Investir em um Top: Sim ou Não?

Autor Mensagem
Buhbor
Veterano
# jun/10


Caros colegas,
É meu primeiro post embora ja companhe esse fórum a bastante tempo... mto tempo mesmo... e já ter tirado informações valiosas daqui.
Eu toco ja algum tempo... desde os 11 anos acho... sou totalmente apaixonado por Teclados... Levo os estudos a sério mesmo... embora não tenha tanto tempo pra me dedicar quanto eu queria.

Por conta de ter outra profissão hj só toco no ministério de Louvor da minha igreja [toco com um ROLAND XP 80].
Ano passado comprei um Juno-di pra mim, que apesar de ser um ótimo teclado de entrada, não me satisfaz em tudo... mas pelo preço tb nem poderia... [mas tenho bons elogios a fazer sobre esse tecladinho]
Tb toco com um Motif XS6[dispensa comentários] de outro tecladista que toca comigo na igreja.

Bom, estava pensando em investir num equipamento que me satisfizesse de verdade... pensei seriamente em partir pra um top.

Levando em consideração o conhecimento em equipamentos e experiência de vcs, gostaria de saber se vale a pena investir uns 9.000 reais em um teclado mesmo não sendo um profissional da área... [profissional, entendam como quem ganha a vida tocando].
O que vcs acham sobre isso?![andei me perguntando isso essa semana]

Ou ao invés de investir tanta grana assim... compraria algo mais barato como Juno Stage, Korg Tr, etc.

Eu já tenho em mente o que eu quero nas duas situações!

ou um Top... ou um midi-level!
Digam a opinião pessoal de vcs!

Desde ja agradeço
=]

fernando tecladista
Veterano
# jun/10
· votar


meu ponto de vista
um top mesmo que você "pense" que não vai nunca usar tudo, ele te obriga a usar, você evolui musicalmente

quando eu tinha meu d-20 era feliz só com o reverb e delay dele e pensava pra que tantos outros efeitos, quando peguei o 01/w com 47 efeitos (só 2 ao mesmo tempo em master) fiz um estrago, hoje fico imaginado o que dá pra ter nestes de hoje cheios de inserts e parametros
pensava que nem ficaria sequenciando e com o teclado fiz muita sequencia, nessa você vai aprendendo sobre arranjo
sampler é algo que nunca usei e acho que nem faz falta, mas é fato se eu arranjar um teclado com, vou ter coisa pra mexer por um bom tempo

claro que você paga caro, mas até você pensar em trocar vai demorar muito

Buhbor
Veterano
# jun/10 · Editado por: Buhbor
· votar


fernando tecladista

Isso com certeza... e eu to pensando em comprar o Fantom G7... não tive a oportunidade de testar por mto tempo... mas acho que ele ta rechado de timbres que me interessam mto como Piano AC, Leads, strings, etc.
Fora o sequencer dele fora de sério... mas a grana a ser investida eh algo a se pensar duas vezes... por isso a duvida!

mas vlw pela opiniao
=D

Artref
Veterano
# jun/10
· votar


Sim, vale a pena investir num top, principalmente se você é um cara que gosta, enfim. Mas não pegue o Fangom G não, vá de MotifXS, M3 ou PC3.

Buhbor
Veterano
# jun/10 · Editado por: Buhbor
· votar


Artref

Vlw pelas dicas.
Conheço o motif xs... ótimo equipamento... mas não me empolgo com ele ñ... piano meio fraco... nem o sampler do S90 eu gostei [opinião]... e não gosto do model do pitch bend dele. Uso mto pra simular vibrato ao inves do modulation que uso pra outro efeito e prefiro os modelos de Pitch bend da roland e da korg.

Se bem que ja havia pensando no PC3... problema eh que teria que encomendar ... dificil achar kurzweil por aqui!

Mas vc tambem pensou no fato de eu não usar o teclado pra ganhar dinheiro... tipo trabalhar mesmo!?... comprar so pelo prazer de tocar!?

DuduXP
Veterano
# jun/10
· votar


comprar so pelo prazer de tocar!?
Sim, para mim o mais importante é o prazer de tocar.

Rick Pac
Veterano
# jun/10
· votar


Kurzweil PC3 ? Toque antes de comprar. Foi uma decepção para mim...

El_Cabong
Veterano
# jun/10 · Editado por: El_Cabong
· votar


Buhbor
Levando em consideração o conhecimento em equipamentos e experiência de vcs, gostaria de saber se vale a pena investir uns 9.000 reais
... e eu to pensando em comprar o Fantom G7...

R$9000 ????
Eu vi no M.L. que tem gente vendendo G7 por R$6500!!! Corre !!!!
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-146230490-roland-fantom-g7-novo -kurzweil-yamahakorg-_JM

Marcos Martini
Veterano
# jun/10
· votar


Buhbor

Pega um M3 73 !!!
daew vc timbre para o q vier pela frente.

pomtwo
Veterano
# jun/10
· votar


Kurzweil PC3 ? Toque antes de comprar. Foi uma decepção para mim...
Conheço o motif xs... ótimo equipamento... mas não me empolgo com ele ñ... piano meio fraco... nem o sampler do S90 eu gostei [opinião]... e não gosto do model do pitch bend dele.


carai .. desculpa ai , mas ta pra nascer o teclado que vcs querem entao .. se esses que sao os mais avançados teclados romplers da atualidade nao agradam vcs , o que iria agradar ?

desculpa mais como todo mundo tem uma opiniao , eu quiz expressar a minha ..

mas fiquei curioso com o post do Rick Pac , gostaria de saber o que o descepcionou ? pois estou interessadissimo nesse modelo

Artref
Veterano
# jun/10
· votar


Eu acho que o mais incrível de ter um top é a mudança musical que você sofre ao tê-lo. Sua referência muda, você tem muito mais possibilidades musicais, enfim. Como o fernando tecladista falou, um top de linha te evolui musicalmente. Você passeia pelo teclado e vê um timbre muito bom, aí fica pensando onde pode encaixá-lo. Você vê o poder que tem para programar, fazer splits, layers e disparar coisas, e aí começa a aplicar isso no seu trabalho, o que faz de você um músico com muito mais possibilidades. Você tem qualidade de som, coisa que muitos não ligam, mas que faz muito bem ao seu ouvido, e também tem mais prazer ao tocar, o que também te favorece.

Em suma, ter top é tudo de bom, mas com uma grande ressalva: o cara tem que querer explorar.

DuduXP
Veterano
# jun/10
· votar


pomtwo
Cara vou ilustrar uma situação parecida, voce tem uma ferrari, um outro tem um porsche e eu tenho um lamborguini, aí eu tenho a audácia de dizer que não gosto dos outros dois por n fatores, tudo bem até aí, pois é gosto pessoal, mas aí eu digo que a ferrari não é tão boa porque ela não flutua, ou porque não consigo chegar até a estratosfera com ela. O que quero dizer é que, sintetizadores, roomplers não são feitos pra serem perfeitos, são feitos pra simular com fidelidade, perfeito é só o instrumento verdadeiro, tem, gente que critica equipamento porque o piano dele não é perfeito, não é bom, não é igual ao som do piano X, não é mesmo, pois não foi feito pra isso, não tem capacidade pra isso, e nossos ouvidos nem captam todos os ruidos produzidos por um piano, e roompler não são feitos pra isso.

apaixonados por teclado
Veterano
# jun/10
· votar


carai .. desculpa ai , mas ta pra nascer o teclado que vcs querem entao .. se esses que sao os mais avançados teclados romplers da atualidade nao agradam vcs , o que iria agradar ?

nord stage ex : D

Ken Himura
Veterano
# jun/10
· votar


Não vale a pena se você não é profissional. Se o top for bom mesmo, junte um dinheiro e espere o preço dele baixar, em um ou dois anos. Vai valer bem mais à pena.

É uma analogia que eu sempre faço com videogames: nego sempre tenta comprar tudo no lançamento, com uns 200% de valorização do preço real. Eu sempre espero meses antes de adquirir porque eu sei que o preço vai despencar.

pomtwo
Veterano
# jun/10
· votar


DuduXP

Tudo bem meu caro , essa parte eu ja sei , quem nao sabe sao eles ... puts ate agora esses dois e alguns outros modelos , sao os unicos a simularem quase que com perfeiçao o instrumento original , e pros caras ainda nao estao bom ..

apaixonadosporteclado
olha acho que nem esse viu , do jeito que o pessoal eh exigente , esse modelo diriam que eh ruim ,por nao ter sequence , nao ter flauta doce , nao ter gaita de fole .. sei la algum motivo iriam achar ...

riceira
Veterano
# jun/10
· votar


Buhbor

Acredito sim que vale a pena mesmo não sendo músico profissional, basta gostar. Quando comprei um PSR-550 fiquei me questionando pagar 1 mil num teclado se nem sabia tocar e mexer nele. Daí em diante não parei mais. Só eu sei as horas de prazer e satisfação que tive brincando com teclados como Triton le, TR, K2661, Fusion, Motif XS, M3... até Juno 106 experimentei por pura curiosidade e por puro hobby.
Portanto, se você não possui outras prioridades para gastar seu dinheiro e gosta de verdade de teclados, então vai fundo amigo!... Os TOPs estão aí nas lojas à venda para quem quiser comprar e não apenas para os profissionais da música.

Thallyz
Veterano
# jun/10
· votar


Ressalva - O Motif XS é o mais antigo dos tops, se não me engano já vai pro 5º ano. Baseado nas perspectivas de lançamentos de modelos tops posso afirmar que brevemente deverá ser descontinuado. Dedução: em no máximo dois anos.

Quanto à questão em vigor: eu só não compro um top porque não tenho dindin para tanto, por isso que estou investindo meu tempo para aprender uma vasta coletânea de músicas para casamento para ganhar algum e comprar o dito cujo.

Desses modelos só toquei no XS6, portanto posso afirmar que ele é tudo de bom.

Como vc toca em Igreja como eu, poderia adquirir um XS8 por causa das 88 teclas e do peso das mesmas.

Ah! Pelos dicersos motifs, digo, motivos que s colegas anteriormente citaram, claro que vale a pena, Irmão! ! ! !

Rick Pac
Veterano
# jun/10 · Editado por: Rick Pac
· votar


pomtwo
A única coisa que posso te dizer é o que eu aprendi desde que comprei o meu primeiro synth( Poly-800) há 27 anos atrás : cada um tem a sua necessidade e a sua estética. Embora eu não tenha gostado dos timbres do PC3, talvez sejam do seu agrado e perfeito dentro da sua utilização musical. Escrevi : "toque primeiro"...experimente... Sem essa de certo ou errado... postei simplesmente a minha impressão. O que tem de ser considerado mesmo é : problemas de hardware( p.ex-linha Korg TR-facilidade da queima de placa), bugs de OS (Juno G), durabilidade e "punch" de som nas caixas( Roland Juno Di-Stage-Yamaha S-03). Mas até a questão de "peso" é muito controversa aqui no forum.

Buhbor
Veterano
# jun/10
· votar


pomtwo

Tranquilo man, opinião eh opinião. Meu amigo dono do bixinho tb não desperta nenhuma paixão pelos pianos dele [motif xs]... mas tb nao troca esse teclado por nenhum outro... mas ter piano que me agrade eh fundamental na compra. Eu acho insensato dizer como mtos dizem ai:" tal top é 'MUITO' melhor que tal top".
Na verdade são equivalentes com os seus respectivos pontos fortes e fracos... Mas obrigado pela opinião! =]

Artref
obrigado mais uma vez pela opinião.
riceira
vlw tb man!

Buhbor
Veterano
# jun/10
· votar


Aproveitando...
postei dois videos no "Tópico Oficial de Vídeos" como Juno-Di.
Patch editado no proprio teclado. Se tiverem um tempinho vejam e façam criticas a execução e ao patch criado por mim para esses solos. Ta ai o link:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/144063/p12

Se alguem tem mais opiniões a respeito do assunto em questão diz ai!...=]

Buhbor
Veterano
# jun/10
· votar


Thallyz
Vlw por opinar tb man. Bom que vc tb toca em igreja! =]

vi seu post agora.

ThiagoMafra
Veterano
# jun/10
· votar


Buhbor

Cara tô numa situação muito parecida com a sua. A diferença é que estou para comprar um teclado para a igreja e não pra mim. Isso é o que me desanimou de pegar um workstation, justamente pelo q o Artref disse: o cara tem que querer explorar. Como não é meu não vou poder virar noites com ele como vcs dizem q fazem. Por isso, memo não tocando profissa vou de top. Estou sequinho pra conseguir vender o XP-80 daqui. Já testei o Nord stage e te digo não pensaria duas vezes em comprar um electro e um wave PRA MIM se tivesse o dinheiro.

Quanto a qual top pelo q tu falou lá em cima dá pra ver q tu curte muito a timbragem da roland. Eu já estou cansado de piano rolandiano... Tb não gosto de yamaha... Mas se vc curte não vejo pq pegar outro diferente do Fantom G7, é um puta teclado.

por causa das 88 teclas e do peso das mesmas.

Só em pensar num troço desse no braço de casa pra igreja X igreja pra casa... o Nord 88 na igreja já vai ter sua chatice...

Rick Pac
Veterano
# jun/10 · Editado por: Rick Pac
· votar


Buhbor
ThiagoMafra

Mas se vc curte não vejo pq pegar outro diferente do Fantom G7, é um puta teclado.
O Fantom G7 tem um preço muito alto.Tente achar um X7 que é muito mais teclado a nível de timbragem. Nas caixas ele "fala" com muito mais punch do que o G. Desafio a qualquer um me provar o contrário com as mesma caixas , mesma eq, mesmo patch e mesmo ganho no mixer : G7 x X7.

Buhbor
Veterano
# jun/10
· votar


ThiagoMafra

Vlw man... eu ja to quase decido a comprar um top mesmo... e é verdade... gosto mto dos timbres da Roland... =]

Rick Pac

Então acho que esqueceram de falar isso pro Jordan Rudess quando ele tocou com um no "Liquid Tension Experiment"....rsrs

Mas falando serio... interessante isso que vc falou... deve comprar o teclado la pelo mês de setembro/outubro... vou ver se algum "amigo de um amigo" tem o FG... ja conheço quem tem FX... ai se conseguir fazer o teste posto aqui pra vcs!

Rick Pac
Veterano
# jun/10
· votar


Buhbor
Cara, eu já passei da idade de me impressionar com o que endossers postam ou colocam. Já tenho experiência acumulada o suficiente para saber o que me agrada ou não. O Rudess( não está errado) deve ganhar muito bem para demonstrar certas bostas que a Roland coloca no mercado.

Buhbor
Veterano
# jun/10
· votar


Rick Pac

Calma man... não precisa se exaltar... so fiz uma brincadeira!
=D
certas bostas que a Roland coloca no mercado.

pra que isso tudo?!

O FX é um ótimo teclado, mas não seria substituido pelo FG por um acaso...
Mas levando em consideração o preço mais baixo que ele esta agora tb é uma ótima opção... o problema eh so achar um parecendo novinho [sim, sou mto chato pra visual do teclado]

ThiagoMafra
Veterano
# jun/10
· votar


Rick Pac

demonstrar certas bostas que a Roland coloca no mercado.

Concordo q Rudess é endoser e ganha pra mostrar o fantom G. Mas tu esquecei de ler o q eu postei: Mas se vc curte; e o q ele postou depois:
e é verdade... gosto mto dos timbres da Roland

Eu tô enjoado, vc não gosta, mas o cara curte os timbres da roland, quem sou eu pra dizer o q o cara tem q gostar?

Rick Pac
Veterano
# jun/10
· votar


e o q ele postou depois:
e é verdade... gosto mto dos timbres da Roland

Eu tô enjoado, vc não gosta, mas o cara curte os timbres da roland, quem sou eu pra dizer o q o cara tem q gostar?


Tá bom...faz de conta que acredito no endosser...

eder-zeroDb
Veterano
# jun/10 · Editado por: eder-zeroDb
· votar


Senhores..
Acabei lendo logo acima sobre os timbres do Fantom G, q são inferiores ao Fantom X. Por uma causa algum de vcs ja testou o Fantom G com sistema operacional atualizado? Tive a grata surpresa de fazer isto a 15 dias. Minha grande critica relacionada ao fantom era justamente alguns timbres, em especial piano Acustico. Foi inserido no banco User, um piano "Manhattan" muito bom, tbm gosto da aplicação das placas "supernatural", e oq acho q o torna mais interessante é a Roland sempre manter atualizações, oq faz o equipamento ficar mais tempo na ativa.

Apenas opinião. hehehe

Amigo Compre um Top, tenho certeza, q naum vai se arrepender, pense assim "Putz, gastei uma grana alta neste teclado, agora preciso aprender mexer nele"

Rick Pac
Veterano
# jun/10 · Editado por: Rick Pac
· votar


Eu já testei e continuo afirmando com a maior convicção das minhas décadas de experiência: O Fantom X dá banho no G em qualidade e "peso" dos timbres.

Dos teclados ainda em linha, só me agrada o top Korg M3.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Investir em um Top: Sim ou Não?