Escolhendo um instrumento musical para estudar

    Autor Mensagem
    LCF LABS
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: LCF LABS


    E ae pessoal do cifra club....

    Esse é meu primeiro post aqui no forum de teclado, mais ja frequento o cifra club a um bom tempo no foruns de batera e guitarra...

    Criei esse topico para vcs me ajudarem, e se possivel solucionar uma duvida que ta me deixando preocupado, é meio complicado mais vo tenta explica o mais simples possivel, vamo lá....

    Sempre gostei de Rock, comecei escutando black sabbath e bandas dos anos 70, e fui conhecendo todas as outras classicas, Led Zeppelin, Deep Purple, Iron Maiden Ozzy, Dio, Van Halen e muitas outras, muitas mesmo.... A uns 8 anos atraz começei a tocar batera e foi amor a primeira vista, toquei numa banda de Metal Melodico cover de Masterplan a 5 anos, consegui desenvolver legal minha noção musical e de bateria, mesmo não sem ter estudado muito o instrumento, me considero um autodidata. A 2 anos minha vida teve uma mudança radical, meu rumo proficional, que não tem ave com musica, não deu certo, e mudei muito minha forma de ve as coisas, e isso afeto meu lado musical TB e a forma como enchergava a bateria. Tentei insistir na bateria, comprei uma bateria nova relativamente grande, pratos novos e mais uma vez tive uma barreira dificil de resolver, o volume do instrumento. Não sou de desistir facil das coisas, então resolvi deixar a bateria toda eletronica, comprei o modulo TD8 da Roland, pads CY-12, cabos, triggers Staf Drum enfim, um grande investimento, mas a bateria eletronica não me satizfazia como a acustica. Ai como o bolso doeu mais forte dessa vez e a dificuldade de Transporte/Espaço TB me preocuva, pois não quero viver de musica, resolvi desencana de vez da bateria. Nesse meio tempo que estava buscando novos rumos comecei a me interessar por intrumentos melodicos....

    Cai então numa busca incansavel para preencher esse vazio em mim, pois sei que toca um instrumento musical é pra mim algo essencial. Consegui vender quase todos meus itens de bateria, depois de pesquisar muito comprei uma guitarra Corte X11, um Amplificador Laney LV100 e uma Pedaleira ZOOM G9.2TT achando que tinha encontrado meu instrumento musical para me dedicar. Mais de uns meses pra ca o rock não é minha prioridade mais, estou escutando muito musica eletronica e vi que a guitarra é um pouco limitada em relação a estilo musical, existem pessoas que colocam guitarra em musica eletronica mais pra mim não fica legal. Essa limitação de estilo musical não aconteci com a bateria, mais não pretendo mais a voltar a tocar bateria....
    Sempre olhei o teclado como um instrumento injustiçado, sabe aquele negocio, vc gosta de rock e geralmente o tecladista fica em segundo plano, e muitas vezes até contratado e nem faiz parte da banda. Mais essa visão minha mudou com musica eletronica, começou a mudar com o Hard Rock dos anos 80 e agora mudou muito com musica eletronica....

    Não quero viver de Musica, mais quero aprender um instrumento musical que não me limite a um estilo musical, não sei do que vou gostar daqui pra frente, não discarto nem a possibilidade de virar DJ em musica eletronica, mais quero ter conhecimento em algum instrumento musical mesmo assim.

    O teclado esta presente em tudo hoje, principalmente a parte de sintetizadores, me corrijam se estiver errado, sou novo no assunto. Então queria saber de vcs que tem esperiencia no assunto:


    - O teclado é o instrumento musical mais indicado para alguem que pretende futuramente fazer musica eletronica ???

    - Para fazer alguma coisa decente em relação a musica, é necessario muito conhecimento no instrumento ???

    - Os teclados/equipamentos de DJ são extremamente caros ou existem opções mais viaveis e que tem uma qualidade aceitavel assim como guitarra ???



    Descupe pelo tamanho do topico, mais envolve muitas coisa para eu definir isso em mim...


    Obrigado pela paciencia
    Abaraço a todos

    Mr Madruga
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Mr Madruga
    · votar


    O teclado é o instrumento musical mais indicado para alguem que pretende futuramente fazer musica eletronica ???

    Acho que nenhum outro instrumento vai ter sequencer, sons analógicos, vários controles em tempo real, imitar vários instrumentos, etc...

    Para fazer alguma coisa decente em relação a musica, é necessario muito conhecimento no instrumento ???

    Depende do que você chama de muito, mas dependendo do teclado, até um cara que nunca viu um teclado na vida, consegue fazer uma musica eletrônica, ta ai o Gaia-Sh01 que tem vários arpejadores e outras coisas de outro mundo, esses dias eu fui em uma loja e o vendedor que era guitarrista não manjava nada de teclado e ele tava fazendo um trance até que legalzinho no Motif XS.

    Os teclados/equipamentos de DJ são extremamente caros ou existem opções mais viaveis e que tem uma qualidade aceitavel assim como guitarra ???

    VST's, pega um Cubase, Sonar ou Nuendo, etc e vai baixando VSTs, da pra você ter o timbre que quiser, mas o problema é o teclado que você vai usar, se ele tiver ribbon, knobs e faders, faz uma diferença gigante, principalmente pra quem quer fazer música eletrônica.

    É isso ai os tecladistas e DJ's vão dominar o mundo HAHA.

    geracaoanos2000
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    LCF LABS

    Seja Bem Vindo ao fórum. Bom, vou ser sincero com vocÊ, não li todo o seu texto, talvez em seus futuros tópicos, tente ser mais breve e objetivo. Então vou tentar te ajudar, respondendo as suas perguntas.

    O teclado é o instrumento musical mais indicado para alguem que pretende futuramente fazer musica eletronica ???

    Com teclados sintetizadores, por possuir uma grande opção de timbres/efeitos, acho que pode ajudar sim. Além disso, o teclado que trabalha também com midi, poderá ajudar nas produções em que você irá trabalhar com plugins vst's em seu estudio ou home estudio. Quanto se é o mais indicado ou nao, não posso te afirmar, já que a área de DJ não é minha praia, enfim.


    Para fazer alguma coisa decente em relação a musica, é necessario muito conhecimento no instrumento ???

    É bom que o músico tenha um bom conhecimento sobre escalas, e é por obrigação saber ler cifras, como o que vc pretende é mais pro lado popular, acho que não seria obrigatoria voce saber le partituras. Se você pretende ser um bom músico, poderá ser um auto didata, pela net, principalmente aqui no forum, tem um material legal, pesquise!



    Os teclados/equipamentos de DJ são extremamente caros ou existem opções mais viaveis e que tem uma qualidade aceitavel assim como guitarra ???

    Os preços, querendo ou não tem la suas justificativas. Preço de importação que é cara, impostos, gastos na fabricação e tudo mais. Mas você irá conseguir sim, achar um preço adequado para o seu bolso. Recomendo que comece a buscar por modelos, apartir que tenha no MINIMO, R$1,500 no bolso. Aqui no fórum tem bastantes tópicos aqui falando sobre modelos, então é o que eu te digo, pesquise.

    Abraço e boas compras. BOa sorte na sua carreira e produção.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escolhendo um instrumento musical para estudar