Roland VP-7 (Vocal Processor)

    Autor Mensagem
    petu_ce
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: petu_ce


    Bom, amigos, para quem ainda não conhece, o VP7 é um módulo da Roland, lançado no Brasil em 2010, voltado para tecladistas e produtores musicais. É um processador vocal que traz harmonização vocal, vocoder, reverb, echo e timbres de vozes humanas para tocar. Faz parte da linha VP que utiliza a tecnologia Vocal Designer, como o VP550 e o VP770.

    O kit do equipamento acompanha o microfone DR-HS5, estilo headset. Segundo a Roland, esse microfone foi projetado especialmente para a linha VP, que capta todas as nuances da voz, além de possuir excelente sistema antifeedback. Mas, você pode utilizar o microfone de sua preferência, pois o produto tem entrada combo (1/4 TRS e XLR) e phantom power.

    Para cantar, você tem reverb e echo ajustáveis, além de 10 tipos de duetos e trios que a Roland batizou de Vocal Designer. Eu acho legal para fazer backing vocals em banda de pop rock. Quando toco sozinho, utilizo no refrão de algumas músicas. Como as vozes são geradas em tempo real, sem latência, fica fácil de utilizá-lo integrado ao computador para realizar gravações.

    O acionamento (on/off) da harmonização pode ser feito diretamente no botão bypass ou através de um pedal comum de sustain. Eu utilizo um Roland DP-8.

    Por falar em botões, o aparelho é bem descomplicado de operar porque possui comandos grandes (knobs e botões), como os encontrados em um teclado.

    Para tocar, o VP7 tem quatro timbres excelentes de vozes humanas - chamados de Human Voice pela Roland: female choir, boys choir, gregorian choir e jazz scat. Acredito que seja o único "vocalist" no mercado que tenha timbres internos.

    Há também três tipos de Vocoders que geram vozes robotizadas e sintéticas, encontradas em músicas eletrônicas.

    O balanceamento entre o Vocal Designer/Vocoder e a sua voz, pode ser ajustado pelo knob "harmony", no qual poderá sair apenas a voz do processador vocal ou a do processador vocal mais a sua, ou ainda, apenas a sua.

    É possível utilizar o VP7 com sequenciadores. Você pode escolher um canal midi para gerar harmonia de uma sequência MIDI. O aparelho transmite para um canal midi (ele vem de fábrica configurado para o canal 1) ou para todos os 16.

    Eu acho que a grande vantagem desse aparelho é o seu tamanho compacto que permite o uso, por exemplo, em cima do painel de um piano digital ou de um teclado controlador, facilitando também a sua integração em estúdios.

    Além disso, eu vejo, como benefício, a liberdade de escolha. O VP7 pode ser utilizado com qualquer teclado que tenha porta midi out (inclusive até o cabo midi faz parte do kit do aparelho). Dessa forma, se esse recurso "vocalist" era indispensável na hora de adquirir um teclado, agora você pode comprar o teclado que desejar e conectá-lo ao VP7.

    Em comparação a outros processadores de voz, só pude testar o da Yamaha que vem integrado ao teclado S900 (Vocal Harmony) e o da Boss (VE20). Achei o resultado da harmonização do VP-7 bem mais real que o da Yamaha. Porém, o VP7 não tem aquela voz de ratinho do PSR (SpdyMouse)... rs rs... brincadeira! Em relação ao VE20, o problema é que o Boss não reconhece os acordes via midi, ou seja, você tem que configurar o tom da música, daí, pra mim, fica inviável. Mas o VE20 tem mais efeitos pra voz (como o Strobe, o Distortion e o Chorus), já que é um produto voltado para vocalistas.

    Analisando o mercado, há também o Harmony-M da TC Helicon e o Vocalist vl3d que possuem midi e estão na mesma faixa de preço. Em comparação a estes, na minha opinião, o VP7 ganha por ter, além da harmonização vocal, o vocoder, os timbres para tocar e garantia maior do fabricante (1 ano).

    E, por fim, o VP7 conta com o ajuste "tuning" para afinação com instrumentos acústicos e a LINE INPUT para conectar audio players, o que está se tornando comum em produtos da marca.

    Site do fabricante: http://roland.com.br/roland/produtos/678

    Demos:

    http://www.youtube.com/watch?v=Vx7LQFf0aew
    http://www.youtube.com/watch?v=AFc0H50EanE&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=Fx_gd-H7JAQ&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=uxsW-HiidbA&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=szO35BZvhkE
    http://www.youtube.com/watch?v=1YE1jTL4oSQ&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=YyoRLi1v3JA&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=eqkituhG16I&feature=related
    http://www.youtube.com/watch?v=CRGiDq0t6BE&feature=related

    arilevita
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: Moderador
    · votar


    Regras do Fórum Cifra Club
    2. Respondendo tópicos
    2.2. Procure postar apenas respostas que possam enriquecer a discussão. Desvirtuamentos de tópicos não são aceitos.

    petu_ce
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: petu_ce
    · votar


    edit

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    esse ai, está mais proximo do VP-550 do que o VP-770?

    já tive um ataque subito de G.A.S. e quase fiz rolo com um VP-550, mas vi que não era interessante, ter algo do tamanho de um teclado só pra vocais é muito peso no set pra usar pouco, pensei em aproveitar o teclado como controler, mas em termos de recurso midi o vp-550 é muito tapado, tem casiotone MT / CT com mais funções midis do que o VP-550

    petu_ce
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: petu_ce
    · votar


    fernando tecladista

    Eu acho que é o meio termo entre o VP550/770. O VP7 não é a versão em módulo de nenhum dos dois especificamente. Porém, pelas características, acredito estar mais próximo do VP550, mas acompanha o mesmo microfone do kit do VP770.

    Os teclados da série VP possuem mais timbres para tocar (além daqueles de vozes humanas); maior polifonia (o VP7 tem 64 vozes e o VP550/770 tem 128 vozes); e, obviamente, os teclados têm mais controles e recursos, como o D-beam e o conector de pendrive para reproduzir aúdio (apenas no VP770).

    Eu também quase optei pelo VP550, mas daí lançaram o VP7 antes do "estrago". O módulo é mais barato, mais leve e compacto. Como eu moro em apartamento, o fator "tamanho" é muito importante, além de ganhar em praticidade no transporte. Se o VP770 suprisse todas as minhas necessidades, daí a história seria outra. Mas ele não é um workstation.

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Os teclados da série VP possuem mais timbres para tocar

    mesmo assim acho poucos, do 550 na parte de synth lembro que tinha lá uns strings e alguns timbres de vocal... ahh ohh (sei lá direito o que era)
    mas nada além disso, o 770 ainda não vi o que tem a mais

    --------------------------
    lembrei do Discover 5 que tinha um sequenciador e um harmonizador vocal otimo, (mas mesmo assim não se compara a esse aos VPs)
    a vantagem é que tinha lá todo o banco GM/GS piano, organ, lead, pad.... pra usar como um teclado normal
    ---------------------------

    agora esse VP7 também tá me coçando, seria ótimo pra banda, já que uns backing vocal tá complicado

    Felipe Felix
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Se fosse pra cantar com o teclado, compraria esse aqui, ó: http://is.gd/eMBEC

    Brincadeiras a parte, gostei muito da idéia! Compraria (ou comprarei) um como módulo, pois os timbres de chorus são sensacionais! Mas se aparecer a oportunidade de formar uma dupla sertaneja, tenho certeza de que a primeira voz (não eu) fará sensacional proveito dos efeitos tambeḿ.

    Felipe Felix
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Galera, mesmo depois de assistir os videos, ainda fiquei com uma pulga atrás da orelha (dúvida):
    Pra ligar esse módulo e usar os efeitos de microfone, vou precisar só ligar na Midi IN/OUT ou vou precisar de um teclado com entrada para microfone também?

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Felipe Felix

    o mic passa pelo módulo e vai direto para o mixer
    do teclado só precisa sair um cabo de midi para esse módulo

    dá pra usar qualquer teclado com saida de midi, desde um simples PSR 510

    petu_ce
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: petu_ce
    · votar


    Felipe Felix

    É exatamente como disse o fernando tecladista, então eu vou só complementar com o passo a passo das conexões:

    - Primeiro, você conecta a fonte do módulo que acompanha o kit. É semelhante às utilizadas nos sintetizadores da Roland;
    - Em seguida, conecte o cabo midi que acompanha o kit: "Midi IN" no VP7 e "Midi OUT" no teclado. Portanto, o VP7 vai reconhecer as notas tocadas a partir de qualquer teclado que tenha a porta Midi OUT;
    - Depois, conecte qualquer microfone no VP7. O cabo do microfone pode ter plug do tipo canon ou P10. Se o microfone for do tipo condensador, basta ligar uma chave que tem no painel traseiro do módulo (Phantom Power);
    - Conecte um cabo com plug P10 (mono) ou dois deles (stereo) nas saídas de áudio do módulo. Daí você pode ligar em mesas de som, monitores de referência, etc. Se você possuir um teclado que tenha entrada de áudio, como o Yamaha S910 ou o Korg PA500, você poderá utilizar os próprios falantes internos do teclado. Se preferir, utilize a saída para fone de ouvido do próprio VP7.
    - Se desejar, conecte um pedal para ativar ou desativar o recurso de harmonização. Eu utilizo um pedal de sustain (Roland DP-8);
    - Em seguida, ligue o teclado e o módulo; e, ajuste os volumes. O VP7 tem um indicador iluminado do nível de entrada.

    Felipe Felix
    Veterano
    # set/10
    · votar


    fernando tecladista, petu_ce,
    Muito obrigado, era exatamente isso que eu não sabia; eu ligo o Midi Out do teclado no In do módulo e é o módulo que eu ligo no mixer. É isso mesmo?

    petu_ce
    Veterano
    # set/10 · Editado por: petu_ce
    · votar


    Felipe Felix

    Não sei bem se a sua dúvida é essa mas, pelo cabo midi, só passam informações. O teclado vai controlar o VP7 através de um único cabo midi que acompanha o módulo. Liga-se na porta Midi OUT do teclado e Midi IN do módulo. Assim o VP7 vai reconhecer o acorde que você tocar no teclado e vai harmonizar adequadamente a sua voz. Também vai permitir tocar os timbres internos do módulo.

    Sendo assim, quando você ligar o módulo no mixer, vai estar "resolvendo" só a parte da voz (para ouvir o que é cantado). Você vai precisar de outro canal livre no mixer para ligar o teclado (para ouvir o que é tocado).

    Anteriormente, eu citei a possibilidade de utilizar apenas um canal do mixer: quando o seu teclado possuir entrada de áudio. Nesse caso, você conectaria um cabo de áudio do VP7 para o teclado e, em seguida, conectaria outro cabo de áudio do teclado para o mixer.

    Felipe Felix
    Veterano
    # set/10
    · votar


    petu_ce
    Thanks, God bless u.
    Era isso mesmo minha dúvida!

    LEANDRO NOVATO
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Antes de tudo gostaria de mandar um abraço a todos do forum pois "bebo nessa fonte" ha muito tempo e só agora ingressei como membro ... espero ser mais um a contribuir com a comunidade ... Sou do RJ e músico ha 45 anos e já toquei em tudo quanto é tipo de lugar ; de recepção em embaixada à prostíbulos no interior ... parei com esse negócio de tocar fora agora só produzo em casa ... montei um home modestinho mas eficiente pacas ... com um juno-g - um e-50 ( prefiro confeccionar ritmos em teclados à baterias eletronicas ) ... ele cuida da parte rítmica (quando ligado a um bom compressor e a mesa tem um muito bom ) bate forte .... um roland a-33 , uma cpu como módulo com tudo - reason completo - kontakt completo - b4II - the grand II etc... para gravar tenho um boss br1180cd ... com muitos canais temos a tendência de fazermos das músicas trilhas de videogames rsrsrsr ... e agora o filho novo - um VP7
    Comprei cheio de entusiasmo ... ele cumpre o combinado mas tem umas manhas ... o som no headphone é excelente mas na mesa _ uma staner ficava sibilante e difícil de regular ... o som era bom mas minha emissão uma porcaria ... resolví a parada comprando uma behringer x1832fx e plugando num machine 1.8s ... cuidado com a posição em relaçao a boca e o volume do microfone ... ele não é para ficar no centro da boca ... leia o manual todo !!!!! ... plugado numa boa mesa voce consegue regulagens diferentes para o som da voz e do coro ; um em cada canal ( precisa ligar o aparelho com o vocoder apertado ) ... a sensibilidade com que o coro responde tambem pode ser regulada mantendo o bypass apertado por mais de 2 segundos ... os demos do "tutubo" são uma pálida ideia do que a criança pode fazer ( parece que os "genios" da roland não quiseram mostrar o melhor ) : os corais que eles mostram ficam muito aquem dos sons variantes (existem 7 deles)que são muito melhores e respondem com muito mais flexibilidade ao que é cantado e tocado . Isso ; entenderam a manha ? existe uma resposta de timbre diferente de acordo com a pegada das teclas e da voz ... isso eles não mostram ... se voce achar que o som ta ruim , tenha paciencia e não tenha medo de soltar o braço e o gogó . Com calma voce acerta ... De 0 a 10 dou 9.6 ... ATE A PRÓXIMA E ESPERO TER CONTRIBUIDO ... ABS A TODOS ...

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/10
    · votar


    LEANDRO NOVATO

    bons comentários

    cantorsanti
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    O Leandro novato , tenho um vp7 roland , mas estou sofrendo , entendi muita coisa que voce disse aqui, mas mesmo assim está faltando muito ! E muito efeito e pouco uso normal, por exemplo .. um beegees,um beatles, ou até sertanejos , ele não responde, e é caro

    cantorsanti
    Membro Novato
    # jun/14 · Editado por: cantorsanti
    · votar


    Estou a inteira disposição para falar sobre o vocalist

    cantorsanti
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Caros amigos, me parece que não existem fóruns para vocalist,
    Mas eu sou cantor e musico a mais de quarenta anos, to veião !
    Era um cantor comum antes de descobrir o vocalist, e depois tudo mudou , não consigo mais ficar sem o vocal. Tem pessoas que acham coisa de criança , podem crer não é mesmo !
    Acho que por esse motivo não estão dando atenção ao vocalist , lá no estados unidos já é ao contrario , que pena !

    Synth-Men
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    Acho que por esse motivo não estão dando atenção ao vocalist , lá no estados unidos já é ao contrario , que pena !

    Meu caro acho que o que afasta as pessoas deste maravilhoso equipamento é o preço. Está passando dos 2k.

    Acontece que no preço deste equipamento, há teclados com vocoder ou entrada para microfones.

    Dá para realizar ótimos trabalhos com uma aparelhagem como esta.

    Meu amigo, vocoder é a salvação de muitos estúdios. Por este motivo, acho que vocoder aqui no Brasil é coisa muito séria. Dificilmente algum estúdio não tem.

    Outra coisa. Não é fácil operar um vocoder. Sincronizar as teclas e a voz no momento certo não é para todos.

    Pi Radiano
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Boa tarde amigos. Recentemente adquiri um VP 7 Roland. Estou utilizando o midi certinho com todas as conexões, inclusive prefiro utilizar as saídas em mono ( ligando o aparelho com o botão Vocoder pressionado ). Mas tenho uma dúvida aqui. Não sei se alguém no Fórum já utilizou o VP 7 em estúdios, comprei o meu pensando em realizar gravações. OK, a duvida é, se no modo Vocal Designer ele obedece o comando midi? Porque toda vêz que utilizo o Vocal Designer ele parece que se baseia somente na referência da voz, e nunca dá as divisões corretas. Principalmente quando vou gravar, é um saco e isso acontece mais com o trio 1, quando tento gerar terças abaixo da voz. se alguém puder me ajudar, por favor eu agradeço. Abração.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Roland VP-7 (Vocal Processor)