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Dan-tecladista Veterano |
# mar/10
fala... feras ... então pessoal toco numa banda da igreja já faz um tempinho..e aconpanhava legal o violão dava até para inventar uns arranjos e tirar uma onde hehehe..só que agora o cara do violão saiu e de instrumento só tem eu no teclado e as vozes..... eu toco acordes na fundamental 1 3 5 e vou arpejando nos mesmos para dar uma preenchida ...pois não consigo fazer 1 5 8 tem q esticar de mais os dedos... ai pessoal se puder me da dicas de como ir levando..as musicas sósinho até arrumarmos outro violão....mas sabe como é musica de missa né? não presisa muita frescura.mas queria q o som ficasse legalzi.... valeu pessoal beijos
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Marcos Martini Veterano |
# mar/10
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Dan-tecladista Qual é o seu teclado? se for arranjador dá pára vc usar os stiles
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Prometherion Veterano |
# mar/10
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Antes de mais nada: Escreve direito.
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Marcos Martini Veterano |
# mar/10
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Prometherion Antes de mais nada: Escreve direito.
Para bom entendedor meia palavra basta. Agora você entendeu que este é um fórum de teclado e não de língua portuguesa?
O que você acha de responder a pergunta do colega "Dan-tecladista" ?
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LeandroP Moderador |
# mar/10
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Dan-tecladista
Acho que você deveria estudar mais as tríades abertas (tríades tipo 1, 5, 8 ou 1, 5, 3) a longo prazo.
A curto prazo você pode tocar essas tríades que eu falei sem arpejar, mas de forma harmônica. Já é uma boa maneira de treinar as tríades que exigem uma abertura maior nos dedos.
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Prometherion Veterano |
# mar/10
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Marcos Martini
[i]Agora você entendeu que este é um fórum de teclado e não de língua portuguesa? Isso não desobriga os frequentadores a escreverem corretamente, para que suas dúvidas sejam pelo menos entendidas. Nem lendo meias palavras eu consegui entender o que ele queria de fato. Além do mais ninguém tem obrigação de decifrar as dúvidas dos membros do fórum para responderem, o interesse de ser claro é do autor do post.
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FLO7v Veterano |
# mar/10
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"Estou sóSinho na banda"
asudhaisuhiasuhdiausaiushiu
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El_Cabong Veterano |
# mar/10 · Editado por: El_Cabong
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Dan-tecladista O meu caso é parecido com o teu.
ESTOU QUASE SOZINHO NA BANDA!!
Nós éramos eu no teclado e vocal, mais duas gurias também no vocal, mais um cara no violão. Aí eu disparava arquivos midi de bateria, baixo, guitarra, sopros, etc., somando a isso o teclado e o violão tocado ficava 100%. Mas agora o violonista foi morar numa cidade vizinha, aí ficou ruim. Não fica legal violão de aço base, em midi. minha banda: palcomp3.com/adotados
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pomtwo Veterano |
# mar/10
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hehehe banda de um componente eh que eh dificil existir , mas tudo bem .. as vezes tambem toco sozinho na igreja ..
primeiro usar um timbre legal de piano que tenha um sustain bom , se for um synth crie um piano assim .. depois estude um pouco a questao de ritmos .. por que tem ritmos que exigem um arpejo maior e outros que nem exigem arpejo ..
acompanhar sozinho nao eh dificil , o dificil eh vc ter que improvisar toda hora .. entao procure estudar bem as musicas cantadas .. e desenvolva um metodo de tocar com notas simples e trocando alguns arpejos por dissonantes na mao esquerda .. tipo um C = do mi sol 1,3,5... no primeiro grau ou primeira posicao ..
e nao sei como vc faz o baixo na mao esquerda , mais eu uso assim 1, 3, 1 entende ... a nota principal a terça e a principal novamente ...
o que pode ser feito eh um arpejo com notas sem acidentes na mao direita em algumas passagens .. e na mao esquerda a principal mais uma dissonante .. no caso C9 ... nao mao direita vc usando um arpejo legal entre um do e outro .. tipo .. C,D,E,G,A, e mao esquerda variar entre C,E,C,e o D que é a nona da triade ... eh meio complicado no começo mas depois vc pega o jeito .. e isso com todas as notas e todas dissonantes
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Carlos_Souza_Jr Veterano |
# mar/10
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Dan-tecladista
Já toquei sozinho em igreja, e acabou que isso me ajudou a evoluir. Atualmente, se não tiver uma banda completa e tiver que escolher um instrumento pra compor a "banda" comigo, sempre escolho a bateria, depois um baixista e por último, um violão. Pq na minha opnião, normalmente se o cara do violão ñ for safo, ele mais atrapalha do que ajuda rsrsrsrs
o pomtwo deu um desenho de baixo pra mão esquerda, e eu acrescentaria que ele varia de acordo com o estilo da música. Na maioria das músicas eu uso o 1 -5 - 8 alternadamente, se faltar extensão, treine que o dedo uma hora chega.
AbraSoul!
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ThyagoAmaral Veterano |
# mar/10
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Marcos Martini Cara por isso ser um fórum que temos que escrever correto, estamos na web não significa que vamos ter que escrever errado como se tivesse em bate papo...
Dan-tecladista Pq tu não chama uns amigos pra tocar ctg? Procurar mais gente? Mas segue as dicas dos styles... pode ser que funcione e estude escalas!
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Tecladista Congregacional Veterano |
# mar/10 · Editado por: Tecladista Congregacional
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Fala Dan-tecladista
Já passei por isso também. Pelo visto, muitos já passaram.
A minha dica é:
Aproveite o momento e enquanto é só você, toque as músicas com uma harmonia mais sofisticada.
Geralmente, quando toco com a banda procuro copiar os arranjos dos CD´s. Isso é muito legal também.
Contudo, é muito importante para o tecladista desenvolver e exercitar a re-harmonização.
Para isso:
>>> estude escalas como dito pelo ThyagoAmaral. >>> estude voicings para os tipos de acordes. É um assunto vasto e muito interessante.
Um abraSOM.
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ThiagoMafra Veterano |
# mar/10 · Editado por: ThiagoMafra
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Aproveite o momento e enquanto é só você [2]
Tirando esse último todo mundo falou como se fosse um coisa ruim tocar sozinho...
Eu já acho o contrário, tocar com banda é o máximo, mas tocar sozinho tb é excelente, nas palavras de um amigo meu(ricolb do fórum de guitar): "ninguém te atrapalha e vc não atrapalha ninguém"
Eu aconselho o seguinte: treine muito com metrônomo se não tem um batera bom contigo. Se tem, treine os ritmos q vcs costumam tocar na igreja. Ah e se a sua mão é realmente muito pequena (já vi uma tecladista q realmente não conseguia fazer uma oitava... por isso ela foi cantar...) vc tem q respirar, sonhar (até ser tão natural qto caminhar) com os encadeamentos...
O cara ta perdido pra fazer base pq o violão foi embora e mandam ele estudar voicing... Acho q se ele se acertar com o metrônomo e mandar bem nos ritmos e encadeamentos dá pra começar na reharmonização. Aí depois q ele conhecer isso, talvez umas quartais... mas de repente eu tô ensinando padre a rezar missa...
Abraços!
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Tecladista Congregacional Veterano |
# mar/10 · Editado por: Tecladista Congregacional
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ThiagoMafra
Fala camarada.
Acho que não me expressei bem e pode ter ficado alguma dúvida
Vamos lá ...
Aproveite o momento e enquanto é só você Tirando esse último todo mundo falou como se fosse um coisa ruim tocar sozinho... Eu já acho o contrário, tocar com banda é o máximo, mas tocar sozinho tb é excelente
Fiz esse comentário pois nem sempre temos a oportunidade de tocar sozinhos (exceto estudando, claro).
Enquanto o Dan-tecladista estiver sozinho, pode aproveitar e desenvolver a questão do acompanhamento solo.
É difícil no início, claro que sim, mas a evolução é rápida e notória.
Quanto a estudar voicings, acredito sim que irá ajudar ao Dan-tecladista a evoluir.
Ele pode descobrir novas formações para os acordes (alguns terá dificuldades, no caso dos acordes mais abertos, mas para outros não, tipo aqueles acordes mais "juntinhos").
Estudar essas formações em progressões harmônicas. Vai exercitar as mãos, as trocas e o ouvido para outras sonoridades. O ritmo vai junto nesse estudo, sempre com o metrônomo.
Agora, não adianta treinar com o baterista, com o metrônomo e fazer aqueles acordes T, 3 e 5. Respeito quem toca assim pois todos já passamos ou estamos passando por isso, mas existe um mundo além e em algum momento temos de desbravá-lo.
Em relação aos quartais é que acho precipitado nesse momento.
Talvez discordemos (ou não) em alguns pontos mas concordamos no principal... é maravilhoso tocar esse instrumento.
AbraSOM.
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ThiagoMafra Veterano |
# mar/10
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Tecladista Congregacional
Pelo comentário q tu fez sobre as quartais, acho q a gente concorda pq de repente o q tu chamou de "voicings" eu já chamaria de inversões. Aí eu assino embaixo do q vc falou. Na verdade eu concordo com tudo o q vc disse, só tem q ver qual é o nível do cara em teoria e em teclado, pra ele não dar passos maiores q a perna...rsrsrsrs. Tipo querer fazer um Cm7(11) assim: (C3 = Central)C1 - G1 - Eb2/ G3 - Bb3 - D4 - F4. Dá um som muito gostoso de ouvir, mas vai falar prum iniciante fazer... Outro dia pedi a um inciante pra fazer um Bbadd9 assim: Bb-1 - Bb1/ C3 - F3 - Bb3 - C4; e olha q a parte da música era só isso e Gm...
Agora, ele fez o tópico e não veio dizer se as dicas ajudaram...
Abraços!
Ah e tocando sozinho, só fica bom reharmonizar se o vocal sabe acompanhar esse tipo de improviso... se não costuma perder a graça...
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Dan-tecladista Veterano |
# mar/10
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Valeu pessoal, as dicas são muito boas estou estudando e tentando por em prática quanto ao professor de português ai... se quiser vim na minha casa me dar uma aula , rsrsrsrs valeu pessoal voces são d+
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ThyagoAmaral Veterano |
# mar/10
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Faz feito ele:
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pomtwo Veterano |
# mar/10
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eu tambem acho maravilhoso tocar sozinho .. sinceramente .. agora li algo que me deu arrepio
Ah e tocando sozinho, só fica bom reharmonizar se o vocal sabe acompanhar esse tipo de improviso... se não costuma perder a graça
pelo que sei eh o teclado ou qualquer instrumento que acompanha a voz e nao ao contrario ...
o legal eh saber improvisar , e pra isso nao existe tecnica .. apenas um bom ouvido .. quanto ao alcançar outra oitava eh questao de agilidade e pedal sustain ajudando ... vc tem que correr o dedo rapidamente ate a outra oitava .. sem que uma mao venha atrapalhar a outra ... treine arpejos com 1,3,5 ... em uma oitava passando ate outra sem que a mao desgrude do teclado ...
as notas dissonantes ficam ali bem pertinho .. use elas como apoio para chegar na principal ou na triade como alguns chamam .. e depois treine isso em cima das musicas simples que vc conhece .. e daqui a pouco vc estara tocando bem .... usar ritmos vai te ajudar de inicio, mas depois vai te deixar dependente .. e vc talvez nem aprenda a tocar em ritmos variados com tecnicas de baixo e mao direita .. ...
procure o topico sobre sincronismo nas maos e vc tera uma boa noçao de como fazer isso e boa sorte !!!!
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ThiagoMafra Veterano |
# mar/10
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pomtwo
Concordo qdo vc diz q é o teclado q acompanha e por isso q eu disse q perde a graça, pq vc acrescenta um 7M ou um 9 e o cara continua cantando a mesma coisa... ou vc simplesmente faz uma preparação pra nortear ( um simples C/D pra entrar em G) e o cara se perde...
Agora disso aqui eu discordo: o legal eh saber improvisar , e pra isso nao existe tecnica .. apenas um bom ouvido ..
Abraços!
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ThiagoMafra Veterano |
# mar/10
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ThyagoAmaral
Bom esse cara hein? Ele dá aula ?
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pomtwo Veterano |
# mar/10
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Agora disso aqui eu discordo: o legal eh saber improvisar , e pra isso nao existe tecnica .. apenas um bom ouvido ..
desculpe , nao eh causando polemica , mas do que vc discorda ?
de eu falar que pra improvisar nao existe tecnica ? ou de se ter um bom ouvido pra improvisar ?
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ThiagoMafra Veterano |
# mar/10
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Primeiro, discordo de que a polêmica é coisa ruim.
Depois eu te pergunto: um cara q paga uma aula de improviso com um mestre na parada é um trouxa então ? Pq vc deu a entender q improvisar é uma iluminação, dos céus, da macumba, ou um dom sagrado pra poucos... e não uma coisa q se aprende...
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Dan-tecladista Veterano |
# mar/10
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Acho improviso muito legal.... eu tento fazer alguns ..meio sem sucesso mas eu sei que isso é questão de tempo e prática.... ha acho que improviso tem tecnica sim... não é só o cara chegar fazer um monte de maluquice e achar ....q ta bom..
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Jonathas Lacerda Veterano |
# mar/10
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essa coisa de que não existe técnica pra improviso cai por terra quando você tenta executar algo que está na cabeça e não consegue...
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pomtwo Veterano |
# mar/10
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nao sei vcs , mas eu entendo que improviso eh algo criado na hora em cima da escala a qual esta sendo tocada .. fora isso tudo o que for estudado ou planejado deixa de ser improviso .. assim diz o dissionario da lingua portuguesa e nao de forma musical , portanto nao existe tecnica de improviso , a sim tecnica de arpejo, de pianissimo, de fortissimo e muitas outras coisas ... agora vc colocando isso numa cança de forma que a original nao seja assim de forma que nao seja ensaiado antes , se torna um improviso ...
no jazz os improvisos eram feitos de acordo com que o cantor ia falando os musicos o acompanhava em rifs que faziam como a voz ..
quem daqui nunca colocou um 4, ou 7 em um lugar onde o original pedia a triade simples .. isso eh um improviso .. e nao uma tecnica ..
vc tem tecnica de ritmos agora qualquer coisa fora do que esta ensaiado e do que esta proposto eh considerado improviso
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ThiagoMafra Veterano |
# mar/10
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pomtwo
Entendo o q vc diz e concordo. Improviso é algo q vc cria na hora "do vamo vê" e não um arranjko planejado. Mas pensa comigo não é sempre q um G#7M encaixa numa música em C... Então como vc disse "em cima da escala" eu diria em cima da harmonia e do estilo. O cara q vai improvisar tem q saber o q tá fazendo e não sair criando frases do além. Acredite eu já fiz as duas coisas... finalmente hoje a grande parte das minhas frases e reharmonizações de improviso são conscientes, o q melhora em muito a qualidade das frases...
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pomtwo Veterano |
# mar/10 · Editado por: pomtwo
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sim com certeza .. por isso cito no 3 paragrafo do meu post que diz que existe tecnica de ritmos .. ou seja cada ritmo tende a sua harmonia .. e diante dessa harmonia e das notas quem vem nela, vc acrecenta algo...
O cara q vai improvisar tem q saber o q tá fazendo e não sair criando frases do além
nao diria frases do alem , mas se a frase estiver toda dentro da triade e do ritmo, ele pode ate solar o parabens pra vc no meio que nao vai soar ruin .. entende .. tipo vc ta em sol .. se vc correr a escala de sol toda, sabendo-se que vc tem um acidente em F (terça do acorde D) e ocorre um acidente em A indo pra A#(por conta do Gm) que vc tambem pode usar socegado na triade que nao vai ficar sem sentido ... dentre esses acidentes , qualquer solo ou arpejo que fizer vai estar na escala , portanto ja daria pra improvisar em qualquer ritmo ..
vc citou o G#7M nao vai encaixar mesmo , por ele nao faz parte da escala de do .. logo que do nao tem acidente, a nao ser (do com setima e acidente no B que seria um B bemol ) fora isso todas as notas sao normais .. podendo ser usado tambem um F# na escala em algumas vezes por conta do D que participa da escala ... vc pode encaixar o G#7M numa passagem bem rapida de G pra Am ou Am pra G ... e mesmo assim ele pode encaixar em qualquer ritmo desde que esteja no tempo certo .. agora tocar ele sem ser em passagens soara muito mal ..
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Dan-tecladista Veterano |
# mar/10
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eu vou solando no meio das frases ....... quando vejo que tem um espaço muito grande de um acorde para o outro acho isso muito legal ainda mais no timbre piano ... e como as musicas que eu toco são calmas e lentas ficam muito bons
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ThiagoMafra Veterano |
# jun/10
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pomtwo
Cara tô pra te responder isso faz um tempão, mas sempre esqueço de testar a idéia no teclado pra ouvir como fica.
Vamos lá. Quando eu falo em G#7M penso na verdade em Ab7M. Então tenta isso aqui: C7M - Ab7M - F/G - C7M. Encaixo o Ab7M e dá um som show!!!
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