Kurzweil sp76 ou M-audio prokeys 88sx

Autor Mensagem
    emerson_ccm
    Veterano
    # dez/09

Olá....
    Tenho um Yamaha MO6 e queria comprar um piano digital, não importa c é 76 ou 88 teclas.
    Eu toco na igreja e iria usar os pianos dele, e tbém os os timbres do meu MO6 nas teclas do controlador....
    Estou em dúvida entre sp76 ou m-audio prokeys 88sx. Qual tem o melhor piano???
    Qual é mais prático para configurar os timbres do outro teclado (como controlador)???
    Me ajudem ae galera...

Jonathas Lacerda
    Veterano
    # dez/09
    · votar

emerson_ccm

Posso responder essa pergunta fácil fácil!

Tive um SP76 e troquei ele exatamente pelo prokeys 88sx

Kurzweil SP76
    Pontos positivos
    :: Construção - Feito todo em metal, o torna mais resistente
    :: Teclas melhores
    :: Melhor como controlador (tem poucos controles, mas transmite em 16 canais MIDI - permite que se configure 16 sons para serem acessados direto pelo painel)

Pontos negativos
    :: É muito mais pesado que o prokeys
    :: usa ribbons para pitch e modulation (considero isso uma desvantagem)

M-Audio Prokeys 88sx
    Pontos positivos
    :: Mais leve
    :: Sons melhores (apenas 7 - mas todos os sons dele são melhores que os do SP76, exceto o órgão. Não que seja ruim, mas não me agrada muito aquele B3 percussivo)
    :: tem USB
    :: Pianos de 3 layers
    :: Mais peso no P.A - é perceptível mesmo! Já usei os dois lado a lado. Não que o SP76 não tenha peso! Ele mixa muito bem com a banda. Apenas quis dizer que o prokeys é ainda melhor.
    :: Edição mais fácil - Direto dos botões do painel, você edita a dinâmica das teclas, o reverb e o chorus, bem como transpose.

Pontos negativos
    :: feito de plástico, o torna mais frágil e requer mais cuidado
    :: Utiliza troca de timbres sequencial
    :: O pedal sustain que vem nele é muito ruim
    :: Não tem display para visualizar parâmetros
    :: poucos botões - para editar as funções, é necessário utilizar as teclas dele
    :: teclas mais curtas. Cerca de 1 ou 2cm menor que as do SP76/88

Bom, o m-audio tem mais pontos negativos porque tem muitos pontos positivos também.

Bom, não é porque o prokeys 88sx é bom pra mim que vai ser bom pra você. Eu fiz a troca, gostei da troca e faria novamente. Considere assim: Só pegue o prokeys se você realmente precisar das 88 teclas e achar que os pontos que citei deles sejam de fato relevantes para sua escolha.

emerson_ccm
    Veterano
    # dez/09
    · votar

Jonathas Lacerda

Valeu mano pela dica, eu tbém já tive um sp88 o piano dele tinha muito peso, mas com o passar do tempo o som dele foi enjoando e troquei ele por um sintetizador, mas o m-audio eu ainda não testei mas vc dice que ele tem mais peso q o SP, ele deve ser muito bom então....
    me desculpe a ignorancia mais o que é P.A???
    há, e vc disse que ele usa troca de timbre sequencial, quer dizer q c eu programar vários timbres eu não consigo acessar o ultimo timbre da lista com um só "click" em algum botão programável???

Jonathas Lacerda
    Veterano
    # dez/09
    · votar

emerson_ccm
    Valeu mano pela dica, eu tbém já tive um sp88 o piano dele tinha muito peso, mas com o passar do tempo o som dele foi enjoando e troquei ele por um sintetizador, mas o m-audio eu ainda não testei mas vc dice que ele tem mais peso q o SP, ele deve ser muito bom então....

O m-audio é muito bom sim e acho ele melhor que o SP76/88 nos timbres.

me desculpe a ignorancia mais o que é P.A???

P.A significa public adress, ou seja, endereçado ao público. São as caixas de som que ficam voltadas para o público num Show. Em um sistema de som existe o P.A, a monitoração (que pode ser feita com cubos e/ou headphones) e os sides.

Dizer que um som não some no P.A. quer dizer que qdo a banda toda entra, você ainda consegue sentir o peso do teclado da mesma forma com que ouve ele de forma solo.

há, e vc disse que ele usa troca de timbre sequencial, quer dizer q c eu programar vários timbres eu não consigo acessar o ultimo timbre da lista com um só "click" em algum botão programável???
    exato.

Mr Madruga
    Veterano
    # dez/09
    · votar

eu iria de prokeys 88sx pq é mais facil pra transportar, tem bend e modulation, etc

Shadad
    Veterano
    # dez/09
    · votar

emerson_ccm

Tenho um Prokeys 88SX e assim como o Jonatas Lacerda o considero melhor que o SP76. Principalmente pelas multi-camadas dos pianos.

quer dizer q c eu programar vários timbres eu não consigo acessar o ultimo timbre da lista com um só "click" em algum botão programável???

É possível fazer isso com o mínimo de 3 "clicks":
    Apertando o botão "Advanced Functions" , escolhendo o canal para o qual o timbre está atribuído (teclas Ré 1 até a Mí3) e depois apertando "Enter"(Dó5). A maneira mais fácil de driblar essa "deficiência" e acessar os timbres com um só click é programá-los na ordem mesmo. Se você pretende controlar poucos timbres isso não será problema.

Ah, o Prokeys 88SX, a pesar de ser mais leve que o SP76, não é mais fácil de transportar. Em um carro popular ele só cabe no banco do carona deitado ao comprido.

Nunca usei um SP76 como controlador mas acredito que a dificuldade de programação seja a mesma do Prokeys 88SX.

emerson_ccm
    Veterano
    # dez/09
    · votar

Shadad
    Veterano

me desculpe a ignorancia outra vez mais vc disse que o m-audio tem pianos melhores q os do SP76, Principalmente pelas multi-camadas dos pianos.
    como assim mult camadas???
    há vc acha que vai ser uma combinação boa o meu yamaha MO6 e o m-audio prokeys 88sx....
    colocando o m-audio pra controlar o MO6 por exemplo:
    um dx do MO6 ou piano nas teclas do M-audio será que fica com mais peso??soa bem melhor q nas teclas de sinthy do MO6??

lusojunior
    Veterano
    # dez/09
    · votar

emerson_ccm

O SP76 utiliza apenas uma amostra pra cada tecla... seja quando você toca fraco, médio ou forte.

Já o Prokeys tem as três camadas, ou seja, três amostras pra cada tecla, para quando se toca fraco, médio ou forte.

Bem simples assim.

A vantagem de termos mais amostras é que o timbre fica bem mais dinâmico e realista.

Shadad
    Veterano
    # dez/09
    · votar

emerson_ccm

É isso aí que o lusojunior disse.

As camadas de velocidade são ativadas de acordo com a força que aplicamos nas teclas. Além da intensidade aumentar o timbre muda um pouco. Se tocarmos no Prokeys 88SX com uma pegada suave o som sai aveludado. Se tocarmos com força o som sai com mais brlho, estalado como num piano de verdade.

No SP76/88 isso não contece. A nuance é a mesma, não importando a força que aplicamos. Isso é uma desvantagem.

Considero o Prokeys 88SX , em termos de timbres, um teclado melhor que o SP76. Sem falar que o Prokeys tem timbres vintage (que o o SP76 não tem) muito bons como o Rhodes, Wurlitzer e Clavinet. Acho o B3 dele melhor que os órgãos do SP76. Já vi "neguin" fazer misérias com um pedal simulador de leslie.

Acho que Prokeys 88SX + MO6 é uma boa combinação.

Eu usava o meu Prokeys 88SX para controlar um MM6 que vendi. Me arrependo de ter evndido. Esse setup satisfazia as minhas necessidades.

No MO6 as coisas devem ficar melhores. Os timbres controlados soarão da mesma forma mas a sua interpretação irá mudar por as teclas do Prokeys serem melhores. Você sentirá!

emerson_ccm
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: emerson_ccm
    · votar

Shadad
    Veterano

valeu mano pelas dicas.....
    eu vi em outro blog um cara dizendo que o m-audio 88sx fica com o som magro no P.A e q ele comprou o teclado depois de três meses já o vendeu...já nesse tópico citaram que ele é melhor que o SP no P.A....
    se alguem tiver mais alguma opinião sobre o M-audio seja bem ou mal, façam ae eu agradeço...

emerson_ccm
    Veterano
    # dez/09
    · votar

tenho outra dúvida se alguem puder me ajudar "de novo" he he....
    qual o melhor piano levando em conta peso, pegada etc...
    M-audio prokeys 88sx ou M-audio prokeys sono 88...
    ouvi as demos eu gostei mais do prokeys 88sx mas tem algumas pessoas que disseram que ele tem o piano magro...
    qual é o melhor??

Jonathas Lacerda
    Veterano
    # dez/09
    · votar

emerson_ccm

Bom... O Sono 88 nada mais é que um Prokeys 88sx com interface de audio embutida... e 128 sons GM. Acho desnecessário pagar 600 pratas a mais por uma interface meia boca + módulo GM

emerson_ccm
    Veterano
    # dez/09
    · votar

Mas o piano do prokeys sono 88 é um Steinway piano...
    e dizem que por isso o som de piano dele é melhor que o do 88sx..
    isso é verdade???
    alguém aí tem o sono 88???
    o piano dele tem peso???
    é igualzinho o do m-audio 88sx???

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Kurzweil sp76 ou M-audio prokeys 88sx