhe em qualidade de sonoridade no seu sampleador ao se carregar samples como o XF, apesar de não ter nenhum timbre interno sampleado. Esse é campeão. Pena que não pude testar bem, levaria muito tempo e fiquei pouco lá. Vou esperar o Kornos chegar pra me decidir.

expedifer
Veterano
# jun/11 · Editado por: expedifer
· votar


Fazendo uma atualização sobre os modelos sampleados 2011 :

KURZWEIL PC3X

Belíssimo teclado com bons pianos sampleados, entre outros, além de teclas pesadas de efeitos, as melhores do mercado. Seu pecado é que só tem 2 bons pianos sampleados, além da falta de modelagem mecânica (Sample Modeling) e seu forte é vintage e seu bom peço.


NORD-PIANO

Belo SP agora com pianos sampleados e de marca como o Steinway, Bosendorfer e C7, e outros samples de menor qualidade, além de boas teclas. Seu fraco é que possui pouca memória ROM pra samples e resolveram o problema possibilitando ao usuário baixar e carregar samples de piano (entre outros) no Nord-Piano-Library, dos belos Steinway, Bosendorfer e C7, entre outros pianos e outros instrumento (algo inédito e muito bom, na qualidade/perfeição dos instrumento e sem precisar editar-particionar-split. bastando só carregar), mas faz feio ao se ter que deletar a memória original, pra carregar cada sample e um por vez, além da falta de modelagem mecânica e alto preço. Noutros não se precisa deletar e nem carregar nada, bastando chamar na tela ou botão imediatamente, além de ser quase comum a modelagem como no V-Piano. SV1, Kronos, CP1, linha RD700, Jupiter, etc. Mas seu forte é no vintage onde tem sua mais avançada função. A Nord resolveu o seu problema de pianos com samples (os melhores) tal qual fez a Korg, hoje muito em moda os samples (graças a Deus), onde na maioria dos teclados são muito bons, variando apenas na qualidade de gravação, onde uns os compram e outros os gravam como os supernatural que concorrem com os Korg-Akai.

RD700GX com placa de 17 pianos sampleados Supernatural

Belíssimo SP, barato, com belos pianos sampleados e agora expandidos com a placa pra 17 pianos sampleados, o maior do mercado em samples de pianos, mais ainda com alguns pianos do V-Piano e a modelagem mecânica dele. Pena que saiu de linha e da linha RD só sobrou o NX com apenas 3 pianos sampleados. Mas se pode ter esses novos 17 no novo Jupiter, abaixo.

JUPITER 80

O mais novo Sinth da Roland com muitos samples, entre eles esses 17 de pianos e com modelagem. Não entendo do porque classificaram como sinth e não SP pois tem absolutamente as mesmas funções e timbres da linha RD com a placa expandida, perdendo só na falta das 88 teclas pesadas.

V-PIANO-GRAND

A estrela da Roland, substituindo o V-Piano, lançam esse piano de "cauda" sem cordas mas cheio de alto-falantes e com os mais novos samples de piano supernatural. Se o V-Piano era o melhor piano digital do mundo, junto com o CP1, ainda na poderosa edição de modelagem mecânica (sampling-modeling), imagina-se como será este. Só chegando pra testar, se a loja deixar com seu preço em U$ 25mil. Vale tudo isso?

KORG-KRONOS

A mais nova estrela da Korg, que veio pra revolucionar o mundo dos sinth, com 9 processadores de timbres, e com samples em todos esses bancos, entre as centenas de demais timbres. E ainda com modelagem mecânica e modos combis ate pros samples, algo inedito em sinths, além de montagens de sequenciamento ate pra samples, convertendo samples em patches e vice versa, como aponta o manual. A Korg veio pra detonar as demais marcas com esse teclado, fazendo-o adentrar em qualquer classificação (e concorrente) de teclados SP, vintage, sintetizadores, etc. É um multi-uso e com a tecnologia Akai de sampleamento.

KORG-PS60

Um sinth menor da Korg, baratinho e com 2 samples de piano, mas de inferior qualidade ao do SV1. Uma espécie de X-50 com samples.

A cada ano aparecerá cada mais teclados sampleados de fábrica, onde a única que está em falta com o público é a Yamaha que lançou o Motif-XF, modelo 2011 mas sem nenhum sample interno, tal qual o Tyros 4 (ate o PA3X tem samples). É a única grande marca sem nenhum lançamento com samples (os CP1 e CP5 são em mais antigos). Vamos aguardar que melhore.

Gus79
Veterano
# jun/11
· votar


_Rattu_

concordo 100% contigo.

para alguns fins, eu prefiro ouvir uma gravacao com um grand piano denso - por exemplo, para ouvir musica erudita.

mas para outros fins, um grand piano sampleado como o ivory que o pessoal fala simplesmente nao funciona.

para pop, por exemplo, na maioria das vezes um epiano dx vai ficar bem melhor que um ivory - especialmente quando tiver que encaiixar no mix.

sem contar que muita gente boa prefere instrumentos (inclusive samplers) mais antiigos, por diversas razoes. o placebo, porr exemplo, ainda hoje tem como cavalo de batalha o w30.

entao e' como voce disse: essa coisa de melhor ou pior instrumento, mesmo entre os samplers, e' pura ignorancia.

mais certo seria: "o melhor sampler para reproduzir os maiores arquivos de sample de pianos acusticos", e olhe la...

kinho85
Veterano
# jun/12
· votar


Gostaria de algumas informações sobre Teclados em que eu possa colocar os samples dentro do dele e "disparar" esses samples pelas próprias teclas do teclado, atribuindo um sample ou vinheta para cada tecla ou pelos botões. Em uma conversa com o colega Shadad do fórum ele me comentou sobre o Juno G, mas esta difícil achar ele por aqui. Também li sobre os Motif (não sei se todos fazem o que eu quero), mas o preço e bem puxado só encontro ele novo por aqui, então gostaria de alguma opinião de teclados que me de esse recurso de Sample por um preço de até uns quatro contos.

J.Dionatan
Veterano
# jun/12
· votar


kinho85
Sim, os Motif fazem tudo o que você quer e muito mais, se você aceitar a dica de usados é fácil comprar um Juno G em boas condições na faixa de 2.500 reais. Eu vendi um assim há uns 2 meses. Teclado novo com Sampler o mais barato vai custar bem mais de 4 mil.

Outra opção é o Korg TR 61.

Tiago Teclas
Veterano
# jun/12 · Editado por: Tiago Teclas
· votar


Melhor eu nao sei mais o MOTIF XS é facil de editar e mexer !
Agora imagine o XF so salvar os samplers na memoria e ta tudo Certo... Uma mão na roda !

kinho85
Veterano
# jun/12
· votar


J.Dionatan

td bom, o problema e achar o Juno G por aqui, ninguém tem. Aqui no ES ta osso, rs rs rs, e ter que ir em outro Estado para comprar so se for perto..

kinho85
Veterano
# jun/12
· votar


Esse Korg TR 61 faz esse tipo de Sample??

OverZakk
Veterano
# jun/12
· votar


Galera to com uma duvida aqui, o Korg NanoPad 2 so serve para bateria, ou da pra trocar timbre com ele, por exemplo configurar um piano no botão 1 e o string no botão 2 e quando pressionar o 1 ou o 2 mudar automaticamente, igual o Jordan Rudess faz no vídeo do omnisphere.

silvG8
Veterano
# jun/12
· votar


kinho85
Cara, aqui no ES tem sim esses teclados mais simples como o Juno-G. Deve ser fácil de encontrar nas "Carneiro" aqui do estado... o TR utiliza samples do usuário sim.

Agora o que você procura é mais complicado: alguém vendendo um Juno-G que te permita experimentar o teclado para ver se faz o que quer... teria que ser na loja.

Abraço de um conterrâneo!

kinho85
Veterano
# jun/12
· votar


silvG8

Td bom?? na carneiro so tem o Juno Gi e tb so tem uma peça. Mas para carregar samples me falaram que só o Juno G faz, Queria um teclado sem ser esses top de linha como Motif, Kronos, entre outros, mas que me desse a possibilidade de disparar os Samples pelas teclas.

Maestron
Veterano
# jun/12
· votar


kinho85

O Microsampler da Korg serve para o que você quer?

http://www.playtech.com.br/ch/prod/22043/121/0/sintetizador-korg-micro sampler-ms1.aspx

kinho85
Veterano
# jun/12
· votar


Mas sera que eu posso colocar um Arcodion Sampleado nele por exemplo?

kinho85
Veterano
# jul/12
· votar


Bom, Juno G, Korg TR61, posso colocar samples neles certo?? agora esse PS 60 tem essa opção~??

Maestron
Veterano
# jul/12
· votar


kinho85

Não sei lhe responder, mas pelo que já falaram por aqui, a depender do tipo de amostra, pode colocar sim um timbre externo para tocar no Microsampler... Espero que alguém possa ajudar...

silvG8
Veterano
# jul/12
· votar


kinho85
O PS60 não possui sampler,... não tem como colocar samples nele, apenas utilizar as que já vem de fábrica.

Acho que um TR usado seria uma boa opção. Você até consegue ele zero nessas lojas pré-históricas de Vitória/Vila-Velha. Sei que na Carneiro de VV tem um. Dê uma pesquisada!

kinho85
Veterano
# jul/12
· votar


silvG8

Belz vou dar uma olhada na Carneiro.

Sou do Litoral Sul mas trabalho na Serra, se puder me dar umas dicas o meu e-mail e marcoaurelioqp@hotmail.com

Um abraço e valeu pela dica.

expedifer
Veterano
# jul/12 · Editado por: expedifer
· votar


kinho85
Mas sera que eu posso colocar um Arcodion Sampleado nele por exemplo?

não carrega amostras, só faz novas gravações e as salva internamente. Muito limitado

R Santiago
Veterano
# jul/12
· votar


kinho85
O Triton TR faz isso que vc quer. Eu tenho um Le que é uma versão anterior e rodo samplers de diversos pianos (PC-88, S90,Bosendorfer,CP80,etc...) O chato é que tem que carregar o sampler toda vez que for ligar.
e se vc souber editar em um programa chamado Awave tem como enviar qualquer tipo de som para ele colocando na região que quiser. Aqui no fórum tem vários tópicos falando sobre isso caso se interesse Abs!

kinho85
Veterano
# jul/12
· votar


Estou trocando meu S03 num Juno G. Acho que o juno vai da pra quebrar um gualho no que eu quero fazer..

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Os melhores Teclados para tocar Samples