Problema na regulagem do som na igreja e duvida quanto ao retorno.

    Autor Mensagem
    Gava
    Veterano
    # out/10


    Domingo passado extreiei um teclado PSR323 na igreja e o som so estava saindo nas caixas da direita.
    Alguem sabe me dizer se este é um problema do teclado q sei q não é muito bom ou se pode ser problema no som da igreja.

    Outra duvida.
    É o que eu preciso p fazer um retorno para mim. Vi uma mesa de som com 3 canais e saida para fone de ouvio. Esta adiantaria ou eu teria q comprar um amplificados ou algo do tipo.

    Obrigado.

    Rick Santos
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Gava

    esse problema de sair só em uma caixa pode ser o knob do balanço que esteja só de um lado, um cabo com mau contado, (se você estiver usando adaptadores, pode ser que um seja mono) e assim por diante.

    para retorno use um fone bom (koss porta pro, por exemplo) e compre um extensor de cabo P2, se a igreja não é muito grande, não é aconselhável vc usar cubos como retorno, pois pode dar muito reverb.

    Marcos Martini
    Veterano
    # out/10
    · votar


    ...extreiei um teclado PSR323 na igreja e o som so estava saindo nas caixas da direita.

    Tbm Vale lembra que:
    "Se" vc estiver ligado um Cabo MONO no Out do fone de ouvido isso pode acontecer.

    Gava
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Rick Santos
    Blz, vou fazer o teste com o fone então. Vou ver se compro a mesa com a saida.
    Ah, Outras pessoas tiveram esse problema tbm e olha q estavam usando um Roland Xp50. E ntão creio q pode ser relacionado ao balanço.



    Marcos Martini
    Uso esses cabos normais p10 q uso na guitarra.
    Nem sabia q existia cabo mono e estereo. Vou pesquisar aqui.

    Vlw

    do-bandolim
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Gava,

    Realmente, pode ser problema de configuração mesmo. O Rick Santos tem razão, dê uma verificada nos controles da mesa e deixe o balanço em 12horas. Agora fica um pouco dificil analisar o problema, pois vc. não especifica o set de equipamentos: se são caixas ativas ou não, se usa amplificador, se tem mais algum periférico ligado junto etc. Se vc. especificar melhor fica mais fácil encontrar uma solução. Em relação a cabos, a maioria de nós dizemos "mono ou stereo, mas na realidade seria cabos "Balanceados e Não-balanceados".

    Marcos Martini
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Gava
    Uso esses cabos normais p10 q uso na guitarra.

    haha um guitarrista !!!

    Gugu tecladista
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Acho q o problema seja realmente o cabo "Mono" ja q esse PSR so tem a saide do fone de ouvido

    Marcos Martini
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Gugu tecladista
    Acho q o problema seja realmente o cabo "Mono" ja q esse PSR so tem a saide do fone de ouvido


    Lembrando o q o ideal é NUNCA usar um cabo mono onde o conector é sterio.

    Isso pode gerar dano ao aparelho.

    Gava
    Veterano
    # out/10
    · votar


    do-bandolim
    Vou olhar la na igreja como é montado o som.
    Usamos uma mesa simples watsom de 8 canais no coro.

    La dentro eu não sei como funciona o esquema.Sei q tem outra mesa, potencia, amp, equalizador e distribui para as caixas.
    Mas, vou olhar o esquema direito.


    Gugu tecladista
    Realmente tem apenas a saida para fones de ouvido.

    Ah,
    Liguei ne um som aqui em casa e saiu direitinho.Começo a crer q o problema era no som da igreja ou no cabo q não era meu.

    Gava
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Marcos Martini
    kKkKkK Tento ser um. Creio q um dia chego la.hauhau
    Ah,
    Lembrando o q o ideal é NUNCA usar um cabo mono onde o conector é sterio.
    Realmente o cabo era stereo. Vi o que é um cabo mono aqui.
    Nunca usei um.Vlw.

    do-bandolim
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Gava,

    O Gugu tecladista matou a charada. Não sabia que esse teclado só tem saída para fones de ouvido. Então o processo para ligá-lo na mesa é o seguinte: Se o plug que vai ser ligado na entrada de fone do teclado é P2, então vc. deverá usar um plug P2 stéreo (é aquele que tem dois aneis na ponta), e na outra ponta vc. irá ligar dois plugs P10 mono (aquele que só tem um anel, o pessoal chama de plug banana mono). Essa montagem é chamada comumente de Y. Então uma ponta do cabo onde está o plug P10 vc. liga na entrada line da mesa, e a outra ponta com outro plug P10 vc. liga em outra entrada line da mesa. Feito isso vc. tem de abrir os pans dos dois canais: um totalmente para a esquerda e o outro totalmente para a direita. Feito isso vc. terá um som totalmente stéreo. Pode ser que vc. terá que dar mais volume, pois a saída de fone tem uma certa atenuação em x decibéis, em relação as saída outputs. Peça um tecnico em eletronica para montar um cabo desses para vc, pois os que já vem pronto eu acho muito curto. Qualquer coisa dê uma olhada na net, para verificar qual é o cabo. Tem Hayonik, Sttag, etc., mas por favor: não vá confundir com cabo de insert, porque ele não serve para isso, pois o tipo de ligação dos contatos é outra bem diferente. Se tiver escrito CABOS DE INSERT, não compre.

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Acho q o problema seja realmente o cabo "Mono" ja q esse PSR so tem a saide do fone de ouvido

    eu já acho que não

    o problema vai estar na mesa

    você ligando um cabo mono no teclado, tudo bem que vai uma via só pra mesa, mas o canal dá mesa também é mono e nela você decide pra que lado vai o sinal usando o pan (bal)

    ou você ligou naqueles ultimos canais da mesa que dependendo do modelo são canais stereos

    por exemplo essa mesa:
    http://www.dolphinmusic.co.uk/shop_image/product/cee01f290555612274089 f41ad5c8b41.jpg
    canais 1 e 2 são mono, sai pelo L e R da mesa de acordo com o pan
    canais 3/4 e 5/6 são stereo, mas tem o conector L/mono, se você ligar no L/mono, também sai pelo L e R da mesa de acordo com o opan

    canais 7/8 e 9/10 são canais stereo sem opção de mono, então se ligar no L só sai pelo L da mesa, mesmo que você mexa no pan, nesses canais tem que ter dois cabos um no L e outro no R

    do-bandolim
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Fernando tecladista,

    Certamente. É o esquema que expliquei acima. Um plug stéreo vai no teclado e dois vai nos canais da mesa, independentemente dos canais serem mono ou não: um plug vai no L e o outro vai no R da mesa. Se não passar sinal nenhum, pode ser algum canal de saída da mesa ou da potência.

    Gava,

    Se usar esse procedimento e não der nenhum sinal nas caixas da esquerda, tente inverter os cabos da potência. Se não funcionar, inverta os cabos da mesa. Não esqueça de verificar também todos os cabos, talvez tenha alguma solda solta. Faça também um teste com algum outro instrumento ou mesmo um microfone, se der som em todas as caixas é porque o problema pode ser no cabo que vc. estava usando para o teclado, ou mesmo a própria saída do teclado. Você terá que ir por partes, e ir verificando o que está errado ou não.

    do-bandolim
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Gava,

    Verifique também os canais da mesa. Tente ligar o teclado em outros canais e faça o teste. Pode ser que a mesa tenha queimado algum canal.

    do-bandolim
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Gava,

    Verifique também os canais da mesa. Faça o teste e ligue o teclado em todos os canais da mesa, pode ser que tenha algum canal queimado, como o Fernando tecladista falou.

    Gava
    Veterano
    # out/10
    · votar


    fernando tecladista
    do-bandolim

    Blz, pelo geito o cabo num é mesmo não.
    Acho q o problema pode ser mesmo a mesa q esta muito ruim. Tem vez q o volume esta no zero e ela ainda funciona. Sem contar q tem uns canais mais baixos q os outros. A mesa q usamos no coro é uma dessas aqui.

    Mesa Watson 8 canais

    Então estava pensando em comprar uma dessa aqui separado p mim q ai aproveito e uso como retorno, oq vcs acham?

    Mesa saida p fone.

    Vlw.

    Rick Santos
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Gava

    compre uma behringer Xenyx 802, ou 1002, são mesas baratas e boas, no paraguai vc compra com mesnos de 100 doletas

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Mesa Watson 8 canais
    a da foto é a de 6 e nem pan tem
    se for a de 8 eu tenho uma aqui, então se for configuração da mesa é o lance de observar o pan do canal do teclado e só, já que ela não tem essa coisa de canal stereo como comentei acima

    -----------------------------
    Então estava pensando em comprar uma dessa aqui separado p mim q ai aproveito e uso como retorno, oq vcs acham?
    se for só pra você talvez de certo já que ela não tem o botão de PFL então se ligar mais gente nela também vai pro fone

    tem que ver se fica em um volume bom o fone, ou se ele some se os outros da banda tocam no talo com os amplis
    pra retorno individual eu já sou mais amigo de ampli

    Gava
    Veterano
    # out/10
    · votar


    fernando tecladista
    Exatamente é a de 8 canais.

    Queria comprar a mesa so p mim mesmo, de qualquer forma posso usala em um ampli se o fone ficar baixo.neh?

    Vlw.

    korgman
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: korgman
    · votar


    Gava
    Com certeza o problema com o balanço do pan já foi bem solucionado pelos amigos aqui do cifra.

    MIXER COMPACTO DE QUATRO CANAIS

    Quanto a se escutar quando toca, informo que existem muitos mixers pequenos de dois a quatro canais que possuem conexão para fone de ouvido, com controle de volume especifico para o fone, conforme o exemplo abaixo:

    Imagem Mixer Mackie 402 VLZ3

    Especificações Mixer Mackie 402 VLZ3

    Usando um mixer compacto, basta manter o volume do teclado e do mixer em aproximadamente 70% , a seguir peça para o tecnico regular e ajustar o volume e a equalização do teclado no PA, Desta maneira você terá ganho de sobra para poder se ouvir nos fones quando a banda toda estiver tocando junto.

    Digo isso porque em determinados lugares onde eu me apresento com minha banda, cujo palco é muito pequeno me impede de levar meu amlificador. Neste caso eu me utilizo deste recurso de monitoração por fone de ouvido, mantendo os ajustes que eu te passei acima, escuto perfeitamente o som do teclado, e olha que nestes palcos pequenos o amplificador do guitarrista fica do meu lado!!.

    Espero ter dado minha contribuição

    Abraços

    Áureo Galli - Suporte Korg
    www.youtube.com/korgmann

    Thallyz
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Pra ajuda-los quanto ao uso de sinais balanceados/desbalanceados verifiquem um post de minha autoria explicando em minúcias sobre esse tema.

    Não sei colocar o link aqui.

    korgman
    Veterano
    # nov/10 · Editado por: korgman
    · votar


    Olá Thallyz

    Com certeza seria interessante vc postar o link aqui, pois facilitaria muito o acesso dos usuários interessados.

    Veja abaixo como postar links aqui no Cifra:

    1- Selecione e copie o link da pagina que deseja postar no Cifra, CTRL + C.

    2- Abra um novo post no tópico Cifra club desejado

    3- Clique na pequena barra de ferramentas acima dele em um ícone que possui uma pequena bola na cor azul e verde, que está do lado esquerdo do parametro TAB, ou do lado esquerdo do parametro U

    4- Após clicar por sobre este ícone irá se abrir na parte superior do outlook uma barra com o nome PROMPT DO SCRIPT , cole o endereço "CTRL+V" na faixa branca, a seguir clique por sobre OK

    5-Na sequencia irá surgir outra faixa branca, coloque aqui um nome para identificar o arquivo do endereço, só este nome ficará exposto em azul no post como um hiper link, bastando clicar por sobre ele para acessar o endereço que você copiou.

    6- Lembro que o link do endereço ficará exposto no final do post, a seguir copie toda esta informação codificada em html e a cole na posição exata onde deseja que fique residente no texto seu post

    7- Fim da operação

    Nota: Caso o seu navegador esteja protegido contra janelas de script, esta operação será abortada.

    Isso poderá ocorrer depois que clicar no ícone azul indicado no passo 3, neste caso irá surgir um a indicação em cima da barra de ferramentas da página do forum Cifra indicando a seguinte mensagem

    "ESTE SITE ESTÁ USANDO UMA JANELA DE SCRIPT PARA LHE SOLICITAR INFORMAÇÕES. SE VOCE CONFIA NESTE SITE CLIQUE AQUI PARA PERMITIR JANELAS DE SCRIPIT.."

    Clique por sobre este aviso e na sequencia por sobre a indicação que irá surgir com o nome:

    PERMITIR JANELAS CONTROLADAS POR SCRIPT TEMPORÁRIAMENTE.


    Após cliclar neste ultimo parâmetro, mova o scroll até o fim do teu post e você irá visualizar o seguinte texto:

    [url=null]null[/url]

    Apague este texto.. volte para o passo 3, realize a operação novamente, agora voce conseguirá finalmente postar o endereço como desejado.

    Lembro mais uma vez que o link do endereço ficará exposto no final do post, a seguir copie toda esta informação em codigios e cole na posição exata onde deseja que fique no texto seu post

    valeu

    Áureo Galli - Suporte Korg
    www.youtube.com/korgmann

    Thallyz
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    LINK

    Thallyz
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Korgman, consegui...


    Sou brasileiro e não desisto nunca...

    korgman
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    Valeu brother,

    Foi um grande prazer ajudar.

    Abs

    Thallyz
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    KKKKKKKKKKKK

    korgman
    Veterano
    # nov/10
    · votar


    E bem humorado.. rs rs rs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema na regulagem do som na igreja e duvida quanto ao retorno.