Yamaha DX7/DX11 em SP, onde e como?

    Autor Mensagem
    Talanski
    Veterano
    # abr/10


    Olá pessoal, tudo bem?


    É o seguinte, eu estou pensando em adquirir o lendário Yamaha DX7, ou então o DX11 ou, na falta destes dois, o V50. Então, eu gostaria de saber: Onde eu posso encontrar algum dos três na capital de SP? Eles são fáceis ou difíceis de se achar? Por quanto sai um deles, em média? Recomendam alguma loja, rua, coisa e tal, onde eu tenha alguma chance de encontrá-los?


    Agradeço desde já!


    Abraço \o/

    _Rattu_
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Talanski

    Bem vindo ao fórum!


    Onde eu posso encontrar algum dos três na capital de SP?

    A melhor forma de encontrar esses synths mais antigos ainda é o Mercado Livre. Em loja o povo costuma chamar de Vintage e adicionam uns R$500 a mais por causa disso.

    Todos os meus teclados (hoje tenho 6) todos foram comprados pela internet, Mercado Livre, Quebarato etc. mas dá um pulo na Teodoro Sampaio, perto do metrô Clínicas que lá tem coisa boa, certamente deve haver um DX7 em algum lugar por lá!

    Talanski
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    _Rattu_


    Obrigado pela resposta!

    Pôxa, bom saber desse lance do custo adicional... Sem esses quinhentos a mais, um DX7 sai por mais ou menos quanto? Uns mil e duzentos mangos? Porque é esse o valor médio de um no MercadoLivre... Só não compro por lá mesmo porque não confio naquela joça.

    Valeu, cara! o/

    _Rattu_
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: _Rattu_
    · votar


    Talanski

    Pode ir com fé no Mercado Livre. O site é bom, ruim são alguns vendedores. Mas se o cara tiver algumas vendas fechadas com um valor próximo ao que você vai pagar (digamos 2 ou 3 vendas), pode confiar.

    Eu peguei uma barbada um dia desses num Microkorg bem abaixo do preço. A dona estava vendendo ele por R$1200 zeradinho, ninguém confiava pelas qualificações (aparecia apenas "qualificações insuficientes para reputação") e quando eu fui fuçar o perfil dela, vi uma outra venda de um valor alto. Não tive dúvida, dei o lance, peguei telefone fixo, celular e CPF, fiz o depósito e ganhei uns R$500 nas costas dos outros, que geralmente pagam R$1700 num Microkorg no mesmo estado no Mercado Livre, de um vendedor com 200 qualificações. É tudo questão de ver a reputação do vendedor e o número de qualificações dele. TODOS os meus 6 teclados foram comprados dessa mesma forma!

    Acima de R$1000 num DX7 Clássico eu não pago. Fico com a grana na mão (igual fiz com o Microkorg, cujo preço médio é R$1700, mas já vi por R$1200) até aparecer um valor que eu ache justo. Digamos que R$1000 está um valor legal pra um, DX7 Clássico, o DX7s ou o II já são mais caros. Se comprar de alguém que não entenda muito de teclados, você pode encontrar até mesmo por R$600, R$700 e R$800, eu mesmo já vi muitos a esses preços, mas requer pesquisa e paciência.

    Talanski
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Esse que é o lance, precisa peneirar pra achar um nesse valor. Já vi cara cobrando dois mil mangos no DX7 modelo clássico uma vez, no ML. Tá certo que, segundo o vendedor, ele estava inteirinho, mas pelo menos na minha opinião um equipamento de 1983 não vale tudo nisso nem se fosse folheado a ouro (A não ser que fosse o DX7 Centenniel Edition...).

    Tô disposto a pagar até R$1000 numa boa (Ou então até tentaria pechinchar um pouquinho... xD), mas tem o lance de eu dar a sorte de encontrar na Teodoro ou em outros lugares. Pelo menos por agora eu quero evitar o ML.

    Talanski
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Bom, hoje dei uma andada pela Teodoro. Não achei o bendito... Também não encontrei nenhum pela República nem Sta. Efigênia. Agora tô pra passar pela Luis Góis, um amigo me falou que têm lojas por lá, que eu poderia dar uma conferida.


    Se eu não achar, vai ter que ser pelo ML mesmo... xD Ainda falando em ML, uma pergunta de noob (Por favor, não me matem xDDD): O cadastro nele é pago, existe algum tipo de mensalidade pra poder usar o serviço, coisa e tal?

    _Rattu_
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Talanski

    Ninguém vai te xingar por não ter uma informação, cara! Ce tem o direito de não saber algo.

    Mercado Livre você pode comprar sem pagar nada para o site, se você só compra, você nunca vai pagar nada. Pra vender é que tem as tarifas, abusivas por sinal, coisa de 10%

    Talanski
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Ah, não existe taxa de cadastro ou mensalidade? Bom saber disso. xD

    Uma outra pergunta além disso: Existe como saber se é realmente uma pessoa idônea do outro lado da linha? Tipo, tem alguma medida de segurança que eu poderia tomar, como por exemplo perguntar o CPF do vendedor ou alguma outra coisa do tipo?

    _Rattu_
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Talanski

    Até que você pegue "as manhas" do ML, confie no número de qualificações do usuário. Se ele tiver 500 vendas e dessas 500 tiver umas 60 de produtos no mesmo valor ou mais caros que o seu, pode confiar sem medo nenhum. Nenhuma loja vai querer ter o perfil queimado com uma venda apenas, sendo que ela já fez e provavelmente está fazendo muitas outras vendas no momento em que você der o lance.

    Pra você que tá começando, só compre com quem tem 100% de qualificações positivas, veja que tipo de vendas a pessoa fez (vendeu coisas caras e tem clientes satisfeitos? Demora pra entregar? As pessoas que compram falam a verdade, afinal confiaram seu dinheiro ao vendedor!) e cheque quem é o titular da conta onde se vai fazer o depósito. Peça celular e telefone, os vendedores com maior credibilidade dão até o CPF, ai você vai no site da receita federal e checa se o CPF é verdadeiro e se corresponde com o titular da conta. Se tiver tudo ok, exija telefone fixo, ligue antes de fazer o depósito num horário qualquer.

    Tendo em mãos o CPF e o titular da conta batendo com o perfil do usuário e tendo telefone fixo, fica muito fácil pegar alguém mal intencionado. Eu mesmo consegui pegar um safado do Paraná que recebeu um depósito e não me enviou um pedal. Consegui minha grana de volta todinha.

    mas isso só aconteceu por que eu fui ingênuo e achei que poderia comprar algo muito mais barato na mão de alguém que não tinha nenhuma qualificação e não tinha sequer foto do produto. Ai, meu amigo, é pedir pra ser roubado.


    se quiser uma "assessoria" no Mercado Livre, pode contar comigo.

    Talanski
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Mais perguntas bestas:


    Existe como alterar a forma de pagamento? Por exemplo, inicialmente eu concordo em pagar seis parcelas; mas, posso mudar de idéia e pagar em até doze ou algum outro plano?

    É que minha renda não é fixa... Ou, melhor dizendo, minha renda é fixa sim, mas eu tenho direito a uma graninha a mais no fim do mês se eu desempenhar bem as minhas funções, e a minha intenção é me livrar do pagamento o mais rápido possível. xDD E, pra constar, sou estagiário, e meu contrato não vai ficar em pé por mais muito tempo... Tem mais esse fator na minha dúvida.

    _Rattu_
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Talanski



    O parcelamento do Mercado Livre é no cartão.

    isso quer dizer que o seu cartão de crédito paga todo o valor, e é a ele quem você fica devendo, não à loja.

    ai é ir no banco pra saber o que o seu cartão de armadilha, digo, cartão de crédito te oferece.



    cara, sério mesmo? Junte uma grana boa e compre quando puder ser à vista. Tive uma experiência terrível com cartão de crédito: usei R$400 no cartão e alguns meses tempo depois, sem ter como pagar as parcelas que só aumentavam, fui negociar no banco e me ofereceram 12 parcelas de R$100 pra você ter uma idéia. To terminando daqui há dois meses pra nunca mais parcelar nada na minha vida.

    Brincadeira um negócio desses, você gasta R$400, atrasa alguma coisa (a vida é cheia de imprevisibilidades, certo?) e no final das contas paga R$1200. Aprenda com o meu erro de estagiário na época também e não caia nessa cilada. Junte sua grana e compre à vista. Seu bolso agradecerá!

    Talanski
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Aham, tenho pensado nisso e tudo o mais, mas o negócio é que parece que o cara já vai vender o produto (É um DX11 e o cara, ainda por cima, é do Ceará! u_u), e foi o que eu achei mais barato até agora, mesmo incluindo o frete. Daí, se eu for juntar até conseguir comprar, já dá tempo pro maluco vender, e eu fico a ver navios... Ou seja, além de eu estar longe de ter um supersalário, também não ter garantia de emprego, ainda corro o risco de nem comprar o negócio.

    Talanski
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Aliás, deixa, o maluco acabou de vender o negócio... xD

    Talanski
    Veterano
    # mai/10 · Editado por: Talanski
    · votar


    Cá estou eu mais uma vez, só que agora não para falar sore cotações de preços. Agora quero saber um pouco mais sobre os instrumentos em si. Tenho algumas perguntas...


    Minha experiência com síntese FM se limita ao FM7 e ao Sytrus (Aquele plugin do Fruity Loops). Até que eu entendo um pouco do riscado e sei me virar com os programas, mas eu não tenho muita certeza se a coisa funciona do mesmo jeito com o DX7 e o DX11.

    Lá vai:


    - No caso do DX11, a menor quantidade de operadores (4) e de algoritmos possíveis (8) reduzem a expressividade do som de forma muito grave? Ou dá pra fazer coisas legais ou até mesmo as mesmas que poderia se fazer com o DX7 e seus 6 operadores? E as outras formas de onda que ele é capaz de gerar, são as quadradas/serra/triangulares, ou formas derivadas da senóide? Se são só derivadas, elas geram sons muito diferentes de uma senóide normal, sons parecidos com as das outras formas?

    - Essa vale para os dois: É possível a criação de efeitos sonoros "inarmônicos", que fogem um pouco do normal, como sons que pelo menos lembrem vagamente trovoadas, descargas elétricas, ou aquele clássico efeito sonoro de "carregar poder", que figura em animes e games? Essa pergunta vem mais do fato de que também tenho interesse em criar sons mais.. bem... malucos. xD Fiz coisas do tipo no FM7 (Usei operadores com frequências "incompatíveis" e o resultado ficou louco xDD), e queria saber se dá pra fazer algo do tipo no hardware real.


    Alguns presets e gravações que fiz no FM7 podem ser conferidas aqui: http://www.megaupload.com/?d=6M7EEH6M


    Agora, "Sessão Pergunta Idiota":

    - Uma das intenções de se obter um DX7/11 é para formar uma banda com colegas viciados em games antigos como eu, e a linha DX foi escolhida justamente pela síntese FM, que caracterizou os sons dos games da década de 80 e 90 (O chip YM2612 equipava o Mega Drive e alguns arcades da Sega, entre outros), então fica também a dúvida sobre a viabilidade de reprodução de alguns timbres:

    http://www.youtube.com/watch?v=4agwedGsLAA&fmt=18 - O interesse é reproduzir a melodia principal;

    http://www.youtube.com/watch?v=cdOFYW0pbp8 - Aqui o foco é reproduzir o timre utilizado no "riff" do início da música (Tentei fazer no FM7 mas ficou bem meia-boca); e também o timbre de solo a partir de 3:22

    http://www.youtube.com/watch?v=IapGFQTSt90 - Aqui é mais o conjunto da obra;

    (No caso da música do Street Fighter e do Super Hang-On, as placas dos games tinham como processador de som o Yamaha YM2151, de 8 canais FM, 4 operadores; Com essa condição, estes sons são reproduzíveis em um DX11?)

    http://www.youtube.com/watch?v=dtTT6O-j2Dg - É possível também fazer sons deste tipo com DX? Tô ligado que os caras do Orbital usavam o DX11...


    - Sobre a possibilidade de fazer "split" no teclado do DX11, como isso funciona? São separadas as vozes para determinado patch?

    - Definir a "frequency ratio" no FM7 é fácil, mas como se faz isso no DX? E os parâmetros "frequency coarse/fine", o que são exatamente?

    - Ajustar os envelopes é um caminho suado ou dá pra fazer numa boa?



    Por ora, minhas dúvidas são essas...

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    Agora, "Sessão Pergunta Idiota":

    - Uma das intenções de se obter um DX7/11 é para formar uma banda com colegas viciados em games antigos como eu, e a linha DX foi escolhida justamente pela síntese FM


    bom, na minha banda quando cheguei com o DX-7 o teclado já ganhou o apelido de "atari com teclas" pelos timbres
    os timbres dá pra ter iguais, o unico problema é a limitação do proprio teclado, você vai ter 32 timbres na memoria, então dependendo do seu projeto: que quer ter efeitos, timbres de games e etc... vai ter que escolher bem quais são os 32 timbres que quer usar
    ------------------------------------------

    É possível também fazer sons deste tipo com DX? Tô ligado que os caras do Orbital usavam o DX11...
    alguns timbres que rolam na intro até os 54seg, até dá pra fazer, na hora que começa o putz... putz... é um festival de sweep que você tem que ter um synth com VCF/DCF, não tem isso no DX7, diferente do FM7

    -------------------------------------------------

    Definir a "frequency ratio" no FM7 é fácil, mas como se faz isso no DX? E os parâmetros "frequency coarse/fine", o que são exatamente?

    - Ajustar os envelopes é um caminho suado ou dá pra fazer numa boa?

    eu que sempre programei em teclados com 2 linhas no display pra mim isso é normal (o display do meu 01/w de 240 X 64 é como uma tv de 52")
    no seu caso com o tempo você se acostuma, cada um dos seletores do DX7 (1 a 32) na edição se torna um parametro, você coloca o valor e "imagina" o grafico se baseando no desenho do painel do DX-7
    http://chipple.net/dx7/english/edit.mode.html

    -------------------------------------------------------------------

    só pra comentar por cima sobre FM7 X DX7

    o FM7 tem mais recursos do que o DX7, o Patrick Wichrowski do orkut me disse que o FM7 está mais para o SY77 da yamha do que um DX

    só pra ter uma ideia:
    http://digitalmedia.oreilly.com/images/oreilly/digitalmedia/2006/04/fm -synth-fm7_pop.gif

    os 6 operadores do DX-7 são os operadores de A a F no FM7 os operadores X e Z que são o VCF e noise, não existem no Dx-7
    no FM-7 também tem um delay e outros ajustes de efeito e EQ que não tem no DX-7

    no FM-7 você trabalha com outros waveforms, no DX-7 só senoide... então o que vem pronto no FM você tenha que quebrar a cabeça para fazer 2 senoides se modulando ficar com cara de uma dente de serra...

    pra não ficar a dúvida de que timbre pode ou não pode, se você tem alguns bancos de timbres baixados para o FM-7 vai ver que alguns tem na ultima linha "INFO: DX7 import" esse é fato que dá, os outros talvez

    ---------------------------------------------------

    o que é a "matrix" no FM-7 são os Algoritmos do DX-7 (aqueles fluxogramas desenhados por todo o painel)
    http://www.beatmode.com/fm7/art/fm-matrix.gif


    http://www.adp-gmbh.ch/csound/dx7/algorithms.html

    a diferença: no FM-7 você consegue criar teu caminho, puxa daqui, liga alí, faz o roteamento da forma que preferir, tem mais opções, da pra colocar mais de um operador em feedback...

    no DX-7 você já tem 32 fixos

    ----------------------------------------------------

    Talanski
    Veterano
    # mai/10
    · votar


    fernando tecladista e _Rattu_, MUITO OBRIGADO por sanar as minhas dúvidas, muito obrigado MESMO! Tudo o que vocês me passaram foi extremamente valioso!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Yamaha DX7/DX11 em SP, onde e como?