Decisão de seguir a vida como músico! [+Apresentação][+Sugestões, por favor!]

    Autor Mensagem
    MatheusJ
    Veterano
    # set/10


    Bom dia pessoal, meu nome é Matheus, já vinha frequentando esse fórum desde 2007 com outro usuário, mas devido à perda da senha e desativaçao do email, criei esse novo usuário =p

    Meu histórico musical é bem modesto:
    .piano por 8 anos da minha vida sem quase nenhum comprometimento, dos 7 aos 15 anos
    .teclado por 1 ano e meio no EMT, com algum comprometimento que me rendeu bastante conhecimento teórico e prático. Para quem conhece, cheguei até o módulo 5 dos 8 que existem no curso.
    .sou autodidata em violão/guitarra. peguei o violão do meu pai e consigo executar algumas músicas simples de rock e trechos de peças clássicas um pouco mais complicadas.

    Nunca levei a música tão a sério na minha vida, sempre me pareceu mais uma forma de entretenimento pessoal, mas há pouco tempo (ontem, aliás ahahahah) percebi que se há algo que eu goste de fazer e em que eu gostaria de trabalhar, é a música. Estou pensando sériamente em trancar minha faculdade de Ciências Sociais aqui em São Paulo e me dedicar inteiramente ao estudo, à composição, à produção e à performance dessa arte.

    Por isso, galera, que eu venho aqui pedir humildemente a ajuda de vocês, já que alguns seguem tal carreira, que me ajudem a levar esse sonho meu (que infelizmente só se manifestou agora) adiante!

    Estou meio desatualizado em relação à escolas de música boas, de eventos interessantes que posso comparecer, ou seja... vou recomeçar praticamente do zero, recomecar com tudo!

    Infelizmente chegou a hora que eu mais temia: a hora de virar um pedinte e abusar da boa vontade de vocês =p (prometo que, se tudo der certo, irei retribuir a vocês o dobro!)

    Estou à procura de muitos cursos, visando uma formação completa em música moderna e até eletrônica, sem deixar de lado o erudito e o grande jazz. Provavelmente procurarei nos outros fóruns essas sugestões, mas aqui vão algumas das recomendações de escolas e cursos que eu quero fazer:
    . Piano erudito (algum conservatório em especial, talvez?)
    . Piano popular (ouvi falar muito bem do Souza Lima, alguém confirma essa informação?)
    . Guitarra popular (com ênfase em rock, funk...)
    . Produção musical (existe algo para isso?)
    . Curso de DJ (ok, parece meio aleatório, mas me interessa muito saber manipular o som do jeito que esses caras fazem)

    Bem, já me cansei de escrever e provavelmente vocês se cansaram de ler, então fico por aqui no aguardo de alguma contribuição para me ajudar a realizar essa mudança tão drástica e positiva na minha vida =D

    Abraços, Matheus!

    TerraSkilll
    Veterano
    # set/10
    · votar


    MatheusJ
    Bom dia.

    Corrija-me se estiver errado, mas o próprio EM&T e seu irmão IG&T têm cursos nessas áreas que você procura (guitarra, piano erudito e popular, etc):
    EM&T: cursos regulares
    EM&T: cursos complementares

    Quanto a DJ, não posso te indicar nenhum em específico. Dê uma olhada:
    DJ Escola
    DJ Ban

    Em todo caso, dê uma olhada nos cursos oferecidos pela Unicamp. Segundo dizem, é uma das poucas universidades públicas que oferece cursos fora do campo erudito:

    Cursos da Unicamp

    Várias faculdades públicas e particulares têm cursos de música. Basta ver qual te agrada mais (e que está dentro das suas condições). Se você procurar, achará um monte de cursos livres também, basta pesquisar.

    Cursos em São Paulo

    Abraço.

    Dídimo Junior
    Veterano
    # set/10
    · votar


    bom dia irmãozinho,

    quem sou eu pra falar algo sobre um assunto tão complexo? mas se posso te dar um conselho é: META AS CARAS PROFUNDAMENTE! pq o lance não é fácil. quer outro conselho? NÃO DESISTA.

    existe muita coisa pra se fazer com música, e acredito que o cara tem que pensar a respeito de todas a possibilidades se quiser viver disso.
    acredito que em todo canto tem alguma faculdade de música. aqui em recife tem até um curso de produção fonográfica na aeso bem interessante, no rio de janeiro tem o iatec que dá cursos de audio, iluminação, gravação etc... inclusive acho que a distância tb.

    já toquei um tempo com banda, já trabalhei fazendo trilha sonora pra jogos e agora faço mestrado em informática/computação musical, ou seja, tem muita coisa pra fazer. o lance é vc organizar as idéias e fazer um plano do que aprender em cada momento.

    lembrando... se é oq vc quer, vá em frente feito um louco!
    boa sorte

    MatheusJ
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Caras, obrigado pela ajuda, vcs estão sendo de grande utilidade para minha pesquisa! =D

    Então, Dímio, eu estou querendo fazer esse monte de cursos complementares (que aliás se multiplicaram com as sugestões do TeraSkilll ahahha) para abrangerda profissão o mais possível mesmo...

    Valeu, continuem contribuindo por favor =)

    Abraços!

    marcusVinicius
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Cara, diria o seguinte: dá uma boa olhada nos cursos e áreas que você pode e quer atuar no ramo musical.

    Olhe, estude e decida!

    Decida por uma área, produção, instrumento, estúdio, ... Uma vez decidido, faça cursos e estude como louco para ser o melhor na área, simplesmente o melhor, um especialista. Não tenta ser bom em tudo - dedique-se a ser o melhor em uma determinada área.

    Assim que possível se joga no mercado, trabalha de graça no início, pega expertise, cria um 'nome', se faz conhecido.

    Um belo dia alguém vai chegar e dizer alguma coisa como:
    . cara, quando você cobra pra fazer isso pra mim?
    . meu, estamos precisando disso aqui, vem tocar com a gente?

    E aí vai estar a chance inicial de sua carreira.

    E nunca esqueça:

    lembrando... se é oq vc quer, vá em frente feito um louco!(2)

    Sucesso!

    CBraga
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Eu concordo com todo mundo. Principalmente no sentido de se escolher uma área de atuação e se especializar nela. O mercado tá cheio de "meia-boca". Mas os especialistas são poucos.

    É muito difícil você encontrar um pianista, por exemplo, que toque música clássica muitíssimo bem, tendo tempo para estudar os rudimentos do Jazz. O contrário também é verdadeiro.

    Eu também recomendaria a Unicamp.

    Nednada
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Tente dar uma olhada no conservatório de Tatuí também...

    macaco veio
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Cara, termine o que começou. Se chegou ate a faculdade, termine mesmo que voce odeie ou passe a odiar o curso. Quantos anos de estudo de escola (60% de merda que nunca vai servir pra nada) voce teve ate chegar a faculdade. Estude musica paralelamente levemente ate a faculdade terminar depois voce pega pesado. Voce pode ser o melhor musico do mundo mas la na frente voce vai acabar tocando com gente que toca menos que voce e vai te dizer um dia que tem diploma de faculdade (e nao é de musica).
    Te aconselharam a ir em frente feito um louco, eu aconselho a nao ir enfrente feito um louco, repense, pondere as decisoes, divide melhor o tempo e va com calma.
    Conselho de quem estava na faculdade justamente de musica, estudou 6 anos e nao terminou e viveu a vida toda de musica.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Decisão de seguir a vida como músico! [+Apresentação][+Sugestões, por favor!]