Review Pro Keys Sono

Autor Mensagem
A. Freitas
Veterano
# ago/10


A um tempo atrás, quando estava em busca de um teclado que atendesse minhas necessidades, senti muita falta de informações (principalmente aqui no fórum) sobre o Pro keys Sono, que era uma das minhas propostas de compra. Mesmo assim, acabei por comprá-lo (versão 88 teclas) e pude perceber que era realmente o que eu esperava.
.......deixando as historinhas de lado.......
Hoje abro esse tópico para esclarecer possíveis dúvidas a respeito deste equipamento e prometo dar um review completíssimo dele!
....................................................................
Então aqui estou! Aberto a perguntas!
vlw....

petu_ce
Veterano
# ago/10
· votar


A. Freitas

O que você achou da interface de áudio do Sono? Se puder, fale da qualidade de gravação, da estabilidade do driver e da latência.

Eu já tive um teclado controlador semelhante ao seu, porém de 61 teclas - o Edirol PC80 - e não gostei, em comparação a outras interfaces USB que já tive, como p. ex Edirol UA-25, Cakewalk UA4fx e Presonus AudioBox.

Porém, gosto da idéia: teclado controlador com interface integrada.

ThiagoMafra
Veterano
# ago/10
· votar


Taí, gostei da idéia de um tópico de review abrindo pra perguntas.

Então vou deixar uma pergunta básica: o q vc tem a dizer do timbre de piano?

Shadad
Veterano
# ago/10
· votar


A. Freitas

Você saberia informar se o Rhodes do Sono é melhor do que o do Prokeys 88SX?

_Rattu_
Veterano
# ago/10
· votar


Shadad

Eu não testei o SX, mas o Rhodes do Sono é bonzinho sim. Só tem uma coisa meio chata, ele é baixinho baixinho perto do Grand Piano, magro que dói e requer aplicação desconfortável de força pro timbre dar aquele som mais agressivo de Rhodes. Isso é ruim por que o teclado parece que não aguenta muito tempo tomando porrada .

Shadad
Veterano
# ago/10
· votar


_Rattu_

Eu tenho um SX, já faz 2 anos e meio, e acho o Rhodes dele muito sem graça. É um timbre xoxo e sem brilho, soa muito amaciado... sei lá.
Até mesmo quando o teclado é acionado com força o Rhodes não expressa a agressividade esperada.

Na minha opinião esse timbre foi mal emulado no SX. Gostaria de saber se o "problema" foi corrigido no Sono pois dos timbres que eu uso no SX o Rhodes é o único que não me agrada.

danielcatolico
Veterano
# ago/10
· votar


Então,

Também eu, decidi me aventurar e comprei o PKSono88. Venho aqui deixar minha contribuição e também buscar aprimorar o uso deste meu equipo.
Por enquanto, estou controlando o KorgM3(módulo) via midi, Mas estou gostando dos resultados de minhas experiências com os VSTis. Se continuar agradável, vou acabar migrando de vez para o MacBook. As teclas desse modelo são grandes, não tanto quanto as de piano e também são leves, estilo synth. Estou gostando muito. Ele tem sons de pianos (além de Rho, clav, strings, organ e choir) com acesso no painel; sonoridade comparável aos KurzweilSP. Tem também os 128 sons GM acessados por comandos nas teclas. O pessoal aqui falou dos Rhodes, e realmente o som deste é magrinho (tanto no SX quanto no Sono). Mas há de se levar em conta que o objetivo desse equipo é controlar outro (e ter alguns timbres de brinde).
Dentre outras razões que me levaram o ProKeys é o pensamento "se der um 'pau' no computador ou no Korg, pelo menos eu toco um alguma coisa só com ele". Outra coisa legal dele, é a jogada: M-Audio-MacBook-M-audio; isto é, ele controla e, simultaneamente, é a própria interface de áudio stereo. Além disso, serve tanto para execução vivo/estudio quanto para gravação nas entradas canon e P10Stereo.
O acabamento não é lá essas coisas, mas dependendo da necessidade, ele monstra suas vantagens como leveza (menos da metade de um SP88, por ex.) baixo preço, MIDI/alimentação via USB(descarta a fonte), baixando, assim, o custo-benefício.


Abraços
Daniel

A. Freitas
Veterano
# ago/10
· votar


Bem, como prometi, vou fazer um review completo, tentando responder as perguntas de vcs, ou pelo menos tentar! Começaremos pela estrutura física!

1º - ESTRUTURA FÍSICA
-> O teclado não é muito robusto, mas pelo seu tamanho e peso reduzidos, isso não chega a ser problema.
-> Os knobs e os botões são um tanto frágeis e merecem um cuidado especial para que não venham a quebrar durante o transporte.
-> Essas duas observações anteriores faz com que o sono precise de um case reforçado, para que o teclado não venha a sofrer com as "porradas da vida". Isso quem decide é vc, mas eu não recomendaria bags; o negócio mesmo é semi-case ou hard-case!
-> O seu tamanho diferenciado faz com que o sono seja um teclado difícil de se arranjar um case. Suas dimensões são bem distintas da maioria dos outros teclados de 88 teclas e dificilmente vc encontrará um case com suas medidas. O mais fácil mesmo é mandar fazer um!
-> Enfim: peso(+), portabilidade(+), robustez(+/-), controles(-)

A. Freitas
Veterano
# ago/10
· votar


Continuando o review e respondendo a pergunta do meu colega petu_ce, vamos falar agora sobre a placa de som!

2º INTERFACE DE AUDIO
Sem dúvida o idealizador da idéia de colocar uma interface de audio dentro dos controladores merece ganhar o Prêmio Nobel da Música e Tecnologia (rsrsrsrs, se existisse!). Isso é uma mão na roda para o tecladista adepto dos VSTs! Falando do querido sono, a placa interna representa para nós tecladistas menos gastos, menos equipamento no palco, menos peso a carregar e muito mais!
A placa funciona mesmo e, embora tenha uma resolução de 16bits (sabemos que já existem interfaces mais atuais que trabalham com resoluções acima de 20), ela é suficiente para reproduzir com alta qualidade sonora nossas performances.
Dependendo do programa que vc usar e da configuração do seu pc ou notbook, a latência pode variar. No meu caso, eu uso os seguintes programas: Sonar, Cubase, Reason, kontakt, GuitarRig, Forte e SoundForge. Meu pc é um DualCore 2.0, com 3gb de memória e operando com Windows XP 32bits. Com esses programas e essa configuração, a taxa de variação da latência no meu pc varia de 5 a 12ms, o que não vem a ser problema!
O drive é super estável no XP (em outras plataformas não posso afirmar) e ele é plug-and-play. É muito prático! Só plugar o teclado na USB do pc e ele já pode ser usado como placa de som! Já pra usar como controlador tem que instalar o drive.
O drive vem num CD junto com o teclado, mas qualquer problema, vc pode baixar o drive correspondente diretamente do site da M-Audio. É super fácil de instalar e não tem complicações. A única coisa que vc terá q fazer é configurar a interface do sono para trabalhar junto com o drive assio.
A placa tem 3 tipos de conexões de entrada (bem que podia ter mais): 1 canon, 1 RCA e 1 P10. Vc pode usar todas ao mesmo tempo e cada uma tem um controle de volume independente (com exceção da conexão RCA) que pode ser facilmente acessado pelos knobs do painel.
Além de uma ótima interface para gravação e execução, as conexões de entrada do sono são bem práticas para o tecladista que canta ou toca algum outro instrumento durante o show. Vc pluga tudo diretamente no teclado e tem o controle de tudo em um só equipamento!
A única queixa q eu tenho da interface de audio do sono é q vc tem q plugar o teclado antes do sistema operacional do pc carregar, se não pode dar incompatibilidade do drive do sono com o drive assio. Em outra situação, caso vc venha a desplugar, sem querer, o teclado do pc, terá q reiniciar o computador para q volte a funcionar normalmente.
-> Enfim: qualidade(+), praticidade(+), estabilidade(+), facilidade de configuração(+), suporte(+), gravação(+), performance(+).

em breve, falarei mais......... especialmente sobre os timbres!
um abraço a todos!
Anderson Freitas

Brunoxzw
Veterano
# set/10
· votar


A. Freitas

Uma pergunta ..
Se você ligar a USB ao noot pra usar a interface você vai poder usar o controlador junto sem a necessidade de plugar o midi out?
Outra pergunta....
Posso direcionar aqueles botões para trocar de canal midi?
Kra que pecado não ter colocado mais uns knobs no bixinho...
Mas com certeza um p*** controler hehe...
Abrass

A. Freitas
Veterano
# set/10
· votar


RESPOSTA AO Brunoxzw........
Não precisa plugar o cabo MIDI, só é preciso o cabo USB! Por esse único cabo USB, as insformações MIDI são tranmitidas ao computador, processadas por um software, e retornam pelo mesmo cabo em forma de sinal digital. Ao chegar no teclado esse sinal é convertido em som e ouvido com o auxílio de um alto-falante.
Em outras palavras, basta plugar um cabo USB no not e um cabo P10 no ampli e pronto: desfrute do sono!

um abraço amigo......
Andersn Freitas

A. Freitas
Veterano
# set/10
· votar


RESPOSTA AO Brunoxzw........
Respondendo a sua outra pergunta, os botões de transpose podem ter várias funções. Vc pode configurar esses botões de transpose para a troca de timbres ou outro parâmetro MIDI, mas isso requer um segredo!
Preste muita atenção!
O Prokeys é um teclado com poucos controles e muitos recursos. Isso quer dizer q as coisas as vezes são "escondidas". Mas uma simples observação pode ser feita. Um vez estava tentando achar uma função para o botão Edit Mode (no painel do teclado), mas as tentativas eram frustradas... até q um dia observei q, se vc apertar o botão Edit Mode e em seguida apertar uma nota específica no teclado, sua função pode ser mudada. Então fazendo combinações entre o botão Edit Mode e as teclas do teclado, descobri alguns poucos "comandos secretos". Não sei se esses comandos estão escritos no manual do teclado, mas nunk ouvi nunguém falar a respeito, então acho q ninguém sab. Então pra desmistificar o sono, vou listar 3 comandos:
Edit Mode + C#3 -> O botão transpose varia de 8ª em 8ª;
Edit Mode + D#3 -> O botão transpose varia de 1/2 em 1/2 tom;
Edit Mode + F#3 -> O botão transpose permite escolher sons ocultos do teclado. Se vc prestar atenção na propaganda da M-Audio, eles dizem que o teclado tem 128 sons onboard (7 sons de alta qualidade), mas agent só vê os 7 no painel. E os outros? Bem, com esse comando o botão transpose agora vai servir para trocar os timbres onboards. Então vc poderá ver todos. Mas já de ante-mão: a maioria são péssimos;
Edit Mode + G#3 -> O botão transpose passa a não exercer nenhuma função no teclado, mas você poderá configurar sua função via software. Isso quer dizer q vc poderá usá-los para manipular parâmetros MIDI. Um exemplo: vc pode configurá-los para trocar trimbres diretamente do teclado.
Mais perguntas estarei aqui!

um abraço amigo......
Anderson Freitas

A. Freitas
Veterano
# set/10
· votar


Dando mais uma vez continuidade ao review, vamos discutir os timbres do prokeys sono.

2º TIMBRES
O Prokeys Sono possui 128 timbres onboards, desses 128 apenas 7 são de qualidade (isso diz a M-Audio, rsrsrsrs). Para poder acessar os outros timbres que não estão no painel vc terá q usar um comando q eu já comentei no tópico anterior.
Tirando os 7 timbres de qualidade superior, os demais, em sua maioria, são péssimos, mas não deixam de ser usáveis.
Os 7 sons do painel: Grand Piano, Brith Piano, Eletric Piano, Clavi, Organ, String, Choir, são todos bastante usáveis, porém nem todos são bons. Vamos falar de cada um, mas lembre-se que passarei minhas impressões pessoais!
-> O Grand Piano é um timbre muito bom. A M-Audio diz ser um sampler do famoso Steinway D com 2 layers. Ele tem um som magro, mas não deixa de ser encorpado. É ótimo pra acompanhamento na banda. Os agudos são muito bons, a região média é bacana e não deixa o acompanhador na mão, mas a região grave acho q não soa muito natural.
-> O Briht Piano (não uso muito e nem tenho muita referência, por isso prefiro não opinar, pra q eu não acabe falando besteira! heehehe.)
-> O Eletric Piano tem um som bem mais encorpado do que o do Pro Keys SX, mas não sonhe muito: ele está um pouco longe de parecer com um Rhodes de verdade! Embora isso não tire o mérito do timbre! ....... Se vc tocar com o EP do sono, vc notará uma diferença de sonoridade e achará ele um pouco ruim de início, mas depois, verá q ele é fantástico e bem dinâmico. Os agudos são bem legais, a região média tb e a região grave +/-. Dá pra fazer performances tranquilo e é ótimo pra acompanhamento.
-> A Clavi é bem legal, a região média-aguda (e mais a frente) deixa um pouco a desejar, mas a região grave e média-grave é ótima! Soa muito bem nos "funks da vida" e é bem encorpada.
-> Enfim: Grand Piano(+), Eletric Piano(+), Clavi(+)

Em breve falarei sobre os outros timbres. Qualquer pergunta estarei aqui. Até mais amigos!

um abraço a todos
Anderson Freitas

danielcatolico
Veterano
# set/10
· votar


Sim,

o controlador tem poucos controles à vista, mas os recursos de uma combinação "Edit+teclas" são inúmeras. De C3 (Central) até o último, todas as teclas têm funções (CC, Bank, ProgramChange, Algarismos, Octave, LocalON/OFF, VelCurve, etc). Mas sem o manual, e ter algum conhecimento de programação midi, é um pouco difícil conhecer essas possibilidades de controle...

Por exemplo: outra maneira de acessar qualquer timbre GM, digamos uma flauta:

"Edit", F#6 (=Program)
F6(=7), B5(=2) (=72 que o número da flauta do banco GM)
C7 (=Enter)

Voalá, toque flauta no PKSono88.





Abraço
Daniel

A. Freitas
Veterano
# set/10
· votar


Muito legal danielcatolico! Estou ligado nisso, mas tenho muita coisa ainda a aprender. Vc tem alguma apostila ou livro q me indique?

vlw..... um abraço! Em breve comentaremos mais sobre o sono!

danielcatolico
Veterano
# set/10
· votar


Então, Freitas,

Este é um equipo que não tem muitos segredos. Acesse aí o link abaixo. Mesmo um manual em ingles (pra mim que sou meio analfa) dá pra decifrar tudo sobre o PKSono.

http://www.m-audio.com/index.php?do=support&tab=manuals&serie_ID=3&PID =8afdeecaefd9a9f59e62a1474fa34697&language=en#tabs

Abraço

danielcatolico
Veterano
# mar/11
· votar


Problemas pra quem entende o interior dos controladores.

Meu PKSono88 começou a dar um problema. A tecla E3 continua soando mesmo que solte; ou seja, da o "note on" mas não dá o "note off". Só depois de eu dar umas "staccadas" nela ela dá o "note off".

Conversei com a autorizada Quanta e eles disseram que a única assistência é em SP. Acontece que estou no DF. Agora, pense no gasto, no trabalho, no risco, e no desgaste de enviar para Quanta só por causa de um possível mal contato.

Acho que vou colocar na mão de um técnico de minha confiança aqui em Brasília. O que acham?

danielcatolico
Veterano
# mar/11
· votar


Então,

Ponto negativo pro M-Audio Prokeys Sono 88.

Primeiro, preferi perder a garantia. Consertando com o técnico aqui no DF, ficou em R$230 (hardware e serviço).

Pra quem mora em SP, recomendo.

A QuantaMusic dá garantia, só que os reparos devem ser feito exclusivamente em SP. Por tanto, se o proprietário mora fora, fica por conta dele o frete, risco, etc. Neste caso, não recomendo esse equipo.

tiagoalvez2010
Veterano
# mar/11
· votar


Estive na loja para comprar um desses mas percebi algo q me deixou insatisfeito, as teclas da esquerda do teclado são mais pesadas q as da direita... Acabei optando por comprar um synth mesmo e desisti do uso de vst por enquanto, estou satisfeito com meu MO. (por enquanto)rs

Keyborder88
Veterano
# jun/11
· votar


E aí pessoal, eu gostaria de saber 2 coisas:

- Daria pra eu plugar o meu Yamaha PSR-E403 no Sono 88 e usar os timbres do Yamaha no M-Audio????

- Como vc disse A. Freitas: "os botões e os knobs são um pouco frágeis"... como aqui no Brasil ele esta custando 2800 RS eu pedi pra um irmão de um amigo do meu pai que eh piloto de avião (sem zuera) trazer... vai ferra com o teclado se ele vir de avião?? ( se eh q vc me entendeu )

então eh isso, gostei muuito msm do tópico, um abraço.

Keyborder88
Veterano
# jun/11
· votar


Ah e eu q uso o Reason 4.0 e o Sonar 6, baixei um tal de ASIO 4ALL q tirou TOTALMENTE a latência do Reason sério, eh demais, soh tem q configurar umas coisinhas la e fica perfeito.

Keyborder88
Veterano
# jun/11 · Editado por: Keyborder88
· votar


e ai pessoal? acharam as respostas?......

danielcatolico
Veterano
# jun/11
· votar


Daria pra eu plugar o meu Yamaha PSR-E403 no Sono 88 e usar os timbres do Yamaha no M-Audio????

A melhor solução para esta questão é ligar o Sono88 em seu PSR(esvravo). Fiz muito isso ligando num M3. Enquanto toco no Sono88 o som sai do M3.

Quanto a ferrar, sempre existe um risco. Venderei o meu Sono88 em breve, se interessar...

Keyborder88
Veterano
# jun/11
· votar


Obrigado danielcatolico,

É, mesmo, eu acho que a melhor ideia é fazer isso mesmo, quando o Sono chegar (provavelmente no mei de Julho) vou fazer o teste, porque o PSR tem varios timbres que interessam.

Um abraço!

Keyborder88
Veterano
# jul/11
· votar


Pessoal,

Será que se eu plugar o Yamaha no M-Audio com um cabo MIDI - USB num funciona? Por que o USB o Yamaha envia um sinal MIDI, então, se o M-Audio ler... quem sabe.

Um abraço.

Keyborder88
Veterano
# ago/11
· votar


Chegou o M-Audio, ele eh muito legal, eu achei, só fiquei decepcionados com 3 coisas.

1- Polifonia: a polifonia dele eh de 40 notas, mas se vc usar um dos 7 timbres "Premium", que são stereo, a polifonia diminui pra 20, pq ele conta cada lado,Left, por exemplo, como uma nota diferente da outra, Right, por exemplo, e se vc usar um Dual, DIMINUI PRA 10 A POLIFONIA, ou seja, tem pense em usar o Pedal de Sustain...


2- Timbre: o timbre de piano "Grand Piano Steinway" não eh tudo isso não, eu tenho um Stenway em casa e, nossa, muito diferente.


3- Teclas: semi-pesadas, tudo legal, mas tem um problema: Elas são um pouco mais CURTAS, n estreitas, curtas, que de qualquer outro teclado, principalmente as pretas, dificultando um pouco a tocabilidade.



Mas, emfim, gostei muito do teclado, ainda n fiz o teste pra usar com o Yamaha, mas mesmo assim, pagando o que eu paguei (1150 reais) novo, na caixa, e usando os timbres do Reason ainda, ficou maravilhoso!

Um abraço pessoal, qualquer duvida, eu posso tentar ajudar.

jbj
Veterano
# ago/11
· votar


Tenho um prokeys sono 88 e utilizo com Reason 5.
No Reason programo um som em cada canal.
Como faço para configurar as teclas do transpose para alterar entre os canais do reason?

expedifer
Veterano
# ago/11
· votar


Keyborder88
eu tenho um Stenway em casa e, nossa, muito diferente.

Riquinho vc, heim! Qual modelo vc tem? de que ano?

Keyborder88
Veterano
# ago/11
· votar


O modelo eu ñ sei, só sei q eh de armário, n de cauda, mas ta na familia a 107 anos, não foram meus pais que compraram!!! :)

Se eu n me angano, foi o tio do meu avô que ganhou de um amigo!

E jbj, eu não consegui entender sua pergunta: Como faço para configurar as teclas do transpose para alterar entre os canais do reason?

Um abraço.

Keyborder88
Veterano
# ago/11
· votar


O modelo eu ñ sei, só sei q eh de armário, n de cauda, mas ta na familia a 107 anos, não foram meus pais que compraram!!! :)

Se eu n me angano, foi o tio do meu avô que ganhou de um amigo!

E jbj, eu não consegui entender sua pergunta: Como faço para configurar as teclas do transpose para alterar entre os canais do reason?

Um abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Review Pro Keys Sono