Roland ex7s + bateria boss

    Autor Mensagem
    elnobre
    Veterano
    # fev/10


    Certa vez um amigo me falou que conectava um yamaha psr-630 numa bateria eletrônica e os sons de bateria nos ritmos do teclado eram substituídos pelos do equipamento. Tenho um roland exr-7s mas não gosto de alguns kits de bateria, portanto gostaria de sabe se é possível fazer o mesmo com esse teclado e uma bateria boss dr-550, por exemplo?
    Valeu!

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # fev/10 · Editado por: Jonathas Lacerda
    · votar


    Bom... Se o EXR-7s envia o canal 10 na execução dos ritmos, é só você setar o DR-550 para receber no canal 10 também (acho que ele vem por padrão em canal 10 mesmo, já que se trata de uma bateria).

    elnobre
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Terça-feira estarei recebendo uma bateria boss DR-3 e farei o teste pra confirmar se é possível tocar os ritmos do teclado substituindo os sons de bateria do mesmo pelos da bateria eletrônica.
    Se alguém tiver uma dica de como fazer, favor colaborar com o tópico.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    elnobre
    eu estava lendo o manual do EXR7s e vi que a parte de funções de midi é meio "capada"

    a maioria dos teclados você tem cada canal que pode selecionar o que você quer fazer
    tem que procurar alguma função de mute pra ver se corta a bateria tocada no teclado e mantem a mensagem midi

    pelo que lembro do meu alpha-1 que tive os controles são iguais
    então tem que zerar o volume do canal de bateria
    o problema é se esse zerar não manda o comando de volume para a bateria e esta abaixa também
    então na bateria tem que pocurar algum parametro de "midi volume on/off" e deixar desativado

    tem que ve também se o dum kit vai da certo, se não vai sai bumbo no lugar de prato, caixa no lugar de tom...

    arilevita
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    elnobre
    A complicação é tão grande, com chances de dar zebra no meio da sua apresentação. Por que não tenta algo mais novo como o GW-8 que você encontra usado por R$ 2200?

    elnobre
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Prezado Arilevita, boa tarde!
    Ontem a noite fiz um teste e muito do que vc disse é verdade. Alguns estilos ficaram muito bons, agora com som de bateria de verdade..hehhehe. Porém, com outros não deu tão certo, pois ficavam faltando o som da caixa. Não houve troca de drum kits e o que era bumbo saiu com som de bumbo mesmo, pratos, tom etc.
    Enviei um e-mail para a assistência por meio do site da roland pra ver encontro alguma explicação para os ritmos que não deram certo. Se é algo relacionado aos kits de bateria do teclado, da máquina de ritmos ou o sinal midi.
    Com relação ao gw-8, só posso comprá-lo de vender meu exr-7s. Seria até mais fácil de transportar por ser menor e ainda vem com o chip do fantom, mas aqui é difícil vender esse teclado e a galera só quer pagar parcelado. Vou fazer novos testes e anuncio qualquer novidade.
    Valeu!

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Porém, com outros não deu tão certo, pois ficavam faltando o som da caixa. Não houve troca de drum kits e o que era bumbo saiu com som de bumbo mesmo, pratos, tom etc.

    o que eu acho

    o kit GM basico é esse (ultima tabela):
    http://www.tweakheadz.com/gm_sound_map.htm

    começa com:
    35 B0 Acoustic Bass Drum
    36 C1 Bass Drum 1
    ....
    e termina com
    79 G4 Open Cuica
    80 G#4 Mute Triangle
    81 A4 Open Triangle

    esse C1 é o primeiro dó em um teclado de 5 oitavas

    tem teclados que somente tem esse kit basico e se você tocar as outras teclas, não vai ter som de nada
    outros modelos colocam alguns timbres especificos fora dessa área
    então o que pode acontecer
    essa caixa que não apareceu pode ser um timbre mais especifico criado no teclado e está em alguma area fora de B0 e A4, se o módulo não tem nada alocado para essa area não vai sair som de nada
    -----------------------

    outra hipotese, mais no chutometro
    li que no GM2 dá também pra mandar bateria também pelo canal 11, pode ser que por algum motivo a caixa e alguns outros instrumentos estão neste canal, se o módulo só recebe pelo canal 10, então de outros canais não se ouve nada

    elnobre
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    Ok Fernando! Suas dicas são muito boas. Eu não entendo muito dos padrões MIDI, mas deu pra compreender sua opinião. Eu estou achando que é algo relacionado a timbre específico mesmo e aguardo um retorno da roland sobre isso.
    Logo mais vou tentar trocar o kit usado nos ritmos usando o styleworks pra ver se resolve, caso contrário pode ser o que vc falou sobre estar fora da área B0 e A4. Mas independentemente disso os estilos que foram devidamente reconhecidos já fizeram o investimento valer a pena.
    Grato!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Roland ex7s + bateria boss