Pianista do show do RC

Autor Mensagem
ogaitnas
Veterano
# dez/09
· votar


zolhof

haha gotcha.. pelo menos aí ela não usou playback no vocal... no show aqui de cwb de sei lá que ano em que vieram aqui, no fim do show foi só playback... (segundo quem foi.. eu não fui...heheh)

tiago scott
Veterano
# dez/09 · Editado por: tiago scott
· votar


Bom minha opnião é...

Pessoal sinceramente não concordo com a maioria dos Posts postados aqui. Concordo com o Riceria que é vergonhoso um show de Roberto Carlos que é feito 1 vez no ano com exclusividade total da Globo, o pianista usar um facke de piano de cauda, rsrsrsrsrs nossa sem noção nenhuma.

Quando muitas pessoas dizem: Ah não tem nada a ver, só tem mulher no show, você acha que vão reparar nisso? AS TIAZINHAS E VOVÓS NÃO, MAS A CRITICA SIM E COM MUITO VIGOR!


O show não é de exclusividade de quem esta lá presente, e sim de todo o público e critica, pra mim um show dessa magnitude tem de ser perfeito, sem qualquer tipo de erro como esse que deixa a produção com um descrédito muito grande. Um artista do renome de Roberto Carlos, com um pianista usando um S90 ou qualquer outro modelo com uma carcaça de piano de cauda tsc, tsc, tsc. Ficava mais bonito usar o S90ES ou qualquer outro modelo para todos verem sem essa gambiarra de 5º categoria.

Basta pensar no seguinte, quantas pessoas no meio secular sem serem músicos ou ligadas a música conhecem John Legend?

Garanto que uma pequeníssima parcela, e em todas as apresentações desse cantor e pianista americano na Senhora Rede Globo (Caldeirão do Hulk, Altas Horas etc) ele se apresentou com um belo piano Yamaha de cauda VERDADEIRO, e olha que era menos da metade de músicos do que um show de RC, 3 backs, 1 baixista e 1 guitarrista. Agora por favor, não me venham com essa loróta que o cara usar um facke no show anual de RC na Globo não tem nada a ver por favor, ou se é 100% profissional ou 99,9% amador.

teclado_mania
Veterano
# dez/09
· votar


E esse negocio de dificil transporte, para Roberto carlos?

Dificil é para nos transportar um s90 andando de onibus, Roberto carlos anda é de avião , helicoptero.

ptonhozi
Veterano
# dez/09
· votar


Näo vi o show.. mas conheco mtos artistas que usam essa "malandragem" aqui na Alemanha. Eu realmente näo acho vergonhoso isso, vergonhoso seria ele cometer algum erro e tal, mas com os equipamentos digitais que hoje existem, eles simulam perfeitamente qualquer instrumento.
Posso tambem dizer que microfonar um piano näo eh uma tarefa facil, trabalho com a sennheiser aqui em Hannover e sei o quanto de trabalho temos para conseguir isolar apenas uma regiao de som com microfones, eu tenho que confessar que um teclado hoje oferece uma qualidade melhor do que um piano microfonado devido a nao existirem ruidos externos capturados pelo microfone. Mas deixo claro que ate hoje nao existe uma simulacao de piano melhor do que um piano real.

Rhodes
Veterano
# dez/09
· votar


Que bom que temos várias opiniões diferentes.
Isso enriquece o fórum.


Como já falei antes, não acho que o equipamento utilizado torne a situação "vergonhosa".

Às vezes achamos que tudo é mais fácil para artistas famosos.

Eu sei que estamos falando do Rei.
A produção do show dele tem bastante dinheiro pra gastar e não acredito que um show que acontece uma vez no ano mereça pouca atenção.

Porém lembre que todo show, de qualquer artista (famoso ou não) é o trabalho dele, é onde ele ganha dinheiro.
E é onde os produtores LUCRAM. Todo show tem que dar lucro.

Vamos parar de pensar um pouquinho como músicos e expectadores e vamos pensar como produtores.

Onde você, como produtor, utilizaria um piano de cauda BRANCO de novo?
Você vai comprar um super piano BRANCO, caro pra caramba, pra usar um vez por ano?

Sei que o preço desse piano é muito pouco quando comparado com a receita de um show desse.
Mas o produtor deve ter pensado: pra quê?
Só pra usar por algumas horas, e satisfazer à vontade da minoria dos expectadores que são músicos?

Eu não compraria.

O som dos digitais está muito bom.
Com essa "malandragem" você cria um efeito muito bonito no palco.
Dá pra fazer piano azul, verde, amarelo, colorido, etc.

Acho que vergonha seria o cara esquecer os acordes no meio de uma música só voz e piano.

Rhodes
Veterano
# dez/09 · Editado por: Rhodes
· votar


EDIT:
Deu um erro aqui e, sem querer, postei a mesma coisa duas vezes.
Estou apagando uma.

Marcos Martini
Veterano
# dez/09
· votar


Techmuch g7
É um piano digital, camuflado em uma armação de piano de cauda. Me pareceu ser o Rd da Roland...

eu arrisco dizer q era um RD700

tiago scott
Veterano
# dez/09
· votar


Rhodes

Porém lembre que todo show, de qualquer artista (famoso ou não) é o trabalho dele, é onde ele ganha dinheiro.
E é onde os produtores LUCRAM. Todo show tem que dar lucro.


Cara mas analise uma coisa, a Globo paga e MUUUUUUUUITTTTTTOOOOOOOOOOOO bem RC e sua produção por esse show de final de ano, e pode ter certeza absoluta que essa falha não tem nada a ver com renda de show ou não.

Concordo sim que realmente para se manter um piano de cauda ala Stenway ou Yamaha não é fácil mesmo ainda mais branco, seja por afinação, transporte etc. Mas eu fico pensando comigo, já vi 4 shows de Cesar Camargo Mariano com Pedro Mariano juntos, e em todos os shows o grande César estava lá com seu belo piano Yamaha, muito bem microfonado onde você escutava até a ressonância do Dó mais agudo e do Lá mais Grave, agora me diz uma coisa: Só conhece Cesar Camargo Mariano quem sabe de boa música ou quem ouve ou conheçe ele na gringa, agora Roberto Carlos o artista mais conhecido do Brasil a anos não tem renda para arcar com piano de cauda original em suas apresentações !!! Eu não acredito mesmo.

Pra mim, foi desleixo puro do produtor do show, eu como produtor do show mais popular de fim de ano no Brasil não levaria isso como algo natural pois só músicos ou não musicos veêm o show, acho que isso acaba repercurtindo em comentários como esses sim. Volto a afirmar, prefiro mil vezes ver o cara com o RD ou S90 montado numa estante para todos verem, do que uma gambiarra ridícula dessas. Depois querem que a gente releve essas coisas !!!

PS. Não chamo de vergonha o cara errar um acorde numa música, aí ja envolve a questão do grau de profissionalismo em que o músico encontra-se, mas acho que isso é bem dificil para quem é profissional a anos tocando com artistas conhecidos ou não, isso parece mais coisa de iniciante nas teclas, não que não haja raras exeções.

Rhodes
Veterano
# dez/09 · Editado por: Rhodes
· votar


tiago scott

Hehehe

Sem estresse brother.
Como eu disse no post lá de cima:

Que bom que temos várias opiniões diferentes.
Isso enriquece o fórum.


Você acha esse artifício uma gabiarra ridídula.
Eu acho criativo e prático.

O produtor também deve ter tomado essa decisão bem consciente. Não acho desleixo não.

Simplesmente temos opiniões diferentes.

Nunca, em nenhum show, a produção vai agradar 100% do público.
Normal. É assim mesmo.

Mas como eu também disse: EU como produtor não compraria o piano branco.
Não sei nem quanto deve custar, mas sei que não foi falta de dinheiro.
Porém seria menos lucro; e que no final não ia agradar todo mundo do mesmo jeito.
E olha que nem comprometeu a qualidade do show.

Se não fosse o piano, alguém ia estar reclamando de alguma outra coisa.

Opinião é assim mesmo.
Igual a nariz: cada um tem o seu.

Fica na paz.

tiago scott
Veterano
# dez/09
· votar


Rhodes

Sem estresse brother. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Imagina meu amigo, aqui é No Stress total rsrsrsrsrs. Prefiro gastar energias numa discussão sobre Fantom G, Motif XS ou M3, que acredito trazer muito mais benefícios a todos os usuários do fórum. Quanto ao piano do show de Roberto Carlos eu não ligo mesmo, pode ser original ou facke, azul, amarelo, rosa, verde com bolinhas brancas. Prefiro me atentar em outras coisas nesse fim de ano, lançamento do CD Piquenique do ED Motta, uns vídeos de Cesar Camargo, Joe Sample, Ivan Lins e coisas mais estimulantes.

elektrodisco
Veterano
# dez/09
· votar


Eu acho que a imagem acabou escapando pois, depois que via a primeira vez, fiquei de olho para ver qual teclado era e não apareceu mais. O Fake acho que acabou vazando !
So para finalizar minha participação, um piando de cauda é muito bonito, mas um belo set de teclado tambem impressiona. Vide o idolos, não querendo comparar alhos com bugalhos, aonde havia teclados, micros, uma banda super competente e um visual bastante legal.
Para ficar tudo fake no show do RC so faltou colocar a Roberta Close......piano Fake, perna Fake e mulher Fake. Desculpem a piada mas não resisti...........

fernando tecladista
Veterano
# dez/09
· votar


Ai, em um close, veio a surpresa ! So tem a caixa de madeira o piano de cauda ! Em vez das teclas tinha um teclado


faz tempo que é assim, tem mais trocentas outras bandas que fazem isso
o cesar camargo mariano fez isso na decada de 80 com um KX-88
tem banda também que já vi usando carcaça de rhodes

no especial do RC do ano passado tem uns lances onde aparece o eduardo lajes no piano tocando alguns temas e dava pra ouvir que era um timbre de roland dos mais antigos JV ou XP

a questão disso é simples:
no palco tem microfone que pega até o peido do roberto carlos, pra ter deixar o piano acustico com qualidade já vai mais outros mics, e ai tem o lance de vazamento.... como o piano não é o apogeu do show, não vai dar diferença pegar um piano digital

Eraques Neto
Veterano
# dez/09
· votar


O Piano digital que eles usam dentro daquela caixa de piano, é um Roland RD-700sx, com certeza!!!

Jonathas Lacerda
Veterano
# dez/09
· votar


tiago scott

Existe uma diferença gritante entre Roberto Carlos e Cesar Camargo Mariano: um é cantor, o outro, um pianista.

Pro RC não pega mal... Pro Cesar, com certeza!

SamplerMan
Veterano
# dez/09
· votar


o cara do jô soares tá usando um synth dentro da carcaça também, me pareceu um kurzweil, eu percebi uns dois dias antes quando fiquei procurando o hammond e não encontrava, dai dois programas depois veio a revelação...

eu acho legal se usar sim..

tiago scott
Veterano
# dez/09
· votar


SamplerMan

Então meu amigo, mais o pianista do JÔ não usa um facke de piano, é uma clavinova não sei se da Yamaha ou Kurzweil. Por isso você ouve ele usando hora som de piano, hora som de hammond. Acho que ficaria mais bonito o pianista do RC usar um desses não !!!

tiago scott
Veterano
# dez/09
· votar


Jonathas Lacerda

Na verdade Jonathas quis fazer mais uma comparação como: Show de César Camargo Mariano, 300 pessoas em um local exclusivo com piano de cauda Yamaha, e show de Roberto Carlos 200 mil pessoas com o Eduardo Lages usando um facke. Como alguns citaram aqui ficaria mais bonito usar um set de teclados a vista ou um Clavinova que ficaria melhor.

Abraços ...

teclado_mania
Veterano
# dez/09 · Editado por: teclado_mania
· votar


Na verdade um bom piano digital com aparencia de piano de cauda é o yamaha n3.

Mas é muito dificil microfonar um piano digital, ambiencia, microfones condensadores que captam tudo .

Mas vê ai um exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=To4XFZsLX_o

Um piano de cauda aberto com condensadores enfiados lá dentro no ar livre (captam tudo).

_Rattu_
Veterano
# dez/09
· votar


Isso é o que me faz perceber que a pós-modernidade realmente chegou: utilizamos só a casca, só a representação do que queremos de fato. Não queremos o real porque ele é muito "difícil" ou "denso demais", você finge que toca num piano de cauda e os tecladistas que vêem seu show fingem que ouvem um piano de cauda enquanto os leigos acreditam que o som que estão ouvindo é um piano de verdade.

Uma grande farsa, mas já que está todo mundo de acordo... Um cara como esse poderia SIM usar um piano de verdade, ele tem dinheiro, tem roadies, tem equipe... o John Greenwood do Radiohead é guitarrista e leva pra palco um Rhodes e um piano vertical, uns dois sints modulares gigantescos fora uma cacetada de controladores MIDI pra sints de rack e sequenciadores em palco... Na minha opinião o único motivo pra uma pessoa não usar o real é se ele não puder mesmo por questões de logística ou grana. Caso contrário, se envergonhe!

fernando tecladista
Veterano
# dez/09 · Editado por: fernando tecladista
· votar


Existe uma diferença gritante entre Roberto Carlos e Cesar Camargo Mariano: um é cantor, o outro, um pianista.

Pro RC não pega mal... Pro Cesar, com certeza!

pega não, eu lembro quando ele apareceu com isso, era novidade tinha até um CCM no local do nome do piano, na época não era como hoje que se vê varios por ai, acho que ele apareceu com isso no final da decada de 80... quando ele largou aquela fase eletronica
vi a justificativa basica dele era algo do tipo
"eu adoro piano, gosto do movel do piano, gosto do desenho em si do piano, da madeira.... mas não é todo lugar que há um piano para se apresentar então onde não tem eu levo esse"
sem contar o mercado em si, não havia importações de piano como é hoje, não havia essa estrutura pra show como é hoje, não se tinha pianos de concerto pra locar a torto e a direito e etc...
o cara tem duas opções: ou faz "c* doce" e fala que só toca quando tiver "condições minimas para se apresentar", ou leva de casa
decada de 80/90 nem se conseguia ter instrumento eletrico direito quanto mais acustico



SamplerMan
o cara do jô soares tá usando um synth dentro da carcaça também é uma clavinova não sei se da Yamaha ou Kurzweil
o dele pelo que lembro até um tempo era um solton


------------------------------------

agora aqui no fórum as opiniões são estranhas, "sinistras" contraditorias
ao mesmo tempo que se briga neste tópico aqui pra usar piano acústico
tem tópico onde condena tecladista de levar uma tralha no palco: dx7, moog, sampler, prophet 5.... defendendo a dentes a ideia de levar um pc com VSTs pra simular esses instrumentos

---------------------------------------------------
tem gente aqui querendo piano acustico e falando de vst em outro tópico...???....!!!....:(

----------------------------------------------------
e sem contar outra...
esse carcaça de piano branco faz anos que está no set do show... então:
1- só esse ano que o pessoal viu
2- o timbre ninguem até hoje ninguem se tocou qual era (cade os puristas de piano?)
3- não acompanha a carreira do RC e resolve dar palpite nos 45 do segundo tempo

fotos onde se vê o piano branco
show de navio em 2009
http://colunistas.ig.com.br/mauriciostycer/files/2009/02/roberto-carlo s-show1.jpg

show em 2008
http://g1.globo.com/Noticias/Musica/foto/0,,13553023-EX,00.jpg

show em 2007
http://bp3.blogger.com/_Sy55Ia4nbws/R3B7B9gSN3I/AAAAAAAAACw/B5JABC5uLn A/s1600-h/rc+especial.jpg

em 2006
http://oglobo.globo.com/fotos/2006/12/06/06_MHG_cult_rc03.jpg

em 2005
http://oglobo.globo.com/blogs/arquivos_upload/2008/12/283_1341-rita.JP G

video pra quem vai falar que não se sabe em que ano se trocou por digital...

já era em 2003 nos (0:28)
http://www.youtube.com/watch?v=bIlzR86LrxI

os outros anos nem vou perder tempo
--------------------------------------------

a historia do pianista é outra parte interessante

estavam fazendo teste pra achar um guitarrista pra banda do RC, e ele foi lá no teste, senta no banquinho e "pin...pon... trunc... plec... na guitarra e nada de sair som, até que alguem parou o teste e perguntou porque ele não estava tirando som da guitarra e ele respondeu que só sabia tocar piano, colocaram no piano e está lá até hoje

elektrodisco
Veterano
# dez/09
· votar


Nunca tinha visto aquele piano branco antes pois, como não curto o nosso rei, nunca vi um show dele. Desta vez, tinha gente em casa assistindo e ao passar parei para ver a instrumentaçaõ. Escutei o som de teclado, uma especie de mistura de piano CP com PAD e fiquei procurando o tecladista. Vi o pianista, mas achei que tb tinha um tecladista que não aparecia...e o tal som de timbres de teclado misturado.....quando, de repente, escapou a imagem. Desvendado o mistério.
Um piano de cauda original é lindo, mas um belo set de teclados não deixa a desejar ! Prefiro a transparência.

teclado_mania
Veterano
# dez/09
· votar


http://www.forat.com/allpictures/Madonna/Marcus%20Brown%20&%20Bruce%20 Forat.jpg

Ai um tecladista dele que deve ter ganhado maior panetone da roland , pow o cara usa organizador de cabos, vou pensar em fazer isso.

Achei bem legal esse set dele.

riceira
Veterano
# dez/09
· votar


Jonathas Lacerda


É isso, amigo, como o Rhodes bem colocou anteriormente
Que bom que temos várias opiniões diferentes. Isso enriquece o fórum. e todos nós só ganhamos com isso, além dessa amizade virtual que é bem saudável e prazerosa.
Posso garantir que não estou usando de hipocrisia, purismo musical e muito menos estou sendo contraditório no meu ponto de vista, pois em outros posts já chamei a atenção para o quão desagradável considero ouvir por exemplo som de sanfona numa apresentação, procurar pela sanfona e perceber que se trata de teclado... lembro que fui muito criticado por esta postura, mas não posso simplesmente mudar meus conceitos porque muitos acham natural o teclado substituir a sanfona que para mim é um instrumento insubstituível em se tratando de um show de porte.
Se estiver assistindo a um show e ouvir som de sanfona quero ver a sanfona e não um teclado; se há um piano de cauda no palco vou torcer o nariz se perceber que tem teclado embutido na carcaça.
Nos anos 80 o multitecladista Jean Michel Jarre usava aqueles teclados imensos com teclas iluminadas beirando espetáculo circence. Hoje ele esparrama pelo palco uma parafernália de analógicos antológicos em suas turnês e nem preciso dizer a qual dos espetáculos prefiro assistir: ao musical ou ao circense...
Eu considero as apresentações do "rei" RC apresentações de fachada, mas não imaginava que chegasse ao ponto de vestir um RD-700 com carcaça de piano de cauda.

tiago scott
Veterano
# dez/09 · Editado por: tiago scott
· votar


riceira

Mas aí está o problema. Hoje em dia muitos que se dizem tecladistas, pianistas e músicos puritanos que primam por execelência, acham normal o cara usar um facke, como se fosse a coisa mais linda do mundo. Ainda tem aqueles que só faltam dizer: É que não importa o visual, dane-se se é original ou carcaça, o importante é fazer meia dúzia de leigos acreditarem que trata-se de um piano original, e se preocupar mais com a lucratividade "Por que hoje em dia dá muito trabalho microfonar um piano, tem logística isso e aquilo". Lamentável ouvir uma coisa dessas para um pseudo pianista que tem roude, não pega peso nenhum, ganha muito dinheiro com RC e ainda faz uma porcaria dessas. Como eu disse ou se é profissional para levar um piano acústico para o palco, ou se é profissional para levar um piano digital ou synth para o palco, agora levar carcaça de piano e colocar RD ou o diabo que seja dentro é demontrar ser MUITO amador com execelência em visual de palco, no próximo ano o cara compra dois Hammond XK e poe dentro de uma carcaça de B3, que lindo vai ficar.

Como dei um pequeno exemplo, John Legend que é conhecido por uma pequena parcela do público brasileiro se apresenta na globo com um belo piano Yamaha, com metade dos músicos e provavelmente menos da metade do orçamento do Especial RC, agora pianista do RC usar Facke, vá se danar. É por isso que o Brasil é sempre essa porcaria, por que nunca nos preocupamos em fazer as coisas 100% perfeitas, sempre tem que ter esse jeitinho brasileiro pra tudo. Eu primo por essa exelência por que eu como músico exigente gosto das coisas bem feitas que enriquecem tanto a musicalidade como o espetáculo num todo, e acredito assim como eu e outros na área de música, tem o cara que é designer que acompanha o visual feito, o estilista que analisa o tecido e modelos que RC e demais utilizaram no show. Como eu digo num show não se conta só visual de teclado ou microfone, mas de tudo. Ou se é 100% profissional ou 99% amador.

Levy_Carvalho
Veterano
# dez/09
· votar


Uma pergunta meio besta!!

Será que nesse caso do roberto carlos, eles naum foram proibidos de mostrar a marca do teclado e ao inves de botar ujma simples fita, camuflaram desse modo????

Afinal em um show desses eles tb arrecadam patrocinio, e se derrepente a roland naum quiz ajudar eles tentaram esse boicote!

Felipasso
Veterano
# dez/10
· votar


Só para completar, ontem teve o show do RC e o piano era um RD 700 GX na carcaça do piano.

elektrodisco
Veterano
# dez/10
· votar


Não aprendeu a lição !!

_BLACKMORE_
Veterano
# dez/10 · Editado por: _BLACKMORE_
· votar


Só para completar, ontem teve o show do RC e o piano era um RD 700 GX na carcaça do piano.

em determinado momento teve um certo close no instrumento e tive esta mesa impressão ... e sinceramente ... qual a diferença do músico tocar um instrumento acústico e um digital com a qualidade que existe hoje em dia? com isso uma outra pergunta eu lanço ... ainda existe audio analógico? ou mais ... pq um músico que toca a uns 50 anos não pode utilizar um instrumento moderno? tem q utilizar instrumento antigo? ou pode utilizar algo de ultima geração?vejo que o povo aqui não sabe da dificuldade de se microfonar um piano. Não vejo problema algum em usar instrumento acústico ou analógico ... vai do gosto do músico e não apenas da vontade do público ou do que pensam sobre.

Marcos Martini
Veterano
# dez/10
· votar


Felipasso
e o piano era um RD 700 GX na carcaça do piano.
_BLACKMORE_
em determinado momento teve um certo close no instrumento e tive esta mesa impressão ...

Vou Fazer uma carcaça de Hammond B3 e vou colocar o PSR-420 da minha banda dentro.

Se o M.Smidth e o cara do RC pode eu tbm posso.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

gustavocp
Veterano
# dez/10
· votar


Claro que pode...
:)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pianista do show do RC