Sintetizador Qual comprar para uso semi-profissional (até 2500)?

Autor Mensagem
julianargouveia
Veterano
# jul/10


Olá a todos! Toco piano e teclado desde criança e sempre tive vontade de comprar um instrumento mais profissional para usar tanto no estudo, como em composição e para tocar em uma banda de rock, pop-rock.

Durante muito tempo estudei sem o instrumento, utilizando para prática um piano de verdade que tinha em minah igreja (e viva as teclas pesadas! \o/). Quando a oportunidade apareceu comprei um teclado (há uns 5 anos atrás), era um DGX 305 da Yamaha que para estudo em casa dava para o gasto.

Mas agora meu objetivo é partir para algo mais profissional, saindo desse mundo de PSR, DGX e arranjadores. Busco um sintetizador para uso em banda de rock que possua bons sons principalmente de piano e strings e se possível também de orgãos.

Pesquisei aqui no fórum e vi diversas sugestões como o Juno D e XP-50 da Roland, o S03 e MM6 da Yamaha, o X5D da Korg e o KME61 da Kurzweill... Vi que esses seriam os mais iniciais nessa categoria.

Gostaria de pedir ajuda aos amigos pois não conheço muito de sintetizadores, mas sei que possuem timbres/sons muito mais fiéis que os arranjadores que são de nível amador. Sei que são passíveis de edições e também gostaria de alguns toques nessa área. Meu orçamento vai até 2500, no máximo 3000 (estourando) e destes que citei gostaria que dessem opiniões.

Além destes,

vi esse Yamaha: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-146839185-sintetizador-yamaha-c s6x-_JM

vi esse Korg: http://www.teclacenter.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo _produto=24&nome_produto=KORG-X-50-+-Bag&nome_Categoria=TECLADO&nome_S ubCategoria=KORG_SINTETIZADOR

e vi esse Roland: http://www.teclacenter.com.br/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo _produto=1147&nome_produto=ROLAND-JUNO-G-(VERS%C3O-2.0)&nome_Categoria =TECLADO_PROMO%C7%C3O-&nome_SubCategoria=ROLAND_SINTETIZADOR_WORKSTATI ON

O que os diferencia dos anteriores (além do preço)? Quais outros sintetizadores ficam de sugestão?

Agradeço desde já. =]

piu-piu-BA
Veterano
# jul/10
· votar


Olha n sei se vou responder sua pergunta por que to com rpeguiça de escrver e diferenciar cada um deles...porem como vi que vc toca ou tocou piano acustico....eu ficaria com o juno g por que desse eh oq tem o melhr piano ....n sei dizer sobre o csx6 pois n o conheço! vlw!

julianargouveia
Veterano
# jul/10
· votar


piu-piu-BA

Valeu a força aí mesmo com a preguiça... Hehehe. Vou considerar seu conselho em minha pesquisa.

janick
Veterano
# jul/10
· votar


http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-145945309-teclado-roland-juno-d i-lancamento-_JM

será?

Aproveita pra pesquisar no ML, vai pegar um negócio melhor.

Até!

Artref
Veterano
# jul/10
· votar


O Juno Di é bem legal nessa faixa de preço.

Jonathas Lacerda
Veterano
# jul/10
· votar


Eu iria de S30, Mo6 ou Juno-G usado, ou como o Artref citou, o Juno-Di novo.

julianargouveia
Veterano
# jul/10 · Editado por: julianargouveia
· votar


Valeu gente... Mais um para pesquisar, esse Juno Di eu ainda nem tinha cogitado, vou dar uma olhada na configuração dele. Pelo que vi ele é tipo a Evolução do Juno-D...

Aindei olhando alguns vídeos e reviews e cheguei nesses 3 finalistas:

- Roland Juno-Di (pelo que parece o melhor entry-level)
- Korg X50
- Kurzweil KME 61


Todos estão na faixa dos 2500, tem 61 teclas... E agora? Será que alguém com mais experiência do que eu poderia diferenciar os 3 candidatos aí?

Valeu a força. o/

julianargouveia
Veterano
# jul/10 · Editado por: julianargouveia
· votar


Configuração do Roland Juno-Di:

Teclado
61 teclas sensíveis à velocidade

Polifonia
128 vozes

Partes
16 partes multitimbrais

Memória de onda
64MB (16bit linear)

Memória Preset
Patches: 1082 + 256 GM2;
Sets de percussão: 20 + 9 GM2;
Performances: 64

Memória Usuário
Patches: 128;
Sets de Percussão: 8;
Performances: 64;
Favorites: 100

Efeitos
Multiefeitos: três sistemas, 79 tipos;
Chorus: três tipos; Reverb: cinco tipos;
Reverb na entrada de microfone: oito tipos

Reprodução arquivos áudio
SMF (formato 0 e 1), WAV, mp3, AIFF

Patterns
Preset: 24 grupos x 6

Arpejador
Preset: 128

Chord Memory:
Preset: 17

Controles
D-beam, alavanca Pitch Bend/Modulation, cinco knobs Sound Modify

Display
LCD (backlit) com 1 linha de 18 caracteres + 2 linhas de 20 caracteres

Armazenamenro externo
Pen drive

Conectores
Fones de ouvido; saída áudio estéreo (L/MONO, R): ¼; entrada microfone ¼";
entrada áudio estéreo (mini plugue);
Hold Pedal; Patch Select;
MIDI (IN, OUT);
USB (MIDI)

Alimentação
DC 9 V (adaptador AC) ou oito pilhas Ni-MH AA recarregáveis (opcional)

Vida útil das pilhas
Pilhas recarregáveis de níquel duram aproximadamente 5 horas (diferentes condições de uso podem fazer variar esse tempo; aproximadamente 4 horas se a conexão USB estiver sendo utilizada); pilhas carbono-zinco ou alcalinas não podem ser usadas.

Acessórios
Manual de instruções, CD-ROM (editor de sons, librarian, editor playlist, driver USB), protetor do compartimento de pen drive, adaptador de força (PSB-1U), cabo de força do adaptador

Sistema necessário para utilização software editor de sons
Sistema Operacional
Microsoft Windows XP Home/Professional
Microsoft Windows Vista
*Não opera em edições Windows 64bit
*Não opera na edição Windows XP Media Center

Dimensões
1008 largura x 300 profundidade x 104 altura (em mm)

Peso
5,2 quilos

julianargouveia
Veterano
# jul/10 · Editado por: julianargouveia
· votar


Configuração do Korg X-50:

Método de Geração de Som:
Sistema de síntese HI (Hyper Integrated)

Gerador de Som:
Sistema de som HI - taxa de amostragem de 48 kHz
64 MB PCM ROM
470 multisamples + 518 drum samples

Fonte Sonora:
62 vozes, 62 osciladores (modo single)
31 vozes, 62 osciladores (modo double)

Teclado:
61 teclas com sensibilidade à velocidade.

Efeitos:
Sistema multi-efeito digital estéreo – todos utilizáveis simultaneamente
2 efeitos Master (entrada mono, saída estéreo)
1 efeito de Inserção (entrada/saída estéreo)
1 Equalizador Master EQ (3-bandas estéreo)

Número de Efeitos:
89 efeitos disponíveis para inserção ou Master

Programas/Combinações:
512 Programas (512 de fábrica)
384 Combinações (384 de fábrica)
128 Multi Sets (16 de fábrica)
40 Drumkits (16 de fábrica)
128 programas + 9 drum kits ROM - compatível GM Nível 2

Arpeggiator Polifônico Duplo:
5 patterns preset, 251 padrões do usuário
Um arpejador disponível por Programa, dois disponíveis por Combinação e Multi Modos

Controladores:
Rodas para Modulação e Pitch Bender
4 potenciômetros REALTIME CONTROLS configuráveis
Botão [AUDITION]
Botão [CATEGORY]

Visor:
Visor luminoso LCD de 240 x 64 pixel

Saídas:
MAIN (principal) = L/MONO (esquerda) + R (direita),
Individuais: 1 e 2
(4 saídas de áudio no total)
Fones de Ouvido

Entradas de Controle:
Pedal configurável
Pedal Damper (Half Damper é compatível)

USB:
Conector tipo B (transmite somente MIDI)

MIDI:
IN, OUT

Dimensões: 975 mm (comprimento) x 257 mm (largura) x 80 mm (altura)

Peso: 4,3 kg

Alimentação:
Universal com Adaptador de energia DC 12 V

Consumo de Energia:
12 Watts

Acessórios:
Adaptador de energia
Manual do Usuário em Português
CD-ROM (X50 Editor, X50 Plug-in Editor e software Driver KORG USB-MIDI)

julianargouveia
Veterano
# jul/10 · Editado por: julianargouveia
· votar


Configuração Kurlweil KME 61:

Possui 256 Timbres da série PC-2, selecionáveis em Programs e Setups, 61 teclas de sintetizador com sensibilidade e after-touch, 30 combinações de efeitos com regulagem por canal, , multi-timbral com 16 canais midi, acompanha pedal de sustain.

Especificações Técnicas:
• 256 presets de timbres em samplers da série PC2, incluindo Stereo Triple Strike Piano, Eletric pianos, strings, Basses, Guitars (Acoustic e Eletric), take Six Vocals, Brass, drums, e Percussion.
• Efeitos: 30 combinações de efeitos, com reverbs, choruses, delays e flangers. Esses efeitos são mixados em wet/dry e podem ser controlados por canal. Você pode mudar e gravar os efeitos para os 256 presets.
• Setups: 32 Setups multi-timbrais, com até 3 zonas. Você pode criar e gravar 16 Setups.
• MIDI: In, Thru, Out, que respondem nos 16 canais.
• Polifonia: 32 vozes.
• Display: 20 caracteres x 2 linhas. Backlite LCD com Knob de regulagem para contraste.
• Saídas: 2 saídas análogas (1/4 L/R) e saída para fone de ouvido.
• Alimentação: Fonte externa.
• Wheels: Pitch e Modulation.
• Sliders: Data.
• Entrada para Pedal Switch.
• Entrada para Pedal Continuous.
• Acompanha pedal de sustain tipo piano.

Height: (3.27") (8.30 cm)
Depth: (12.01") (30.50 cm)
Length: (37.17") (94.40 cm)
Weight: (22.05 lb.) (10.00 kg)
Power: 9.5VAC / 2.0A external power supply

***

Coloquei os sets para melhor comparação entre os sintetizadores. Me ajudem! Hehehe...

Jonathas Lacerda
Veterano
# jul/10
· votar


Entre o Juno-Di, X50 e KME, eu ficaria com o X50.

Artref
Veterano
# jul/10
· votar


Juno Di ou X50, teste os dois e veja qual agrada mais. Eu não pegaria esse KME.

DuduXP
Veterano
# jul/10 · Editado por: DuduXP
· votar


O KME tem pianos melhores que os outros dois, tanto pianos acusticos, quanto elétricos, porém os pianos acusticos da Kurzweil são um caso que todo mundo ja conhece, porém eles são derivados do PC2, adianto que são muito melhores que os dos SP´s, nos outros sons, varia, empata em alguns, em outros é pior, porém o KME é muito limitado em polifonia, recursos de edição e ja saiu de linha.

El_Cabong
Veterano
# jul/10 · Editado por: El_Cabong
· votar


julianargouveia
O bom seria se você conseguisse juntar (além dos R$2500) mais uns R$600 ou R$700. Aí você poderia conseguir um Yamaha MO6 (usado). Este MO6 tem TODAS as waveforms do Motif ES. É um sintetizador muito bom!!
É quase um Motif ES6!!

caioscattini
Veterano
# jul/10
· votar


julianargouveia
Surigo vc ouvir demos na internet dos sons, se possivel testa-los nas lojas.
O mais importante é que os timbres que vc ira mais utilizar agradem seus ouvidos, e nem tanto as funções.
Se vc puder partir para as séries MO da yamaha, JunoG da Roland ou Tr da korg , são bem melhores que os propostos acima. Mas vão te custar +R$1000,00
Portanto se não quer se arrepender, e se seus ouvidos são exigentes, junta mais um pouco.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# jul/10
· votar


SE vc juntar mais R$18000 dá pra comprar um Oasis...


Agora sério: Juno - DI na cabeça :-)

El_Cabong
Veterano
# jul/10
· votar


caioscattini
Mas vão te custar +R$1000,00

Acho que mais R$ 700 já seria suficiente.
Por exemplo eu vi hoje no Mercado Livre um Yamaha MO6 usado por R$3200.

Edson Caetano
Veterano
# jul/10
· votar


Opa amigo

Comprei um Di a 2 meses e ainda estou maravilhado, timbres muito bons (mais de 1000), muitos recursos inclusive knobs de tempo real, e claro o D-beam que vale toda a firula e encenação de palco, não esquecendo do vocoder, entrada usb e para mp3

Mobilidade total, pequeno, pesa 5kg, funciona a pilhas (recarregaveis duram mais de 3 horas, o suficiente para um show, eliminando tralha como fontes e preocupação com voltagem)
aspecto vintage, bem legal

O único contra, teclas bem leves e pequenas, para quem está acostumado com piano acustico

Mas realmente se trata de um equipamento FANTASTICO pela sua proposta de ser entry level

Ps, equipamento zero é que nem carro zero, só quem teve o seu primeiro sabe a diferença entre o novo e o usado, se der vai de novo , opinião

Boa sorte na escolha

julianargouveia
Veterano
# jul/10
· votar


Valeu mesmo gente... Esse fim de semana vou tentar ir numa loja e testar os 2 finalistas: Roland Juno Di x Korg X-50

O lance de descolar mais grana fica mesmo pesado (salário de estagiário é dose). Meu objetivo era gastar algo por volta de 2000, chorando 2500. O 3000 seria tipo sonho. Pra juntar os 2000 e poucos vai demorar 3 meses (já juntei 2), então vou me prender a realidade, mas obrigada aí pelos toques.

Enquanto isso vou procurar umas demos desses dois. Se alguém tiver alguma, por favor, poste o link aí. =]

Jonathas Lacerda
Veterano
# jul/10
· votar


julianargouveia

Sair dos PSRs e DGX da vida pra um Juno-Di, pode ter certeza: É um baita upgrade...

Lembro de ter saído anos atrás de um PSR pra outro...

janick
Veterano
# jul/10
· votar


julianargouveia
Olha moça, eu sou só um mero gaiato nos teclados: brinco com meu controlador da yamaha nos meus vst's e tal, mas digo que essa serie "juno" da Roland é simplesmente sensacional. Sempre que vi amigos tocando ao vivo com eles, achei sensacional. Tu consegue qualquer timbre. E os filtros que ele tem também, são bem fodas. E cai exatamente no seu orçamento. Mas faz o seguinte, aparece numa loja de instrumentos da tua cidade e teste ambos. O que você preferir - e claro, se couber no teu orçamento - leva pra casa!

Espero que te sirva de ajuda :)

macba
Veterano
# jul/10
· votar


Olha, por esse valor eu sugiro o Juno Di mesmo, é para o seu caso a melhor relação custo/benefício.

julianargouveia
Veterano
# jul/10
· votar


Jonathas Lacerda

Com certeza... E aí? Como é que foi dar esse upgrade p/você?

Vi que você recomendou dentre as alternativas que coloquei aqui no tópico pelo Korg X-50... Porque optou por ele entre os demais?Pergunto porque já estou quase convencida pelo Juno Di... Vi alguns demos e o achei ótimo, mas ainda quero ver o que me dizem do Korg.

Valeu a força galera!

TrebleH
Veterano
# jul/10
· votar


julianargouveia

Pra mim... Juno Di na veia...>!!!...

três razões minhas...

1º - Gosto mto dos pianos e sistemas da ROLAND (acho Korg esquisitissimo).

2º - O Juno Di... eh mto... mas mto bom... (to pra pegar o meu daqui uns dias se Deus quiser)

3º - O q eu peço principalmente de um teclado é PIANO.. (coisa q não é o forte dos KORG's... nada contra a marca... até pq sempre fui mto fã... até ouvir os pianos.. =@ )

Eu acho os Korg's mto bacana... órgãos... metais... etc's... mais se o negócio for piano... acho q o Di... vai mto mais além...
... mas falo isso pq já testei os 2.... mas n foi nada mto comparativo não... avalie primeiro sua necessidade... teste os timbres... e independente do q vc escolher vc vai estar levando um bom equipamento!!...

abraços!!!

macaco veio
Veterano
# jul/10
· votar


x-50, tive um, excelente pra sintetizar qualquer coisa, menos piano. O cassio de brinquedo ctk3000 tem piano mais parecido com piano que o x50.

Marcos Martini
Veterano
# jul/10
· votar


Entre o X50 e o Juno Di
eu fiko com o X50

Juno Di piano AC melhor q do X50.
X50 no demais tibres melhor que o Juno DI.

para pianos ac eu usaria um MIDI-Piano provisóriamente e depois comprava um módulo.

ou juntava mais uns pilas e ai de korg Tr 61 usado daew usava sample de piano ac

julianargouveia
Veterano
# out/10 · Editado por: julianargouveia
· votar


Ei galera, valeu por todas dica aí, enfim juntei a grana. Já desisti do Korg X-50 pelo que vi dele e conversei com uns caras mais entedidos do que eu. Essa semana irei a uma loja aqui no RJ que tem o KME61 e o Juno Di e aí vamos ver... Creio que até o fim de semana vamos ver um vencedor.

OBS.:

1. Será que vale a pena testar um Korg PS-60? Lembrando que os timbres que mais uso são piano, strings, rhodes e orgãos (sei que os "fracos" são os ac pianos deles, mas não tem um jeito de resolver isso???).

2. Depois de dar mais um pesquisada vi a galera falando bem dos Alesis, seria jogo pegar um Q6.2 frente a esses?

Obrigada mais uma vez! =]

Marcos Martini
Veterano
# out/10
· votar


julianargouveia

1. Será que vale a pena testar um Korg PS-60? Lembrando que os timbres que mais uso são piano, strings, rhodes e orgãos (sei que os "fracos" são os ac pianos deles, mas não tem um jeito de resolver isso???).

Vale a pena testar!
Veja os videos do PS-60 aki no forum, O Piano AC dele "Parece bom", Pelo que tenho visto no M50-61/73/88 Os Pianos AC deles melhoraram muito.

2. Depois de dar mais um pesquisada vi a galera falando bem dos Alesis, seria jogo pegar um Q6.2 frente a esses?


Pensei em pegar um QS6.2 (novo) ,Mas ele é a mesma coisa do QS6.1. Então talves vale mais a pena pegar um QS6.1.

Mas os Pianos AC do Alesis estão ao mesmo nível do PS-60, Então vale mais a pena pegar um Korg Novo do que um Alesis novo (QS6.2) q é a mesma coisa de um usado (QS6.1).

Veja o q o Colega DuduXP falow:

Enviado: 24/ago/10 18:39


O 6.1 e o 6.2 são exatamente a mesma coisa, muda a cor, o 6.2 tem um slot de expansão a menos, e o banco user dos dois é diferente, parece que o chassi do 6.2 é de plastico e o do 6.1 é aço, o resto é tudo igual, as mesmas Waves, nenhuma diferença considerável. Tem vários topicos antigos sobre as diferenças do 6.1 e o 6.2.
Abrass.


Texto do Tópico: Roland Juno Di ou Alesis QS6.2 ?

Marcos Martini
Veterano
# out/10
· votar


1. Será que vale a pena testar um Korg PS-60? Lembrando que os timbres que mais uso são piano, strings, rhodes e orgãos (sei que os "fracos" são os ac pianos deles, mas não tem um jeito de resolver isso???).

veja o tópico dele:Novo Korg ps 60

julianargouveia
Veterano
# out/10
· votar


Marcos Martini

Pois é, vi umas demos dos dois e gostei em geral, mas vou parar pra comparar melhor vem as especificações dele e tudo mais... Quanto ao preço novo, os dois estão na faixa dos 2500, então a questão é mesmo o gosto pelos timbres de cada.

Minha intenção não é ficar editando muita coisa, até porque sou inexperiente, o lance é mesmo tocar e plugar e apenas aplicar alguns efeitos.

Obrigada pelos conselhos aí.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sintetizador Qual comprar para uso semi-profissional (até 2500)?