Cifras e harmonia

    Autor Mensagem
    patti
    Veterano
    # jul/10


    Olá pessoal,
    Tenho uma dúvida e gostaria uma ajuda, se possível. Estudo piano já há mais de um ano e consigo tocar músicas por partituras, embora minha leitura não seja ainda imediata, consigo ler as claves de sol e de fá e depois de algum treino a música sai, mas é difícil achar partituras de maioria das músicas que eu gostaria de tocar, daí eu pego a cifra, analiso a tonalidade, até consigo tocar a melodia de ouvido mas não sei muito bem o que fazer com os acordes além de tocá-los parados ou no máximo arpejado...procurei na net algum conteúdo sobre como fazer o acompanhamento de fato e não apenas os acordes parados mas não achei...será que vocês poderiam me dar alguma dica, algum livro, site, etc? Abraços.

    patti
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Ah pessoal esqueci de outra coisa importante, eu também gostaria de usar os acordes pra fazer só acompanhamento, sem melodia, se vocês tiverem alguma dica será bem vinda.

    macaco veio
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    esse e' o tipico mal do estudo classico de piano, agarra-se em partitura e depois de algum tempo descobri-se que nao tem balanco ritmico e que desconhece as progressoes dos acordes. Bom, critiquei agora vai a sugestao, ponha um phone de ouvido e tente tocar por cima junto com a musica, escolha musicas populares e esqueca livros e papel pois se aprende e' tocando e nao lendo. Leia apenas alguma coisa sobre progressoes harmonicas (tambem chamado de campo harmonico).

    patti
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Obrigada pela dica...
    Realmente você falou e disse...a partitura já dá tudo meio pronto ...preciso agora desenvolver a intuição musical, entender o que estou fazendo e não apenas executar...acho que o que você quis dizer por "tocando e não lendo" é o que eu intuitivamente comecei a fazer...sento na frente do piano e fico explorando, ouvindo, tentando ver o que combina e o que fica estranho...estou chateada com meu curso e pensando em sair e estudar por conta...ou ao menos conciliar o curso com outras formas de estudo senão vou ficar presa à partituras a vida toda...meu professor disse que uma colega dele foi tocar piano em um casamento e a partitura saiu voando no meio da música, foi o suficiente pra ela parar...enfim, acho que dá para conciliar o curso com outros estudos...abraços

    NillMaker
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Graça e paz!

    Bom.. além da dica do macaco veio, é ouvir alguns artistas no estilo da música que você quer fazer, e ver o que eles fazem, e aí você mesma vai até o piano, e faz algumas frases.. a questão de tocar pra fazer acompanhamento é mais isso, você vai produzindo o ritmo da música, usando a harmonia..
    Agora, em questão do fato de você disse da partitura que saiu voando.. acho que nós não devemos ficar presos a uma coisa só... é bacana saber bastante de partitura e taw, mas é interessante você também sabe o outro lado.. nunca se sabe quando você vai precisar.. se você gosta, não saia do curso, apenas tente conciliar.. no fim das contas, uma coisa completa a outra... você sóvai ser completa se tiver noção das duas coisas!

    Não sei se você sabe ou tem alguma noção, mas é interessante estudar um pouco de escalas, progressão harmonica vai te ajudar bastante na hora de tocar sem a partitura.

    Além de saber o que você esta tocando ( no caso da partitura), é bacana saber o que produz aqui que você toca.. pra quando você NÃO TIVER a partitura, saber se localizar e o que fazer...

    Tenta chamar uns amigos talvez com um vioolão, ou alguma percussao, bateria, sei la.. pra te ajudar... ia ser muito legal!


    Abração!

    poly maia
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    eu tambm lei partitura mais tenho dificuldades em aplicar as escalas quando acompanho somente por acordes

    patti
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Valeu NillMaker,

    Estou estudando campo harmônico e caiu a ficha de como cada escala tem seu conjunto próprio de acordes mas pelo que percebi olhando algumas cifras às vezes podem aparecer acordes de fora desse campo...estou analisando as músicas que já sei tocar por partituras ou por decoreba (eu decoro as músicas com facilidade e consigo tocar sem partitura mas não que eu saiba o que estou fazendo e sim por que memorizei) ... eu acho que falta intuição mesmo e conhecimento de progressão é o que estou pegando por conta.

    poly maia, se vc quiser podemos trocar idéias por msn, já que estamos com quase a mesma dúvida ... não prometo ajudar muito mas poderíamos pesquisar e trocar idéias...abraços a todos.

    LeandroP
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    patti

    Procure o livro "Harmonia & Improvisação" do Almir Chediak (Editora Lumiar). É um livro muito bom. Além da teoria elementar, tem um excelente conteúdo de harmonia, como formação de acordes, inversão, cadências, modos, harmonia modal, etc.

    Como você já conhece divisão na partitura, talvez seja bom você procurar por partituras de músicas populares, pra sacar como funciona a parte rítmica de cada gênero.

    poly maia
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    patti meu msn: polianamaia07@hotmail.com entre em contato que eu te adiciono pra trocarmos ideias e isso que eu quero trocar informações pra crescermos juntos em relação ao campo harmonico eu domino bm o problema e as aplicações dos modos dentro de cad escala.
    Se eu puder dentro das minhas limitações ajudarei vc . OK

    patti
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    ja add vc poli, espero que possamos trocar idéias em breve, abraços.

    NillMaker
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Ai gente se tiverem alguma dúvida em relação á escalas ou campo harmônico posta aí que o pessoal ajuda! Um abraço e boa sorte!

    patti
    Realmente algumas músicas tem acordes de outros campos, mas não se preocupe com isso ainda.. pegue umas musiquinhas fáceis pra você aprender primeiro, e depois gradativamente você vai aumentando o nível de dficuldade.

    Aprenda o arroz com feijão redondo primeiro pra depois adicionar um bifezinho! ..rsrsr!

    patti
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    NillMaker,
    Obrigada pelas dicas...falei com meu professor ontem que estava estudando escalas e campo harmônico e que gostaria de pegar uma cifra da internet e saber o que fazer com os acordes sem ter que recorrer a partituras...ele disse que para quem faz piano o mais importante é saber ler as duas claves mas eu continuo achando que com o tempo preciso aprender o que fazer intuitivamente sem partitura, isso é meio que tocar de ouvido não é? sinto falta dessa liberdade sabe? ...insisti tanto que ele pegou umas músicas que eu já tocava com acordes parados e me deu dicas de o que fazer com os mesmos...

    Outra dúvida, quando entrei no curso o professor me disse que quem toca piano também toca teclado, eu peguei um método de teclado do Mário Mascarenhas e comecei a tocar umas músicas no teclado, vem com todas as dicas (ritmo, tempo, voz, etc) então pareceu tão fácil que achei estranho...será que atrapalha eu fazer piano e tentar tocar teclado ao mesmo tempo? Não quero por o carro na frente dos bois, será que é bom eu mexer no teclado ao mesmo tempo que aprendo piano ou uma coisa por vez?
    abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cifras e harmonia