10.000 horas para ser especialista!

    Autor Mensagem
    CBraga
    Veterano
    # set/10


    Vocês já ouviram falar da lei das 10000 horas? Para ser especialista no seu instrumento, vc precisa de 10000 de estudo nele.

    Comentários?

    janderimperium
    Veterano
    # set/10
    · votar


    em qualquer intrumento?

    Edson Caetano
    Veterano
    # set/10
    · votar


    não acredito nisso, com certeza 10.000 horas tocando qualquer instrumento, vai fazer com que você toque até que bem, se quiser, qualquer instrumento, como li ainda estes dias, não dúvide da capacidade do ser humano

    Mas virar Especialista é um pouco demais, considero ser especialista ser um cara "fodástico", ou seja, muito bom em harmonia, extremamente melódico, capaz de performances perfeitas, solos, fritações a parte, um virtuoso

    Tirando os que nascem gênios da música, abençados com o ouvido absoluto, e cerebros mais complexos do que a maioria, o resto são pessoas normais, e se não se dedicar, pode ser 10.000 horas ou mais que não vai dar em nada

    Mas vamos a trívia matemática hehe

    10000h = 1 ano e 2 meses tocando consecutivos,

    Sou músico das teclas desde os 5anos, hoje tenho 32 anos, e toco em média 1 hora por dia, se eu levei isso a sério por todos estes anos, terei hoje 9855 horas, uh-huuuuuuuuuu daqui 5 meses, ou seja no ano novo, vou ter me tornado um ESPECIALISTA eeehhhhhhhhhh

    Mas a realidade está longe disso, considero que toco bem, alias um pouco acima da média, tenho diploma de orgão, de teclado de conservatório, 6 ano de piano erudito, professores particulares a vida inteira, mas ainda não acho que chego nem no calcanhar dos meus idolos, quem me dera um pouquinho da inspiração do Rick Wakeman, da fritação do Rudess, entre tantos

    O que atrapalha ou impossibilita isso então,a vida hehe, trabalho, esposa, filho, contas, rotina, stress, voltando a dizer, pessoas normais, tem que ser muito mais esforçadas para fazer bonito ( estou excluindo os que vivem da música, tem dom, falo por aqueles milhares que levam a música como lazer, como um hobby, como a parte boa da vida )

    Opinião

    gustavocp
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Não...

    Parece que pra ser especialista em triângulo o cara precisa só de 9 mil.

    JowR
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Edson Caetano
    Sou músico das teclas desde os 5anos, hoje tenho 32 anos, e toco em média 1 hora por dia, se eu levei isso a sério por todos estes anos, terei hoje 9855 horas, uh-huuuuuuuuuu daqui 5 meses[...]

    Mas a realidade está longe disso, considero que toco bem, alias um pouco acima da média, tenho diploma de orgão, de teclado de conservatório, 6 ano de piano erudito, professores particulares a vida inteira.


    PQP, hein?

    nicida
    Veterano
    # set/10
    · votar


    na verdade, isso é uma média feita através de estudos com todo tipo de coisa, segundo esse estudo (não sei dizer quem realizou) 10.000 horas é o mínimo de tempo para se tornar especialista em qualquer coisa, não só instrumentos musicais; desde esportes até carpintaria. É óbvio que não é exato esse número... é uma média para se ter uma idéia...

    Nednada
    Veterano
    # set/10
    · votar


    CBraga
    Pára de criar tópico e vai estudar! Ou então: fique mais umas 9999 horas aqui no fórum e torne-se um especialista em fórum de teclado!

    Tô brincando... hauahua

    CBraga
    Veterano
    # set/10
    · votar


    hehehe! e criar tópico e vai estudar! Ou então: fique mais umas 9999 horas aqui no fórum e torne-se um especialista em fórum de teclado!

    Tô brincando... hauahua



    Hauhauauaiua!

    Pois é, me disseram isto outro dia e achei interessante. Mas eu realmente questiono sobre o número em relação ao que acontece na realidade. Muitos de nós já alcançaram este número, mas não nos tornamos especialistas. Acho que o número é pra dar um tapa na cara do sujeito e mandar ele estudar.

    Meu professor, Ed Byrne, tem 64 anos, já ganhou prêmios e mais prêmios, até um Grammy, tem 50 anos de instrumento, mas continua estudando e TREINANDO com afinco até hoje. Isso é um inspiração pra mim, pra nunca parar de pesquisar, de treinar. Já vi muito música alcançar um certo patamar e parar por ali mesmo, já satisfeito com o que alcançou. Tampouco os julgo! Se já está bom pra eles, tá ótimo, né!

    Na minha opinião, pode até mesmo gastar 10000 horas para chegar a ser especialista, mas mesmo o especialista pode chegar a ser mestre, e depois doutor e sei lá mais o que...

    Já ouvimos falar destes caras que estudam 16h/dia e ficam craques em dois anos. Mas isso não lhes confere um história musical madura e consistente. Isso requer mais.

    Outra coisa importante, que as pessoas deixam de mencionar é a vivência musical em um meio de caras peso-pesado, saca? Aprender com os caras na perspectiva deles, tocar com os outros, enfrentar platéias, e cair na estrada. Estamos muito focados no estudo do quarto, mas esquecemos da importância de amadurecer na estrada.

    Abs!

    dgsoul
    Veterano
    # set/10
    · votar


    CBraga

    Estamos muito focados no estudo do quarto, mas esquecemos da importância de amadurecer na estrada.

    Isso é verdade, o cara tem que aprender a lidar com o público.


    É aquela história, o maluko frita dentro de casa, pinta e borda, toca com o teclado nas costas e de olho fechado. Quando vai fazer uma performace ao vivo o cara trava, fica com medo de errar, abaixa o volume do teclado, fica com dor de barriga, etc e talz!!!


    O cara precisa evoluir musicalmente e psicologicamente se não, ou não sai pra tocar ou vira um Neymar nos Teclados:


    Se acha o TOP, fica fazendo gracinhas e coisas idiotas na hora H, não define, não respeita o espaço dos outros, não tem conteúdo nem maturidade, não sabe trabalhar em equipe, quer aparecer toda hora e quando não tem o destaque fica chingando os colegas de trabalho e o "Professor"! (mesmo estando errado).

    Buhbor
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Ainda com relação as 10.000 h, isso realmente se trata de um número relativo.
    Algumas pessoas precisam de bem menos que isso para se tornarem músicos excelentes... outras, mesmo com mais horas, não passam de um certo nível!

    Isso depende de uma combinação de vários fatores dos quais entendo como mais importantes a dedicação*, a facilidade natural para se aprender o determinado instrumento(dom), e o foco.

    *dedicação: muitas horas de estudo não quer dizer bom estudo, as vezes o cara fica duas horas no teclado e so enrolando. A palavra mais certa sería "disciplina". Estudar de verdade.

    Eu faço o que posso. Ha dias que estudo 1h, outros 2h, final de semana as vezes passo de 3 ou 4h. Mas ha dias que so consigo estudar 40 min. Tento sempre ta em contato com meu teclado, nem que seja pra fazer uns solinhos de piano e editar algum timbre.

    Tb é mto importante a questão citada a cima sobre tocar com pessoas experientes, tocar para o público. Isso propicia maturidade!

    tmurback
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Edson Caetano
    Na minha opinião, se você está "às vésperas" de completar as 10.000 horas de piano, é lógico que você é um especialista no instrumento. Você pode não ser um gênio, o melhor pianista do mundo, isso é outra coisa, isso é para uma minoria. Agora, ser especialista, isso você é.

    Um exemplo clássico é a medicina. O médico cardiologista é especialista em coração, mas não significa que ele sabe tratar com excelência de todas as doenças do coração. De repente, se ele é um cara que trabalha em pronto-socorro, ele vai estar mais acostumado com os problemas como infartos, pressão alta, etc... Já uma doença rara talvez ele não saiba tratar. Não é por isso que ele deixa de ser especialista.

    MaiconOX
    Veterano
    # set/10 · Editado por: MaiconOX
    · votar



    Não...

    Parece que pra ser especialista em triângulo o cara precisa só de 9 mil.


    hahahahaha 3 horas e eu fico especialista em triângulo!

    dgsoul
    Veterano
    # set/10 · Editado por: dgsoul
    · votar


    Parece que pra ser especialista em triângulo o cara precisa só de 9 mil.

    Putz já pensou...3 mil horas em cada ângulo, nuss Brother!!!





    Huashuashuahuashuashuas!!!!!


    Eis aqui o resultado de 3.000 horas de Triangulo:




    CBraga
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Legal de mais tudo o que vcs disseram. Eu concordo com tudo.

    Vcs já perceberam que é muito importante vc dedicar tempo à sua musicalidade geral? o Buhdor disse que tenta sempre estar em contato com o teclado, seja tocando, seja editando um timbre e tals. Isso é massa.

    Outra coisa importante é pesquisar sobre músicos, suas biografias, seus pensamentos e atitudes. Isso é importante também.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 10.000 horas para ser especialista!