Tempo para estudar

Autor Mensagem
Siul
Veterano
# dez/03 · Editado por: Siul


Pessoal, como todos sabemos, para fazer uma boa apresentação e, tocar bem, é preciso estudar. É aquela horinha sagrada em que você toca escala, arpejos, etc e tal.
Queria saber, como vocês fazem para conxiliar o estudo musical com outras atividades da vida, como a escola, o trabalho e outras coisas. Pois somos brasileiros precisamos trabalhar, ganhar dinheiro. Então somente o músico profissional, aquele que vive de música, é que não pode largar o instrumento. Estou meio atarefado ultimamente, mas
não consigo viver sem música. Até porque é relaxante. Aqui no forum acredito que tenha músicos de todos os generos. Músico róbista, músico de igreja, músico profissional e interessados. Escreva como você faz.

fathertime
Veterano
# dez/03 · Editado por: fathertime
· votar


Siul

Tá vivendo a mesma situação que eu.

Atualmente eu estou estudando pro vestibular da UFRGS (aqui em Pòrto Alegre) e não tenho tempo pra ficar estudando música. Inclusive até parei de fazer aula de teclado para me dedicar inteiramente ao vestibular.

Não consigo conciliar as duas coisas ao mesmo tempo. E também sei que não serei músico, então estou largando o teclado de mão momentaneamente.

A única coisa que eu faço é tocar alguns pouquíssimos minutos para não perder o ritmo, mas nada de aprender músicas novas, exercícios complicados, etc...

Eu sei que estou decaindo muito como músico, mas temos que nos preparar para a competição que é a vida atual. Cruel e injusta.

por que temos de estudar tanto, por que, POR QUE, POR QUE????

LeandroDoria
Veterano
# dez/03
· votar


Caras, saquem só:

Eu sou casado, tenho uma filha de 2 anos, trabalho, vou fazer prova pra Petrobrás, e... tb tenho meu tempo bem curto. Mas não desisto da minha meta de ser músico. Meu sonho mesmo é ser tecladista de banda de metal melódico. Mas como INFELIZMENTE não é um estilo muito conhecido e reconhecido no Brasil, estou montando uma banda de, digamos, pop/rock/clássico. Estamos com possibilidade de patrocínio do Sucos Mais. Quem sabe? Tomara que dê certo! Aí, se tudo der certo, me dedico inteiramente à música!

fathertime
Veterano
# dez/03
· votar


LeandroDoria

Eu me arrependo de não ter gostado de teclado quando era criança. Então eu tocaria muito melhor hoje.

Se agora, que tenho 17 anos, á estou tendo dificuldades de arranjar tempo pra tocar com minhas bandas, imagino quando for adulto...

Isso tudo me leva a concluir que, apesar de não tocar muto bem, estou vivendo meu auge na música.

Mas um dia, quando for um velho aposentado e não tiver nada pra fazer voltarei a me "encarnar" no teclado!!!

Syl
Veterano
# dez/03
· votar


Infelizmente tenho q estudar tb p/ vestibular, mas num consigo ficar longe da música, sempre arranjo uma horinha p/ tocar alguma coisa, seja no teclado ou no violao, toco mais p/ desestressar tb, se nao minha cabeça funde e meus neuronios vão entrar em conflito, então a música é meio q uma necessidade p/ mim. Mas num vou prestar música, nem pretendo levar isso como uma carreira profissional.

fathertime

Infelizmente a vida é assim... nunca temos tempo p/ nada...
Hhehehe... temos q estudar pois somos meros mortais tentando levar uma vida melhor a cada dia.

fathertime
Veterano
# dez/03
· votar


Por que estudamos Física, Literatura, Biologia?... putz, eu não preciso saber que mitocôndria é responsável pela respiração celular, produção de ATP....

Considero música como uma ciência igual às outras que estudamos inutilmente na escola e esquecemos completamente quando entramos em alguma universidade.

Então, se estudamos educação artística, psicologia das relações humanas, porque não estudar música também??? Eu sei que em algumas escolas se estuda, mas são pouquíssimas.

E não falo isto porque eu adoro tocar, mas porque TODOS gostam de música. É impossível alguém preferir esudar uma matéria que não gosta ao invés de aprender a tocar algum instrumento.


Se bem que essas minhas idéias loucas acima não têm nada a ver com o tópico. Me desculpem.




Syl

Que inferno é essa vida mesmo. Se parar pra pensar estamos estudando muito para podermos ganhar muito dinheiro, mas ao trabalhar perderemos tempo para aproveitar a vida. Então, quando estamos velhos, já não podemos desfrutar de todos os prazeres da vida.

Apesar de não ter vivido na época do paleolítico, onde não havia propriedade privada, já estou sentindo saudades daqueles tempos!!!

AHAHAH....quanta loucura...é melhor eu parar por aqui

LeandroDoria
Veterano
# dez/03
· votar


Eu acho que dá sim pra tocar a vida e, paralelamente, tentar sucesso com música. Afinal, o que temos a perder? Você não precisa esquecer da música pra prosseguir a vida. Só se tem a perder se vc largar tudo e investir SÓ na música. Aí é jogar com a sorte.
Pra vcs terem idéia, até no trabalho eu faço exercício com os dedos! heheheh Mesmo sem teclado!

Syl
Veterano
# dez/03
· votar


fathertime
Tá enlouquecendo aí??? Hehehehehe... Take it easy!!!

Se for ver bem, pessoas estudam p/ realizar um sonho pessoal, q é trabalhar em algo q elas gostam, então, fazer algo prazeroso num é perda de tempo, mas sim aproveitar a vida!
Q viagem... nada a ver com o tópico... hehehehe

Syl
Veterano
# dez/03
· votar


LeandroDoria
Até q dá sim... mas e o tempo?
Se vivessemos na quarta ou quinta dimensao, onde em um dos dois o tempo é nulo, poderíamos sim fazer várias coisas ao mesmo tempo

LeandroDoria
Veterano
# dez/03
· votar


E o fathertime já está ficando maluco!!
Já conseguiu tirar aquelas músicas do Nightwish? Lembro que vc me pediu uma vez em algum tópico da vida por aí.

fathertime
Veterano
# dez/03
· votar


Não dêem importância: aos poucos eu vou recuperando a minha sanidade mental......assim espero.

Resumindo: É possível conciliar música com outras atividades, mas não é possível manter um ritmo de treinamento muito elevado quando se faz alguma coisa importante (como no caso do LeandroDoria - trabalhar e no meu - vestibular)



LeandroDoria

Eu fiz um show que toquei wishmaster, mas como o tempo é precioso, procurei o método mais fácil e "tirei" através do midi pelo encore vendo o tecladinho virtual.
Nas férias prometo que treinarei o ouvido e então eu te falo o que eu consigo tirar de ouvido...mas até agora não consigo muita coisa não.

O pianista
Veterano
# dez/03
· votar


Ótimo tópico.
Pessoal, vocês já disseram quase tudo, mas só vou falar o seguinte: também estudo, jogo basquete, faço outras atividades, namorava até 1 semana atrás (terminamamos...) enfim e ainda preciso das minhas 3 horas diárias de piano. Como?? Se temos 24 horas, aposto que ao menos uma você tira para ver uma TV, DIGITAR NO FÓRUM (hahaha, não resisiti), tomar um cafezinho.... enfim, relaxar um pouco.

Mas se queremos ser músicos, passar em vestibular, namorar, trabalhar e tudo mais, talvez não seje melhor cortarmos por um tempo esses breves prazeres, para fazer o que é primordial?? Eu dormia as 11 e acordava as 6:30 todo dia, por falta de tempo, comecei à dormir a 00:00. Sim, ficava exausto, com sono, mas e aí??? Não é isso que eu quero, fazer tudo?? Então tenho que arranjar tempo!!

Só para encerrar, não sei quem falou para que precisamos saber sobre mitocondrias, velocidades e logaritimos, mas o sistema brasileiro de seleção de candidatos, o vestibular, é assim e enquanto, nós não fizermos nada para muda-lo, teremos que nos contentar com nossa situação atual.

"Quem quer, tempo consegue" - podem crer nisso!

Me empolguei demais, como sempre, mas é isso aí.

Siul
Veterano
# dez/03
· votar


Pessoal, valeu pelas respostas. Já estou vendo que falta de
tempo não é problema só meu. Mas farei esforço para conciliar tudo. Pois quando eu toco teclado, parece que todas as outras coisas ficam mais saudáveis também. Eu fico de bom humor, não me exausto com uma tarefa difícil no trabalho, e a vida parece que flui melhor.

Acho que sucesso então, talvez não seja aparecer na televisão ou no rádio. Sucesso é conseguir o que você quer, e ter uma vida eficiente e saudável.

fathertime
Veterano
# dez/03
· votar


O pianista

Tem razão.

Não podemos nos queixar de falta de tempo pois com certeza, se eu estou aqui "teclando" com vcs é porque eu tenho algum tempo livre sim...

É só uma questão de dar prioridade para certas tarefas que então teremos tempo para se fazer muito mais coisa.
Já pararam pra pensar quanto tempo nos perdemos vendo televisão? É jogo de futebol, novela das 7, das 8, das 9, jornais sensacionalistas..................é muita alienação para o povão.


...mas ainda não me conformo com a história da mitocôndria (aeuhaueha!!)

Dennis_Tecladista_Doido
Veterano
# dez/03
· votar


eu só estudo mesmo
eu tenho tempo, ainda mas de férias agora, fico o dia inteiro no teclado

O pianista
Veterano
# dez/03
· votar


fathertime

Esse é o espírito da coisa!!

Jordan Rudess
Veterano
# dez/03
· votar


vei presta atenção
relaxa
eu tenho 17 anos e tenho as mesmas duvidas. so q vei. eu sei q morre de fome eu naum. eu decidi q vo fase faculdade de musica e vo correa trasi akra. nauma dianta. é isso q eu gosto. vo estuda mt vei. naum adianta fica pensando em dinheiro e em valores ate superficiais. tem q fase o q vc gosta

Sarastro
Veterano
# dez/03
· votar


pode cre...
eu vou começar fazer facul de musica....
passei neste ano e vou começar fazer ano que vem...

facul publica em curitiba

joaozitorossi
Veterano
# dez/03
· votar


Ao ver esse tópico, não resisti, e vou dizer.
Pra quem toca música popular, uma hora por dia tah baum demais....
Jah quem toca musica clássica, dependendo do nível, precisa entre 1 hora até 5 horas de estudo....

No meu caso, eu sento no pianinho e dependendo do meu humor pode ir de 2 horas até umas 3 horas e meia por dia... Tem dia q eu to meio puto ou atarefado e soh vai uma hora mesmo... Mas mesmo assim, no dia seguinte eu tento repor...

Naum precisa se preocupar com tempo de treino e sim com o prazer em q vc toca, se vc naum ker tocar nakele dia, treina pelo menus uma hora pra naum perder o embalo, mas se vc está num dia inspirado, treine bastante. A sua hora de estudo é necessária, mas tb tem q ser bem prazerosa, senão, vc acaba perdendo o seu amor por musica...

CIRO
Veterano
# dez/03
· votar


eu ainda tenho um tempinho pra estudar um pouco de piano e de teclado...mas no ano q vem, é a minha vez de fazer vestibular...mas enquanto isso eu aproveito todo o meu tempo disponível pra estudar música e me divertir com meus amigos...

Sniperage
Veterano
# dez/03
· votar


Já passei da fase de vestibular, ainda bem, estudo em faculdade pública, e digo uma coisa, o que se aprende no ensino médio é tão superficial, e o incrível é que tem gente se queixando.
Toma vergonha na cara, é a única fase da vida que vc vai ter que estudar todas as matérias e se aprofunda o máximo nelas. Depois que vc escolher a carreira dae vc pode esquecer tudo, o que dá uma sensação incrível.
AW e falando de tempo pra teclado, eu só estudo de fim de semana, mas agora nas férias vou pegar um pouco mais pesado. :)

Edson Sousa
Veterano
# dez/03
· votar


Siul
Eu toco na Igreja e Profissionalmante também. Dou aulas, me formei em Harmonia e faço faculdade de Música.
Vivo praticamente pra isso.
Hoje entreguei um curriculo para ver se consigo um emprego fixo, na área de tele-atendimento.
Realmente é difícil conciliar trabalho com estudo, mas tento fazer o possível para não deixar de estudar o meu instrumento. A faculdade me toma bastante tempo, e o pior é que o horário, é na parte da tarde. Por isso não consigo um emprego no horário normal de expediente.
Valeu!!!

fathertime
Veterano
# dez/03
· votar


Sniperage

"...que se aprende no ensino médio é tão superficial..."

Exatamente, no ENSINO MÉDIO superficial, mas em cursos-pré vestibulares é preciso aprofundar.

Mas também já desencanei desse negócio de se estressar para o vestibular. Faltam apenas 2 semanas logo logo eu me verei livre deste problema.


....mas ainda não aceito aquela história da mitocôndria

fathertime
Veterano
# dez/03
· votar


Sniperage

"...que se aprende no ensino médio é tão superficial..."

Exatamente, no ENSINO MÉDIO é superficial, mas em cursos-pré vestibulares é preciso aprofundar.

Mas também já desencanei desse negócio de se estressar para o vestibular. Faltam apenas 2 semanas logo logo eu me verei livre deste problema.


....mas ainda não aceito aquela história da mitocôndria

dan_nsh
Veterano
# dez/03
· votar


fathertime

Digo que a minha vida é igual a sua, mas com um diferencial. Prestei pra duas faculdades, Fuvest e Unesp aqui do estado de SP, já fiz a prova das duas, mas a Fuvest tem a segunda fase, que eu passei raspando (hehehehe!) então eu tenho mais uma maratona de 4 dias de provas, sem falar a da primeira fase da Fuvest e dos três dias de prova da Unesp.

Agora é esperar pela prova e pelos resultados...
É complicado achar tempo nisso tudo, mas a gente faz o que pode, agora nas férias dá pra pegar mais pesado, mas mesmo assim é gostoso...

É isso aí...

ScaTMaN
Veterano
# dez/03
· votar


Eu tbm to em tempos de vestiba e to sem o meu instrumento AHHHHHH isso que é pior. Me mudei de estado agora e não pude levá-lo (pq não era meu AUHAAUHAUH), agora estou procurando um piano digital ou teclado pra comprar.
Cara vestiba é muito chato, se vc vai fazer outra coisa vc fica com peso na consciência pq deveria estar estudando, mas no fim vc acaba não fazendo nada, pq estudar é muito saco.
Vo seguir carreira de músico paralela à uma profissão comum, pra ganhar uma grana e sustentar meu vício pela música, e um dia comprar um steinway tbm :D

ScaTMaN
Veterano
# dez/03
· votar


Por falar em mudança, eu me mudei pro CEARÁ. Se alguém é daqui, por favor pegue meu icq 94626143
grato :D

fathertime
Veterano
# dez/03
· votar


dan_nsh
ScaTMaN

Eu reclamo do vestibular, mas acho que na faculdade vou ter menos tempo ainda para tocar...

dan_nsh
Veterano
# dez/03
· votar


Ah isso eh verdade viu...

Não foi só uma pessoa que me disse isso: "É mais fácil entrar na Faculdade do que sair..."

dan_nsh
Veterano
# dez/03
· votar


Ah, esqueci de uma vantagem de se entrar na Faculdade...

Dependendo da faculdade, existe até orquestra, coral, prática de esportes, e eu acho isso muito interessante (além do conteúdo da graduação, claro), se eu for, ou melhor dizendo, quando eu for pra faculdade vou querer aproveitar o máximo disso possível...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tempo para estudar