VOLTIX - sintetizador nacional

Autor Mensagem
Synth-Men
Veterano
# jun/14
· votar


Bem bacana!

Quando você fala se algum modulo estragar, seria conectar um outro via CV/GATE ou refazer o circuito?

Casper
Veterano
# jun/14
· votar


Caro amdtce:

Pelas fotos, parece que tem um relê para cada tecla, e
dada relê atua no divisor de tensão para o VCO, é isso?

Se não for, para que tanto relê?

Com respeito ao fabricante, ou ex-fabricante, devo dizer que
me parece muito "feito em casa" para um produto comercial.
Eu não teria coragem de botar no mercado um produto assim.

Compare com um Moog atual, por exemplo, para entender
o que significa organização interna:

http://till-kopper.de/minitaur/Minitaur_overview-of-components.jpg

amdtce
Membro Novato
# jun/14
· votar


Synth-Men

No caso do Voltix, me refiro a refazer o circuito ou outro equivalente. Já que ele não possui qualquer entrada ou saída externa cv/gate.

amdtce
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: amdtce
· votar


Olá Casper

Isso mesmo..é um relé para cada tecla. Neste synth, existe um circuito responsável por gerar as tensões referentes a cada tecla que pressionamos..este tipo de circuito é clássico em synthesizer, No caso do voltix, cada tecla aciona um relé, que chaveia então a voltagem referente à nota. Esta voltagem "entra" no oscilador que gera o som. "Os relés na verdade são as teclas" eles só estão ali porque os contatos "borrachina" do teclado não são adequados para chavear as tensões de forma direta apartir do divisor pertencente circuito de teclado.

Com relação à fabricação, devo dizer que as placas são muito bem feitas..(é possível que ele tenha mandado alguém confeccionar as placas). O silvio era um Luthier de Synth.e fazia eles artesanalmente. O minitaur é industrial e possui componentes smd. Por isso ele parece mais complicado e pequeno. Mas componentes maiores e bem soldados em placas boas tb têm um resultado bom..tudo depende do capricho. Talvez pudesse ter havido um capricho maior na forma como as placas internas do voltix são fixadas à carcaça, embora isto não resulte em um problema significativo para o synth. O minimoog era tosco pra cassete e tinha componentes soldados nos próprios conectores :)
Um dos pontos que talvez dê a cara de "caseiro" para o Voltix é sua carcaça de madeira. No entanto, não vejo isso como um ponto muito negativo, apesar de pensar que carcaça em metal possa apresentar melhorias em alguns fatores como: durabilidade e blindagem contra interferências.

Sinceramente fico contente que o Voltix tenha aparecido como mais uma opção nacional..afinal, são tão poucas. Além disso, acho que o som do Voltix não deixa nada a desejar para o som do minitaur, considerando que os dois apresentam propostas basicamente diferentes e que o minitaur conta com um oscilador a mais. Vale lembrar tb que o filtro do Voltix é o mesmo do minimoog.

Synth-Men
Veterano
# jun/14
· votar


Meu caro amdtce

Um Moog com algum defeito, também pode ser consertado como o ressucitado Voltix?

Caso você já tenha consertado Moogs, quais são o defeito em série que você viu?

amdtce
Membro Novato
# jun/14
· votar


Synth-Men

Claro que sim...o próprio Silvio fez uma cópia do minimog. Vc já viu? ficou igual.
Nunca consertei ou vi um moog de perto.

PS: Se Jesus ressucitou, porque um moog não ressucitaria. :)

Greenwood
Veterano
# jun/14
· votar


amdtce
Se Jesus ressucitou, porque um moog não ressucitaria. :)

Não blasfeme!!!

Você pode ser amaldiçoado e todos os seus timbres de synth analógico vão soar como strings dos PSR...

Casper
Veterano
# jun/14
· votar


Caro Greenwood:

Essa maldição é pesada. Fiquei com medo.


Caro amdtce:

O minimoog era tosco pra cassete e tinha componentes soldados nos próprios conectores

Em 1970 concordo que era tosco, mas era o padrão da época,
um resquício ainda das montagens ponto-a-ponto das válvulas.

Mas isso não justifica a montagem contemporânea do Voltix.

Compare novamente com alguns fabricantes atuais:

http://medias.audiofanzine.com/images/normal/dave-smith-instruments-te tra-101051.jpg

http://i43.tinypic.com/530iup.jpg

http://www.sequencer.de/pix/sequential_DSI/evo_voiceboards.jpg

amdtce
Membro Novato
# jun/14
· votar


Casper

Acho que nós estamos chegando num ponto em que cada um tem a sua opinião msm hehehe mas isso é bom né..além disso, não sei se estou lhe entendendo direito Casper. Vc quer dizer que a tecnologia usada na fabricação do Voltix é antiquada e que por isso não deve ser comercializada hj em dia? Ou que o layout interno das peças não está bom no voltix?
Se um minimmog versão década de setenta fosse refeito hj exatamente como era feito antigamente, vc acha que ele não poderia ser comercializado? Por estar fora de moda tecnológica?

amdtce
Membro Novato
# jun/14
· votar


Greenwood

hehehe poxa que sacanagem! Cara eu tenho Jesus como um grande guia espiritual, não encare o que citei acima como uma blasfêmia ok.
Agora, esse PSR que vc mencionou seria com ou sem saída MIDI? :)

Casper
Veterano
# jun/14
· votar


Caro amdtce:

Não é questão de tecnologia. O ARP 2600, por
exemplo, também é montado com a mesma tecnologia
dos primeiros Moogs, mas é feito com mais, digamos,
capricho. Penso que esse Voltix (pelo que vejo nas fotos)
passa uma imagem de descuido que um fabricante
poderia evitar. O problema da blindagem também é grave,
ainda mais em ambientes como o estúdio, onde qualquer
ruído indesejado deve ser evitado.

Mas eu entendo as dificuldades de se fazer algo desse tipo
no Brasil, com acesso limitado a componentes etc.
O fabricante do Voltix foi um herói.

amdtce
Membro Novato
# jun/14 · Editado por: amdtce
· votar


Casper

Sim acho tb que faltou algum capricho, principalmente no painel que é um adesivo de papel colado..irruga bastante com o tempo.

Acrescentando um pouco mais sobre esse negócio de blindagem: a vantagem dos synths no que diz respeito à interferências e ruídos é que normalmente eles trabalham com voltagens altas (na faixa dos volts) e com baixas frequências; isso torna-os menos sucetíveis a estes tipos de problema.

Mas eu entendo as dificuldades de se fazer algo desse tipo
no Brasil, com acesso limitado a componentes etc.


E todos os componentes utilizados no Voltix são comercializados aqui no Brasil. Na verdade, para ser mais detalista, apenas dois pares de transistores que estavam ancapsulados não deu pra ver direito, mas com certeza são transistores comerciais por aqui.

Cleber Vaz
Veterano
# jun/14
· votar


Nossa... ressuscitaram o tópico/Voltix em clima de ressurreição geral :)

Se o Voltix tivesse um esquema de compensação de temperatura no lugar daquele potenciômetro do painel traseiro, seria um ótimo synth mesmo que o painel fosse com adesivo de papel.

A escolha (muito bizarra ao meu ver) de deixar a compensação de temperatura pra lá (e colocar um potenciômetro de controle onde deveria ser um trimpot para eventuais ajustes) faz desse synth um ótimo contra exemplo no que tange à comercialização. Ajustes desse tipo não são apropriados para palco, ao contrário do "tune" que sempre fez parte da ginástica de programar analógicos durante shows.

Por outro lado, a também brasileira EMW está exportando synths que não diferem do Voltix na tecnologia e montagem das partes internas embora tenham o painel com serigrafia...

amdtce
Membro Novato
# jun/14
· votar


Dale aee Cleber Vaz :) :)

Comportamentos do Voltix em situações diversas (com ele ligado, aquecido e afinado):

-Temperatura ambiente estável. Ele se mantém afinado.
-Temperatura ambiente estável, mas com mudanças rápidas nesta e/ou ventos repentinos. O voltix sofre desafinações e afinações de acordo com o ambiente. Para este tipo de situação, tanto o botão "octave adjust" assim como o botão "tune" não se mostram eficazes. Possível solução: encapsulamento (com isopor por ex) na etapa de conversão exponencial do (oscilador).
-Mudança entre valores estáveis de temperatura ambiente. O Voltix desafina e torna-se necessário o uso do botão "octave adjust" e talvez o botão "Tune" .
-Mudança constante de temperatura. O voltix desafina constantemente e qualquer botão de ajuste de afinação não se torna suficientemente prático. Possível solução: uso de compensação "automático" de temperatura. (Inserção de termistor (ntc ou ptc) junto ao oscilador.

Em todas as situações de mudança de ambientes, o encapsulamento ajuda no propósito de manter o oscilador afinado.
O uso do termistor faz com que o oscilador se afine de forma automática, dispensando então o uso de um botão "Octave adjust".

Finalizando, o ideal pra este tipo de oscilador do voltix (votl/oit), até onde vejo no momento, seria o uso conjunto de encapsulamento e termistor. Descartando o uso externo do botão "octave adjust" e transformando este em um timpot interno "octave adjust", e mantendo somente o botão "tune" para eventuais retoques de afinação.

Obs: É importante conhecer as diferenças entre os botões "tune " e "octave adjust". O primeiro levanta ou baixa a afinação mantendo a relação intervalar entre as notas; o segundo comprime ou alarga a relação intervalar entre as notas ( altera a proposta de 1v/oitava).

Sorte do Voltix é que ele possui um oscilador só, pois do contrário, estes problemas seriam multiplicados para cada oscilador :)

Synth-Men
Veterano
# jun/14
· votar


Nossa... ressuscitaram o tópico/Voltix em clima de ressurreição geral :)

Quanto tempo meu caro Cleber Vaz!

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/14
· votar


Dá vontade de falar um palavrão dos bão!!!

Conversa contínua e muitíssima agradável e técnica do jeito que não vejo a muuuuuito tempo por aqui!!

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/14
· votar


amdtce

não sei se estou lhe entendendo direito Casper. Vc quer dizer que a tecnologia usada na fabricação do Voltix é antiquada e que por isso não deve ser comercializada hj em dia?

Vou derrubar minha colher no angú ... :)
Pelo que conheci do camarada Casper eu entendo que a montagem, o produto Voltix internamente poderia ser mais profissional, e isso daria um pouquinho mais de trabalho no desenvolvimento mas com certeza deixaria o instrumento menos 'experimental' utilizado de recursos mais atuais para conseguir um resultado melhor.
Tive a honra de poder participar com ele em um projeto de synth caseiro que pode se tornar um DIY e entendo que devido as nossas interações percebi que mesmo em sua montagem caseira é super limpa, com plano terra, e essa montagem limpa imagino que é o mais impactante, e não o uso de componentes SMD, até porque nela tinha vários componentes PTH :)
Gostaria de ter a oportunidade de pelo menos dissecar um Voltix, mas essa está difícil e longe de se acontecer, então ... fico escrevendo bobagens em um fórum de teclado! kkkk
Abraço!!

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/14
· votar


Cleber Vaz

Olha o chuva de janeiro aí!! o bixo só aparece quando tem tópico legal !! kkk
Tudo bem meu chapa?? :)
E as nossas conversas e idéias quando vamos retomar?? acho que perdi teus contatos ... chegamos a contactar pelo livrorosto?

a também brasileira EMW está exportando synths que não diferem do Voltix na tecnologia e montagem das partes internas embora tenham o painel com serigrafia...

poderia postar umas fotos para nós pobre leigos? :) ficarei muito grato !
Abraço!

Cleber Vaz
Veterano
# jun/14
· votar


Quanto tempo meu caro Cleber Vaz!


Olha o chuva de janeiro aí!! o bixo só aparece quando tem tópico legal !! kkk
Tudo bem meu chapa?? :)


Tamos aí! :)

_BLACKMORE_
Tenho teu contato, retornarei.

poderia postar umas fotos para nós pobre leigos? :) ficarei muito grato !

Depois eu ajeito umas fotos no tópico do WCS!

Cleber Vaz
Veterano
# jun/14
· votar


amdtce
Finalizando, o ideal pra este tipo de oscilador do voltix (votl/oit), até onde vejo no momento, seria o uso conjunto de encapsulamento e termistor.


Você se disponibilizaria a fazer tais modificações nos Voltix que circulam por aí?
Segundo o falecido Sílvio, pelo menos umas 50 unidades foram vendidas e se os problemas de instabilidade que apontaste são comuns a todos (me parece que seriam todos, necessariamente) seria interessante que alguém assumisse a manutenção/modificação desses modelos...quem sabe até colocar uma entrada MIDI :)

amdtce
Membro Novato
# jun/14
· votar


Cleber Vaz

Sim..caso alguém se interesse em alguma "mod", pode entrar em contato pelo e-mail amdtce@gmail.com. Que daí analizamos caso à caso.
Quanto à entrada midi, sim ela pode também ser implementada no Voltix, inclusive tornaria mais abrangente o número de oitavas do mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a VOLTIX - sintetizador nacional