Qual cabo vocês usam ?

Autor Mensagem
marphy
Veterano
# dez/09


E aeww... Tava precisando comprar um cabo novo, dai comecei a pesquisar aqui no forum sobre o assunto, vi muita gente falando de cabos pra guitarra, cabo tipo cachimbo, jack não sei das quantas, perda de sinal, ruido.... mais nada na area de teclado. Vi muitas marcas de cabos e me parecem que as melhores sao a Monster Cable e a DiMarzzio, ja desencanei dos Santo Angelos da vida. Tava pensando em comprar um cabo da Planet Waves que oferece garantia vitalicia ( garantia pro resto da vida é bom demais xD ).Mais sera que um cabo de qualidade fornece uma melhora no som significativa ? Que cabos voces usam pra teclado ? Cabo pra teclado e pros outros instrumentos é a mesma coisa ? Valew. ^^

Jonathas Lacerda
Veterano
# dez/09
· votar


marphy
Não se engane com garantia vitalícia. Garantia só cobre defeito de fabricação. Se alguém quebrar seu cabo, detonar o plug, incinerar e outras fatalidades mais improváveis, a garantia vitalícia não dá conta.

Mais sera que um cabo de qualidade fornece uma melhora no som significativa ?
Essa é nova. Cabo NÃO melhora a qualidade do som. Se for um cabo ruim, vai piorar o som, se for um cabo de boa qualidade vai apenas retransmitir o som que recebe com mais fidelidade e com menos perdas e ruido.

marphy
Veterano
# dez/09
· votar


Jonathas Lacerda

Foi isso que eu ouvi la na area de guitarras, da uma pesquisada por la e voce vai ver quanta gente falando que consiguiu tirar um timbre melhor, mais pesado, mais isso, mais aquilo depois de trocar um cabinho furreca por um de melhor qualidade. Agora se isso dai é verdade eu ja nao sei. xD

tecladoprofusao
Veterano
# dez/09
· votar


marphy
voce vai ver quanta gente falando que consiguiu tirar um timbre melhor, mais pesado, mais isso, mais aquilo depois de trocar um cabinho furreca por um de melhor qualidade.
Mas é claro, pô! XD
A vida toda tocando com um lixo de timbre por causa do cabo furreca... Quando escuta o som real do instrumento o pessoal se surpreende hehe...

Que cabos voces usam pra teclado ?
Eu faço os meus. Compro plugues Santo Angelo e cabos de qualidade e monto do tamanho quue quero. Tenho um que funciona firme e forte desde meados de 2000.

Jonathas Lacerda
Veterano
# dez/09
· votar


tecladoprofusao
A vida toda tocando com um lixo de timbre por causa do cabo furreca... Quando escuta o som real do instrumento o pessoal se surpreende hehe...

Pronto! Respondeu por mim. Valeu!

Eu usava antes cabos montados por mim... Hoje uso Santo Angelo Standard e há 3 anos não tenho problemas com cabos.

marphy
Veterano
# dez/09 · Editado por: marphy
· votar


saushaushaushasu... provavelmente eh isso mesmo, o cara ta tao acostumado com uma porcaria que a hora que pega uma coisa decente se surpreende.

Eu tambem usava cabo santo angelo, mais sera que nao compensa pagar ums 20~30 reais a mais e ter um cabo um pouco melhor e que dure por mais tempo ? (minhas experiencias com santo angelo nao sao muito boas xD)

Haaa... e tem diferença entre os cabos ? Eu tambem usava um Santo Angelo Standard e me lembro que no papelão que o cabo era enrolado tava escrito Guitar, bla,bla, 3metros... Tem diferença entre os cabos para cada instrumento ? ou pode usar cabos de guitarra e baixo em outros instrumentos sem problema ?

Jonathas Lacerda
Veterano
# dez/09
· votar


marphy
Não existe isso de cabo pra guitarra, cabo pra baixo, etc... O que pode diferir de um cabo para outro é se ele é mono ou estéreo.

marphy
Veterano
# dez/09
· votar


a ta... valew... mais todos os cabos p10 geralmente sao mono nao sao nao ?

teclado_mania
Veterano
# dez/09
· votar


Eu estou usando cabo stagg de malha , to querendo comprar um direct box e mais um cabo, a qualidade é otima.

Jonathas Lacerda
Veterano
# dez/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


marphy
A grande maioria sim, mas existe P10 estéreo também.

Foto

Felipasso
Veterano
# dez/09 · Editado por: Felipasso
· votar


Se seu teclado tem apenas uma saida mono: Compre um cabo bom e duplo( pode ser até de RCA(aqueles do DVD) compre conectores de: duas entradas RCA e saida P10 pra liga no teclado e dois conectores rca in P10 out um em cada ponta do cabo duplo pra liga em dois canais na mesa! OU UM CABO Y, bem mais facil!

Jonathas Lacerda
Veterano
# dez/09
· votar


Felipe Antonio de Souza
Gambiarra das boas ein?

De que serve esse cabo ai? Pra criar um Dual Mono? Bizarro isso ai. A não ser que queira splitar o sinal por algum motivo. Qual motivo mesmo?

teclado_mania
Veterano
# dez/09 · Editado por: teclado_mania
· votar


Eu já fiz isso mais foi em um microfone, infeslismente é melhor deixar tudo montado ou vai começar a afrouxar os adaptadores ,uma simples ligação assim (se tiver uma behringer Uca 202) teclado -> adaptador p10 macho..p2 femea -> adaptador p2macho..rca femea -> cabo de dvd sony -> behringer Uca 202,da pra mandar 2 sons em 1 só.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# dez/09
· votar


marphy

Eu montava meus próprios cabos, as vezes até com plugs banhados a ouro, pra não oxidar.
Atualmente, por falta de tempo/preguiça tenho alguns que um parceiro montou pra mim, dois daqueles de pano Santo Angelo e um vagaba que é o terceiro reserva rsrsrs

Se vc for desses caras muito chatos ou que necessita se precaver de "possíveis" e "raras", diga-se de passagem, interferências, sugiro comprar cabos blindados, seja daqueles com rede ou os com fita de alumínio.

teclado_mania
Veterano
# dez/09 · Editado por: teclado_mania
· votar


Pessoal onde acho cabos pra fazer normal e quais, tem uma eletrica grande aqui perto e tava pensando em um de 3 vias pra fazer mais um cabo stereo.

Pow já basta eu ter um psr e ainda ter o resto do sistema ruim ,fora que as vezes da umas interferencias em um normal que uso.

tecladoprofusao
Veterano
# dez/09
· votar


teclado_mania
,fora que as vezes da umas interferencias em um normal que uso.
Meu PSR 240 já pegou rádio! XD

teclado_mania
Veterano
# dez/09
· votar


Já torci que isso não fosse acontecer , infelismente já tive que usar cabos vagabundos com mesas vagabundas em igrejas pequenas, por isso que nunca mais eu arrisco levar só teclado,fonte ,estabilizador e suporte.

Piano ON GRACE
Veterano
# dez/09 · Editado por: Piano ON GRACE
· votar


Quer a melhor dica? Compre qualquer cabo, e tome cuidado com ele e ele vai durar a vida toda. Conheço um cara que tem um cabo, marca chinfrim, ele comprou esse cabo junto com a guitarra e até hoje ele usa o mesmo cabo!

Felipasso
Veterano
# dez/09
· votar


Jonathas Lacerda
Ficar estereo na mesa!

Jonathas Lacerda
Veterano
# dez/09
· votar


Felipe Antonio de Souza
Não fica estéreo. Fica Dual Mono. Dois sinais mono servem pra quê? Só se for pra "dobrar" o instrumento na mesa de som.

ThiagoMafra
Veterano
# dez/09 · Editado por: ThiagoMafra
· votar


Felipe Antonio de Souza

Tu viajou legal na maionese!!! E ainda boiou!!!

Jonathas Lacerda
Tu q é veterano, conhece algum link onde dê uma explicação detalhada sobre cabos em teclados ? Tipo, coisa pra leigo mesmo, quem vem do zero ?
Há um tempo atrás cismei de tentar ligar o XP-80 em estéreo na mesa e tomei uma surra para descobrir q a mesa é balanceada, o teclado não, são dois canais mono, aí tinha a DI no meio. Dá uma luz aí...

Felipasso
Veterano
# dez/09
· votar


Jonathas Lacerda
Ligo assim pois no manual assim é recomendado!

ThyagoAmaral
Veterano
# dez/09
· votar


E Viva ao "Dual Mono"...

pomtwo
Veterano
# dez/09
· votar


se a mesa for estereo ai sim funiona a saida estereo dessa forma , se a mesa for mono ai nao adianta .. ai rola esse dual mono .. mais hj em dia a maioria das mesas sao estereo .. entao vai funcionar se vc usar dois cabos ...

o dual mono funciona quando vc usa duas saidas de linha da mesa e dois cabos , um pra cada saida (r e L )

se a mesa tiver canal dedicado para teclado ( hj em dia eh comum ate em caixas wattsom ) ai vc usa um cabo pra cada saida do teclado e cada cabo no respectivo lugar na mesa , ai vc tera som estereo .. lembro me de um aniversario que fui e la so tinha caixa wattsom e uma delas lembro-me que possuia saida estereo , arrumei mais um cabo de ultima hora e coloquei pra testar... realmente com um cabo dava um som , e com dois cabos dava um som bem mais limpido ...

vai ai a dica , se vc quer som estereo , primeiro certifique-se que sua mesa seja estereo e ai boa sorte !!!!

ThyagoAmaral
Veterano
# dez/09
· votar


pomtwo
Mas se o teclado só tem um saída MONO??? (foi oq ele falou!) devia dizer um saída apenas STEREO!!!

Jonathas Lacerda
Veterano
# dez/09 · Editado por: Jonathas Lacerda
· votar


ThiagoMafra

Cara, o que eu sei, aprendi com o tempo, com técnicos de som/p.a. e lendo informações pela internet... Se você não achar no google, não acha mais em lugar nenhum.

Bom, não sei muita coisa não, mas o que posso dizer da maioria dos teclados é o seguinte:

Considerando desde os entry levels até os top: todos tem pelo menos 3 saidas de audio: 2 mono, mas que juntas montam o estéreo (L-mono/R) e uma saida estereo, geralmente pra fones de ouvido. Essa ultima, algumas marcas dizem que servem apenas para uso com fones de ouvido mesmo, já outras como a Kurzweil diz que pode ser usada como saida de linha também.

Logo, se quiser usar estereo no seu teclado, terá que usar dois cabos P10 mono e cada cabo vai em um canal diferente na mesa. Na mesa, vai ter que balancear o pan em lados opostos.

Quanto ao DI, você vai ter que usar um em cada canal, ou um DI de dois canais, ou DI Estereo (nem sei sei se existe isso).

Como já disse, sei pouca coisa sobre isso. Se eu estiver errado, alguém me corrija, please!

----------------------------------------------------------------------------------
Sobre Entry Levels: Teclados profissionais, mas com menos recursos que os Mids e os Tops. Não confundir entry level com teclados para iniciantes. Ex: PSR-E413 é para iniciantes. S03 é entry level.

keyboardjones
Veterano
# dez/09 · Editado por: keyboardjones
· votar


tecladoprofusao
Meu PSR510 também pegava rádio direto, hahuahuahuahua

marphy
Eu tenho dois cabos de malha que uso quando vou tocar por aí e mais dois meia-boca, montados por mim que uso pra ensaiar.

Agora, queria aproveitar o tópico pra tirar uma dúvida besta que tenho... Tem alguma forma de ligar o teclado em estéreo sem usar dois canais na mesa? Cabo Y resolve ou ele só vai deixar o sinal em dual mono? Tem alguma tranqueira (sem ser outra mesa) pra mixar o sinal antes dele chegar na mesa?

Rhodes
Veterano
# dez/09 · Editado por: Rhodes
· votar


ThiagoMafra
Tu q é veterano, conhece algum link onde dê uma explicação detalhada sobre cabos em teclados ? Tipo, coisa pra leigo mesmo, quem vem do zero ?
Há um tempo atrás cismei de tentar ligar o XP-80 em estéreo na mesa e tomei uma surra para descobrir q a mesa é balanceada, o teclado não, são dois canais mono, aí tinha a DI no meio. Dá uma luz aí...



A mensagem não foi pra mim, mas acho que posso ajudar.

Antes de tudo, dá uma olhada nessa imagem:
http://audiolist.org/forum/images/forum/cabos_adaptadores.gif

Agora a coisa funciona mais ou menos assim:
- Não existem cabos (ou plugues) mono ou estéreo
- O que é mono ou estéreo é o SOM
- O cabo é balanceado ou desbalanceado
- Geralmente o sinal de um som estéreo é transportado por um cabo balanceado
- Geralmente o sinal de um som mono é transportado por um cabo desbalanceado

Desculpem ir logo de cara discordando de todo mundo.
Mas acontece que, por costume, a gente se habituou a chamar os cabos desbalanceados de mono e os balanceados de estéreo, mas a nomenclatura correta, ao pé da letra, não é assim.


Cara, existe uma particularidade nos teclados que, geralmente, os outros instrumentos não tem.
O teclado produz um som estéreo.

Como assim?
O som "real" do teclado é composto por 2 sons diferentes, na verdade o som é a junção de 2 sinais.
Perceba isso ligando um fone de ouvido no seu teclado, tocando um timbre qualquer e escutando um lado de cada vez, os sons são diferentes.


Para você conseguir o som "original" do seu teclado em um PA você precisa mandar os dois sinais para a mesa de som.

Existem duas formas.
As saidas MAIN (que são desbalanceadas) e a saída balanceada (mas que geralmente é usada para fone de ouvido).

(existem teclados com várias outras saídas, chamadas individuais, onde eu posso mandar outros sons para a mesa, mas não vou entrar nesse mérito agora...tem teclado com 4, 6, 8 saídas e por aí vai)

Geralmente não se usa a saída de fone de ouvido para ligar o teclado na mesa de som porque o NÍVEL e a IMPEDÂNCIA das saídas não são compatíveis com as das mesas de som.
Se você usar pode ter um som distorcido.
Mas como o amigo Jonathas Lacerda comentou, existem algumas marcas que permitem o uso da saída de fone de ouvido como saída main (ou de linha), pois esses parâmetros já estão "nivelados"

(isso é outra coisa que eu não vou explicar agora; o nível tem a ver com voltagem de saída e a impedância a ver com resitência. Lembra lá da física? O OHM?)


Vamos tomar como base que vamos usar as saídas MAIN.

Pra ligar o teclado na mesa de som, simplificadamente você vai precisar de 2 cabos desbalanceados, geralmente P10 TIP-SLEEVE.
(o plug mais comum)

Cada cabo vai entrar numa saída do teclado.
Você deve levar cada um desses cabos para uma entrada diferente da mesa de som.
O cabo que estiver ligado na saída R do teclado deve ter o seu sinal mandado totalmente para o lado direito do PA com auxílio da função PAN presente em qualquer mesa de som.
Já o cabo ligado na saída L deverá ter o seu sinal mandado totalmente para a esquerda do PA.


Essa é a ligação mais simples.

Mas eu vou ocupar dois canais da mesa???
É!

Por isso os técnicos de som odeiam os tecladistas.
Imagine 3 teclados...
Seriam 6 canais da mesa.
(E ainda tem mais se você cantar e tocar escaleta. hehehe)
Cada par de canais deve estar com a mesma regulagem, mundando apenas o PAN.


É isso aí.
Espero ter ajudado.

Rhodes
Veterano
# dez/09 · Editado por: Rhodes
· votar


Sim, já ia esquecendo...

Há várias outras formas de ligar, isso foi só o básico, que é o mais utilizado.

Existem também os canais "estéreo" nas mesas de som.
Onde um único canal recebe dois cabos.
O próprio canal divide o som com um "PAN interno" e já manda tudo certinho para o PA.


Você também falou sobre os DI...

Uma Direct Box serve para "arrumar" o nível e a impedância do sinal fazendo que ele possa percorrer um comprimento maior de cabos sem sofrer tanta perda.
Além disso deixa o nível do sinal totalmente compatível com o da mesa de som.

Como os vários instrumentos possuem níveis diferentes, ter tudo no mesmo nível facilita um pouquinho pra mixar.

Além disso o DI balanceia o sinal.



Outra forma de ligar o teclado é usando a saída balanceada, com um cabo balanceado, e plug TRS (o famoso plug P10 estéreo, mas por favor não use esse nome, o nome correto é TRS).

Mas pra isso, você precisa ter certeza que a entrada da mesa que você estiver usando suporta esse tipo de plug, senão quando chegar na mesa você perde um dos 2 sinais.

Tem muitas formas....

Eu particularmente uso 2 cabos desbalanceados.
Mais fácil e compatível com qualquer som.

É só chegar pro mesário e dizer:
"Reserva dois canais pra mim brother!" hehehe
Ele vai olhar torto, mas pelo menos funciona.

marphy
Veterano
# dez/09
· votar


hummmm... agora pensando nisso que o rhodes falou me surgiu uma duvida... e se eu quisesse ligar um pedal de wah-wah no teclado ? A maioria dos pedais tem apenas uma entrada e uma saida, mais o meu teclado tem duas saidas mono separadas (uma L e uma R), como eu faria ligaçao sem perder o stereo e tendo o efeito de wah-wah nos dois canais ? Resumindo: existe algum pedal de wah-wah stereo ?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual cabo vocês usam ?