Samples WAV, AKAI e AIFF em teclados Korg: como fazer?

    Autor Mensagem
    fábio_soul
    Veterano
    # set/07


    É o seguinte, pessoal

    Recentemente, baixei um sample de piano da SRX-02. A demo que recebi dele (executado num Roland) é muito boa, entretanto, no TR, depois de convertido para .kmp e .ksf ele perdeu qualidade. Das três velocidades que testei, a mais fraca continuou sendo muito boa, a meio forte é de meia boca a boa, mas a forte está ruim. Então, andei pensando: TODOS (sem excessão) os samples que baixo em outros formatos e converto para .kmp perdem qualidade, tanto que os samples que eu uso (PC 88, Hammond B3 e Sax Tenor) foram sampleados (imagino eu, com uma grande convicção, diga-se de passagem) em teclados Korg, ou seja, direto no formato .kmp.

    Visto este problema, me veio a idéia de tentar usar samples nos formatos citados no título do tópico, já que também são compatíveis com os Korg, mas aí tenho algumas dúvidas:
    - Estes formatos são formatos de amostras. Se eu carregá-los, precisarei de um arquivo de mapeamento, certo? (ou não?). Mas como, então, conseguir este arquivo de mapeamento? Tem como mapear pelo Awave? (Se tiver, me ensinem, porque eu já perdi muitas horas tentando e não deu em nada...)
    - Se usar os samples nestes formatos, perde qualidade da mesma forma que perde quando se converte para .kmp, ou a qualidade fica melhor?
    _____________________________________________________________

    Minha primeira dúvida vai até aqui.

    Agora vou citar uma coisa que aconteceu nestes processos de conversão que não entendi ainda:

    - Recebi um sample .sf2 de 12Mb. Ao abrir no Awave, haviam, na verdade, 4 "instruments" na mesma sound font, todos os 4 utilizando exatamente as mesmas amostras. Converti os 4 para .kmp, formando 4 samples. Porém, o tamanho de cada sample .kmp foi de uns 5Mb, somando 20Mb no total. Isso me fez pensar que o formato .kmp era mais pesado que o .sf2.

    Mas......

    - Quando recebi o sample da SRX-02, como meu computador é muito lento, e estava recebendo por MSN, pedi para o cara já converter o sample antes de me mandar (na intenção de separar as 3 Layers do .sf2 em 3 samples em .kmp e baixar um de cada vez...). Então, ele converteu e me mandou. Quando chegou, fui analizar o tamanho dos samples .kmp: 10Mb cada, multiplicado por 3: 30Mb o sample inteiro, sendo que o sample .sf2 tinha uns 60Mb. Isso, então, me fez pensar que o formato .kmp é mais leve que o .sf2.

    Mas então, o .kmp é mais leve ou mais pesado do que o .sf2???!!!

    Valeu moçada.

    Um abraço a todos.

    Fiquem com Deus.

    keys_all
    Veterano
    # set/07
    · votar


    precisarei de um arquivo de mapeamento, certo? (ou não?)
    nao sei se tem como pegar algum arquivo de mapeamento, mas normalemnte, no proprio teclado, voce informa aonde cada wav vai se fixar no teclado tipo... tem um arquivo la com o nome de PIANAO1.WAV dai vc mapeia ele como C1(digamos q seja) entende?

    Vc faz direto no teclado, e salva td isso.. entendeu?

    keys_all
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Mas então, o .kmp é mais leve ou mais pesado do que o .sf2???!!!
    cara isso eu nao sei exatamente, mas creio que seja td "igual" apenas que KMP eh um tipo de formato especifico da KORG, contra q o SF2 eh formato especifico pra PC (mais ou menos isso) entende?

    Imagine o .RAR e o .ZIP são a mesma coisa!

    Se eu estiver errado ME CORREJAM rsrs

    fábio_soul
    Veterano
    # set/07
    · votar


    keys_all

    tem um arquivo la com o nome de PIANAO1.WAV dai vc mapeia ele como C1(digamos q seja) entende?

    Sim, já pensei nisto, mas nunca vi nada no TR que me induzisse a fazer. Acho que para mapear as amostras no próprio teclado teria que ter a placa sampler... De qualquer forma, no manual diz que ele lê wave, só não diz se, para isso, precisaria ter a placa para mapear...

    mayconcvel
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Desculpem fugir um pouco do assunto, mas . . .
    . . . falando em samples akai, vcs têm, sabem quem têm ou onde eu baixo ou compro esses samples, se vem em CD, onde que eu acho?

    Se puderem me ajudar ficarei grato!

    korgman
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Olá Fabio,

    acabei de responder seu e-mail, e estou postando aqui minha resposta a sua questão, com relação a conversões SNF2 para KMP

    KORGMAN – Com certeza deve haver uma diferença de qualidade em hz e bits entre o dois arquivos soundfont que possui, entretanto o soundfont nunca fica bom quando convertido e carregado para o padrão Korg e importado para os TR's, já no novo Korg M3 o padrão soundfont2 poderá ser carregado diretamente para o M3 sem problemas e sem conversões.

    Como o Awave não é um software conversor específico para o Korg, e por ser genérico, e "realmente e já constatei isso", a qualidade dos samples cai bastante nesta conversão.

    No aguardo de outras dúvidas..

    Áureo – Suporte SAC Korg

    Luisa Albano
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    korgman
    tem como colocar arquivos wav num sintetizador ou só em workstation?

    keys_all
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    korgman
    Como o Awave não é um software conversor específico para o Korg

    E qual SOftware seria mais interessante que o AWAVE?

    korgman
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: korgman
    · votar


    Olá Keys

    AWAVE

    Eu apenas disse que o Awave serve para converter vários padrões de áudio inclusive Korg, específico el não é.

    Mas ele é a melhor ferramenta para conversões.

    O problema está na extensão, sugiro sempre utilizarem arquivos em wav para efetuar conversões, o resultado "ainda" é superior.

    LUIZA

    Olá Luiza.. conforme meu e-mail enviado para você, suas questões foram dirimidas através do SAc Korg

    QUESTÃO DOS LAYERS

    O problema de carregar samples com muitoslayers é que será necessário atribuir um layer para cada Program.

    A seguir usa-se um comb para uni-los, na sequencia ajusta-se o parametro de sensibilidade "Key velocity".

    Finalmente efetua-se o ajuste do master EQ do Comb para dar a timbragem mais proxima do original.

    Tudo manualmente..Mas vale a pena...


    Áureo Galli - SAC Korg
    http://www.youtube.com/korgmann

    givao
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    korgman
    nao desvirtuando o topico , mais mandei uma duvida para voce sobre o modulo x5dr no site , sera que vc recebeu ? abracos

    Felipe_sds
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    - Estes formatos são formatos de amostras. Se eu carregá-los, precisarei de um arquivo de mapeamento, certo? (ou não?). Mas como, então, conseguir este arquivo de mapeamento? Tem como mapear pelo Awave? (Se tiver, me ensinem, porque eu já perdi muitas horas tentando e não deu em nada...)
    - Se usar os samples nestes formatos, perde qualidade da mesma forma que perde quando se converte para .kmp, ou a qualidade fica melhor?(2)


    Putz falaram e falaram e não tiraram a duvida do cara que no caso é a minha tbm.

    LuizPauloGS
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Imagine o .RAR e o .ZIP são a mesma coisa!
    Não são não, o ZIP usa um algorítmo e o RAR utiliza outro... cada formato de arquivo é especifico, isso vale pra qualquer arquivo.

    Vamos manerar aí, informações erradas não são legais... se num tiver certeza dê uma pesquisada!

    RRPRRP
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Felipe_sds

    Olá,

    Estou começando a mexer com o awave e, estou descobrindo aos poucos.

    Seguem algumas dicas para mapear no awave:

    - Carregue as waveforms usando o comando OPEN FILE para abrir a primeira e depois, usando o comando MERGE FILES para acrescentar as demais.

    - Faça o mapeamento usando o comando TOOLS e depois CREATE INSTRUMENT WIZARD.

    - Crie um instrumento tipo MELODIC.

    - Siga as telas KEYMAP e posteriormente, preencha os parametros para cada RANGE do teclado.


    Alternativamente, se desejar editar um arquivo já mapeado (tipo SF2 ou similar), carregue o arquivo, selecione o instrumento e edite as LAYERS E RANGES através do comando EDIT - PROPERTIES.

    Muitas vezes, é preciso deletar aguns layers para compatibilizar com o KORG TR que, aceita somente 2 layers por oscilador.

    Quando terminar, grave no formato KORG (KSC).

    studiotoni
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    alguen teria samples kmp para o triton de acordeon pra me veder???? studiotonieana@hotmail.com

    7h14g0
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    tem como colocar samples no formato .kmp em um korg pa 50?

    aldairjose
    Membro
    # dez/14
    · votar


    studiotoni
    Talvez eu possa te ajudar olhe uns samplers que eu criei para meu krome 73.



      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Samples WAV, AKAI e AIFF em teclados Korg: como fazer?